Aparecida do Oeste: memórias e narrativas dos estudantes do campo sobre o lugar em que vivem
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-09-29
Autores
Orientadores
Programa
PPGHP
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A pesquisa tem como objetivo produzir conhecimentos histórico-educacionais pela via da autoridade compartilhada, cujo mote de reflexão é a História Local. Conheci Aparecida do Oeste, interior do estado do Paraná, pelo olhar dos estudantes do 7º ano, de uma escola do campo, da rede pública de ensino, por meio da produção de narrativas escritas e iconográficas construídas em sala de aula sobre as suas experiências vividas na cidade. A pesquisa se insere no diálogo com o movimento da História Pública, pois entendemos a sala de aula como possibilidades de se fazer história pública pela via da autoridade compartilhada. Para colocar em ação a pesquisa, dialogo com o aporte teórico-metodológico de Walter Benjamin sobre memória, história, narrativa, experiência, cultura e mônadas. Colocar em discussão a cidade é concebê-la como um medium de produção de conhecimento histórico-educacional (BENJAMIN, 1985, 2007). Nesse sentido, (re)construí junto com os estudantes a história local por meio de suas memórias expressas em narrativas, tecidas por relações dialógicas, coletivas e colaborativas.
Descrição
The research aims to produce historical-educational knowledge through shared authority, whose motto for reflection is Local History. I got to know Aparecida do Oeste, in Paraná inlands, through the eyes of 7th grade students, from a rural school, from the public school system, through the production of written and iconographic narratives built in the classroom about their experiences in the city. The research is part of the dialogue with the Public History movement, as we understand the classroom as possibilities for making public history through shared authority. To put the research into action, I dialogue with the theoreticalmethodological contribution of Walter Benjamin on memory, history, narrative, experience, culture and monads. To discuss the city is to conceive it as a medium for the production of historical-educational knowledge (BENJAMIN, 1985, 2007). In this sense, I (re)constructed the local history together with the students through their memories expressed in narratives, woven by dialogic, collective and collaborative relations.
A pesquisa tem como objetivo produzir conhecimentos histórico-educacionais pela via da autoridade compartilhada, cujo mote de reflexão é a História Local. Conheci Aparecida do Oeste, interior do estado do Paraná, pelo olhar dos estudantes do 7º ano, de uma escola do campo, da rede pública de ensino, por meio da produção de narrativas escritas e iconográficas construídas em sala de aula sobre as suas experiências vividas na cidade. A pesquisa se insere no diálogo com o movimento da História Pública, pois entendemos a sala de aula como possibilidades de se fazer história pública pela via da autoridade compartilhada. Para colocar em ação a pesquisa, dialogo com o aporte teórico-metodológico de Walter Benjamin sobre memória, história, narrativa, experiência, cultura e mônadas. Colocar em discussão a cidade é concebê-la como um medium de produção de conhecimento histórico-educacional (BENJAMIN, 1985, 2007). Nesse sentido, (re)construí junto com os estudantes a história local por meio de suas memórias expressas em narrativas, tecidas por relações dialógicas, coletivas e colaborativas.
A pesquisa tem como objetivo produzir conhecimentos histórico-educacionais pela via da autoridade compartilhada, cujo mote de reflexão é a História Local. Conheci Aparecida do Oeste, interior do estado do Paraná, pelo olhar dos estudantes do 7º ano, de uma escola do campo, da rede pública de ensino, por meio da produção de narrativas escritas e iconográficas construídas em sala de aula sobre as suas experiências vividas na cidade. A pesquisa se insere no diálogo com o movimento da História Pública, pois entendemos a sala de aula como possibilidades de se fazer história pública pela via da autoridade compartilhada. Para colocar em ação a pesquisa, dialogo com o aporte teórico-metodológico de Walter Benjamin sobre memória, história, narrativa, experiência, cultura e mônadas. Colocar em discussão a cidade é concebê-la como um medium de produção de conhecimento histórico-educacional (BENJAMIN, 1985, 2007). Nesse sentido, (re)construí junto com os estudantes a história local por meio de suas memórias expressas em narrativas, tecidas por relações dialógicas, coletivas e colaborativas.
Palavras-chave
História Local; História Pública; Memórias; Narrativas.