Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS
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Item O processo de digitação ao violão da fuga BWV 998 de Johann Sebastian Bach(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-18) BOZA, Walmor; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; http://lattes.cnpq.br/7061772456153431; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; ARAÚJO, Marcos Vinícius; http://lattes.cnpq.br/3741185840205622; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296Este trabalho trata do processo de digitação ao violão da Fuga BWV 998 de Johann Sebastian Bach. O objetivo foi desenvolver uma digitação em que o sujeito da fuga e suas variações fossem postos em perspectiva por meio da classificação e hierarquização dos elementos texturais. Esta pesquisa tem como referencial teórico os trabalhos sobre digitação realizados por Alisson Alípio e Ricardo Barceló, assim como a análise da Fuga BWV 998, de Tilman Hoppstock e, por fim, as publicações sobre interpretação musical, contraponto e formas musicais de Stanley Yates, Any Raquel Carvalho e Aaron Copland, respectivamente. Concluímos que, baseada na classificação dos elementos texturais em uma obra polifônica, a digitação propicia a evidenciação do sujeito e motivos, promovendo, assim, uma hierarquia entre as diferentes vozes presentes em uma fuga. Por fim, essa pesquisa apresenta uma edição prática para violão da Fuga BWV 998.Item Desafinar o Coro dos Contentes: a música e a trajetória de Jards Macalé nos anos 1970(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-15) D’ÁVILA, Renan Alfredo de Medeiros; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/7403753535734507; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; DINIZ, Sheyla Castro; http://lattes.cnpq.br/2264998924057944; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre a carreira de Jards Macalé, violonista, cantor e compositor, durante a década de 1970. Usando uma metodologia que uniu a análise, em torno do conceito de “sonoridade”, dos três discos do cantor lançados durante esse período - Jards Macalé (1972), Aprender a Nadar (1974) e Contrastes (1977) - e a análise, a partir dos conceitos de “mundo artístico” e “campo”, das referências à obra e à pessoa de Jards Macalé no Jornal do Brasil de 1969 a 1979, tentou-se compreender o processo de construção da ideia de “maldito” atrelado ao artista, devido as suas escolhas estéticas e seu comportamento, sempre em comparação com outros artistas próximos a ele. O foco foi entender a importância de Jards Macalé para o campo que atuava, a MPB, e sua posição em relação a outros artistas do citado campo.Item O Gesto Musical em Reflets Dans L'Eau de Claude Debussy: uma autoetnografia exploratória dos gestos pianísticos(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-23) GOLTZ, Pauline; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/3403965148100668; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; BRAGAGNOLO, Bibiana Maria; http://lattes.cnpq.br/6620836755250182; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296Este trabalho investiga uma proposta de construção performática a partir de uma sistematização dos gestos musicais pianísticos envolvidos na peça Reflets dans l’eau, de Claude Debussy. A partir de um estudo exploratório e autoetnográfico, estruturei um protocolo de pesquisa alicerçado em uma organização gestual, que foi aplicado durante as sessões de prática deliberada, compreendendo a utilização de filmagens e diários de estudo, a fim de estabelecer uma prática analítica-reflexiva. A conceituação de gesto se ancora em Flusser (2014), Leman e Godoy (2010), e de gesto musical, em Jensenius et al. (2010) e Milani (2016), sendo que esses autores convergem com a ideia de interdisciplinaridade do gesto, na sua exteriorização por meio do corpo e na sua manifestação da individualidade do ser. A fundamentação teórica também apresenta a cognição incorporada como integrante desse processo de identificação e desenvolvimento do gesto na performance. De acordo com os eventos musicais, apresento uma organização e descrição dos gestos pianísticos, os quais dividi em gestos facilitadores e gestos expressivos. A partir da organização dos gestos facilitadores, uma reflexão profunda, acerca da abordagem gestual, ocorreu durante as sessões de prática me proporcionando uma maior facilidade na execução, por meio da concatenação corpo-instrumento, resultando em eficiência, conforto e bem-estar durante a performance. Os gestos expressivos foram construídos a partir das informações contidas no texto musical e também por meio da minha relação individual e afetiva, externada pelos gestos idiossincráticos. Essa trajetória demonstrou a potencialidade de uma construção gestual como esteio fundante da técnica pianística, a qual, construída no corpo do indivíduo, passa por ajustes constantes, mas que alicerça uma performance mais fácil e expressiva.Item A disciplina de Teoria Musical em perspectiva inclusiva: um levantamento sobre especificidades de pessoas com deficiência visual(Universidade Estadual do Paraná, 2021-10-22) FREITAS, Luiz Alberto Amorim de; GIESTEIRA, Adriano Chaves; http://lattes.cnpq.br/6309605186040071; http://lattes.cnpq.br/4191532302124195; GIESTEIRA, Adriano