PRINCESAS SUBVERSIVAS? LITERATURA INFANTIL CONTEMPORÂNEA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE GÊNERO

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Data
2018/02/19
Programa
PPIFOR
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar, sob a perspectiva dos estudos de gênero, três livros presentes no acervo literário da última edição do Programa Nacional da Biblioteca na Escola (PNBE): O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira (1986); Até as princesas soltam pum, de Ilan Brenman (2008); e Príncipes e Princesas, Cobras e Lagartos – Histórias Modernas de Tempos Antigos, de Flávio de Souza (1989). Para tanto, foi apresentado um histórico da ideia de infância, considerando-a um construto social, bem como sobre a contribuição de alguns pensadores, de diferentes épocas, para a consolidação do conceito. O propósito foi compreender como a infância ganhou, em determinada época, um status tão importante a ponto de ganhar uma literatura especialmente feita para crianças. Da mesma forma, foi dissertado sobre a origem e o desenvolvimento da Literatura Infantil no Ocidente, assim como alguns apontamentos sobre o conceito de gênero como categoria de análise. Como subsídio para a compreensão da inserção de programas como PNBE, discutiu-se o percurso de políticas públicas para leitura no Brasil e a ascensão das políticas educacionais no país que contemplem as discussões acerca das relações de gênero no âmbito escolar. Com este aporte teórico, na última parte deste material, finalmente foram realizadas as análises das obras literárias citadas, apoiadas nas contribuições da Teoria da Análise de Narrativas, posteriormente focalizando o viés da Teoria Literária Crítica Feminista visando perceber as concepções ligadas ao gênero presentes nestas obras. Foi possível conferir que o enredo dos livros escolhidos contribui para uma visão alternativa do “destino” da mulher em nossa sociedade, e dessa forma, acaba por não reproduzir a norma binária dos sexos tradicionalmente estabelecida. Além disso, notou-se que alguns dos enredos das histórias em questão contemplam diferentes modos de ser homem ou mulher, indo contra estereótipos que perpetuam a diferença.
Descrição
Palavras-chave
Literatura Infantil; Gênero; Políticas Públicas; Educação; História da Infância.
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