O inglês no contexto da pós-graduação de uma universidade pública: desafios e oportunidades
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-11-30
Autores
Orientadores
Programa
PPGSeD
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo discutir a proposta do Inglês como Meio de Instrução, English as a Medium of Instruction (EMI) na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) como uma política de internacionalização, com foco no contexto da pós-graduação. Para tanto, pautamos nossos estudos na perspectiva da pesquisa interdisciplinar e no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como nos mais recentes estudos sobre a temática abordada. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos uma análise documental e utilizamos questionários online, com coordenadores/gestores e docentes de cursos de pós- graduação, via Google Forms, sobre as propostas e ações de EMI ocorridas na Unespar até 2021. O objetivo do estudo foi identificar as dificuldades/desafios e possíveis contribuições de sua implementação, bem como as relações entre tais propostas e as percepções dos participantes sobre as práticas formativas com vistas à internacionalização enquanto política institucional, a fim de se entender alguns aspectos interdisciplinares, tais como: sociais e culturais, que possam permear estas ações educacionais. Os resultados obtidos demonstraram que o uso do inglês como meio de instrução ainda caminha a passos lentos dentro da Unespar devido principalmente à falta de investimento do governo e pouca estratégia de divulgação dentro dos programas de pós-graduação da universidade.
Descrição
Palavras-chave
Inglês como Meio de Instrução. Internacionalização. Unespar. Pós-Graduação.