Análise rizomática da proposta pedagógica do Simultaneous Learning voltada ao ensino instrumental
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Data
2021-07-29
Autores
Orientadores
Programa
PPGMUS
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Um dos trabalhos mais recentes voltados ao ensino de instrumento é a proposta denominada Simultaneous Learning, criada por Paul Harris (2014) na Inglaterra, que traz como princípios: o Ensino Proativo; Capacitar, não julgar ou controlar; Ensinar por meio dos “Ingredientes”; e, Fazer Conexões. O objetivo principal da presente dissertação visa analisar os princípios músicopedagógicos voltados ao ensino instrumental da Aprendizagem Simultânea – Simultaneous Learning – contidos na proposta de Paul Harris. Como objetivos específicos, pretende-se: (a) Compreender os fundamentos teórico/práticos da pedagogia do Simultaneous Learning das obras The Music Teacher's Companion, Improve Your Teaching!, e Simultaneous Learning de Paul Harris; (b) Analisar o que o autor compreende por ingredientes na sua proposta pedagógica e qual a abrangência destes no ensino instrumental; (c) Estabelecer uma analogia entre os princípios “fazer conexões” e “ensinar por meio dos ingredientes da peça” da Aprendizagem Simultânea e o Rizoma; e (d) Levantar as contribuições da proposta pedagógica do Simultaneous Learning para o ensino instrumental ao percorrer o Mapa da Aprendizagem Simultânea do Mundo Musical. A investigação recorre à Pesquisa Bibliográfica com análise de fontes documentais. Observou-se que é possível compreender a pedagogia do Simultâneos Learning de acordo com as características do modelo Rizoma de Gilles Deleuze & Félix Guattari (2000), por se tratar de uma proposta de ensino estruturada em forma de Mapa, baseada nas conexões realizadas entre os seus elementos musicais, denominados por Harris como ingredientes.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Instrumento, Simultaneous Learning, Rizoma, Paul Harris