Chaves; http://lattes.cnpq.br/6309605186040071; TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto; http://lattes.cnpq.br/4067687416547515; KASTRUP, Virginia; http://lattes.cnpq.br/0516666558156215Os conhecimentos e habilidades desenvolvidos em disciplinas relacionadas à Teoria Musical são fundamentais na formação musical de nível profissional e acadêmico no ocidente. Entretanto, os prerrequisitos de acesso e participação nesses níveis de formação têm representado obstáculos para músicos com deficiência visual, em razão da escassez de apoio especializado e recursos específicos. O objetivo dessa pesquisa é compreender os processos de ensino-aprendizado de Teoria Musical das pessoas com deficiência visual em perspectiva inclusiva. Para tanto, os levantamentos teóricos buscaram produzir pressupostos que permitam compreender a pessoa com deficiência visual na contemporaneidade, seus paradigmas, sua cognição, e seus processos de ensino-aprendizado de música/Teoria Musical envolvendo a musicografia braille. Objetivando identificar particularidades de tais processos, foi realizado levantamento de dados junto a músicos com deficiência visual e professores de Teoria Musical que atuam junto a este público. Por meio da pesquisa bibliográfica, tangenciam-se o desenvolvimento e constituição cognitiva de pessoas com deficiência visual à luz da Abordagem da “enação” de Varela, Thompson e Rosch (2003), a partir de Arendt (2000), Kastrup; Carijó; Almeida, (2009), Sade (2009), Leote (2015), Weid (2015) e outros. Como bases para uma Teoria Musical inclusiva, por meio de resgate histórico, panorama e pressupostos atuais, introduz-se um diálogo entre a área da Teoria Musical “geral” baseandose em Christensen (2001), Mateiro (2006), Priori (2013), Ferreira (2014), Macedo (2014), Horn (2016), Pereira (2016) e outros, e a área da Educação Musical/musicografia braille a partir de Bonilha (2006, 2010), Trindade (2008), Carrolo (2009), Souza (2014), Malheiros (2017) e Giesteira (2019). Dois surveys digitais foram desenvolvidos e aplicados remotamente através da plataforma Zoho Survey junto ao público-alvo delimitado. Aplicando-se análises estatísticas e interpretações qualitativas, constatou-se que as poucas dificuldades que pessoas com deficiência visual apresentam na disciplina relacionam-se principalmente à percepção musical. Mesmo tais dificuldades atrelando-se à inexistência e/ou inadequação de materiais didáticos, a musicografia braille foi considerada de fácil aprendizado. Assim, aspectos gerais dos processos investigados e suas especificidades inerentes podem ser compreendidos através desta pesquisa, além de caracterizações em linhas gerais dos grupos investigados. Tais resultados contribuem com a construção de disciplinas relacionadas à Teoria Musical de Caráter inclusivo, condição decisiva para o acesso e desenvolvimento deste seguimento na formação profissional/acadêmica em música. Ao pressuporem dinâmicas multissensorialmente inclusivas, essas disciplinas fomentariam a expansão das potencialidades humanas em geral.Item Almirante e a construção historiográfica da música brasileira: análise do programa no tempo de Noel Rosa (1951)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-09-16) DELGADO, Leonardo Gonçalves; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/2052604876889942; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; OLIVEIRA, Márcia Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5104473139206788; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992Este trabalho apresenta considerações acerca da obra de Henrique Foréis Domingues (1908- 1980), conhecido pela alcunha de Almirante. O objetivo é apresentar o levantamento histórico elaborado pelo radialista na confecção do programa radiofônico No Tempo de Noel Rosa. O programa, que consiste em 22 episódios com cerca de 30 min cada, é considerado uma das primeiras biografias do compositor Noel Rosa, que aborda histórias da vida do sambista desde o seu nascimento, em 1910, até sua morte, em 1937, e foi transmitido pela Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, em 1951. Pretende-se compreender como foi organizada a pesquisa historiográfica, realizada por Almirante para elaborar o programa, assim como analisar os seus posicionamentos, tanto no que se refere a política, quanto a figuras públicas do Rio de Janeiro da década de 1930. A narrativa elaborada pelo radialista, locutor e apresentador é uma das fontes escolhidas nesta pesquisa para refletir sobre os estudos de história da música popular brasileira, ao apresentar No Tempo de Noel Rosa e escrever seu livro homônimo. Uma das características principais desta obra de Almirante é uma preocupação em apurar um levantamento histórico coerente e o presente trabalho pretende compreendê-lo enquanto uma fonte histórica tanto bibliográfica quanto audiovisual. A pesquisa consiste em ouvir todos os episódios do programa, elencar os principais temas abordados e fazer uma comparação com o que pesquisadores falam sobre conceitos de biografias e História da Música. Com a análise, foi elaborado uma tabela descritiva contendo os dias, horários, duração, temas, patrocínios e as canções apresentadas, assim como os interpretes que ou cantaram ao vivo, ou foram reproduzidas