Educação e Pandemia: O Ensino Remoto sob os olhos de Professores do Município de Campo Mourão – PR

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-03-30
Programa
PPGHP
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O presente estudo possuiu como objetivo principal questionar qual a visão de alguns professores da educação básica, do município de Campo Mourão – PR, acerca da possível fusão entre espaço escolar e espaço doméstico ocasionada pela pandemia de Covid-19. Deste modo, o recorte cronológico dessa pesquisa localizou-se dentre a História do Tempo Presente, compreendendo de março de 2020 (início da pandemia no Brasil) até dezembro de 2021. O recorte metodológico aqui abordado encontrou-se na História oral e as fontes selecionadas se construíram com a realização de conversas. Além disso, os campos História Oral e História do Tempo Presente foram aqui interligados pela História Pública. Esta, por sua vez, guiou essa pesquisa, visto que foi a responsável por permitir que houvesse uma relação de autoridade compartilhada entre historiadora e público. Ou seja, pautando-se no contexto histórico da educação brasileira e analisando o período de ensino remoto foram levantados questionamentos acerca dos impactos desses na vida de professores e alunos, bem como foi necessário pontuar as principais continuidades e as principais rupturas promovidas pela pandemia e pelo isolamento social no que se refere ao ambiente escolar e o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, nessa pesquisa foram apresentados relatos de três professores acerca de suas experiências vividas no ano de 2020 e 2021
Descrição
The present study had as main objective to question the vision of some teachers of basic education, in the municipality of Campo Mourão - PR, about the possibility of reaching between the school space and the occasional domestic space due to the Covid-19 pandemic. The research was located chronologically in the History of the Present Time, comprising from 2020 (beginning of Brazil) to 2021. They were built with conversations. In addition, the fields Oral History and Present Time of History were interconnected here by Public History. This, in turn, guided this research, which was responsible for allowing a partnership of shared authority between historian and public. Or, based on the context of Brazilian education and analyzing the period of remote teaching, there were questions about the context of teachers in the lives of teachers and students, how it was necessary to point out as main continuities and as main ruptures by the pandemic and by the social isolation not it refers to the school environment and the teaching and learning process. Therefore, in this research, teachers’ experiences were presented about their experiences in the year 2020 and 2021
O presente estudo possuiu como objetivo principal questionar qual a visão de alguns professores da educação básica, do município de Campo Mourão – PR, acerca da possível fusão entre espaço escolar e espaço doméstico ocasionada pela pandemia de Covid-19. Deste modo, o recorte cronológico dessa pesquisa localizou-se dentre a História do Tempo Presente, compreendendo de março de 2020 (início da pandemia no Brasil) até dezembro de 2021. O recorte metodológico aqui abordado encontrou-se na História oral e as fontes selecionadas se construíram com a realização de conversas. Além disso, os campos História Oral e História do Tempo Presente foram aqui interligados pela História Pública. Esta, por sua vez, guiou essa pesquisa, visto que foi a responsável por permitir que houvesse uma relação de autoridade compartilhada entre historiadora e público. Ou seja, pautando-se no contexto histórico da educação brasileira e analisando o período de ensino remoto foram levantados questionamentos acerca dos impactos desses na vida de professores e alunos, bem como foi necessário pontuar as principais continuidades e as principais rupturas promovidas pela pandemia e pelo isolamento social no que se refere ao ambiente escolar e o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, nessa pesquisa foram apresentados relatos de três professores acerca de suas experiências vividas no ano de 2020 e 2021
Palavras-chave
História Pública; História Oral; História do Tempo Presente; Pandemia de Covid-19; Educação.
Citação
Link de Material Relacionado