Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA
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Item Aprendizagem histórica; Escola, currículo e ensino de história; Funções do ensino de história.(Universidade Estadual do Paraná, 22-07-14) Silva, Celio Roberto da; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; http://lattes.cnpq.br/8753063660711885; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Cerri, Luis Fernando; http://lattes.cnpq.br/8736574102082133Esta pesquisa teve como propósito averiguar algumas funções que foram atribuídas ao ensino de história na história do Brasil, e discutir se as funções atuais designadas a essa disciplina em âmbito escolar são exequíveis. Tendo como ponto de partida a fundação do colégio Pedro II e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), e como ponto de chegada, a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizou-se uma revisão bibliográfica a fim de compreender e discutir o que outros autores já disseram sobre o assunto, assim como uma análise de vários documentos históricos, como leis, decretos, regulamentos, livros didáticos, etc. Verificou-se que ao longo da história do ensino de história no Brasil diversas funções foram atribuídas ao ensino de história, desde ensinar valores cívicos e cristãos até a desenvolver senso crítico. Algumas pesquisas mais recentes têm ressaltado a importância do aprendizado histórico focado na concepção de consciência histórica. Dentro desta perspectiva dialogou-se com autores como Jörn Rüsen, Luís Fenando Cerri, Ricardo Marques de Mello e Christian Laville que trazem importantes contribuições para o debate. O produto pedagógico proposto nesta dissertação foi a criação de um conjunto de Podcasts chamado Pretéritum, divididos em dois grupos: no primeiro, com 3 episódios, tratou-se das funções atribuídas ao ensino de história, do século XIX aos dias atuais; no segundo, realizou-se entrevistas com três professores de história que lidam com questões relacionadas às serventias do ensino de história: Luis Fernando Cerri, Ricardo Marques de Mello e Cleverson José Catore da Silva.Item Os caminhos da fé em Jesuítas: Identidade e memórias de ontem e de hoje(Universidade Estadual do Paraná, 2018-08-21) Miotto, Franciele Siqueira; Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/3071944042637468; Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Pátaro, Ricardo Fernandes; http://lattes.cnpq.br/7301327333304687A pesquisa busca investigar as influências da religião católica na fundação, desenvolvimento e constituição identitária do município de Jesuítas, localizado na região oeste do Paraná. Tais influências são perceptíveis, por exemplo, na nomenclatura de ruas, avenidas e também em bairros jesuitenses. Todavia, essas características não se mostram constantes nos bairros e ruas criadas nas últimas duas décadas, evidenciando tentativas de jogos de poder e a fluidez na constituição das memórias coletivas. Nesse sentido, o objetivo desta investigação é o de organizar um produto didático de aulas de História pensadas para o primeiro ano do Ensino Médio, vinculadas a disciplina História dentro da temática Cultura e Patrimônio, o qual permita ao estudante a discussão das relações envolvidas na construção de sua história, memórias e identidades. Como base teórica, usou-se a literatura sobre o ensino de História, enfatizando a importância do uso diversificado de fontes, tais como fotos, figuras, entrevistas e trabalho de campo. Entendemos que refletir sobre a história e sobre os lugares dos sujeitos históricos acarreta o entendimento sobre como são construídas e analisadas as diferentes identidades e relações de poder, de modo que tais elementos devem estar presentes nos processos de ensino e aprendizagem da História na Educação Básica. O trabalho culmina na produção e desenvolvimento de uma sequência didática, registrada em portfólio confeccionado pelos próprios estudantes, cujas atividades incluem, entre outras, um estudo do espaço central do município, da toponímia de suas ruas, de textos reflexivos sobre identidade, memória e patrimônio, além de uma resenha crítica de um livro produzido pela Paróquia Santo Inácio de Loyola, que trata da constituição do município de Jesuítas a partir do olhar da Igreja Católica.Item Memória e Patrimônio em Tupã-SP: Proposta pedagógica para o Solar Luiz de Souza Leão (Tupã-SP)(Universidade Estadual do Paraná, 2018-10-04) Sanches, Luis Felipe; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/9918399825532296; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Araujo, Viviane da Silva; http://lattes.cnpq.br/5388549060655237A presente pesquisa analisa as práticas arquivísticas de Luiz de Souza Leão (1901-1980) – descendente de famílias ilustres de Pernambuco (séc. XVII) –, que, ao longo do século XX, vinculou imagens de si à colonização e à exploração dos sertões do Estado de São Paulo por meio da escrita de uma história em que este é narrador e protagonista. Tal prática autorreferente, associada à Empresa Melhoramentos da Alta Paulista e, consequentemente, à fundação das cidades de Tupã (1929) e Parapuã (1934), à organização