A tecnologia educacional no ensino superior: a metodologia WebQuest como alternativa no ensino jurídico

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Data
2017/06/08
Programa
PPGSED
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O avanço com relação ao acesso às tecnologias na sociedade tem motivado a realização de estudos sobre os impactos desses recursos em diversos ambientes; isso se verifica nos espaços de formação dos indivíduos, como é o caso do ensino superior. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é, por meio de uma investigação, avaliar em que medida a metodologia WebQuest contribui para o processo de aprendizagem, especificamente do acadêmico em Direito. A WebQuest é uma metodologia colaborativa elaborada com suporte na internet, na qual o aluno empreende investigação orientada de temáticas predefinidas pelo professor, em que a maior parte das informações com as quais interagem são originadas da internet. A investigação foi realizada com alunos do 3º período do curso de Direito de uma Instituição privada paranaense. Desenvolvida em três etapas, a pesquisa foi constituída por uma problematização com relação ao ensino jurídico no Brasil; pela análise do uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior e no curso de Direito, com a investigação de sua utilização por meio de aplicação de questionário da plataforma Survey Monkey; e, por fim, pelo desenvolvimento e aplicação da WebQuest com a observação e avaliação participativa do pesquisador no ambiente de ensino. Os dados foram apreciados de modo a identificar os fatores que influenciaram diretamente no desempenho da utilização da WebQuest. Como resultado das análises, concluiu-se que os alunos que demonstram interesse em relação à utilização das tecnologias para aprendizagem conseguem atingir melhores resultados na resolução das tarefas, como foi verificado na aplicação da WebQuest, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos alunos.
Descrição
Palavras-chave
Direito, Tecnologias Educacionais, WebQuest, Ensino Jurídico
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