Conexões Pianísticas: memorial de incorporação de três perspectivas de abordagem técnica na elaboração da performance da obra Le Baiser de L'Enfant-Jésus de Olivier Messiaen
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Data
2021-07-27
Autores
Orientadores
Programa
PPGMUS
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Este trabalho consiste em um memorial descritivo do processo de elaboração da performance da peça Le baiser de l’Enfant-Jésus (peça XV de Vingt Regards sur L’Enfant-Jésus) de Olivier Messiaen (1908-1992). Fundamentado na incorporação de três abordagens de técnica pianística distintas, busquei desenvolver um diálogo entre os autores Cortot (1928), Kochevitsky (1967) e Vickers (2007, 2008, 2017), e, respaldado nos conceitos e princípios norteadores que estruturam essas três abordagens, conectar essas perspectivas para a prática e resolução dos eventos técnicos da peça, objetivando sua performance. Juntamente com as três abordagens, investiguei também a possibilidade de integrar os conhecimentos constituintes de minha formação e experiência como pianista e pesquisador, tendo como fundamento do campo de investigação a autoetnografia, cujo referencial teórico foi baseado nas obras de Versiani (2005) e Benetti (2017). Através da exploração, experimentação e reflexão acerca das práticas dos eventos técnicos estudados, que foram registradas em filmagens, fotos, anotações e registros de voz, avaliei a proficiência de cada abordagem, bem como a possibilidade de diálogos entre diferentes pontos de vista. O memorial descritivo foi estruturado a partir da realização de um projeto piloto, através da transferência de um protocolo de pesquisa à prática de um evento técnico da peça Noël (peça XIII de Vingt Regards sur L’Enfant-Jésus) de Olivier Messiaen. Dessa forma, foi feito um experimento prévio para verificar a necessidade de possíveis ajustes do protocolo que foi aplicado posteriormente aos eventos técnicos da peça Le baiser de l’Enfant-Jésus. Essa trajetória repercutiu de forma assertiva na construção de habilidades pianísticas mais reflexivas e conscientes, trazendo à tona uma autocompreensão corporificada do fazer pianístico. O processo investigativo proporcionou também uma percepção abrangente das diversas possibilidades de estruturação técnica disponíveis, que podem configurar dimensões interativas peculiares e não necessariamente divergentes. A imersão na proposição de cada autor (Cortot, Kochevitsky e Vickers) mobilizou uma reconsideração acerca da abrangência do conceito de técnica pianística e da significação do movimento construído em um indivíduo consciente de si mesmo. O resultado final deste trabalho consiste na síntese de vivências multifacetadas emergentes da prática pianística e na gravação da obra em forma de vídeo-performance.
Descrição
Palavras-chave
Técnica pianística, Abordagens técnicas pianísticas, Autoetnografia, Memorial descritivo, Olivier Messiaen.