Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PROF FILO
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PROF FILO por Assunto "Ensino de Filosofia. Meme. Aprendizagem Significativa."
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Item OS MEMES JUSTIFICAM OS FINS: O ENSINO DE FILOSOFIA E A UTILIZAÇÃO DE MEMES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA(Universidade Estadual do Paraná, 2024-09-06) JUNIOR, José Carlos Alves dos Santos; ALMEIDA, Antônio Charles Santiago; http://lattes.cnpq.br/5446755649820726; http://lattes.cnpq.br/6297574698917330; STADLER, Thiago David; http://lattes.cnpq.br/6488253625581935; ROSA, Roberto Sávio; http://lattes.cnpq.br/7420657151915135Este trabalho investiga a utilização de memes como estratégia didática no ensino de Filosofia, com o objetivo de analisar seu potencial para promover a aprendizagem significativa, ampliar o engajamento dos estudantes e favorecer a construção do pensamento crítico. A pesquisa considera os memes como ferramentas pedagógicas que, ao combinar elementos de humor, crítica social e criatividade, tornam-se recursos eficazes para aproximar conceitos filosóficos abstratos da realidade cotidiana dos alunos, facilitando a compreensão e a reflexão sobre temas complexos. Os memes, enquanto fenômeno da cibercultura, representam uma linguagem digital amplamente utilizada pelos jovens, o que os torna uma ponte importante entre os saberes formais e as experiências pessoais dos estudantes. Nesse sentido, o estudo também explora como essas ferramentas podem contribuir para a renovação das práticas pedagógicas, tornando-as mais atrativas e conectadas às dinâmicas sociais contemporâneas. A pesquisa enfatiza que o uso planejado e contextualizado de memes em sala de aula pode atuar como um mediador cultural, capaz de despertar o interesse pela Filosofia e de incentivar uma postura mais reflexiva e participativa nos processos de aprendizagem. Adicionalmente, a investigação destaca a necessidade de articular o uso de memes com abordagens metodológicas fundamentadas em objetivos claros e teoricamente consistentes, promovendo não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o estímulo à criatividade, à autonomia intelectual e à formação de cidadãos críticos e éticos. Por fim, a análise reforça a relevância de práticas pedagógicas que dialoguem com os desafios do mundo contemporâneo, apresentando os memes como uma ferramenta educativa inovadora, capaz de enriquecer o ensino de Filosofia e aproximá-lo das realidades e interesses dos estudantes, sem perder de vista os objetivos formativos do processo educacional.