Narrativas de violência nas relações de gênero: percepções de estudantes do ensino médio

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Data
2022-07-27
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Programa
ProfHistória
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A violência de gênero se faz presente nas relações sociais nos mais diversos ambientes, se tornando uma discussão para além do currículo escolar, pois perpassa conceitos e preceitos religiosos, familiares, culturais e históricos. Assim, o debate dessa temática no âmbito escolar se faz necessária não apenas para a formação acadêmica dos/as estudantes, bem como para sua formação humana. As discussões acerca da diversidade e da violência quando debatida dentro deste contexto é também uma forma de discutir as demandas de sujeitos/as historicamente excluídos/as, ouvindo suas vozes e reconhecendo seus protagonismos no processo escolar e social. A violência contra as mulheres em nosso país, culturalmente construída e de certa forma tão naturalizada, inclusive os casos fatais como de feminicídios, muitas vezes passam despercebidas e quase imperceptíveis quando ressoam em versos, imagens ou notícias, reproduzindo misoginia, androcentrismo e reforçando uma sociedade de base patriarcal. Desse modo, nossa proposta de experiência pedagógica buscou promover discussões e reflexões em sala de aula sobre a temática da violência de gênero, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Vinícius de Moraes - EFM, localizado no distrito de Catuporanga município de Nova Tebas- PR, acerca de alguns contextos em que essas violências são normalizadas e veiculadas. Para isso, a partir de maio de 2021 trabalhamos com uma variedade de materiais didáticos (textos, audiovisuais, dados oficiais, propagandas comerciais, músicas) para contextualizar as violências e muitas vezes, as formas como são naturalizadas. A experiência pedagógica e a Sequência Didática (SD) exteriorizada nesta dissertação é resultado de uma construção partilhada, que foi concebida a partir da mediação da professora entre o tema e a turma de estudantes, e tem como objetivos contribuir para as aulas de ensino de história, ampliando o diálogo e as reflexões sobre a invisibilidade das mulheres, questionando o apagamento de múltiplos sujeitos na historiografia e proporcionando junto aos/às estudantes a oportunidade de conceber suas próprias percepções, produzindo suas narrativas, e consequentemente, a construção do conhecimento histórico. Nossa proposta de experiência pedagógica, assim como a (SD) promove um diálogo constante com os estudos de gênero, a história das mulheres e o ensino de história objetivando discutir e analisar a violência de gênero que atinge as mulheres, problematizando fatos históricos em consonância com a contemporaneidade.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de história; Gênero; violência; cidadania e prática escolar.
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