Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
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Item Sonatina para piano de Edino Krieger: o gesto musical como meio balzador para a construção de uma performance técnico-expressiva(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-20) FABRI, Vinícius de Bruno; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/4299682451102467; BRAGAGNOLO, Bibiana Maria; http://lattes.cnpq.br/6620836755250182; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395A performance de uma obra não está limitada apenas ao conhecimento relacionado à decodificação do texto musical e ao domínio de habilidades motoras, mas também se situa na identificação e performance dos elementos expressivos que compõem o texto musical. O gesto, neste contexto, desempenha um papel fundamental como um meio de transmissão de significados, transcendendo a produção sonora tornando-se uma ferramenta de expressividade. O objetivo geral desta pesquisa é verificar como uma abordagem gestual pode ser um meio balizador para a construção de uma performance técnico-expressiva da Sonatina para piano de Edino Krieger. Os objetivos específicos são: investigar a intersecção entre interpretação e gesto musical, a partir dos elementos composicionais que estruturam a obra; avaliar como uma abordagem gestual pode propiciar o aprimoramento do processo interpretativo na performance pianística; e verificar se uma abordagem gestual promove recursos técnicos-pianísticos que favoreçam a obtenção de conforto e bem-estar. Para a definição de gesto me fundamento nos trabalhos de Zagonel (1992); Godøy e Leman (2010); Launay (2013) e Malysse (s.d.), enquanto para a definição do gesto musical em Zagonel (1992); Godøy e Leman (2010) e Madeira (2017). Já os autores Jensenius et al. (2010) e Cadoz e Wanderley (2000) fundamentam as categorizações dos gestos instrumentais, nas quais explorei os gestos facilitadores e os gestos de modificação para orientar a estruturação das categorizações dos gestos pianísticos — Gestos corporais-sensoriais e Gestos de expressão — que foram aplicados no campo de pesquisa para a construção da performance da Sonatina. A partir de uma abordagem qualitativa, o percurso investigativo se inicia com a contextualização do compositor Edino Krieger e de seus períodos composicionais no repertório para piano, fundamentados pelos apontamentos de Barancoski e Gandelman (1999); Paz (2012, v. 1 e 2); e Egg (2015). Em seguida, apresento considerações sobre a abordagem de um texto musical e acerca das práticas interpretativas sugeridas por Cook (2006) e Silveira e Winter (2006). A metodologia do campo de pesquisa adotada possui delineamento autoetnográfico, fundamentado em Versiani (2005); López-Cano e Opazo (2014); Ballestero (2020); e López-Cano (2024), através de três fases cíclicas: planejamento — desconstrução dos elementos composicionais e expressivos para critérios de análise ancorados em White (1994); sessões de estudos — sessões de prática ao piano com recursos de registros audiovisuais e diários de estudo, através de processos de prática deliberada conforme proposição de Plant et al. (2004); feedback — avaliação sob a ótica da abordagem gestual da funcionalidade e eficiência do processo de construção da performance. A organização e categorização temática dos dados coletados no campo de pesquisa utilizou a proposição de Bardin (2016) sobre a análise de conteúdo (unidades de registro e unidades de contexto) para posterior interpretação dos dados emergentes de acordo com o arcabouço conceitual elencado sobre gesto musical. O resultado obtido foi a estruturação de um memorial descritivo do processo de construção interpretativa da Sonatina para piano de Edino Krieger, avaliando a contribuição de uma abordagem gestual como meio balizador para a construção técnico-expressiva da obra. Como produto do percurso investigativo, uma performance da obra está disponibilizada por meio de um link na dissertação.Item Ensino de violão utilizando aplicativos: uma revisão de literatura(Universidade Estadual do Paraná, 2025-07-30) MACHADO, Luiz Eduardo Barros; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; http://lattes.cnpq.br/2684354753496901; ARRUDA, Mariana Lacerda; http://lattes.cnpq.br/8189459100604298; VICENTE, Rodrigo Aparecido; http://lattes.cnpq.br/4162161037283075A integração de recursos tecnológicos com a educação musical tem impulsionado inovações nas metodologias pedagógicas, impactando também as práticas violonísticas. O ensino de violão ainda mantém metodologias consolidadas, porém aplicativos e plataformas digitais estão reconfigurando esse cenário. O objetivo desta pesquisa é compreender as potencialidades e desafios ao integrar aplicativos digitais com o ensino de violão. Como metodologia, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como revisão de literatura e utilizou a pesquisa bibliográfica como procedimento para obtenção dos dados. Foram realizadas abordagens complementares e articuladas entre si: uma revisão narrativa; uma revisão de escopo orientada pelo método de revisão proposto pelo Instituto Joanna Briggs, estruturado com base no PRISMA-ScR; e uma etapa de identificação de aplicativos e seus recursos, seguido de uma reflexão acerca das possíveis contribuições dos aplicativos para o processo pedagógico de um método de ensino de violão. A pesquisa adotou a metodologia de Abel Carlevaro como referencial para examinar possíveis convergências dos aplicativos com esse método. Como resultado, a revisão de escopo apresentou cinco artigos que evidenciaram o crescente potencial dos aplicativos no ensino de violão, destacando que a eficácia no uso dos aplicativos, depende de uma integração planejada e equilibrada. O levantamento realizado na plataforma Google Play Store identificou trinta aplicativos que corresponderam aos critérios de seleção. A análise desse recorte evidenciou uma recorrência de recursos semelhantes em diferentes aplicativos, como afinadores, metrônomos e dicionário de acordes, podendo refletir uma preocupação dos desenvolvedores em atender às demandas primárias dos usuários. Ao relacionar os recursos presentes nos aplicativos com os princípios do método de Abel Carlevaro, a pesquisa revelou que aspectos mais complexos da técnica violonística e os princípios fundamentais