MÚSICA ORIGINAL PARA FILMES: UMA MÚSICA SEM FORMA?

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Data
2024/04/17
Programa
PPG-CINEAV -UNESPAR
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta dissertação busca investigar o aspecto de música sem forma musical na música original para cinema. Analisa o potencial criador no processo de composição da música original para filmes narrativos. Reflete sobre uma composição que atua como elemento essencial da narrativa fílmica. Dentro deste escopo, o que interessa é o diálogo sobre aspectos composicionais próprios da música feita para filmes, que será tratada como "música original", apoiado nos estudos de Michel Chion, Kathryn Kalinak e Claudia Gorbman. Busca-se relatar, investigar e analisar experiências no processo criativo de composição das músicas originais para dois documentários - Pedindo por Clemenzo (2006) e Senhora das Imagens (2022), e de duas séries de TV - A Lenda das Encantadas (2013) e Mistérios do Lagamar (2014) -, trabalhos que instigaram a explorar a relação música-imagem. Através da audiovisão, procura-se analisar os referidos filmes, com foco na música original. Os aspectos criativo e experimental identificados dentro dos processos observados foram atravessados por outros insights - os filmes 21 Gramas (2003) e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014), ambos do diretor mexicano Alejandro G. Iñárritu - e pelos estudos sobre criatividade e processos de criação de Fayga Ostrower e Cecília Almeida Salles. Através da análise realizada com auxílio das imagens espectrais e da investigação sobre o uso da tecnologia na produção de música para filmes, fica evidenciado, nesta pesquisa, que a música original para cinema possui como característica a independência das formas musicais convencionais, ao mesclar-se com as imagens em movimento, de modo a envolver o espectador no fluxo narrativo.
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Palavras-chave
Música Cinematográfica; Cinema; Crítica De Processos; Forma Musical; Análise Espectral.
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