ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017/02/10
Programa
PPIFOR
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo o estudo da organização das atividades escolares no processo de alfabetização e o seu papel no desenvolvimento intelectual da criança. Considerando que nem toda atividade promove o desenvolvimento da criança, esta pesquisa buscou, nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, os subsídios que atendesse o objetivo proposto. A partir dos estudos do processo de desenvolvimento das funções psíquicas superiores, como a atenção voluntária, memória mediada, linguagem oral, pensamento, imaginação e percepção, compreendemos que a apropriação da linguagem escrita se apresenta como um divisor de águas no processo de desenvolvimento cultural e psíquico da criança, sendo a mediação do professor fator determinante nesse processo. Para isso, a intervenção pedagógica foi realizada com alunos em processo de alfabetização, ao longo do ano letivo de 2015, dando sequência com os mesmos alunos no segundo ano em 2016. O instrumento utilizado foi a diversidade textual que, além da leitura e escrita, propunha-se a análise linguística dos mesmos. Os dados coletados demonstraram que toda atividade pedagógica deve ser sistematizada e intencional, voltada ao desenvolvimento intelectual da criança. As análises também revelaram que as funções psicológicas superiores se desenvolvem em forma de sistema, ou seja, as atividades que promovem o desenvolvimento de uma função promoverão o desenvolvimento de outras. Nesse aspecto, é possível desenvolver o psiquismo da criança de duas maneiras: a primeira, por meio da apropriação da linguagem escrita que, segundo Vygotski (1995), se apresenta como um divisor de águas no percurso de desenvolvimento da criança; a segunda é por meio da apropriação de conhecimentos da língua portuguesa, que impulsiona o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Sob a mediação do professor, as atividades escolares devem superar os métodos tradicionais e as atividades mecânicas, visto que estes não promoverão o mesmo desenvolvimento psíquico da criança como as atividades objetivamente sistematizadas.
Descrição
Palavras-chave
Educação; Desenvolvimento; Funções psicológicas superiores; Alfabetização.
Citação