Crenças, atitudes e preconceitos linguísticos: uma percepção de vozes e sotaques

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Data
2023/11/30
Programa
PPGSED
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A concepção de um padrão adequado de sotaques e tom de voz para diferentes gêneros decorre de crenças relacionadas à necessidade de se ter uma linguagem e frequência (tom) vocal padronizada para se comunicar e ser compreendido ou aceito na sociedade. Por essas razões, esta pesquisa tem como objetivo investigar crenças e preconceitos linguísticos, de acordo com as percepções de estudantes e professores acerca do uso de vozes e sotaques regionais. Para tanto, pautamos nossa proposta de investigação na perspectiva da Teoria da Complexidade, da pesquisa interdisciplinar, na Sociologia e na Sociolinguística, bem como na perspectiva bakhtiniana. Quanto aos procedimentos, utilizamos uma abordagem mista de pesquisa envolvendo a quantitativa e a qualitativa, além das pesquisas exploratória e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados incluíram estudos bibliográficos e um questionário online por meio do Google Forms, envolvendo 11 participantes divididos em três grupos, sendo um com 3 professores, um grupo com 3 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública e um grupo com 5 pessoas que gravaram um mesmo texto em áudio para ser avaliado pelos professores e estudantes. Para tanto, pautamos nossa proposta de investigação na perspectiva da Teoria da Complexidade, da pesquisa interdisciplinar, na Sociologia e na Sociolinguística. Além disso, pautamo-nos nas variáveis como critérios de análise gênero, faixa etária, vozes, nível de escolaridade, atuação profissional e sotaques. Os resultados da pesquisa destacam alguns aspectos apontados pelas percepções dos participantes relacionados à influência de fatores sociais, culturais e individuais na interpretação de características vocais e linguísticas. Há uma ênfase na necessidade de se combater estereótipos de gênero que afetam as percepções de vozes de pessoas trans e homossexuais, ressaltando-se a subjetividade na definição do “bem falar”. A análise quantitativa revela a predominância do gênero nas respostas, seguido pela etnia, evidenciando o fato de que as normas sociais e culturais influenciam as percepções das pessoas no que tange ao reconhecimento de vozes e sotaques, envolvendo uma combinação de características vocais. As relações entre normas sociais, experiências individuais e preconceitos inconscientes indicam a identificação do gênero com base na voz, além de estereótipos regionais na avaliação educacional. Assim, nossa investigação aponta o preconceito vocal investigado em um ambiente educacional como um elemento inovador desta pesquisa, embora há muito o que se investigar sobre a temática proposta.
Descrição
Palavras-chave
Atitudes, Crenças, Preconceitos linguísticos, Voz e sotaque.
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