propostos por Carlevaro não são plenamente atendidos por esses aplicativos. No entanto, essas limitações não impedem que esses aplicativos sejam utilizados de maneira produtiva em contextos educacionais mais amplos. A pesquisa concluiu que os aplicativos desenvolvidos para o ensino de violão são reconhecidos como ferramentas pedagógicas e apresentam um potencial para enriquecer o processo educativo. Contudo, sua utilização e os efeitos pedagógicos ainda carecem de investigações mais aprofundadas.Item Noisebox: a "caixa de ruídos" como instrumento eletroacústico na luteria experimental(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-04) CADORE, Fábio; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; http://lattes.cnpq.br/4545369523193412; OBICI, Giuliano Lamberti; http://lattes.cnpq.br/8206621049682279; HOLMES, Bryan; http://lattes.cnpq.br/7000657659880416Este trabalho pretende apresentar a noisebox como um instrumento eletroacústico construído com microfones de contato piezoelétricos. Busca encontrar na história da música do século XX, em especial as correntes estéticas ligadas à luteria de novos instrumentos musicais, pistas para formulação de hipóteses de sua gênese. Será proposto uma definição da noisebox a partir da análise de vídeos do YouTube de instrumentos que são assim nomeados pelos seus construtores, onde se levantam as características comuns a tais instrumentos. O microfone de contato, construído com discos piezoelétricos, será investigado, assim como seu uso por músicos a partir do pós guerra nos Estados Unidos e Europa.Item Registros audiovisuais como ferramenta autorregulatória de processos interpretativos pianísticos: um estudo de caso com três estudantes de graduação em música(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-11) ALMEIDA JUNIOR, Elcio Antônio de; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/8502221888621135; ARAÚJO, Rosane Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/6547336486805388; RAMOS, Danilo; http://lattes.cnpq.br/1983152191839493A performance musical está interligada a uma complexa rede de domínios que abrange desde os conhecimentos teóricos musicais aplicados em contextos estéticos e estilísticos diversos, passando pelo uso de práticas pianísticas eficientes e criativas, e pela conexão com dimensões extramusicais permeadas pela experiência sociocultural e idiossincrática do intérprete. Esta complexa rede de expedientes envoltas no fazer da performance musical também se apresenta atrelada à necessidade de abordagens que possam fomentar a autonomia de processos interpretativos nas mais diferentes fases formativas do intérprete, em especial na formação de nível superior, momento em que as competências musicais são exercidas e instituídas em profundidade e de maneira a garantir uma atuação profissional, acadêmica e artística em níveis profícuos. Tendo em vista tais demandas, este trabalho teve como objetivo geral o de verificar a influência do uso de registros audiovisuais como ferramenta balizadora para o desenvolvimento de processos interpretativos pianísticos autorregulados no contexto do ensino superior. Os objetivos específicos buscaram analisar quais subprocessos do ciclo de autorregulação da aprendizagem são potencialmente mais favorecidos pela incorporação sistemática de registros audiovisuais como ferramenta de mediação no estudo pianístico; examinar como a incorporação dos registros audiovisuais pode promover transformações nas rotinas de estudo e nas estratégias adotadas pelos estudantes de piano. A partir de uma natureza qualitativa, o campo de pesquisa teve o delineamento de um estudo de caso, realizado com três pianistas matriculados no Curso de Superior em Instrumento do Campus de Curitiba I – Embap, da Universidade Estadual do Paraná – Unespar. O percurso investigativo compreendeu a realização de cinco encontros com esses estudantes, no intuito de acompanhar a aplicação de um protocolo de uso de registros audiovisuais e coletar dados a partir de duas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que o uso sistemático de registros audiovisuais contribuiu significativamente para a ampliação de constructos diagnósticos (principalmente aos que estavam atrelados à fase prévia e de autorreflexão do mecanismo autorregulatório) dos estudantes em relação às próprias performances, promovendo reflexões sobre aspectos técnicos, expressivos e de estruturação da performance. Os participantes relataram ganhos de autonomia, maior clareza na identificação de demandas interpretativas e tiveram percepções bastante precisas a respeito de suas melhorias ao longo da adoção do protocolo de uso dos registros audiovisuais em suas práticas. No entanto, constatou-se que apesar dos avanços nos processos autorregulatórios, a adoção de estratégias de prática pianística mais diversificadas nem sempre acompanhou o uso do protocolo, sugerindo a importância de intervenções didáticas complementares para o desenvolvimento mais eficaz de competências autorregulatórias. A pesquisa reafirmou, assim, o potencial dos registros audiovisuais como recurso balizador da aprendizagem musical autorregulada, abrindo horizontes para que este ferramental também seja explorado em novas pesquisas que transcendam o contexto de estudo de um repertório em sua fase inicial, mas em momentos em que o intérprete já se encontra em um estágio avançado de interpretação de modo a ensejar processos autorregulatórios em ambientes de performance propriamente dita.Item Abordagens e práticas utilizadas por musicoterapeutas com crianças com transtorno do espectro autista(Universidade Estadual do Paraná, 2025-07-30) AZEVEDO, Darda Camargos de; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; http://lattes.cnpq.br/2991669642557548; ARRUDA, Mariana Lacerda; http://lattes.cnpq.br/8189459100604298; SANTOS, Hermes Soares dos; http://lattes.cnpq.br/1619832393419485A musicoterapia tem ampliado sua visibilidade em diversos contextos nos últimos anos. Sua regulamentação em 2024 e o reconhecimento como prática baseada em evidências científicas têm fortalecido suas bases acadêmicas, promovendo, assim, maior interesse e realização de pesquisas. Estudos indicam que a musicoterapia apresenta resultados significativos no tratamento do autismo, principalmente na melhoria da interação social e comunicação nãoverbal e podendo ser um recurso importante para o comportamento adaptativo e para a qualidade de vida do indivíduo e para os membros da família. Este estudo teve como objetivo investigar quais as práticas e abordagens que os musicoterapeutas utilizam para o atendimento de crianças com transtorno do espectro autista, bem como avaliar as implicações dessas escolhas terapêuticas. Como metodologia foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com nove musicoterapeutas atuantes em Curitiba e região, com pelo menos cinco anos de formação, que atuassem em consultórios particulares ou clínicas especializadas. