A influência da internacionalização na formação profissional e humana de docentes da Universidade Estadual do Paraná.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021/09/08
Autores
Orientadores
Programa
PPGSED
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
As universidades de referência global segundo os principais rankings de avaliação e cujos processos de internacionalização são bem sucedidos, estão em países com alto índice de desenvolvimento humano. A maior interação internacional é apontada como um ponto forte das instituições que buscam mais visibilidade em suas pesquisas e ganho competitivo. A experiência de estudar no exterior, em um ambiente com ampla diversidade e multiculturalismo, pode revolucionar a vida acadêmica e social do estudante, mudando a forma como reconhece outros indivíduos e as comunidades. Os docentes são agentes multiplicadores de conhecimento e ao vivenciarem estudos em outros países trazem consigo aprimoramento profissional e pessoal com potencial para alterar seu cotidiano nestas duas esferas, além de influenciar os alunos e as instituições onde lecionam, expandindo o horizonte local. A pesquisa tem por objetivo analisar a influência da internacionalização na formação profissional e humana de docentes da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa bibliográfica, entrevistas e aplicação de questionários a docentes de todos os campi da universidade que tenham tido a experiência de mobilidade acadêmica internacional a partir de 2013. Os resultados demonstram a percepção dos docentes quanto ao grande desenvolvimento pessoal e profissional obtido por meio das experiências vivenciadas durante o processo de internacionalização do ensino superior.
Descrição
Palavras-chave
internacionalização, universidade, educação, ensino superior, docência