do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (1966) e do Solar Luiz de Souza Leão, levaram à problematização das subjetividades dos modos de ser de Luiz de Souza Leão: como a construção de si nutriu uma escrita autorreferente e sua ampliação para espaços de memórias? Por meio da pesquisa é possível apresentar, com base em uma intervenção museológica, produtos ou serviços a partir das seguintes questões: como é trabalhada a exposição no Solar Luiz de Souza Leão? Tendo como aportes teóricos e metodológicos os estudos (auto)biográficos, o objetivo central deste projeto é trabalhar a exposição por meio de uma cartilha pedagógica com atividades lúdicas para serem aplicadas no Solar Luiz de Souza Leão. Algumas dimensões destes arquivos do eu (escritos, arquivos e monumentos) estão presentes na proposta e são problematizados, a saber: as influências sociais (tais como a função e valor social), as práticas ou maneiras encontradas por Luiz de Souza Leão para arquivar a própria vida, a intimidade arquivística, isto é, suas intenções autobiográfico-monumentais, bem como a organização das exposições neste museu-casa. Sendo assim, a baliza temporal deste trabalho é o período da vida de Souza Leão até os dias atuais. As fontes de pesquisa, que se circunscrevem ao espaço museológico Solar Luiz de Souza Leão e às suas coleções e/ou exposições (panfletos), fotografias, recortes de jornal, mobiliário, cartas, certidões, documentos oficiais e tombamentos, além de seu texto (autobiográfico intitulado Fundação de Tupã (1968), fornecem material indispensável a inúmeros produtos destinados aos seus visitantes. No âmbito deste estudo, a pesquisa procura ampliar o conhecimento acerca da História Local e Regional, além de refletir sobre os conceitos de patrimônio histórico, exposições de acervos em museus e (autobiografia).Item Brincando com o perfil histórico de Rolândia: O lúdico entre o patrimônio histórico oficial e patrimônio histórico afetivo(Universidade Estadual do Paraná, 2018-10-18) Ferreira, Renato César; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/2600930117227619; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Cainelli, Marlene Rosa; http://lattes.cnpq.br/9389915936393492Atualmente em nossa sociedade nos deparamos com diversos desafios que nos fazem repensar nossa forma de agir, pensar e educar. No Ensino de História temos a oportunidade de despertar no aluno a curiosidade, instigando-o a descobrir novos saberes, promovendo a reflexão por meio da memória e identidade associando o passado com o presente. Nesta dissertação será apresentado, por meio de pesquisa bibliográfica, parte da história de Rolândia e, ao mesmo tempo, será discutido acerca da relação que existe entre o que é patrimônio histórico e o que é memória. O objetivo deste é apresentar, através de uma pesquisa de campo realizada com alunos do NAAH/S que é possível aprender História de forma lúdica, propondo assim um novo meio de se ensinar esta disciplina, resgatando e preservando a história e a memória do povo, pois ao se preservar esses espaços de memória histórica ou afetiva é possível se enxergar como sujeito da história e reconhecer-se nela, criando um laço de pertencimento e cidadania. Para tanto, deve-se haver a motivação por meio de debates, jogos, atividades exploratórias, dentre outros estímulos. O jogo não deve ser considerado apenas uma forma de prazer e divertimento, mas sim uma forma de memorizar o conteúdo proporcionando um aprendizado efetivo através do lúdico.Item Imagens da Cidade de Boa Esperança (PR): as exposições fotográficas da Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho e o Ensino de História (1997-2018)(Universidade Estadual do Paraná, 2018-10-30) Lima, Keila da Silva; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/1289663355153597; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Mariano, Helvio Alexandre; http://lattes.cnpq.br/8215875224190617O objetivo geral desta dissertação é analisar as imagens do município de Boa Esperança-PR a partir da exposição fotográfica e das coleções fotográficas da Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho à luz dos conceitos da Museologia e do Ensino de História Local. A base teórica para essa discussão se respalda em autores que trabalham com Ensino de História em diferentes espaços de memória e educação patrimonial, dentre os quais destacamos: Horta (1999), Schmidt (2009), Bittencourt (2002), Possamai (2010) e Museums and Galleries Commission (2001). A coleção de fotografias da Casa da Cultura abrange temas e períodos diversificados. Para nossa pesquisa, utilizaremos as que se situam no período compreendido entre os anos de 1997 e 2018, momento do registro de grande parte das imagens expostas e arquivadas. A linguagem da exposição fotográfica se constitui a partir de ideais de urbanidade e imaginabilidade e representam mudanças urbanas que ocorreram na cidade. Neste trabalho, pretende-se analisar a legibilidade urbana representada nas fotografias com a intenção de compreender os discursos, por meio das imagens e a própria organização de espaço urbano pelo poder público. Nessa perspectiva, procurar-se-á averiguar como se manifesta a imaginação dos estudantes ao entrarem em contato com o acervo de tal espaço cultural. A aplicação do projeto envolve alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental (8º E.F.), seu embasamento teórico-metodológico parte das leituras de Lynch (1997), Certeau (1998), Barthes (1982) e Kossoy (2009). Entre os produtos resultantes do projeto, destacam-se a exposição fotográfica na Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho e a elaboração de uma cartilha em formato flippingbook, disponível em plataforma online, comportando atividades realizadas na escola, na Casa da Cultura e em alguns pontos da cidade (saídas de campo).Item Práticas Museais na Escola: Narrativas sobre a Escola.