A FUNÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO: UM ESTUDO DE CASO DO CENSE DE CAMPO MOURÃO - PR
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Data
2019/03/01
Autores
Orientadores
Programa
PPGSED
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo avaliar se o espaço de internação (socioeducativo) e seus procedimentos (disciplinares/pedagógicos) influencia positivamente/negativamente no processo de socialização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Nessa labuta propomos compreender e demonstrar a organização de um espaço complexo, que funciona na dicotomia vigilância/socioeducação: o Centro Socioeducativo de Campo Mourão-PR. A pesquisa procura abordar os contextos jurídicos, sociais e ideológicos que permeiam a trajetória dos internos. A metodologia para a realização da pesquisa consta na elaboração de entrevistas com profissionais da área, entrevistas grupais (grupos focais) e execução de oficinas (de redação e desenho) com os adolescentes envolvendo a temática do espaço e da socioeducação. A partir da observação participante, e da análise documental contextualizamos o espaço socioeducativo, suas rotinas, sua função social em consonância com as normas vigentes e as políticas públicas em execução.
Descrição
Palavras-chave
espaço socioeducativo; adolescentes em conflito com a lei; disciplinarização; socioeducação;