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin de forma categórica, utilizando os softwares IRaMuTeQ e Atlas TI para o processamento de dados e codificação. Os resultados apontaram que os musicoterapeutas se fundamentam nos referenciais teóricos da musicoterapia e em outras áreas da saúde correlatas ao autismo. Todos os profissionais referiram-se aos métodos descritos por Kenneth Bruscia como norteadores de suas atuações. Também destacaram o uso da musicoterapia comportamental como uma abordagem recorrente entre os participantes, considerando-a, principalmente, para o manejo de comportamentos e a orientação de condutas profissionais com determinados perfis de crianças, e o uso das variadas formas demusicoterapia improvisacional, sendo uma importante abordagem de vinculação e relacionamento entre o terapeuta e a criança. Foram identificadas práticas baseadas em evidências, no discurso dos profissionais, presentes no relatório do National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice (NCAEP), além da intervenção baseada em música, com destaque para intervenção naturalística e o uso de comunicação alternativa e aumentativa. Os resultados relatados sobre os atendimentos em musicoterapia apontaram para a aquisição de novas habilidades, o aprimoramento de habilidades existentes e para mudanças de comportamento da criança com autismo. Discutiu-se que embora as abordagens forneçam um importante arcabouço para a prática clínica, esta é influenciada por múltiplos fatores: o conhecimento sobre o paciente, a compreensão da condição neurológica, os domínios musicoterapêuticos e as experiências empíricas adquiridas ao longo de suas atuações. Concluise que a pesquisa contribui para o campo ao evidenciar que as práticas musicoterapêuticas são construídas por estes fatores contextuais e que os resultados dos atendimentos são positivos quando o profissional compreende estes aspectos, mesmo utilizando múltiplas abordagens ou na ausência de uma definição explícita. Além de proporcionar um diálogo teórico e prático da profissão. Uma limitação identificada na pesquisa foi a delimitação da regionalização que não abrange um contexto generalizado. Sugere-se, para estudos futuros, a ampliação do escopo da pesquisa para um grupo mais abrangente de respondentes para melhor compreensão da prática musicoterapêutica com o público com autismo.Item A questão da técnica na música eletroacústica e a relação criativa nas estéticas contemporâneas(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-14) SILVA, Daniel Ferreira da; THOMASI, Ricardo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0517076949170499; http://lattes.cnpq.br/2431813116105831; ALMEIDA, Anselmo Guerra de; http://lattes.cnpq.br/2322584898095049; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta pesquisa buscou investigar as conexões entre a música eletroacústica e as estéticas contemporâneas, explorando as suas interseções históricas, influências mútuas e impactos na criação musical por meio de técnicas de síntese sonora e processamento eletrônico. O objetivo foi o de compreender a relação homem máquina nos processos da criação musical com ênfase no imaginário construído pela relação criativa entre músico e instrumento-máquina como articulador e mediador entre tradição e contemporaneidade. O método envolveu um debate bibliográfico acerca da criação musical, investigando a imprevisibilidade do instrumento na performance, a dificuldade da criação sonora no meio natural através da interferência humana, previsibilidade do modus operandi no modo tradicional, conforto e aversão às novas possibilidade criativas, controle dos instrumentos contemporâneos e também os dilemas na criação e performance musical coletiva. O método de investigação foi feito com comparação da obra Red Bird de Trevor Wishart e também Lumière Noire de Bernard Parmegiani e cruzado com as composições do autor. Os experimentos foram realizados no LaMuSA, utilizando os sintetizadores modulares arp 2600, nêutron e k2, da Behringer. A análise dos resultados teve como objetivo, construir um panorama crítico das interseções entre música eletroacústica e a relação nas estéticas contemporâneas, além de explorar os dilemas da previsibilidade e controle na criação musical enriquecendo o debate teórico e assim oferecendo novas perspectivas práticas.Item Sylvio Tullio Cardoso e a crítica de jazz no Brasil na coluna O Globo nos Discos Populares (1950–1952)(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-13) EGG, Caio Felipe; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/8464901454485149; RUIZ, Renan Branco; http://lattes.cnpq.br/6382110096424918; GARSON, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/1853885425732276Este trabalho investiga a crítica musical de Sylvio Tullio Cardoso para o jornal O Globo de 1950 a 1952, com foco em seus textos sobre jazz. Cardoso nasceu em 1924 e faleceu em 1967, na zona sul do Rio de Janeiro, e trabalhou como crítico musical para os periódicos O Globo, A Scena Muda, Diário da Noite, Revista da Música Popular, Billboard e Downbeat, além de ter um programa de rádio na Rádio Globo durante os anos 1950. O referencial teórico desta dissertação baseia-se nas contribuições de Pierre Bourdieu, utilizando os conceitos de campo, habitus e capital para compreendermos as dinâmicas de poder e legitimação na crítica musical brasileira, especialmente em diálogo com o cenário internacional, como o dos críticos Leonard Feather e John Hammond nos EUA. Além disso, é realizada uma discussão sobre o conceito de crítica musical e um esforço de traçar aspectos históricos da crítica musical profissional no contexto ocidental. A metodologia combina duas abordagens principais: pesquisa bibliográfica e documental. Primeiro, foi realizado um mapeamento da produção acadêmica existente sobre as dissertações e teses relacionadas à crítica musical no Brasil, destacando os temas predominantes e identificando lacunas relevantes no campo. Em seguida, foi conduzida uma análise qualitativa de fontes primárias extraídas da coluna “O Globo nos Discos Populares”, assinada por Sylvio Tullio Cardoso. Os textos foram analisados segundo critérios como contexto histórico, repertório analisado e as estratégias discursivas utilizadas. Os resultados indicam que Sylvio Tullio Cardoso desempenhou um papel significativo na consolidação da crítica de jazz no Brasil, refletindo em suas críticas as tensões culturais e políticas do período – como os debates sobre autenticidade musical, raça, o lugar do jazz e a influência norte-americana na música e cultura brasileira.Item Um álbum manuscrito de Benedicto Nicolau dos Santos: vestígios de um músico e intelectual paranaense(Universidade Estadual do Paraná, 2025-02-04) POSSO, Omar Eron Guiarzi Dal; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; http://lattes.cnpq.br/9564765032035371; PRUST, Matheus Theodorovitz; http://lattes.cnpq.br/0166754079766118; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229Esta dissertação tem por objetivo investigar parte da trajetória e obra do compositor e intelectual Benedicto Nicolau dos Santos, com ênfase na editoração de algumas de suas composições. A pesquisa evidencia o reconhecimento que Benedicto Nicolau dos Santos obtém desde sua juventude por sua produção artística e literária, o que inclui composições musicais, produção de poesia e prosa, e outras produções intelectuais como a sua obra musicológica Sonometria e Música. Através de fontes primárias e pesquisa bibliográfica o estudo contextualiza o compositor em relação com sua rede de contatos e com o ambiente sociocultural de fins do século XIX e início do século XX em Curitiba-PR. A editoração das obras musicais foi realizada partindo de fontes primárias – os manuscritos autógrafos do compositor, e foi aplicada literatura de autores especializados em edição de partituras para fundamentar as escolhas no momento da edição, realizando as intervenções necessárias para o preenchimento de lacunas ou interpretação de rasuras presentes nos textos para garantir a execução das obras por intérpretes. Também é discutido nesta dissertação a falta de políticas públicas que busquem a preservação dos acervos documentais através do devido armazenamento, manuseio e disponibilização para a pesquisa, visando dar relevo e continuidade ao legado de compositores como Benedicto Nicolau dos Santos. O trabalho conclui que apesar de haver estudos recentes sobre a trajetória e produção do compositor, há grande demanda por mais pesquisas que explorem sua vasta produção intelectual e musical, objetivando a preservação e divulgação de seu acervo e suas obras para o público acadêmico, os profissionais da música e o público ouvinte das obras musicais.Item Nhembojerovia: o Acreditar e a cura através dos cantos dos Guarani Mbya da Tekoa Takuaty(Universidade Estadual do Paraná, 2025-02-03) GUIESI, Camila Mascaro; OLIVEIRA, Allan de Paula; MONTARDO, Deise Lucy Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6344437017920336; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/7129187069359706; STEIN, Marilia Raquel Albornoz; http://lattes.cnpq.br/9120605359249566; ARNDT, Andressa Dias; http://lattes.cnpq.br/6240786459283307Esta dissertação investiga a relação entre música, corpo, espiritualidade e saúde nos cantos de cura dos Mbya Guarani da Tekoa Takuaty, situando-se na interseção entre etnomusicologia e musicoterapia. O objetivo principal foi compreender como os cantos ritualísticos deste povo expressam sua cosmovisão, promovem o bem-estar e reafirmam sua identidade cultural em um contexto de resistência. A pesquisa, conduzida a partir de uma abordagem etnográfica e participativa, incluiu vivências em campo, observação direta de rituais e conversas com lideranças indígenas, integrando os saberes e as vozes dos próprios Guarani. Fundamentada em referenciais da etnomusicologia participativa e embasada em uma perspectiva decolonial de pensamento, esse estudo buscou destacar a música como um elo central entre território, corpo, espiritualidade e saúde. As reflexões realizadas apontam para o fato de que os cantos de cura possuem uma função simbólica e terapêutica que transcende a individualidade, promovendo a coesão social e a relação harmoniosa com o território e os seres espirituais. Esses cantos, realizados em rituais na opy (casa de reza), integram música, dança, fumaça do petyngua (cachimbo tradicional) e outras práticas que materializam a conexão entre o sagrado e o cotidiano. Este trabalho também estabelece paralelos entre os saberes tradicionais do povo Guarani e as práticas contemporâneas de musicoterapia, destacando a relevância de uma abordagem que respeita e valoriza os conhecimentos ancestrais. As conclusões evidenciam a importância de proteger os territórios e os modos de vida indígena, reconhecendo-os como fundamentais não apenas para a preservação cultural, mas também para o enfrentamento das crises ambientais e sociais contemporâneas. Ainda, este trabalho propõe-se a contribuir para o campo da musicoterapia por meio de uma visão ampliada de saúde e cura, alinhada à dimensão coletiva, ecológica e espiritual das práticas Mbya Guarani.Item Camerata Carioca e o “ressurgimento” do choro entre as décadas de 1970 e 1980(Universidade Estadual do Paraná, 2024-08-13) VELOZO, Rodrigo da Silva; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; http://lattes.cnpq.br/7567148755455719; OTTO, Tiago Portella; http://lattes.cnpq.br/0612174652297039; VICENTE, Rodrigo Aparecido; http://lattes.cnpq.br/4162161037283075O objetivo deste trabalho foi investigar o movimento identificado como ressurgimento do choro, ocorrido entre as décadas de 1970 e 1980. O estudo abordou os embates entre ideias relativas a identidades de tradição e modernidade. A investigação se deu a partir de revisão bibliográfica e análise comparativa das composições “Terna Saudade” e “Ainda Me Recordo”. A análise envolveu os arranjos gravados pela Camerata Carioca no disco “Tocar” (1983), comparadas em relação aos fonogramas em