(Universidade Estadual do Paraná, 2018-11-19) Brasil, Murilo de Almeida; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/7671807250598971; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Irschlinger, Fausto Alencar; http://lattes.cnpq.br/7496500409576059Práticas Museais na Escola: Narrativas sobre a Escola propõe uma oficina de musealização com foco na construção da narrativa histórica sobre a escola. Objetivou-se valorizar a escola enquanto patrimônio cultural afetivo a partir do diálogo entre ensino de história e educação patrimonial. Para tanto, a metodologia empregada na oficina baseia-se em ações educativas utilizadas nas práticas dos setores educativos de museus de história. A proposta surge da busca por metodologias que possibilitem aos alunos um contato com material histórico e com a prática de produção do conhecimento em História, permitindo aos mesmos uma percepção da história enquanto conhecimento construído, ao mesmo tempo em que valorizem bens culturais e instituições enquanto lugares de memória e produtores de identidade. Esta prática visa promover, através de práticas escolares, uma maior aproximação entre o ensino de história e a educação patrimonial, por um lado, e por outro possibilita ao aluno uma maior compreensão do processo de produção e narrativa do conhecimento histórico.Item A metodologia WebQuest na aula de história(Universidade Estadual do Paraná, 2018-12-13) Nascimento, Éder Dias do; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/0509120809615550; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Mendonça, Joseli Maria Nunes; http://lattes.cnpq.br/3018080704344341Com enfoque no uso escolar da internet , esta dissertação investigou as contribuições da metodologia WebQuest para o ensino de história analisando as produções de estudantes do ensino médio e fundamental . A base teórico -metodológica foi o conceito de competência narrativa, que diz respeito à forma de tratamento do saber histórico. O estudo se dividiu em três etapas: (1) elaboração de recurso educativo sobre a escravidão no estado do Paraná; (2) aplicação de um questionário com uso da plataforma survey monkey e (3) implementação do material produzido na escola selecionada para a pesquisa. A WebQuest mostrou-se uma metodologia exequível ; contudo , quanto a alguns elementos qualitativos das produções estudantis analisadas , os resultados não foram como esperado . De modo efetivo , ficou evidente que a metodologia WebQuest deve ser pensada a partir de propostas que considerem as especificidades do conhecimento produzido na disciplina de história e dos estudantes a quem ela se dirige . Após tais reflexões , como produto final desta dissertação , a WebQuest aplicada na terceira etapa foi reformulada e ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.Item No ritmo e na rima: ensinando História e Sociologia a partir da música do rapper Emicida(Universidade Estadual do Paraná, 2018-12-18) Perciliano, Michele; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/1693879279489530; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Gonçalves, José Henrique Rollo; http://lattes.cnpq.br/3295232368887413Este trabalho discute e apresenta as possibilidades didático-pedagógicas do uso da música como recurso didático no ensino de História tomando como referência a obra do rapper brasileiro Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida. A escolha do referido artista deveuse ao fato de suas músicas e demais atividades artísticas possuírem grande aceitação por parte da juventude brasileira, independentemente da classe social a que estes pertencem. Além disso, suas composições mencionam e problematizam aspectos da história da diáspora africana e da história do negro no Brasil em diferentes períodos e contextos, tais como as revoltas escravas, o cotidiano da escravidão, a desigualdade social, a discriminação, etc. A análise das canções foi feita a partir da leitura da historiografia sobre a História da diáspora negra no Brasil bem como a partir dos autores ligados à denominada Nova História Cultural. A partir da seleção de um conjunto de canções produzimos uma sequência de atividades didáticas para ser utilizada pelos professores das disciplinas de Humanas, sobretudo História e Sociologia, em harmonia com a aplicabilidade da Lei 10.639/03 - que instituiu o ensino de História da África e cultura afrobrasileira na educação básica.Item Religião e ensino de História: representações e narrativas de estudantes do ensino médio em Araruna/PR.