em disco.Item Seu instrumento musical pode facilitar a percepção de melodias: a influência do timbre instrumental e a teoria do fluxo na percepção musical(Universidade Estadual do Paraná, 2021-06-16) ANDRADE, Jessé Meier de; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital; http://lattes.cnpq.br/4027025835602996; http://lattes.cnpq.br/0324175087636545; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital; http://lattes.cnpq.br/4027025835602996; CAREGNATO, Caroline; http://lattes.cnpq.br/9638767577242874; SILVA, Ronaldo da; http://lattes.cnpq.br/5022780329196437O objetivo dessa dissertação foi investigar se o timbre do instrumento principal de estudantes de música facilita a percepção melódica (tonal), utilizando como parâmetro a concentração sob a ótica da Teoria do Fluxo. A estrutura de trabalho está delineada por uma abordagem mista, tendo como sujeitos da pesquisa 17 alunos de piano, violão, violino e flauta transversal de três conservatórios de música do Paraná. A metodologia estrutura-se na coleta de dados por meio de: 1) questionário, visando a coleta de informações sobre a proximidade dos participantes com seus respectivos instrumentos principais de estudo musical; 2) atividades-teste de percepção melódica tonal com variação de timbres, visando a coleta de informações a respeito do desempenho dos sujeitos em tais exercícios; 3) Aplicação da escala DFS-2 (JACKSON e EKLUND, 2004) logo após os testes, para observar se a concentração é alterada pelo timbre instrumental, na atividade proposta. Os resultados, embora não generalizantes, apontam que há um maior desempenho dos participantes nas atividades-teste quando escutam seu timbre instrumental principal. Além disso, é esse timbre que possibilita ao sujeito maiores níveis de concentração na escuta, potencializa a manutenção da concentração na escuta fazendo com que haja um menor esforço para se concentrar na tarefa. Dessa forma, o timbre instrumental principal pode gerar facilidade na percepção de melodias tonais e uma maior, melhor e mais contínua concentração na escuta em direção ao Fluxo. As contribuições destes resultados podem ser aproveitadas por estudantes e professores de música para que reflitam sobre o uso da diversidade timbrística no processo de desenvolvimento da escuta em aulas de Percepção Musical.Item Conexões Pianísticas: memorial de incorporação de três perspectivas de abordagem técnica na elaboração da performance da obra Le Baiser de L'Enfant-Jésus de Olivier Messiaen(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-27) ULBRICH, Jeferson Samsonowski; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/0419743675926117; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; BARRENECHEA, Lucia Silva; http://lattes.cnpq.br/4024732375504477; ASSIS, Carlos Alberto; http://lattes.cnpq.br/3333366022661114Este trabalho consiste em um memorial descritivo do processo de elaboração da performance da peça Le baiser de l’Enfant-Jésus (peça XV de Vingt Regards sur L’Enfant-Jésus) de Olivier Messiaen (1908-1992). Fundamentado na incorporação de três abordagens de técnica pianística distintas, busquei desenvolver um diálogo entre os autores Cortot (1928), Kochevitsky (1967) e Vickers (2007, 2008, 2017), e, respaldado nos conceitos e princípios norteadores que estruturam essas três abordagens, conectar essas perspectivas para a prática e resolução dos eventos técnicos da peça, objetivando sua performance. Juntamente com as três abordagens, investiguei também a possibilidade de integrar os conhecimentos constituintes de minha formação e experiência como pianista e pesquisador, tendo como fundamento do campo de investigação a autoetnografia, cujo referencial teórico foi baseado nas obras de Versiani (2005) e Benetti (2017). Através da exploração, experimentação e reflexão acerca das práticas dos eventos técnicos estudados, que foram registradas em filmagens, fotos, anotações e registros de voz, avaliei a proficiência de cada abordagem, bem como a possibilidade de diálogos entre diferentes pontos de vista. O memorial descritivo foi estruturado a partir da realização de um projeto piloto, através da transferência de um protocolo de pesquisa à prática de um evento técnico da peça Noël (peça XIII de Vingt Regards sur L’Enfant-Jésus) de Olivier Messiaen. Dessa forma, foi feito um experimento prévio para verificar a necessidade de possíveis ajustes do protocolo que foi aplicado posteriormente aos eventos técnicos da peça Le baiser de l’Enfant-Jésus. Essa trajetória repercutiu de forma assertiva na construção de habilidades pianísticas mais reflexivas e conscientes, trazendo à tona uma autocompreensão corporificada do fazer pianístico. O processo investigativo proporcionou também uma percepção abrangente das diversas possibilidades de estruturação técnica disponíveis, que podem configurar dimensões interativas peculiares e não necessariamente divergentes. A imersão na proposição de cada autor (Cortot, Kochevitsky e Vickers) mobilizou uma reconsideração acerca da abrangência do conceito de técnica pianística e da significação do movimento construído em um indivíduo consciente de si mesmo. O resultado final deste trabalho consiste na síntese de vivências multifacetadas emergentes da prática pianística e na gravação da