As metodologias ativas no ensino médio: desafios para os espaços de aprendizagem

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Data
2024-04-17
Programa
PPGSeD
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
No contexto educacional pós-moderno, as abordagens metodológicas têm recebido uma atenção especial, como as Metodologias Ativas. No entanto, há que se considerar a necessidade de se conhecer mais ampliadamente a perspectiva desta estratégia de ensino, a fim de que se possa entender seus desafios e contribuições ao desenvolvimento de capacidades sociais e culturais, necessárias ao pertencimento do sujeito na sociedade. Por essas razões, destacamos a importância de se investigar tal perspectiva, pois as Metodologias Ativas surgem como uma abordagem alternativa com o intuito de engajar o estudante no processo de aprendizagem de modo a torna-lo protagonista do seu aprendizado, permitindo o avanço em algumas capacidades, tais como: criticidade, criatividade, cooperação e autoavaliação. Assim, considerando o contexto exposto e a importância dessa abordagem, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: quais desafios são encontrados por professores do Ensino Médio ao implementarem as Metodologias Ativas como prática pedagógica na rede estadual pública de ensino? Desse modo, esta pesquisa busca investigar o uso das Metodologias Ativas e seus desafios no contexto do Ensino Médio de um determinado colégio da rede estadual de ensino do interior do Estado do Paraná. Para isso, pautamos nossos estudos em diferentes áreas do conhecimento, a saber: na Teoria da Complexidade, na pesquisa interdisciplinar e na perspectiva das Metodologias Ativas, além de outros estudos relacionados à temática proposta. No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, fundamentamos nossa investigação na abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa. Em relação aos instrumentos de coleta e geração de dados, utilizamos um questionário online via Google Forms junto a professores da Educação Básica. Para as análises e o tratamento dos dados, tomamos por base alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, tais como: o princípio da recursividade e o hologramático, além de alguns procedimentos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) como o contexto de produção, plano global, além do uso de SOT (Segmentos de Orientação Temática – temas) e STT (Segmentos de Tratamento Temático – subtemas). Os resultados apontam para o reconhecimento da importância das Metodologias Ativas por parte dos professores, embora os dados evidenciem preocupações quanto às condições objetivas do trabalho docente em relação à implementação desta estratégia metodológica, como, por exemplo, a falta de tempo para planejamento e preparação das atividades, a ausência de formação docente sobre esta abordagem, bem como os impedimentos predominantes para a realização desta proposta didático-pedagógica. Ademais, a falta de aceitação dessas estratégias metodológicas por parte dos estudantes também foi indicada como impedimento para sua implementação. Com isso, concluímos que, para que a implementação das Metodologias Ativas ocorra na rede estadual pública de ensino, é necessário melhorar as condições objetivas de trabalho, propiciando formação docente sobre esse tema. Assim, ao organizar tais práticas formativas, o contexto educacional poderia contribuir para a aceitação das metodologias ativas por parte dos estudantes, auxiliando professores e estudantes em um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo.
Descrição
Palavras-chave
Metodologias ativas. Educação básica. Ensino médio.
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