CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO: ASPECTOS HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019/03/22
Orientadores
Programa
PPIFOR
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta é uma pesquisa qualitativa que investiga a formação de professores, com enfoque no curso normal/magistério, atualmente denominado Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal. Propôs investigar fragmentos da história do curso em três contextos: no Brasil, no Paraná e em Nova Esperança-PR. Em cada um desses, buscou-se, na história do curso, destacar fatos importantes que envolvem a educação, a formação e a profissionalização docente até a época presente, quando refletimos sobre possíveis motivos de sua continuidade. Em Nova Esperança, foi estudado o Colégio Estadual São Vicente de Paula – EFMNPR que é locus de formação de professores em nível médio, no qual investigamos como um grupo de professores e estudantes entende a profissão docente e quais suas possíveis expectativas acerca da formação e da profissão. Em busca desses objetivos, pautamo-nos em revisão de literatura, pesquisa de campo, análise documental e de conteúdo. Entre as fontes, destacam-se: documentos, leis, decretos, resoluções, relatórios, livros, teses, dissertações, artigos, relatos e questionários. Entre os resultados, notamos que a formação de professores se relaciona à valorização do trabalho docente, assim como entendimentos acerca da qualidade dessa formação envolvem interesses políticos e ideológicos sobre a educação, organização social e interesses antagônicos. O curso normal/magistério contribui para a formação de professores, principalmente antes do acesso e ampliação de vagas em nível superior e, em todos os contextos, passou instabilidade e rupturas, contudo, permanece como polo de formação. É alvo de interesses antagônicos e sua expansão se dá na medida em que aumentam as escolas públicas. Ainda que se mantenham as metas nacionais de que todos os professores da Educação Básica tenham formação mínima em nível superior, a demanda almejada não é atendida conforme o idealizado. Assim, a formação em nível médio permanece. Entre as etapas da Educação Básica, conserva-se certa hierarquia em que os níveis de qualificação docente são menores nos anos iniciais, até considerando professores leigos, que ainda atuam em muitas escolas brasileiras. Analisando esse percurso, entendemos que, embora o Curso seja, por vezes, relacionado à extinção, à exceção ou à oferta transitória, tende a permanecer como locus de formação enquanto forem insuficientes os investimentos no nível superior. Um aspecto preocupante a se considerar é que a tríade: ensino, pesquisa e extensão é comprometida com a formação em nível médio, e é essencial para o profissional que lida diretamente com o conhecimento. Outro fator preponderante em relação ao recrutamento de novos professores é algo que existe desde a época colonial: a falta de valorização devida à profissão docente. No que se refere à pesquisa realizada com professores e estudantes, esses apresentaram suas concepções acerca da escola pública, da formação e atuação docente e percebemos que há um enaltecimento sobre o valor e a relevância desses, embora reconheçam alguns dos desafios que os cercam.
Descrição
Palavras-chave
História da Educação; Políticas Educacionais; Formação de Professores; Curso de Formação de Docentes; Magistério.