(Universidade Estadual do Paraná, 2020-02-18) Silva, Ademir Ferreira da; Mezzomo, Frank Antonio; Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/2098388880359005; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; Maciel, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785A pesquisa buscou analisar as narrativas dos estudantes da Educação Básica acerca da religião e sua presença e visibilidade pública em Araruna/PR, discutindo sobre a construção histórica dos locais e práticas religiosas. Essa perspectiva é problematizada a partir das representações dos educandos, tendo em vista discussões do ensino de História que apontam para sua valorização enquanto sujeitos do processo educativo, no qual o tema da religião apresenta relevante contribuição pela influência que exerce na vida em sociedade como importante componente histórico-cultural. O trabalho consistiu no planejamento e aplicação de uma sequência didática com a turma do 2º ano do Colégio Estadual Princesa Isabel - Ensino Médio, a partir da qual os discentes representaram os elementos religiosos da paisagem urbana da região central da cidade de Araruna/PR, além de narrar sua relação com a história local. Organizados em pequenos grupos, eles foram orientados a coletar dados das instituições religiosas, socializar o resultado em sala de aula e produzirem narrativas históricas dos templos pesquisados, enfatizando sua relação com a história local. Também foram realizadas visitas guiadas com a turma e reaplicada a atividade inicial. Por meio das atividades eles demostraram a edificação de posicionamento crítico sobre as implicações políticas da ocupação do território e sua relação com o dinamismo das manifestações religiosas ao longo do tempo histórico. Igualmente, permitiram a compreensão acerca da visibilidade pública dos diversos templos religiosos, revelando histórias para além da imbricação do catolicismo com o Estado. Por fim, possibilitou problematizar a construção de estereótipos sobre as religiões de matriz africana, contribuindo com a promoção de uma cultura de respeito e tolerância na convivência com as diferentes crenças e práticas religiosas.Item Transcidadania no armário: da invisibilidade dos sujeitos históricos à construção de direitos de alunos e alunas trans em escolas públicas(Universidade Estadual do Paraná, 2020-02-18) Brito, Paulo Henrique de; Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/7700825185500204; Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; Asinelli, Araci; http://lattes.cnpq.br/9511955646520341O presente trabalho se realiza pela necessidade de discutir a invisibilidade dos sujeitos históricos, os alunos e alunas transexuais, e o reconhecimento da cidadania, bem como a luta diária pelo cumprimento de legislação favorável à população LGBTI+. Buscamos refletir sobre as novas possibilidades de construção identitária e de gênero, com olhares para as transversatilidades, em vista de discutir a cidadania trans no contexto do ambiente escolar, assim como identificar conflitos e dificuldades de acesso e permanência desses sujeitos nas escolas. Nesse sentido, ao analisar os contextos em que a sexualidade e identidades de gênero de alunos e alunas trans se apresentam, visamos identificar elementos que podem produzir os processos de exclusão ou de inclusão das diversidades identitárias na comunidade escolar. Ainda, com a pesquisa, pretendemos produzir material didático para profissionais da Educação Básica sobre a diversidade sexual, promovendo estratégias para a formação de professores e para o trabalho em sala de aula, em especial do ensino de História, que abordem a temática trans nas escolas. Para a construção da pesquisa, foi empregada a metodologia de história oral com alunos(as) e professoras trans, no intuito de compreender, a partir do relato dos próprios sujeitos, as dificuldades e preconceitos enfrentados na sociedade e no ambiente escolar. Tais entrevistas serviram de base para a produção de material audiovisual que pode ser utilizado na formação de professores(as) e em sala de aula, com os(as) estudantes, em especial da disciplina de História. A partir do material coletado, foram evidenciadas, com as entrevistas, as histórias de vida de pessoas trans, marcadas por preconceitos, discriminação e também superações da transfobia vivida cotidianamente em diferentes esferas: na escola, no trabalho, na família, na sociedade como um todo. Verificamos que a luta pela conquista e consolidação dos direitos e cidadania de pessoas transexuais é uma luta diária, não só da população trans, mas de todos os que, de alguma maneira, se identificam com a causa.Item A condição feminina e o uso de histórias de vida na formação da consciência histórica(Universidade Estadual do Paraná, 2020-04-24) Gonçalves, Giselia dos Santos Melo; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/5535731134474363; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; Urban, Ana Claudia; http://lattes.cnpq.br/1355400163710343Essa pesquisa teve como objetivo