Práticas Museais na Escola: Narrativas sobre a Escola.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018-11-19
Autores
Orientadores
Programa
ProfHistória
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Práticas Museais na Escola: Narrativas sobre a Escola propõe uma oficina de musealização com foco na construção da narrativa histórica sobre a escola. Objetivou-se valorizar a escola enquanto patrimônio cultural afetivo a partir do diálogo entre ensino de história e educação patrimonial. Para tanto, a metodologia empregada na oficina baseia-se em ações educativas utilizadas nas práticas dos setores educativos de museus de história. A proposta surge da busca por metodologias que possibilitem aos alunos um contato com material histórico e com a prática de produção do conhecimento em História, permitindo aos mesmos uma percepção da história enquanto conhecimento construído, ao mesmo tempo em que valorizem bens culturais e instituições enquanto lugares de memória e produtores de identidade. Esta prática visa promover, através de práticas escolares, uma maior aproximação entre o ensino de história e a educação patrimonial, por um lado, e por outro possibilita ao aluno uma maior compreensão do processo de produção e narrativa do conhecimento histórico.
Descrição
Palavras-chave
Prática Museais; Educação Patrimonial; Ensino de História, Patrimônios, Acervos e Museus; Narrativa, Memória e Identidade