obra em forma de vídeo-performance.Item Análise rizomática da proposta pedagógica do Simultaneous Learning voltada ao ensino instrumental(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-29) VIEIRA, Jacson Elomar; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; http://lattes.cnpq.br/9117994247213755; WEICHSELBAUM, Anete Susana; http://lattes.cnpq.br/6210592952622708; SILVA, José Alberto Salgado e; http://lattes.cnpq.br/3841507364899863; SANTOS, Regina Marcia Simão; http://lattes.cnpq.br/9164295294690031Um dos trabalhos mais recentes voltados ao ensino de instrumento é a proposta denominada Simultaneous Learning, criada por Paul Harris (2014) na Inglaterra, que traz como princípios: o Ensino Proativo; Capacitar, não julgar ou controlar; Ensinar por meio dos “Ingredientes”; e, Fazer Conexões. O objetivo principal da presente dissertação visa analisar os princípios músicopedagógicos voltados ao ensino instrumental da Aprendizagem Simultânea – Simultaneous Learning – contidos na proposta de Paul Harris. Como objetivos específicos, pretende-se: (a) Compreender os fundamentos teórico/práticos da pedagogia do Simultaneous Learning das obras The Music Teacher's Companion, Improve Your Teaching!, e Simultaneous Learning de Paul Harris; (b) Analisar o que o autor compreende por ingredientes na sua proposta pedagógica e qual a abrangência destes no ensino instrumental; (c) Estabelecer uma analogia entre os princípios “fazer conexões” e “ensinar por meio dos ingredientes da peça” da Aprendizagem Simultânea e o Rizoma; e (d) Levantar as contribuições da proposta pedagógica do Simultaneous Learning para o ensino instrumental ao percorrer o Mapa da Aprendizagem Simultânea do Mundo Musical. A investigação recorre à Pesquisa Bibliográfica com análise de fontes documentais. Observou-se que é possível compreender a pedagogia do Simultâneos Learning de acordo com as características do modelo Rizoma de Gilles Deleuze & Félix Guattari (2000), por se tratar de uma proposta de ensino estruturada em forma de Mapa, baseada nas conexões realizadas entre os seus elementos musicais, denominados por Harris como ingredientes.Item A Articulação como Elemento Expressivo na Performance ao Violão: um estudo a partir da análise de tratados clássicos e sua aplicação à sonata Eroica de Mauro Giuliani(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-16) AFONSO, Felipe dos Anjos; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; http://lattes.cnpq.br/0251566083212546; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; FIORINI, Carlos Fernando; http://lattes.cnpq.br/0844777329314106; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395O presente trabalho trata do estudo da articulação como elemento expressivo ao violão. Ao analisarmos métodos de referência pedagógica da escola clássico-romântica para violão, observou-se a ausência de detalhes acerca deste assunto. Entretanto, tratadistas da mesma época - de outros instrumentos - apresentaram alternativas para a utilização de diferentes articulações. Sendo assim, buscamos analisar padrões de articulação presentes nos tratados de C. Ph. E. Bach, L. Mozart e J. Quantz (tecla, arco e sopro) e utilizá-los como ferramenta para elaboração de articulações para os Estudos 1 e 9, do Op.60 de Matteo Carcassi; Estudo 8, de Dionísio Aguado; Estudo 4, do Op.139 e Sonata Eroica, Op.150, de Mauro Giuliani. A metodologia utilizada está dividida em quatro etapas: 1 Definição de conceitos relacionados à performance; 2 Análise de Tratados; 3 Aplicação prática; 4 Edição e gravação. Verificamos que, embora os tratados de tecla, sopro e arco selecionados para esta pesquisa possuíssem mais informações que os tratados de violão, apenas o tratadista L. Mozart apresenta um número considerável de exemplos de articulação. Observamos também que, em geral, as obras de violão aparentemente oferecem poucas informações relacionadas à articulação, quando comparadas a obras de outros instrumentos. Portanto, o acréscimo de ideias de articulação, provenientes de diferentes tratados, promoveu variações significativas na expressividade das peças selecionadas.Item A afinação dos instrumentos na família dos metais: uma discussão sobre as estratégias de desenvolvimento na performance(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-15) SILVA, Enrique Batista Felix da; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/0944518809969626; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; SCHEFFER, Jorge Augusto; http://lattes.cnpq.br/5231029299445715; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263A presente pesquisa teve por finalidade identificar quanto às estratégias mais valiosas no auxílio ao desenvolvimento da afinação para músicos instrumentistas da família dos metais. Uma performance afinada nestes instrumentos requer dos intérpretes o aprimoramento de várias habilidades, particularmente aquelas relativas à percepção musical e ao domínio técnico de execução. A aquisição destas ferramentas beneficia grandemente o executante destes instrumentos que, não raro, necessita realizar diversos ajustes de frequência de acordo com o contexto musical. Na falta destas, surgirão inevitavelmente diversos obstáculos, uma performance adequada se vendo prejudicada. Em particular, buscou-se