a criação de uma Unidade Temática Investigativa com o uso de história de vida de mulheres, destinada a alunos e alunas do ensino fundamental. Está fundamentada nos preceitos teóricos e metodológicos da Educação Histórica. As pesquisas reveladoras de expressiva desigualdade de gênero, altas taxas de feminicídio, violência baseada em gênero e invisibilidade das mulheres na historiografia e nos manuais didáticos, serviram de mote para a categorização do tema do projeto aqui apresentado como “histórias difíceis”, sendo essa a forma com que o historiador alemão Bodo Von Borries, define as histórias dos povos colonizados ou vítimas de genocídio. São histórias que despertam sentimentos como culpa, revanchismo e que, muitas vezes, se prefere esquecer. Nesses casos, a história oculta dos perdedores, como histórias de vida de mulheres, é uma forma de se difundir as histórias e tradições dos dominados. No entanto, a abordagem dessas histórias deve visar uma reconciliação entre os antigos inimigos (vítimas e perpetradores) ou consigo mesmo (afastando-se de culpas). A partir dessas análises, refletimos acerca da “contribuição do ensino de História para o processo de reconciliação no âmbito das relações de gênero”. Referenciamos nossos estudos em Rüsen (2009, 2011, 2012,2015), Beauvoir (2016), Perrot (2005, 2018, 2019). Os resultados indicam a possibilidade de uma aprendizagem significativa e de contribuição no processo de reconciliação.Item O Método como Conteúdo: Ensino de História por Diários de Pesquisa(Universidade Estadual do Paraná, 2020-05-07) Matos, Lucas Reis de; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/4567608518042215; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Reznik, Luís; http://lattes.cnpq.br/9171209579621221Esta dissertação tem por objetivo estabelecer considerações a respeito do ensino de História a partir dos Diários de Pesquisa, proposta de material didático que foi desenvolvida e aplicada no início de 2019 junto aos alunos do 6º ano A do Colégio Estadual Doutor Osvaldo Cruz, na cidade de Campo Mourão (PR), sob orientação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (Unespar). Nestes diários, os estudantes registraram relatos investigativos através da leitura e problematização de vestígios levantados em seus próprios espaços de convivência, desde o ambiente familiar até os bairros, a escola e o centro da cidade, partindo de etapas que tiveram por tema alguns dos elementos fundamentais da História enquanto ciência de referência, como, por exemplo, a relação espaço temporal, fontes, sujeitos, etc. Em sua dinâmica de aplicação, as temáticas de tais etapas foram antecedidas pelo debate em torno dos excertos trazidos pelo próprio livro didático da turma, o qual, já em seu primeiro capítulo, trata de introduzir os estudantes aos conceitos e fundamentos essenciais para a compreensão da disciplina. Quanto ao layout da produção, a composição dos diários foi organizada em atividades permeadas de ludicidade - passando pelo registro fotográfico, criação de desenhos, anotações, coleta de depoimentos, pinturas, leitura de mapas, entre outros – numa linguagem acessível à faixa etária dos estudantes, com textos concebidos em primeira pessoa. Assim, ao trabalhar a construção de tal proposta, objetivou-se que a inclusão do cotidiano nas aulas de História traga para o ensino da disciplina uma dimensão afetiva que forneça ao estudante suportes para a interpretação de sua historicidade. Por sua vez, espera-se que tal abordagem metodológica favoreça a construção do conhecimento histórico pelo entendimento de que os vestígios do passado se encontram em diferentes lugares, fazem parte da memória social e precisam ser trabalhados em sala de aula.Item Memorial Água da Fonte: Religiosidade Popular e devoção ao Monge João de Maria no Município de Farol – Pr (Narrativas e Produção Audiovisual)(Universidade Estadual do Paraná, 2020-05-14) Oliveira, Eva Simone de; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/5361395411278326; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Felipe, Delton Aparecido; http://lattes.cnpq.br/1673979833356158; Mariano, Helvio Alexandre; http://lattes.cnpq.br/8215875224190617A provável passagem pela cidade de Farol – PR do “monge das águas santas e das curas milagrosas”, o qual se insurgiu contra a igreja, desde fins do século XIX, e contra o estado, durante a Guerra do Contestado (1912-1916) e, cuja vida nômade foi do Brasil aos desertos dos Estados Unidos, é imbuída de mistérios e de muitas narrativas populares, que podem ser exploradas em uma aula de história. A devoção popular a João Maria no referido município levou-nos a estudar a provável passagem e permanência por algum tempo no Memorial Água da Fonte, observando comportamentos e manifestações que fazem da localidade um local sagrado para o povo. Como se trata de um assunto complexo não é nosso objetivo aprofundar esse estudo. Nosso objetivo é a elaboração de um material audiovisual dedicado ao ensino de história explorando a história do monge em Farol. Construindo um trabalho a partir da junção de história local, narrativas, autobiografia, religiosidade