CORPO, LINHA E HISTÓRIA: ESTUDO DO PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA

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Data
2023/08/17
Programa
PPGARTES
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A presente pesquisa propõe um estudo reflexivo acerca dos processos de criação em dança, a partir do conceito de linha (INGOLD, 2007) no contexto do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da UNESPAR/FAP. Pretende-se compreender os princípios que direcionam um determinado processo criativo, e como as informações que constroem a obra são entendidas como índices de desenvolvimento do pensamento que, além de construírem sentidos dramatúrgicos, alimentam discussões teóricas e mobilizam os modos de entender e fazer dança. Este estudo de caráter teórico-prático utiliza os mapas de criação (SILVA, 2013) como estratégia metodológica de estruturação e revisitação, facilitando o acesso e o desdobramento do objeto de investigação. Esta pesquisa também se aproxima do conceito de "fazer-dizer" (SETENTA, 2008), abordado por Jussara Setenta, que considera a dança um tipo de fala do corpo, no sentido de uma comunicação que não somente transmite a informação, mas que a produz e ressignifica. A abordagem somático-performativa (FERNANDES, 2014a) aparece como suporte para defender a prática como pesquisa e a arte enquanto área de conhecimento, já que este estudo foi conduzido pelo processo criativo, que resultou em dois solos autorais em dança. A linha, para além do objeto de estudo, é também a lógica que estrutura esta pesquisa e guia a prática criativa.
Descrição
Palavras-chave
Criação. Dança. Linha. História
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