suas versões de 1907 (gravação realizada pela Banda do Corpo de Bombeiros, do Rio de Janeiro) e de 1947 (gravação de Pixinguinha e Benedito Lacerda), respectivamente. A comparação entre as gravações buscou apontar a utilização ou não de elementos simbólicos tidos como representantes de uma identidade de tradição ou modernidade no choro. O texto aborda o choro em seu contexto social e cultural das décadas de 1950 e 1960 na busca por melhor compreender o cenário da década de 1970 em interação com seu passado recente. Foi investigado o processo de estruturação e defesa de um conjunto de elementos simbólicos tidos como representantes das ideias de tradição e modernidade no choro. Em relação ao movimento de ressurgimento do choro, foi realizado um mapeamento das iniciativas tomadas pelos músicos, agentes culturais, governo federal, indústria fonográfica, jornalistas e entusiastas do choro. Quanto ao trabalho desenvolvido pelo grupo Camerata Carioca, desenvolvemos investigação sobre as atividades do grupo e seus discursos sobre o choro.Item As Tres piezas rioplatenses de Máximo Diego Pujol: uma interpretação fundamentada na Teoria das tópicas musicais(Universidade Estadual do Paraná, 2024-10-04) NUNES, Mauricio Machado; MILANI, Margareth Maria; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/3728847928286310; IRAVEDRA, Rafael; http://lattes.cnpq.br/4868131936803893; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395Este trabalho tem como objetivo descrever os processos envolvidos na interpretação das Tres piezas rioplatenses do compositor argentino Máximo Diego Pujol. Com base nos elementos estilísticos da obra, articulei possibilidades interpretativas, destacando o idiomatismo do compositor, a partir da investigação dos materiais composicionais da peça que resultam da fusão entre a música de concerto (música de tradição escrita) e os gêneros musicais da Região do Rio da Prata. O estudo se concentra em como identificar os elementos estilísticos nas Tres piezas rioplatenses, dada a fusão de diferentes linguagens musicais, e de que maneira é possível entender como esses elementos são manipulados na peça a fim de estruturar a interpretação. No trabalho me fundamento na Teoria das tópicas musicais (RATNER, 1980; PIEDADE, 2007, 2011, 2012, 2013, 2023; ALMEIDA & MACHADO NETO, 2020; PADOVANI, 2016) para analisar e interpretar a obra com o objetivo de reconhecer e refletir sobre o material composicional presente e sua articulação com as práticas interpretativas. O marco conceitual está fundamentado na pesquisa artística, e o campo de pesquisa foi organizado a partir de: 1) delineamentos prévios, em que o contato com o texto escrito se realiza por meio da observação de recorrências e contrastes do material composicional; 2) construção de procedimentos de abordagem para as sessões de práticas e reflexões sobre as possibilidades de práticas deliberadas, estruturadas em um tripé: planejamento, sessões de práticas e feedback autoavaliativo. As tópicas foram estruturadas mediante a identificação e emprego de elementos musicais que remeteram a representações simbólicas (geográficas, culturais, estéticas, musicais etc.). Para fundamentar o percurso investigativo e amparado pelo bojo conceitual sobre a Teoria das tópicas musicais, estruturei Tópicas Composicionais e Tópicas Interpretativas que foram fundamentais para o desenvolvimento do processo de interpretação da peça, permitindo uma compreensão mais profunda das intenções musicais estilísticas e estéticas da obra, guiando não somente as escolhas das nuances interpretativas como também escolhas dos expedientes técnicos, digitação e dedilhado, microdinâmicas, construção de timbres etc. Dessa forma, os dados emergentes da pesquisa, apontam que as Tópicas musicais podem servir como lentes para desvendar camadas de significado e expressões presentes na música, fundamentando processos de prática e enriquecendo a interpretação. Como resultante deste processo investigativo está disponibilizado na dissertação um registro audiovisual das Tres piezas rioplatenses que apresenta a conexão entre análise teórica e prática evidenciando a importância do diálogo contínuo entre pesquisa e interpretação musical.Item Práticas musicais criativas propostas por George Self no livro New Sounds in Class(Universidade Estadual do Paraná, 2024-11-08) CORBANI, Luís Eduardo; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007; http://lattes.cnpq.br/1618388413551648; PAREJO, Enny José Pereira; http://lattes.cnpq.br/4517421783334381; ALMEIDA, Anselmo Guerra de; http://lattes.cnpq.br/2322584898095049Este estudo teve por objetivo buscar compreender, por meio da observação e análise, a recepção de práticas musicais criativas — propostas pelo compositor inglês George Self em seu livro New Sounds in Class — de um grupo de jovens músicos de uma banda escola da cidade de Ponta Grossa, PR. Apoiou-se em autores da pedagogia musical ativa que viram na linguagem da música contemporânea aportes para uma educação musical baseada mais na vivência do que no treinamento de leitura de partituras e domínio técnico instrumental, por meio da escuta, exploração sonora, valorização do som e do silêncio, improvisação e composição. Compreende-se pelo termo “música contemporânea”, neste contexto, um modo novo de olhar, um pensar novo, com respeito à exploração sonora, à performance e às práticas criativas. George Self e seus contemporâneos (meados do século XX) estavam alinhados à proposta de proporcionar ao estudante novas experiências em música a partir dos aportes da linguagem da música contemporânea. Pesquisa de natureza qualitativa, realizada pelo método da pesquisa-ação, mediante observação participante. Foram sujeitos deste estudo oito estudantes de música entre 14 e 23 anos que, durante quatro encontros, executaram exercícios na linguagem da música contemporânea, improvisaram e compuseram. Os dados foram registrados em áudio e vídeo — performances e rodas de conversa —, partituras produzidas pelos participantes e diário do observador. Para analisar os significados, pautamo-nos no método cartográfico e o conceito de rizoma sob o eixo performance e composição, de onde emergiram assuntos — “ramos menores” — que puderam contribuir para a elucidação de teorias, práticas e reações dos sujeitos durante a pesquisa. Pela análise