Atividades epilinguísticas valorativas no (re)conto de histórias na Educação Infantil: desenvolvimento da consciência linguístico-enunciativodiscursiva
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Data
2024/02/07
Autores
Orientadores
Programa
PPGSED
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A atividade epilinguística é mediadora da reflexão sobre a língua em contexto sócio-histórico, cultural e ideológico de uso e possibilita aos alunos compreenderem a relação entre a utilização de diferentes recursos linguístico-enunciativo-discursivos e os respectivos efeitos de sentidos ou valorações inerentes às escolhas vocabulares-gramaticais realizadas, a tornar conscientes fenômenos da língua e da gramática que o aluno tem acesso desde os primeiros anos de vida. À medida que ocorre o desenvolvimento da criança, bem como ela se apropria da língua viva para interagir com os pares, amplia-se sua consciência socioideológica e, de forma concomitante e bilateral, a sua consciência linguístico-discursiva e enunciativa. Com recomendações contundentes e justificadas para ser praticada nas primeiras séries da escolaridade (FRANCHI, 1987), para que mais tarde o aluno esteja preparado para o estudo da língua com sua gramática, não encontramos pesquisas em que se proponha a possibilidade de desenvolvimento de atividades epilinguísticas junto a crianças da Educação Infantil. Assim, interpelados pela possibilidade de realização dessas atividades junto a crianças não alfabetizadas, esta dissertação tem por objetivo propor o desenvolvimento e a categorização de atividades epilinguísticas para crianças do Nível II, da Educação Infantil, a partir do trabalho com contação e reconto de histórias infantis. Trata-se de um estudo interdisciplinar, de cunho qualitativo e interpretativo, que se vale da metodologia da pesquisa-ação. O estudo se dá a partir de implementação de um módulo de atividades, que inclui a contação de uma história pela professora pesquisadora, a realização de atividades epilinguísticas vinculadas ao enunciado eleito – o conto infantil ,”Chapeuzinho Vermelho”, dos irmãos Grimm - dramatização, desenhos e reconto da história pelos alunos de uma escola do município de Campo Mourão-PR. Para tanto, teoricamente, ancoramo-nos na perspectiva dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin e nas compreensões de Vygotsky sobre a relação entre linguagem, desenvolvimento e pensamento, bem como nos estudos da Linguística Aplicada do Brasil que compreendem a importância das atividades epilinguísticas para ampliação da consciência socioideológica e linguístico-discursiva e enunciativa em situação de ensino e aprendizagem. Como resultados confirmamos que é possível o desenvolvimento de atividades epilinguísticas para crianças não alfabetizadas ou em processo de alfabetização; que as atividades epilinguísticas favorecem as crianças compreenderem valorações e entonações mobilizadas no discurso e que ampliam a consciência socioideológica e linguístico-discursiva e enunciativa de alunos da Educação Infantil.
Descrição
Palavras-chave
Atividades epilinguísticas, Contação de histórias e reconto, Dialogismo, Teoria Histórico-cultural