ANÁLISE DO PROCESSO CRIATIVO DO VIDEOCLIPE EM PLANO-SEQUÊNCIA “ORAÇÃO” – CENÁRIO, CORPO, CÂMERA E CANÇÃO
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Data
2022/09/01
Autores
Orientadores
Programa
PPG-Cineav-UNESPAR
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O videoclipe é um formato audiovisual que compreende música e imagem em movimento, que originalmente foi criado para promover músicas e artistas, mas se tornou uma forma que contempla e abrange um grande espectro de experimentação estética. Ele é caracterizado, frequentemente, por utilizar montagem acelerada, com um grande número de cortes, que resulta na alternância entre vários planos diferentes. Esses cortes fragmentam o tempo e o espaço dos acontecimentos em uma cena, permitindo que uma grande quantidade de informação audiovisual seja assimilada pelo espectador em menos tempo. Em contrapartida, existe outra técnica cinematográfica chamada “plano-sequência”, que, no caso do videoclipe, propõe a criação de um vídeo sem cortes entre planos durante toda a música. Diferente da montagem que fragmenta o espaço e o tempo para assimilações mais rápidas, o plano-sequência proporciona para o espectador a reprodução visual equivalente ao tempo real da ocorrência das ações. Esta dissertação tem como objetivo encontrar possíveis marcadores que podem auxiliar videomakers a criarem um videoclipe em plano-sequência, permitindo diversas assimilações audiovisuais sem a necessidade de cortes entre planos. A pesquisa realizada é de ordem qualitativa e utilizou a proposta apresentada por Cecilia Almeida Salles, no seu livro Gesto Inacabado, a qual sugere que os conhecimentos conceituais e a análise do processo criador podem ser apreendidos mediante a investigação de uma obra. Para tanto, discutirei os conceitos e as histórias do videoclipe e do plano-sequência, com o intuito de compreender profundamente esses dois objetos de estudo. Como hipótese, elenco quatro marcadores para auxiliar na reflexão sobre a produção desse audiovisual, que são: cenário, corpo, câmera e canção. A partir disso, realizo uma análise do videoclipe em plano-sequência de “Oração”, d’a Banda Mais Bonita da Cidade, que se destaca pelo fato de a captação sonora ocorrer no mesmo momento em que a imagem foi captada. Para auxiliar na análise e busca de respostas sobre o processo criativo da obra e sobre a relação entre esse processo e os marcadores selecionados, entrevistei quatro pessoas que estavam envolvidas na criação e produção da obra: Vinicius Nisi, diretor musical da banda e do videoclipe; Uyara Torrente, vocalista da banda; Andre Chesini, operador da câmera; João Caserta, responsável pela captação e mixagem do áudio. Concluo que o uso dos quatro marcadores selecionados pode auxiliar na criação e produção de um videoclipe em planosequência dinâmico, a fim de gerar mais interesse por parte do audioespectador.
Descrição
Palavras-chave
videoclipe; plano-sequência; dinâmica; videomaker; oração.