popular, mídias digitais e cinema, e no conceito de lugar social do historiador francês Michel Certeau, formatando um produto de linguagem cinematográfica a partir da junção da narrativa com a fotografia. Apresentando as práticas pedagógicas atuais, a fim de refletir o Ensino de História, o papel do historiador e do professor de história no processo de ensino e aprendizagem, levantando um debate de como as práticas pedagógicas são escolhas que refletem o lugar social do historiador/professor, e como as narrativas e as mídias digitais podem ser incorporadas às práticas pedagógicas. Refletindo também o conhecimento histórico produzido e a possibilidade de usá-lo como elemento ou recurso pedagógico na produção audiovisual nas aulas de história, além de produção documental própria sobre o tema. A junção de narrativa e fotografia na construção do curta-metragem reflete o olhar da pesquisadora sobre o objeto de estudo.Item Lugares de memórias na rede: educação patrimonial, espaços públicos e linguagens digitais para o ensino de história(Universidade Estadual do Paraná, 2020-05-22) Bernini, Giovani Marcos; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/3092790386835809; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Cainelli, Marlene RosaA Educação Patrimonial tem-se apresentado como importante instrumento pedagógico na construção do saber histórico, apesar de pouco perceptível sua incorporação nos currículos escolares tanto na formação de professores quanto de alunos. Desse modo, torna-se imperioso repensá-la a partir das articulações entre os currículos e as cidades. A presente pesquisa buscou elaborar e implementar uma alternativa metodológica para o ensino de História por meio da Educação Patrimonial, articulando escola, espaços públicos e redes digitais. A proposta desenvolveu-se na cidade de Toledo - Paraná, em um diálogo entre a historiografia oficial, memórias e percepções de estudantes e moradores. Aplicado como projeto extracurricular e composto por estudantes do Ensino Médio, contemplou diversas etapas como oficinas, visitas a espaços urbanos, debates, pesquisas historiográficas e intervenções nos espaços públicos. A pesquisa propôs uma metodologia delineada pela construção de um blog colaborativo que permite a visualização e interação das histórias locais a partir da “leitura” de Qr-Codes fixados em diversos lugares de memórias do município, colaborando para a discussão e disseminação do saber histórico para além dos espaços formais de educação. Os resultados obtidos foram satisfatórios e nos permitiram refletir sobre os usos da história na escola, na cidade e nas mídias digitais.Item História em Revista: as narrativas de Seleções do Reader’s Digest em sala de aula (1942-1949)(Universidade Estadual do Paraná, 2020-05-29) Catelão, Sidney de Melo; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/4765841174767133; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Ana Lucia da Silva; http://lattes.cnpq.br/4225922161858212Esta dissertação tem por objetivo a criação de atividades pedagógicas para o Ensino de História na educação básica. Desenvolvidas no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), estas atividades tiveram como tema o uso das narrativas da Revista Seleções do Reader’s Digest como fontes históricas no Ensino da disciplina de História. Sua metodologia pautou-se na investigação dos diversos discursos produzidos pela revista entre os anos de 1942 e 1949, no diálogo com a bibliografia responsável pela sua análise e no cotejamento desse material com o campo do ensino. Sua elaboração visou ao aprimoramento das estratégias de análise, leitura e produção narrativa na educação básica para abordar a imprensa, os documentos históricos e as fontes de informações em geral. A seleção de temas baseou-se nos aspectos contextuais em que este periódico estava inserido. Com formato de bolso, riquíssima em artigos e imagens que representavam o modo de vida americano (american way of life), e textos selecionados e condensados de livros e outras publicações, a revista conquistava e ampliava o número de leitores a cada nova edição. Chegou ao Brasil em fevereiro de 1942, dois meses após o país se alinhar aos Estados Unidos e aliados na Segunda Guerra Mundial estreitando a política de “boa vizinhança” entre os dois países. Nesse período, a publicação acompanhava o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, com narrativas que elegiam os nazistas, os japoneses e, posteriormente, no pós-guerra, os comunistas como “inimigos”. Esse contexto histórico abordado possibilitou a elaboração de quatro eixos temáticos: o primeiro aborda o nazismo; o segundo enfatiza a Política de “boa vizinhança” e o esforço de guerra; o terceiro tem como tema o Comunismo e o quarto eixo as representações de gênero, raça e classe.Item Ensino de História nos Anos Iniciais: contribuições teórico-práticas para professores e professoras no município de Curitiba.