analisar e refletir sobre pesquisas encontradas na literatura que abrangessem diferentes metodologias de estudo e de ensino relativas ao desenvolvimento da afinação, principalmente quando aplicadas à prática individual e à prática coletiva dos instrumentos da família dos metais. Na sequência, procurouse discutir quais os fatores passíveis de interferir no aprimoramento desta habilidade, sejam eles de ordem cognitiva ou de ordem técnica. Os estudos analisados foram selecionados de acordo com a sua relevância e sua relação com o nosso objeto de estudo, considerando os procedimentos, resultados e recomendações de cada pesquisa. Após uma discussão e análise sobre as pesquisas selecionadas verificou-se o quanto o desenvolvimento da afinação nos instrumentos da família dos metais acaba por converter-se num processo constituído de várias etapas demandando a aquisição de habilidades bem determinadas e com cada estratégia contribuindo para um estágio específico deste aprimoramento.Item Chico Buarque, a canção de quem venceu: a construção de um artista pelo olhar do Jornal do Brasil em tempos de repressão 1965-1968(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-16) DEREVECKI, Daniel Dal Ponte; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/5639298969204817; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; GUÉRIOS, Paulo Renato; http://lattes.cnpq.br/1564546099577691; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992O presente trabalho procura estudar a fortuna crítica que se constituiu em torno da figura e da obra do compositor brasileiro Chico Buarque em seus primeiros anos de atuação, entre 1965 e 1968, conforme a visão construída a respeito dele através da cobertura jornalística praticada pelo Jornal do Brasil. Foram adotadas três estratégias metodológicas: pesquisa bibliográfica, análise musicológica e pesquisa documental. A primeira consistiu no levantamento do estado da arte a respeito da produção acadêmica sobre o compositor, o veículo noticioso e o período histórico em foco, que corresponde ao início do Regime Militar no Brasil. Por meio da segunda estratégia foram estudados aspectos de arranjo e composição existentes em algumas das obras do artista, que foram discutidas pela crítica do jornal. A terceira metodologia resultou na criação de dois catálogos de fontes primárias, um deles voltado exclusivamente a citações ao nome de Chico Buarque feitas pelo veículo e outro destinado a mapear a capilaridade de sua obra no mercado fonográfico. A hipótese principal discutida nesta pesquisa é a de que pudesse haver um direcionamento prioritariamente favorável a Chico Buarque na pauta do jornal, porque o artista consistiria num valor-notícia importante para o veículo, tendo em vista as posições defendidas pela crítica do jornal quanto ao debate estilístico vigente na música popular dos anos 1960.Item Revista Louvor e canção engajada: tradição e modernidade nas práticas religiosas de protestantes brasileiros na década de 1970(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-15) BARROS, Clara Jansson; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; http://lattes.cnpq.br/6266909916790431; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; KERR, Dorotéa Machado; http://lattes.cnpq.br/6082633521601522; MENDONÇA, Joêzer de Souza; http://lattes.cnpq.br/2256239523620698Este trabalho compreende a década de 1970 como um período de mudanças significativas nas práticas musicais dos protestantes no Brasil; houve, efetivamente, aproximação entre protestantismo e música popular brasileira – uma postura oposta daquela adotada nas primeiras décadas da religião no país. A partir do referencial teórico, os protestantes setentistas brasileiros podem ser entendidos em dois polos: conservadores, pelo alinhamento com os ideais do Regime Militar, e politicamente engajados, por estarem ligados aos movimentos progressistas do protestantismo brasileiro. Nesse sentido, analisei fontes documentais que evidenciam as implicações do contexto sociopolítico e musical do Brasil da época nas práticas musicais desses protestantes: inicialmente, os três primeiros números do periódico Revista Louvor, lançado pela Igreja Batista em 1978; em seguida, duas coletâneas ecumênicas que reúnem canções compostas durante a década de 1970, Nova Canção e A canção do Senhor na terra brasileira. Para isso, adotei como caminho metodológico a pesquisa documental, bem como as orientações de Tânia Regina De Luca ao pesquisador de fontes impressas. Sendo a Revista Louvor um periódico oficial da Igreja Batista, que manteve afinidades com o Regime, a considerei como pertencente ao grupo dos protestantes conservadores. Já devido a temática de responsabilidade social presente nas letras das canções que compõem as duas coletâneas, e pela influência dos compositores e compositoras nos movimentos progressistas do protestantismo brasileiro, as considerei engajadas. Contudo, nos dois polos ocorre a convergência de elementos de tradição e modernidade: ao mesmo tempo em que se modernizam, incorporando elementos da música popular brasileira, conservam a tradição no cerne de suas práticas musicais. Como objetivo principal, portanto, investiguei a convergência de elementos de tradição e modernidade nas práticas musicais dos