CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA E POSSÍVEIS RELAÇÕES COM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2024/07/04
Autores
Orientadores
Programa
PRPGEM
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR
Resumo
A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo geral investigar as concepções dos professores de Matemática acerca da discalculia do desenvolvimento (DD) e as possíveis relações entre essas concepções e as práticas docentes. Como objetivos específicos, tem-se: investigar se professores de Matemática tiveram alguma formação que abordasse a questão da discalculia; analisar o que vem sendo investigado em pesquisas relacionadas ao ensino de Matemática para estudantes com discalculia; levantar estratégias docentes utilizadas com estudantes com discalculia. A discalculia do desenvolvimento é um transtorno específico da aprendizagem que afeta diretamente o estudo da matemática, desde a leitura e escrita de numerais, ordenação, interpretação de gráficos, realização de operações básicas, comparações de valores, resolução de problemas, entre outras atividades ligadas à matemática. A legislação atual não fornece subsídios para o atendimento dos estudantes com DD, tanto nas leis federais como nas políticas educacionais do estado de Santa Catarina. Numa pesquisa bibliográfica, constatou-se a carência de investigar a respeito dos conhecimentos docentes sobre a discalculia, como agir diante desses alunos que necessitam de atendimento diferenciado e evidenciou-se que os docentes que lecionam matemática não participam de discussões formativas para atuar com alunos com discalculia. Ademais, desconhecem práticas e metodologias mais adequadas para contribuir com a aprendizagem de estudantes com DD. Por consequência de falta de formação adequada, os docentes não conseguem identificar indícios de DD. Os estudantes com DD apresentam dificuldades no aprendizado da matemática, porém, mesmo com suas limitações, se feitas intervenções específicas e adequadas, conseguem apresentar melhoras no seu desenvolvimento. A partir daí, para a produção de dados, elaborou-se uma entrevista semiestruturada criando um roteiro de perguntas na tentativa de responder a questão norteadora: quais são as concepções de docentes de Matemática sobre estudantes com discalculia, e as possíveis relações entre essas concepções e as práticas docentes em sala de aula? As entrevistas com cinco professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior foram gravadas em áudios e transcritas na íntegra. Com a transcrição, partiu-se para o processo de linearização criando as unidades de significado agrupando os temas convergentes para a análise dos dados. Dos dados, emergiram quatro Temas Convergentes: Concepções docentes acerca da discalculia e dos estudantes com esse transtorno; Formações docentes e a contribuição para a atuação do(a) professor(a); Práticas Docentes para o atendimento de estudantes com discalculia; e Aspectos necessários para a inclusão de estudantes com DD e a sua aprendizagem. Evidenciou-se que os professores que lecionam matemática não têm conhecimento em relação à DD, não tiveram em suas formações abordagens sobre a DD e, por consequência, não estão preparados para atuar com estudantes com o referido transtorno. Ressaltou-se ainda que, segundo seus depoimentos, os alunos com DD necessitam de atendimentos mais específicos para o seu aprendizado e as políticas educacionais precisam ser mais específicas para ampliar a abrangência do público-alvo e garantir a todos os diferentes estudantes o direito à aprendizagem, incluindo os discentes com DD.
Descrição
Palavras-chave
Discalculia. Concepções Docentes. Educação Matemática Inclusiva.