foi possível observar um ganho na perspectiva e experiência musical desses jovens. Por terem formação musical assentada no método tradicional, viu-se produção de música na linguagem tradicional — familiar a eles — por meio da vivência no processo criativo. Ao mesmo tempo, essas práticas criativas trouxeram-lhes experiências inéditas e perspectivas inovadoras sobre música e sua prática, mostrando que o processo criativo transita pelas linguagens musicais. Além do que, pode-se dizer que o rizoma de práticas - improvisação e composição - tenha aberto caminhos para além do contexto exclusivamente musical: perceberem-se seres únicos, com momentos únicos, de criação própria, autônomos, podendo, dessa forma, aplicar essa experiência também nas relações interpessoais, nas tomadas de decisão nos enfrentamentos do dia a dia, quer individual como coletivamente. Constatou-se também que, embora haja número considerável de publicações sobre o tema, ainda há lacunas entre a percepção do mérito das práticas criativas e sua efetivação — evidenciado nesta pesquisa!Item Guitarra e timbre: um olhar sobre o uso dos efeitos sonoros na obra de Fred Frith(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-15) LOCKS, Felipe Gabriel; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; http://lattes.cnpq.br/0109431755026043; POLLETO, Gabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; MACHADO, Marco Antônio Crispim; http://lattes.cnpq.br/8165430579757784O presente trabalho tem como objetivo a investigação e o aprofundamento acerca da utilização dos efeitos sonoros (Zölzer et al., 2002) na música produzida com a guitarra elétrica (Turner, 2015), buscando compreender a influência destes em composições de diferentes ambientes musicais, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, que funcionarão como uma forma de catalogação para a observação dos tipos de dispositivos de efeitos e das obras historicamente relevantes que deles se utilizaram, em um primeiro momento. A abordagem sobre tais modulações sonoras será feita pela ótica de Clark e Chalmers (1998) e Flusser (2012), segundo a qual os objetos que as proporcionam são vistos como contendo programações e formas de uso específicas, que possibilitam (e/ou delimitam) pensamentos musicais que, sem eles, não existiriam. Dessa forma, sugere-se um ambiente exploratório, viabilizando ao guitarrista/compositor novos argumentos através dos pedais de efeito na busca por materiais composicionais, transformando as modulações sonoras em elementos essenciais e indissociáveis das músicas que criam, por afetarem a maneira como se visualizam os caminhos e possibilidades para o som na guitarra aumentada (Lahdeoja et al., 2010), instrumento expandido pelos meios tecnológicos. Tais possibilidades e variações timbrísticas com efeitos sonoros serão abordadas no terceiro capítulo do trabalho, com maior especificidade, em composições do quarteto de guitarras de Fred Frith, que, observadas pela ótica dos efeitos sonoros em associação ao timbre e às possibilidades técnicas (Castello Branco, 2012), podem sugerir novas potencialidades ao instrumento.Item Catalogação das obras de Benedicto dos Santos Diniz: uma figura na história da música curitibana do final do Século XIX e início do Século XX(Universidade Estadual do Paraná, 2024-11-05) WASILINSKI, Diogo Carlos; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/0210236616481840; PRUST, Matheus Theodorovitz; http://lattes.cnpq.br/0166754079766118; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229O presente trabalho apresenta Benedicto dos Santos Diniz, uma figura na história da música em Curitiba no final do século XIX e início do século XX. Propusemos aqui a criação de um catálogo temático de suas obras. Benedicto Diniz foi servidor público no antigo Liceu, atual Colégio Estadual do Paraná, e também músico, atuando como multi-instrumentista, professor de música, compositor e maestro de banda. A pesquisa envolveu um levantamento bibliográfico sobre sua vida, utilizando fontes primárias, como recortes de revistas e jornais da época, e fontes secundárias, como livros com informações sobre Diniz. Foram consultados acervos e bibliotecas da Embap – Campus I – Unespar, da biblioteca da FAP – Campus II – Unespar, e a plataforma da Biblioteca Nacional. Também foram coletadas teses e dissertações sobre tratamento de acervos e manuscritos musicais no Brasil, utilizando plataformas como IBICT, Google Acadêmico, e sites de universidades públicas como UFPR, UFBA e USP. Além disso, houve um diálogo com órgãos públicos em Curitiba, como o Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná, Arquivo Público do Paraná e Cemitério São Francisco de Paula, onde coletamos informações como data de falecimento e documentos que comprovam sua alfabetização. A pesquisa também envolveu o mapeamento, leitura, e análise da literatura internacional, bem como trabalhos de investigação conduzidos no contexto brasileiro. Este processo resultou em subsídios para a proposta de catalogação de algumas obras de Diniz incluída nesta dissertação.Item O processo de revisão e edição da Sonata de Concierto (Op. 109) para violão solo de Jaime Zenamon(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-25) CASANOVA JUNIOR, Marcos Antonio; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208; http://lattes.cnpq.br/7435689167559098; VIEIRA, Márlou Peruzzolo; http://lattes.cnpq.br/1711022045223998; FRAGA, Orlando Cezar; http://lattes.cnpq.br/7901110323379161Esta pesquisa tem como foco desenvolver a revisão e edição da Sonata de Concierto (Op. 109) para violão solo de Jaime Mirtenbaum Zenamon. Compositor, violonista e regente, Zenamon foi um dos responsáveis pela criação do curso fundamental de violão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, no final da década de 1970. Composta em 2001, a Sonata de Concierto é uma obra representativa no catálogo de Zenamon, sendo sua única sonata para violão solo, que, apesar de já ter sido estreada, não foi publicada e sequer gravada comercialmente. O processo de revisão e edição foi sempre conduzido em acordo com o compositor, envolvendo ajustes pontuais como: alteração de notas; correções de erros tipográficos na partitura original; atualização de fórmulas de compasso; além de estratégias de digitações e articulações. Com o intuito de