A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO NO ASSENTAMENTO PONTAL DO TIGRE NO ESTADO DO PARANÁ
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Data
29/10/2024
Autores
Orientadores
Programa
PROFEI
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A presente pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, na Universidade Estadual do Paraná. A temática justificou-se pela importância de compreender os aspectos legais e históricos que norteiam a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) em uma escola de Assentamento de Trabalhadores Rurais Sem Terra através de documentos oficiais que garantem o direito a inclusão de estudantes com deficiências no sistema educacional de ensino regular. O objetivo geral do estudo foi analisar em que medida a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) está sendo implementada na prática na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes, localizada no Assentamento Pontal do Tigre, Município de Querência do Norte, no Estado do Paraná. Para a coleta de dados optou-se pela seguinte metodologia, a) bibliográfica, por permitir o acesso à referenciais teóricos e produções acadêmicas selecionadas nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações ( BDTD ) e acervos pessoais; b) documental, com a possibilidade de identificar documentos oficiais no âmbito nacional, estadual e municipal que regulamentam a educação especial, inclusiva e campesina, bem como o Projeto Político Pedagógico da Escola; c) pesquisa de campo utilizando-se de questionário em formato online, por meio de um aplicativo de gerenciamento de pesquisas no Google Forms. As participantes da pesquisa foram dez professoras concursadas da Rede Municipal de Ensino de Querência do Norte que atuam na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes e atendem estudantes com deficiências. Ressalta-se que o projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Unespar, Parecer nº 6.321.226, em 25 de setembro de 2023. As respostas dos questionários foram categorizadas com base nos pressupostos teóricos de Minayo (2003) e Bardin (2016), por meio de análise de conteúdo. Quanto a formação e experiência de trabalho das professoras da Escola Camponesa Municipal Chico Mendes, constatou-se que o corpo docente da escola é preparado e que existe uma preocupação com a formação continuada. Os resultados da pesquisa demonstram que todas as professoras da escola possuem Especialização em Educação Especial, em Psicopedagogia ou em Educação do Campo, participam de capacitação contínua com significativa experiência profissional. O atendimento especializado é oferecido na Sala de Recurso Multifuncional, realizado por professora especialista em Educação Especial. As práticas pedagógicas desenvolvidas na escola visam a inclusão e adaptações necessárias para acolher todos os estudantes com deficiências, garantindo seu desenvolvimento pleno. Nesta perspectiva e no cumprimento dos objetivos desta pesquisa, apresenta-se o E-book com conteúdo que busca reunir informações que possam contribuir com a atuação de professores em escolas de assentamento, enfatizando a educação inclusiva.
Descrição
Palavras-chave
Políticas públicas. Educação do Campo. Assentamento de Trabalhadores Rurais Sem Terra. Educação Inclusiva.