(Universidade Estadual do Paraná, 2020-07-08) Cassemiro, Flavia Izabel Keske; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; http://lattes.cnpq.br/2370508174245796; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Urban, Ana claudia; http://lattes.cnpq.br/1355400163710343Fundamental. O objetivo é contribuir na formação continuada dos professores e das professoras que atuam nessa área do ensino por meio de um material que une reflexões teóricas a atividades pragmáticas para o ensino de História, para que, assim, eles e elas possam impactar positivamente a vida escolar e a aprendizagem histórica de seus alunos e alunas. A relevância deste trabalho se dá devido ao fato de que, mesmo com um avanço nos estudos sobre o ensino de História, este não acontece na mesma intensidade quando se trata do ensino de História para os Anos Iniciais, principalmente no que tange à formação continuada de professores e professoras. Nesse sentido, no primeiro capítulo dessa dissertação apresentamos uma breve discussão bibliográfica sobre o ensino de História nos Anos Iniciais. Na sequência, expusemos três conceitos fundamentais para as aulas de História: fontes históricas, tempo histórico e ciência, e os relacionamos aos documentos, federal e do município de Curitiba PR, que prescrevem parâmetros e diretrizes do ensino Fundamental, sendo eles: a Base Nacional Comum Curricular (2017), o Plano Curricular: versão final de Curitiba (2016), o Currículo do Ensino Fundamental (2016) de Curitiba e o Caderno Pedagógico de História (2008) também de Curitiba. A partir dessas discussões, propusemos, como produto pedagógico, um Guia Didático de Atividades, que auxiliará os professores e as professoras diretamente em suas práticas cotidianas, respaldando suas aulas de História com um arcabouço teórico e prático. Dessa forma, professores e professoras terão acesso às atividades fundamentadas nos conceitos basilares da ciência histórica. São quinze atividades deste Guia, as quais estão divididas por ano escolar e por temas que perpassam por todo o Ensino Fundamental, sendo eles: autobiografia, infância, direitos/deveres, identidade/alteridade, patrimônio, tradições culturais e memória. Mais que um Guia a ser aplicado, a articulação entre discussão conceitual e sugestões pragmáticas por nós proposta tem o objetivo primordial de aguçar o interesse pelo ensino de História nos anos iniciais e propiciar condições iniciais para que professoras e professores generalistas possam continuar pesquisando, refletindo e criando suas próprias atividades com autoconsciência, assertividade e conectadas à realidade de seus alunos e alunas.Item A literatura de Carolina Maria de Jesus no ensino de história: uma sequência de atividades didáticas a partir da obra “Quarto de despejo” (1960).(Universidade Estadual do Paraná, 2020-09-23) Santos, Andreia Aparecida dos; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; http://lattes.cnpq.br/3850388146652788; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Chaves, Otávio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004Nos dias atuais os professores de diversas áreas do conhecimento, incluindo a História, enfrentam o desafio da superação diária para despertar o interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Diante da necessidade de novas metodologias para o Ensino de História, lançamos mão da narrativa literária como forma de promover, junto aos alunos, a construção de conhecimento histórico. A pesquisa consistiu no planejamento e aplicação de uma sequência didática para utilização em sala de aula, o material contém orientações didáticas para o trabalho da literatura como fonte histórica. A aplicação das atividades aconteceu em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio dos colégios Antonio Dorigon e Arroio Grande, ambos localizados no município de Pitanga – PR. Partimos da análise da biografia de Carolina Maria de Jesus e sua principal obra ―Quarto de despejo: diário de uma favelada‖ (1960). O conhecimento histórico desenvolve o senso crítico, determinados acontecimentos semelhantes ou não à nossa temporalidade nos permitem posicionamentos que resultam em uma autocompreensão e/ou autoconhecimento. Apoiados na afirmativa de Jörn Rüsen, quando este afirma que o Ensino de História deve contagiar o aprendizado e determinar a sagacidade com a qual o sujeito orientará sua vida, pensamos no Ensino de História para a Educação Básica objetivando contribuir para com mudanças substanciais nas práticas historicamente construídas encaminhando reflexões da consciência política e histórica ao abordar aspectos espaço/temporais presentes na obra literária.Item Como abordar a temática do comunismo nas aulas de história: uma proposta metodológica a partir dos games.