promover maior circulação da obra no cenário do violão, a pesquisa resultou não só em uma nova edição da partitura como também em uma gravação, registrando as reflexões e soluções propostas neste estudo.Item O transitar pianístico entre linguagens idiomáticas distintas: aspectos fenomenológicos, performáticos, seus significados e sentidos(Universidade Estadual do Paraná, 2022-12-12) FERREIRA, Ana Paula Soares; MILANI, Margareth Maria; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/6212442366488576; CORRENTINO, Diones Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1658388585705755; PENHA, Gustavo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8084450271548776A proposta desta pesquisa é apresentar um paradigma fenomenológico dos processos de significação em música através das experiências e vivências de músicos, pianistas profissionais, que transitam entre linguagens idiomáticas distintas: música erudita, popular e jazz. Amparado pela semiótica, por se tratar de uma teoria arquitetada por meio da fenomenologia e da construção de sentidos e significados, este trabalho visa investigar, por intermédio de uma entrevista fenomenológica, como o indivíduo manipula, interpreta e corporifica o signo escrito, e averiguar as várias maneiras pelas quais as ferramentas para os processos de desenvolvimento das habilidades de improvisação e criação são arquitetadas e incorporadas no transitar entre diferentes idiomas musicais. O primeiro capítulo, com a contribuição de autores da linguística e da música (Eco, 2015; Rajagopalan, 2003; Laboissière, 2007; Pareyson, 1993; Kerman, 1987 e Hobsbawm, 2017; Nogueria, 2009; Boucourechliev, 1996; Domenici, 2013; Ryle, 1976; Lewis, 1996), apresenta uma visão panorâmica do conceito de interpretação, trazendo à reflexão a importância da aquisição de saberes que transcendem o signo escrito (uma vez que este apresenta limitações gráficas), e que são essenciais para o ato de interpretar, tais como: o conhecimento do contexto social, cultural e histórico em que a obra musical foi composta e o desenvolvimento de habilidades interpretativas por meio de processos aurais e orais, de improvisação e criação. Esses conhecimentos, unificados às subjetividades do intérprete, podem arquitetar uma interpretação consciente, singular e original. O segundo capítulo adentra à área da semiótica peirciana apresentando autores (Peirce, 2005; Santaella, 1983, 1995, 2012, 2017, 2019; Agawu, 2009; Martinez, 1999 e Tarasti, 2002; Ibri 1992) que propiciam a compreensão do contexto teórico da teoria de Peirce, através da perspectiva do Pragmatismo e da Teoria da Abdução e sua relação com os processos musicais, abarcando os significados emergentes na manipulação do signo escrito (partitura), e no momento da prática de improvisação e invenção entre linguagens distintas no ato performático. O terceiro capítulo traz a metodologia estruturante da pesquisa, cuja coleta de dados foi realizada por intermédio de uma entrevista fenomenológica (Ranieri e Barreira, 2010), que primeiramente, foi transcrita integralmente, trazendo as narrativas de cada participante e propiciando um panorama preliminar e abrangente da temática exposta e dos prováveis percursos para a análise de conteúdo. O capítulo quatro traz a análise e interpretação dos dados emergentes da pesquisa a partir de uma análise de conteúdo (Bardin, 1977). Estes dados estão estruturados no formato de diagramas que apresentam categorias temáticas organizadas em função dos conteúdos abordados na entrevista. As narrativas de cada participante e de todo o grupo, foram contrapostas com os conceitos apresentados nos dois capítulos de revisão de literatura, tendo por objetivo, conhecer e apreender os diversificados significados musicais presentes nas experiências de cada sujeito e os processos elaborados e percorridos por estes indivíduos na interpretação e na performance, mediante o transitar entre linguagens musicais distintas e as idealizações na construção e corporificação do signo. Os dados compilados revelam a multiplicidade de significados do transcorrer idiossincrático e genuíno de uma formatividade musical performática, que se constitui através do transitar entre as linguagens da música erudita, popular e do jazz, e por meio da conjunção do percurso que cada participante estabelece entre as suas experiências intrínsecas e empíricas, com os contextos culturais e sociais aos quais pertencem.Item O processo de digitação ao violão da fuga BWV 998 de Johann Sebastian Bach(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-18) BOZA, Walmor; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; http://lattes.cnpq.br/7061772456153431; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; ARAÚJO, Marcos Vinícius; http://lattes.cnpq.br/3741185840205622; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296Este trabalho trata do processo de digitação ao violão da Fuga BWV 998 de Johann Sebastian Bach. O objetivo foi desenvolver uma digitação em que o sujeito da fuga e suas variações fossem postos em perspectiva por meio da classificação e hierarquização dos elementos texturais. Esta pesquisa tem como referencial teórico os trabalhos sobre digitação realizados por Alisson Alípio e Ricardo Barceló, assim como a análise da Fuga BWV 998, de Tilman Hoppstock e, por fim, as publicações sobre interpretação musical, contraponto e formas musicais de Stanley Yates, Any Raquel Carvalho e Aaron Copland, respectivamente. Concluímos que, baseada na classificação dos elementos texturais em uma obra polifônica, a digitação propicia a evidenciação do sujeito e motivos, promovendo, assim, uma hierarquia entre as diferentes vozes presentes em uma fuga. Por fim, essa pesquisa apresenta uma edição prática para violão da Fuga BWV 998.Item Desafinar o Coro dos Contentes: a música e a trajetória de Jards Macalé nos anos 1970(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-15) D’ÁVILA, Renan Alfredo de Medeiros; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/7403753535734507; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; DINIZ, Sheyla Castro; http://lattes.cnpq.br/2264998924057944; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre a carreira de Jards Macalé, violonista, cantor e compositor, durante a década de 1970. Usando uma metodologia que uniu a análise, em torno