Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS

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    Moacir Santos e as sonoridades dos LPs Coisas e Maestro
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-07) GOMES, Fábio Lima Marinho; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/0467054601986899; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; TINÉ, Paulo José de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/3115574393562084; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780
    Este trabalho analisa as sonoridades dos LPs Coisas (1965) e Maestro (1972) de Moacir Santos (1926 – 2006), enfocando aspectos rítmicos, instrumentais, formais e harmônicos, percebidos por meio de audições e transcrições dos fonogramas. Em complemento à análise dos componentes musicais, também são abordados os aspectos visuais dos LPs, em conjunto com depoimentos do compositor. Esses dados e as análises produzidas a partir deles objetivam estabelecer conexões entres os discursos verbais com os aspectos aurais e visuais dos discos. Por meio dessas análises, a investigação busca apresentar um conjunto de evidências com potencial para contribuir criticamente na reflexão sobre as possibilidades de escuta e compreensão da obra de Santos. O trabalho explora a noção de dupla dimensão que envolve os LPs, articulada nos âmbitos aurais e visuais, tornando possível a formulação hipotética geral de que a obra de Santos remete a uma estética musical afro diaspórica.
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    Walking: Implicações do conceito no processo de digitação de uma obra ao violão
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023-06-30) LONER, Raquel Turra; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; http://lattes.cnpq.br/2189145933984383; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; MADEIRA, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7682010729445034; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296
    O Walking é um comportamento de mão esquerda ao violão inicialmente observado por Frank Koonce (1997). Loner e Alípio (2020) o consideram um ideal motor de execução ao violão que possibilita a realização de um ideal sonoro, estando relacionado, portanto, à fluência mecânica e sonora de uma execução. Ele pode ser definido como a sucessão dos movimentos de mão esquerda que possibilitam a sustentação do som entre as notas, ou seja, como uma sucessão de intenções. A presente pesquisa objetiva investigar as implicações do Walking no processo de digitação de uma obra ao violão, visando contribuir para o aprofundamento das discussões teóricas acerca da técnica violonística e favorecer a aplicação sistemática do Walking, propiciando, assim, uma maior eficácia no cumprimento dos ideais de fluência de uma execução. Esta investigação foi fundamentada pela Teoria da Digitação (2014), de Alisson Alípio, na qual os procedimentos metodológicos necessários ao processo digitacional foram sistematizados em um cenário digitacional. Estabelecemos relações entre o Walking e as etapas metodológicas previstas no cenário digitacional e constatamos que o conceito se relaciona de diferentes formas e em diferentes graus com as instâncias que o constituem. Dentre estas, a que mais diretamente é influenciada pelos preceitos do Walking é a etapa relativa ao levantamento dos expedientes técnicos que viabilizam a execução. A investigação acerca das implicações do Walking nesta etapa baseou-se na premissa segundo a qual, no que se refere à ação de mão esquerda ao violão, “o todo não é igual à soma das suas partes” (DERGAL, 2020) — ou seja, a aplicação do Walking não equivale à realização sequencial dos expedientes técnicos de sustentação do som que o constituem — assim como nas proposições de Meinel (1977) acerca da qualidade do movimento na prática esportiva, as quais contribuíram para a concepção de uma técnica de mão esquerda ao violão baseada na combinação fluida de intenções.
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    Violências de gênero na universidade de música: um olhar para o habitus, colonialidades, experiências e atravessamentos
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023-02-27) JACOMETI, Amanda Lourenço; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/5823392172470254; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; DOMENICI, Catarina Leite; http://lattes.cnpq.br/0175914492530439; MARCON, Fernanda; http://lattes.cnpq.br/5574911786614860
    Este trabalho é um estudo sobre as produções de violência de gênero e suas transversalidades dentro de duas universidades públicas de música do Rio de Janeiro (a UNIRIO e a UFRJ), sobretudo as violências que afetam mulheres, travestis, homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias e dissidências de gênero. Tem como objetivo falar sobre diferentes experiências, acreditando que escutá-las é um grande mecanismo para entender as diversidades. Para isso, é necessário compreender como se dão as relações entre gênero e música nessas universidades, que seguem um modelo de ensino europeu conservartorial, e de que forma esses entendimentos do que é música, suas formas de produção e valorização possivelmente influenciam em um notável menor número de mulheres e dissidências em cursos que envolvem criação e virtuosismo em instrumentos. Pretende fazer um breve histórico do ensino de música no Rio de Janeiro, chegando até os dias de hoje, além de uma análise das respostas obtidas através de formulários, mostrando também como as violências de gênero são interseccionalizadas por questões como classe/econômica, raça/etnia, hereditariedade e ocupação de espaços.