(Universidade Estadual do Paraná, 2020-11-19) Silva, Cleverson José Catore da; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/1240793045087510; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Chaves, Otávio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004A presente dissertação tem como objetivo discutir estratégias acerca do uso dos games nas aulas de História tomando por base a temática do comunismo. Elemento do universo cultural de crianças e adolescentes, os jogos digitais se constituem numa importante ferramenta de aprendizagem histórica na medida em que podem auxiliar no desenvolvimento de conceitos históricas como tempo, espaço, economia, classe social, cultura, poder e narrativa, dentre outros. A escolha do comunismo como conteúdo norteador se deu em face de que esta noção continua sendo (res) significada e mobilizada na sociedade brasileira para justificar a defesa de determinados posicionamentos políticos por parte daqueles que veem esta doutrina como uma ameaça à religião, à família e à pátria brasileira. Para tanto, traçamos o percurso histórico de como este conceito se constituiu historicamente, sobretudo a partir da contribuição teórica de pensadores com Karl Marx e Vladmir Lenin. Em seguida, problematizamos como e quando as ideias comunistas chegaram ao Brasil e como foram recebidas pelos setores mais tradicionais da sociedade - culminando numa reação oposta a esta doutrina, ou seja, anticomunismo. Expresso em três matrizes principais – religião, liberalismo e militarismo -, o discurso anticomunista foi responsável por elaborar um conjunto de representações negativas acerca do comunismo, as quais, ainda hoje, povoam o imaginário popular e que são marcadas por exageros, equívocos e imprecisões históricas. Disseminada principalmente pelas redes sociais - tais como o facebook, instagram, twitter e youtube – essas representações exercem grande influência sobre a maneira pela qual estudantes e os indivíduos em geral (res) significam o conceito de comunismo tratado em sala de aula, sendo que tais narrativas muitas vezes se contrapõem à interpretação histórica do tema. Por fim, elaboramos um jogo digital para ser trabalhado com alunos do ensino fundamental II e que tem como narrativa a trajetória do comunismo no Brasil.Item Patrimônio, História Local e Ensino de História: Uma proposta de jogo de cartas sobre o Município de Campo Mourão - PR.(Universidade Estadual do Paraná, 2021-08-30) Cardoso, Paula Évile; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/6278987570243468; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Felipe, Delton Aparecido; http://lattes.cnpq.br/1673979833356158O presente trabalho discute a possibilidade de aplicação de metodologias ativas no Ensino de História, visando o trabalho docente no Ensino Fundamental, e apresenta uma proposta de metodologia de ensino ancorada numa abordagem lúdica, por meio de um jogo de cartas que objetiva que aluno ou aluna seja um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. As discussões presentes no trabalho dissertativo e no jogo perpassam o campo do patrimônio material e imaterial e a utilização de fontes na sala de aula, como as fotografias, os documentos oficiais e os jornais. A discussão teóricometodológica problematiza o Ensino de História, a relação entre História, memória e identidade e o estudo da história local. Também se problematiza a questão do jogo como elemento da cultura, partindo de referências clássicas como a de Johan Huizinga, e a relação entre o lúdico e o desenvolvimento da aprendizagem nas fases da criança, ancorados em Piaget e Vygotsky. Todas essas problematizações são acompanhadas do estudo das propostas de documentos que norteiam a educação e o ensino de História, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE) e Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP).Item APRENDIZAGEM HISTÓRICA E CONSTRUÇÃO DE JOGO: diálogo com alunos do ensino fundamental sobre o tempo(Universidade Estadual do Paraná, 2021-11-04) Hortêncio, Joelma da Costa Aranha; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/5072911455320143; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Siman, Lana Mara de Castro; http://lattes.cnpq.br/8177087400835460Esta pesquisa apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem que aconteceu por meio do processo de construção de um jogo desenvolvido com e para os estudantes do Ensino Fundamental. Este estudo visa evidenciar a função didático-pedagógica do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como uma ferramenta pedagógica importante no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Este trabalho também objetiva refletir sobre o tempo, para além da linearidade, analisando suas rupturas, permanências, simultaneidades, continuidades e descontinuidades, de maneira a reconhecer a historicidade do conceito de tempo e a presença das durações no nosso cotidiano. Os pressupostos teóricos que embasaram este estudo foram diálogos entre trabalhos de alguns autores que discutem o tempo histórico nos campos da Teoria da História, os saberes escolares e o ensino de História. Por meio da análise de conceitos sobre o tempo, saberes escolares e o processo colaborativo de desenvolvimento de uma ferramenta didática, para o ensino-aprendizagem de História, pode-se perceber que o lúdico associado ao ensino estimulou a autonomia de pensamento, propiciou questionamentos, a capacidade de indagar sobre fatos do passado e do presente, possibilitou a construção e o fortalecimento de atitudes historiadoras, incentivou o pensamento histórico dos estudantes e favoreceu o desenvolvimento do entendimento sobre o tempo histórico.
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