do conceito de “sonoridade”, dos três discos do cantor lançados durante esse período - Jards Macalé (1972), Aprender a Nadar (1974) e Contrastes (1977) - e a análise, a partir dos conceitos de “mundo artístico” e “campo”, das referências à obra e à pessoa de Jards Macalé no Jornal do Brasil de 1969 a 1979, tentou-se compreender o processo de construção da ideia de “maldito” atrelado ao artista, devido as suas escolhas estéticas e seu comportamento, sempre em comparação com outros artistas próximos a ele. O foco foi entender a importância de Jards Macalé para o campo que atuava, a MPB, e sua posição em relação a outros artistas do citado campo.Item O Gesto Musical em Reflets Dans L'Eau de Claude Debussy: uma autoetnografia exploratória dos gestos pianísticos(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-23) GOLTZ, Pauline; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/3403965148100668; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; BRAGAGNOLO, Bibiana Maria; http://lattes.cnpq.br/6620836755250182; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296Este trabalho investiga uma proposta de construção performática a partir de uma sistematização dos gestos musicais pianísticos envolvidos na peça Reflets dans l’eau, de Claude Debussy. A partir de um estudo exploratório e autoetnográfico, estruturei um protocolo de pesquisa alicerçado em uma organização gestual, que foi aplicado durante as sessões de prática deliberada, compreendendo a utilização de filmagens e diários de estudo, a fim de estabelecer uma prática analítica-reflexiva. A conceituação de gesto se ancora em Flusser (2014), Leman e Godoy (2010), e de gesto musical, em Jensenius et al. (2010) e Milani (2016), sendo que esses autores convergem com a ideia de interdisciplinaridade do gesto, na sua exteriorização por meio do corpo e na sua manifestação da individualidade do ser. A fundamentação teórica também apresenta a cognição incorporada como integrante desse processo de identificação e desenvolvimento do gesto na performance. De acordo com os eventos musicais, apresento uma organização e descrição dos gestos pianísticos, os quais dividi em gestos facilitadores e gestos expressivos. A partir da organização dos gestos facilitadores, uma reflexão profunda, acerca da abordagem gestual, ocorreu durante as sessões de prática me proporcionando uma maior facilidade na execução, por meio da concatenação corpo-instrumento, resultando em eficiência, conforto e bem-estar durante a performance. Os gestos expressivos foram construídos a partir das informações contidas no texto musical e também por meio da minha relação individual e afetiva, externada pelos gestos idiossincráticos. Essa trajetória demonstrou a potencialidade de uma construção gestual como esteio fundante da técnica pianística, a qual, construída no corpo do indivíduo, passa por ajustes constantes, mas que alicerça uma performance mais fácil e expressiva.Item A disciplina de Teoria Musical em perspectiva inclusiva: um levantamento sobre especificidades de pessoas com deficiência visual(Universidade Estadual do Paraná, 2021-10-22) FREITAS, Luiz Alberto Amorim de; GIESTEIRA, Adriano Chaves; http://lattes.cnpq.br/6309605186040071; http://lattes.cnpq.br/4191532302124195; GIESTEIRA, Adriano Chaves; http://lattes.cnpq.br/6309605186040071; TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto; http://lattes.cnpq.br/4067687416547515; KASTRUP, Virginia; http://lattes.cnpq.br/0516666558156215Os conhecimentos e habilidades desenvolvidos em disciplinas relacionadas à Teoria Musical são fundamentais na formação musical de nível profissional e acadêmico no ocidente. Entretanto, os prerrequisitos de acesso e participação nesses níveis de formação têm representado obstáculos para músicos com deficiência visual, em razão da escassez de apoio especializado e recursos específicos. O objetivo dessa pesquisa é compreender os processos de ensino-aprendizado de Teoria Musical das pessoas com deficiência visual em perspectiva inclusiva. Para tanto, os levantamentos teóricos buscaram produzir pressupostos que permitam compreender a pessoa com deficiência visual na contemporaneidade, seus paradigmas, sua cognição, e seus processos de ensino-aprendizado de música/Teoria Musical envolvendo a musicografia braille. Objetivando identificar particularidades de tais processos, foi realizado levantamento de dados junto a músicos com deficiência visual e professores de Teoria Musical que atuam junto a este público. Por meio da pesquisa bibliográfica, tangenciam-se o desenvolvimento e constituição cognitiva de pessoas com deficiência visual à luz da Abordagem da “enação” de Varela, Thompson e Rosch (2003), a partir de Arendt (2000), Kastrup; Carijó; Almeida, (2009), Sade (2009), Leote (2015), Weid (2015) e outros. Como bases para uma Teoria Musical inclusiva, por meio de resgate histórico, panorama e pressupostos atuais, introduz-se um diálogo entre a área da Teoria Musical “geral” baseandose em Christensen (2001), Mateiro (2006), Priori (2013), Ferreira (2014), Macedo (2014), Horn (2016), Pereira (2016) e outros, e a área da Educação Musical/musicografia braille a partir de Bonilha (2006, 2010), Trindade (2008), Carrolo (2009), Souza (2014), Malheiros (2017) e Giesteira (2019). Dois surveys digitais foram desenvolvidos e aplicados remotamente através da plataforma Zoho Survey junto ao público-alvo delimitado. Aplicando-se análises estatísticas e interpretações qualitativas, constatou-se que as poucas dificuldades que pessoas com deficiência visual apresentam na disciplina relacionam-se principalmente à percepção musical. Mesmo tais dificuldades atrelando-se à inexistência e/ou inadequação de materiais didáticos, a musicografia braille foi considerada de fácil aprendizado. Assim, aspectos gerais dos processos investigados e suas especificidades inerentes podem ser compreendidos através desta pesquisa, além de caracterizações em linhas gerais dos grupos investigados. Tais resultados contribuem com a construção de disciplinas relacionadas à Teoria Musical de Caráter inclusivo, condição decisiva para o acesso e desenvolvimento deste seguimento na formação profissional/acadêmica em música. Ao pressuporem dinâmicas multissensorialmente inclusivas, essas disciplinas fomentariam a expansão das potencialidades humanas em geral.