A saúde mental docente: desafios de uma prática profissional.

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Data
2023/11/27
Programa
PPGSED
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A situação de trabalho e a saúde dos professores vêm sendo afetada devido ao acúmulo de tarefas que, por muitas vezes, é superior a sua capacidade física e mental, ocasionando o sofrimento/adoecimento docente. Por essas razões, este trabalho tem por objetivo entender os fatores que contribuem para o sofrimento/adoecimento dos mestres em situação de trabalho. Para tanto, nossos estudos foram fundamentados na Teoria da Complexidade, na perspectiva da pesquisa interdisciplinar, além de outros estudos relacionados à temática proposta. No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, a metodologia é composta de abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa. Quanto aos instrumentos de coleta e geração de dados, foram utilizados estudos bibliográficos e um questionário online junto a professores da Educação Básica. Para as análises e o tratamento dos dados, foram tomados por base alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, tais como: o princípio o hologramático e o da recursividade, alguns procedimentos de análise do Interacionismo Socio Discursivo, como o contexto de produção, o plano global e/ou a macroestrura, além do uso de Segmentos de Orientação Temática (temas) e Segmentos de Tratamento Temático (subtemas). Quanto aos resultados, esta investigação tem permitido identificar sentimentos e fragilidades relacionados à prática profissional do professor, apontando-os como fatores que contribuem para o adoecimento/sofrimento mental docente, afetando sua qualidade de vida. Tais fatores são considerados aspectos interdisciplinares que perpassam o objeto de estudo. Esta experiência de pesquisa revelou a importância de discutir a extensão da sobrecarga de trabalho, os desafios relacionados à indisciplina dos alunos, a falta de apoio pedagógico e familiar, bem como as limitações das políticas públicas como questões inerentes a um debate social. Além disso, esta pesquisa permitiu identificar ações que podem ser utilizadas como estratégias e recursos de enfrentamento, a partir da ótica dos professores, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e saúde mental, contribuindo assim para uma visão mais completa do panorama educacional. Enfim, os resultados têm possibilitado obter uma maior compreensão sobre como se dá a relação entre a organização do trabalho e o adoecimento mental dos professores.
Descrição
Palavras-chave
Saúde mental docente, Trabalho docente, Prática profissional
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