protestantes brasileiros da década de 1970, através da análise das fontes documentais supracitadas. Os resultados mostram que, na Revista Louvor, o processo de sacralização dos gêneros e instrumentos musicais amparou a tradição protestante; já entre engajados, a escolha por gêneros já consagrados e tradicionais da MPB reforça a ideia de tradição, bem como o formato das coletâneas que continua seguindo os moldes dos hinários protestantes tradicionais.Item Compondo com crianças: sonoridades contemporâneas na aula de piano(Universidade Estadual do Paraná, 2021-12-02) KLAVA, Andressa; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007; http://lattes.cnpq.br/8783578524713574; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007; DIAS, Helen Priscila Gallo; http://lattes.cnpq.br/6583391850747154; ALMEIDA, Anselmo Guerra de; http://lattes.cnpq.br/2322584898095049Esta dissertação foi construída a partir das novas perspectivas que têm se manifestado no campo da pedagogia do piano, em reflexo aos resquícios ainda presentes de um ensino tradicional pautado exclusivamente no desenvolvimento das habilidades de leitura e execução. Portanto, partimos do entendimento de que há outros aspectos necessários para um processo de ensinoaprendizagem mais eficaz, como a criação, a improvisação e, concomitantemente, a inclusão do repertório musical do século XX e XXI. A pesquisa realizada justificou-se pela escassez de materiais pedagógicos e de práticas de ensino, que se apoiem em perspectivas criativas abrangentes, atuais e que abordem a música mais recente, principalmente no nível de formação pianística inicial com crianças. Como fundamentação teórica, acolhemos as propostas dos compositores-educadores da segunda metade do século XX, sendo eles:John Frederick Paynter, Raymond Murray Schafer, Guy Reibel, Boris Porena e George Self. Outros autores da atualidade, incluindo brasileiros, também foram elencados para complementar e/ou justificar a abordagem. O objetivo principal do trabalho foi investigar se algumas práticas de ensino, que se aproximam mais de ideias educacionais atuais e da música do século XX e XXI, adotadas para alunos iniciantes ao piano, podem auxiliar no desenvolvimento sólido contribuindo para uma formação musical pianística mais efetiva. A metodologia adotada foi a Pesquisa-Ação, de natureza qualitativa, privilegiando a descrição, a análise e a interpretação de dados. Também apresentamos um conjunto de seis peças e propostas didáticas elaboradas ao longo desta pesquisa a partir dos pressupostos teóricos estudados, e de acordo com as características técnicas de iniciantes ao piano, com o intuito de aproximá-los de elementos musicais do século XX e XXI e incentivando à improvisação e à criação musical. Ao apresentar neste estudo abordagens pelas quais as atividades de criação musical, que envolvem o fazer e o pensar de novas sonoridades e do escutar em um modo expandido, espera-se que incentivemos professores de piano a se abrirem às propostas didáticas não convencionais colaborando para um aprendizado musical mais prazeroso e completo ao aluno.Item Onde tem música o santo dança: uma etnografia da música de umbanda no terreiro Tenda Cruzeiro da Luz(Universidade Estadual do Paraná, 2022-08-04) CUNHA, Tiago Scaramella Azevedo; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/9459621645509113; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; MARTINS, Patricia; http://lattes.cnpq.br/3626203034447008; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992O presente trabalho trata de uma descrição etnográfica resultante de uma observação da participação, como defende Barbara Tedlock, que ocorreu na Tenda de Umbanda Cruzeiro de Luz, na cidade Porto União, SC. Foi realizado um trabalho de campo junto ao grupo sonoro umbandista, que pretendeu buscar, através de uma concepção êmica, quais os parâmetros das teorias musicais umbandistas, bem como tentar desvendar de que forma as pessoas envolvidas nessa produção musical produzem sentido a elas, assim como expressar a transformação de símbolos musicais em símbolos religiosos. Encontramos uma interdependência basilar, para a religião, entre circunstâncias mágicas, das relações com o numinoso e suas revelações através do transe mediúnico e as práticas musicais, ou seja, na umbanda não há manifestação do sagrado sem o artefato ritual musical, aliás, o mito se dá em música. Para tanto a religião dá grande importância ao aprendizado, que se desenvolve em toda sorte de acontecimentos rituais, assim sendo, parte da prática religiosa é a aprendizagem, independentemente do nível já alcançado, dentro das estruturas hierárquicas dos adeptos. Os elementos encontrados na música umbandista escapam a seu espaço original, do templo, cruzando os limiares, se transformando, através de um processo de negociação com a sociedade, fortemente marcado pelos estigmas da racialização. Essa cultura de fresta, que escapa a seus usos originais, dá gênese a diversos estilos musicais profanos e estes, por sua vez, são constituintes da cultura brasileira, integrantes do ethos nacional. Constrói-se assim, nas palavras de Reginaldo Prandi, um Brasil com axé (mas não sem a violenta marca da dominação cultural, que subalterniza saberes não brancos).Item A invenção da música