É possível aprender história por meio de um roteiro turístico? Uma proposta didática a partir da Rota Ivaí

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2024-06-17
Programa
ProfHistória
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A presente pesquisa visa apresentar uma proposta de material didático correspondente ao processo de ocupação espanhola no Paraná no século XVI, mais especificamente de Villa Rica del Espirito Santo, localizada atualmente no município de Fênix/PR, com objetivo de problematizar se é possível aprender história a partir de um roteiro turístico. A proposta do material didático está apoiada na adoção de ambientes não-formais de aprendizagem, a partir de um caráter exploratório e de abordagem qualitativa, que foi desenvolvido e testado com estudantes do 8° ano da rede pública de ensino do estado do Paraná. A pesquisa de investigação integra um estudo mais abrangente sobre o Turismo Histórico no contexto da Rota Ivaí com diversos pesquisadores e diferentes abordagens conduzida por um professor da Unespar. Os resultados, apesar de ainda não conclusivos, revelaram que 81,25% dos estudantes investigados conseguiram desenvolver e demonstrar todas as habilidades provocadas pelo material, revelando o desenvolvimento de competências cidadãs e temporais dos estudantes envolvidos na pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de História, Espaços de formação, Turismo histórico, História do Paraná
Citação