Proposta de Inserção da História Local no Colégio Estadual Euclides da Cunha, Matelândia, Paraná: um olhar para os sextos anos do Ensino Fundamental
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2024-04-30
Autores
Orientadores
Programa
ProfHistória
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória - linha de pesquisa “Saberes Históricos nos Espaços Escolares” tem o objetivo de analisar memórias sobre espaços de vivência no município de Matelândia e estudá-los a partir da realidade do sistema educacional estadual, propondo dentro desta descrição uma forma de relacionar os conteúdos de história relativos ao sexto ano com uma proposta de inserção da história local como metodologia do Ensino de História no Colégio Estadual Euclides da Cunha, no município de Matelândia, Paraná. Busca-se com isso a atenção ao contexto da vivência dos estudantes a fim de tornar palpáveis e significativos os conceitos de presente, passado, simultaneidade e permanência a partir da história local e familiar dos estudantes. Especificamente, a metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa divide-se por um lado em estudo de dissertações do ProfHistória voltadas para o estudo da História Local nos anos finais do Ensino Fundamental; estudo de documentos norteadores do ensino Local; bem como da revisão de bibliografia sobre História Local na relação ensino e aprendizagem; e por outro, na produção e análise de atividades. As atividades, por sua vez, dividem-se entre as atividades em forma de tarefa de pesquisa para casa e atividades desenvolvidas em sala de aula, e todas elas oportunizam uma caracterização da comunidade escolar pela ótica dos próprios moradores, sendo a sua sistematização e análise apresentada em forma de material didático voltado para o ensino de história local. Entre os resultados da pesquisa destaca-se o fato de os alunos poderem expressar e sistematizar elementos da história do seu bairro e do colégio, atividade significativa para a fase do ensino que passam a experimentar no sexo ano.
Descrição
Palavras-chave
Transição anos iniciais, Anos finais, História Local, Metodologia do ensino.