nordestina: Luiz Gonzaga em seus primeiros 13 anos de carreira (1941-1954)(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-26) FREITAS, Rafael Antunes de; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; http://lattes.cnpq.br/3136166797531617; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; LUNARDI, Rafaela; http://lattes.cnpq.br/9542410513962094; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta dissertação buscou compreender como os elementos de nordestinidade são agregados na obra de Luiz Gonzaga em seus primeiros 13 anos de carreira (1941 a 1954). O músico ganhou espaço no cenário musical nacional ao fundir a música de tradição oral nordestina com a música popular urbana da época, trazendo importantes inovações para a música popular brasileira. Foram utilizados fonogramas e artigos de jornais e revistas como fontes históricas. Para tanto, foram utilizados entre outros autores, os estudos de Albuquerque Júnior (2011); Draper III (2014) e Bryan McCann (2004).Item Fontes de inspiração para uma proposta composicional e interpretativa em torno do Wadaiko e da Sagração da Primavera(Universidade Estadual do Paraná, 2022-11-24) MURAKAMI, Juliana Saemi; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; http://lattes.cnpq.br/0256090625327337; CHUEKE, Isaac Felix; http://lattes.cnpq.br/6444573898172293; IRLANDINI, Luigi Antonio Monteiro Lobato; http://lattes.cnpq.br/4452078282569918; BORGES, Álvaro Henrique; http://lattes.cnpq.br/2617199641845007Esta pesquisa, de caráter exploratório e experimental, investiga a possibilidade de combinação sonora entre instrumentos ocidentais tradicionais da orquestra europeia e um conjunto de taikos e outros instrumentos que o acompanham. Partindo do pressuposto que tal mistura gera um bom resultado, elaborei duas peças musicais como demonstração desta pesquisa em Processos Criativos e Performance. Utilizei como principal fonte de inspiração a renomada peça modernista de Stravinsky, Le Sacre du Printemps (Sagração da Primavera) para elaborar, num primeiro momento, um arranjo para os taikos – nomeado como Le Sacre du Taiko — acompanharem a orquestra nesta peça; e num segundo momento, uma peça exclusiva para os tambores — Taiko Kagura — ainda com alguns elementos musicais que remetem à Sagração da Primavera. Devido à semelhança de estruturação musical, a existência de uma narrativa temática e a aproximação de fraseados rítmicos encontrados na arte taiko, e este, por permitir certa liberdade na performance – sem que se suprima a essência timbrística e filosófica do sagrado Instrumento – acredito ser possível tal experimento combinatório. Para melhor apresentar os tambores Wadaiko, em um primeiro momento apresentamos uma descrição de aspectos mais importantes inerentes à sua prática. As etapas de criação são apresentadas ao longo desta dissertação, como também as considerações necessárias a respeito dos taikos quanto à sua execução, quanto para coreografia e interpretação temática. A metodologia aplicada foi a análise das seções musicais selecionadas da Sagração da Primavera; análise coreográfica e expressiva da obra; uma transposição de motivos rítmicos e coreográficos para os taikos; experimentação e gravação de um vídeo dos taikos sob um áudio pré—gravado da obra original; a composição de uma nova peça para os taikos; e a fundamentação com base em referenciais teóricos pertinentes.Item Violências de gênero na universidade de música: um olhar para o habitus, colonialidades, experiências e atravessamentos(Universidade Estadual do Paraná, 2023-02-27) JACOMETI, Amanda Lourenço; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/5823392172470254; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; DOMENICI, Catarina Leite; http://lattes.cnpq.br/0175914492530439; MARCON, Fernanda; http://lattes.cnpq.br/5574911786614860Este trabalho é um estudo sobre as produções de violência de gênero e suas transversalidades dentro de duas universidades públicas de música do Rio de Janeiro (a UNIRIO e a UFRJ), sobretudo as violências que afetam mulheres, travestis, homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias e dissidências de gênero. Tem como objetivo falar sobre diferentes experiências, acreditando que escutá-las é um grande mecanismo para entender as diversidades. Para isso, é necessário compreender como se dão as relações entre gênero e música nessas universidades, que seguem um modelo de ensino europeu conservartorial, e de que forma esses entendimentos do que é música, suas formas de produção e valorização possivelmente influenciam em um notável menor número de mulheres e dissidências em cursos que envolvem criação e virtuosismo em instrumentos. Pretende fazer um breve histórico do ensino de música no Rio de Janeiro, chegando até os dias de hoje, além de uma análise das respostas obtidas através de formulários, mostrando também como as violências de gênero são interseccionalizadas por questões como classe/econômica, raça/etnia, hereditariedade e ocupação de espaços.Item A tribo toda reunida: modalismo e hibridismo no disco Clube da Esquina 2 (1978)(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-15) RIBEIRO, Lucas Franco de Souza; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/7551807483871336; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; SANTOS, Antônio Rafael Carvalho dos; http://lattes.cnpq.br/2672083648565020; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta dissertação apresenta uma proposta de análise dos procedimentos modais e do hibridismo presentes na música encontrada no álbum Clube da Esquina 2 (1978), buscando desenvolver um entendimento maior sobre uma possível sonoridade do grupo de artistas referido como Clube da Esquina e sua relação com esses fatores. Para isso, faço um levantamento da produção acadêmica sobre o Clube da Esquina e Milton Nascimento, a fim de contextualizar o disco estudado e apreender pontos de discussão presentes nessa literatura. Em seguida apresento uma fundamentação teórica, na qual ambiento o Clube da Esquina no devido contexto teórico modal, explico em detalhe os procedimentos modais a serem analisados, e faço um breve levantamento de abordagens do conceito de hibridismo entre teóricos dos Estudos Culturais. Depois disso, apresento uma análise que desenvolvi sobre o material sonoro do álbum estudado, buscando observar diversos parâmetros, divididos entre aspectos primários, aspectos secundários e aspectos temáticos. Por fim, apresento algumas considerações e reflexões a respeito dos processos híbridos e modais no Clube da Esquina, identificando, a partir do aporte oferecido por Piedade (2011), uma tendência a um hibridismo homeostático, além de formas como essa característica se manifesta nos elementos modais percebidos nessa obra.Item O virtuosismo na performance musical instrumental: análise de correlações entre o herói romântico e o guitar hero shredder da década de 1980(Universidade Estadual do Paraná, 2022-09-23) ZUBA, Paulo Vinícius de Freitas; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; http://lattes.cnpq.br/9463840993437357; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; MACHADO NETO, Diósnio; http://lattes.cnpq.br/0602062190347329; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162Partindo da hipótese de que o fenômeno do herói na performance é cíclico na história da música, esta pesquisa propôs confirmá-la por meio da investigação das possíveis correlações existentes entre o herói romântico e o guitar hero shredder da década de 1980, tendo como objeto de análise preponderante o virtuosismo na performance musical instrumental. Empreendemos, então, a busca por elementos de permanência a serem identificados nos heróis das seis cordas e que já estavam presentes nos insignes intérpretes românticos. Ainda, pretendemos ilustrar o impacto cultural e social que esses performers exerceram em seu tempo. O procedimento metodológico deu-se através da fundamentação teórica, da contextualização histórica e da análise com fulcro na performance musical, esta segmentada em quatro instâncias primordiais: 1. Teórica-musical; 2. Comportamental; 3. Tecnológica; 4. Representativa. Para tanto, as fontes utilizadas consistiram no material histórico bibliográfico e teórico, nas partituras e transcrições de fonogramas, no material visual (fotos) dos guitar heroes shredders e seus equipamentos, além de representações gráficas das capas de discos. Concluímos confirmando a hipótese de que o fenômeno do heroísmo na performance é intermitente, apenas transmutado ao longo do tempo, e que o guitar hero shredder possui uma imensa capacidade representacional e simbólica, emanadas e percebidas a partir do seu virtuosismo, sobretudo enquanto mediador entre a indústria fonográfica e o público consumidor. Não obstante, sua figura contribui de forma decisiva para a alienação social, na medida em que não apresenta, por exemplo, a criticidade necessária, a qual seria esperada de um autêntico “herói”.Item Espectro da Ação Positiva: gradações de pressão dos dedos e processos foronômicos na prática violonística(Universidade Estadual do Paraná, 2022-08-30) HOFFMANN FILHO, Nativo Antônio; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; http://lattes.cnpq.br/3520980597465287; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; OLIVEIRA, Cristiano Braga de; http://lattes.cnpq.br/8589304127182945; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296Esta pesquisa busca investigar aspectos relativos a uma percepção oculta à atitude motora necessária à execução musical ao violão, sendo estes a gradação de pressão dos dedos da mão esquerda e como esse fenômeno interage com a subjetividade interpretativa do violonista enquanto execução, aqui denominados de processos foronômicos. A partir de pesquisas anteriores sobre o walking e a abordagem tripartite do contato dos dedos no braço do instrumento — ações positiva, intermediária e negativa — propomos um olhar sobre como uma pressão dos dedos consciente pode facilitar a fluência motora/musical durante uma performance instrumental. Através do método indutivo e bibliografia relacionada, buscamos desenvolver esses conceitos com intuito de refinar as práticas da performance ao violão. A pressão dos dedos consciente pode significar tanto um fator de refinamento mecânico bem como atuar de maneira eficiente para a expressão musical enquanto demanda motora imbuída de subjetividade interpretativa. Esta investigação tem por foco as demandas da mão esquerda ao violão.
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