Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES por Assunto "Cinema e Educação. Mediação Cultural. Festivais de Cinema. Cinema Ambiental."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item MEDIAÇÕES CULTURAIS ENTRE O FESTIVAL DE CINEMA E A ESCOLA: um estudo de caso do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-26) ASSUNÇÃO, Morgana Souza; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563; http://lattes.cnpq.br/3005835694947968; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; MACHADO, ELIANY SALVATIERRA; http://lattes.cnpq.br/9514076768463655Esta pesquisa teve por finalidade ampliar o debate sobre Cinema e Educação, discutindo a mediação cultural realizada nas escolas por festivais de cinema, em estudo de caso de duas ações formativas do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental FICA: o Se Liga no FICA (2016) e o FICA Atitude (2018). A mediação cultural em cinema foi abordada partindo das definições de mediação e das práticas de mediação cultural. Nos apoiamos na Hipótese-Cinema de Alain Bergala (2008), com seus conceitos de pedagogia de criação e análise de criação, para discutir o cinema na escola, da exibição à criação cinematográfica em contexto educativo. Pelas especificidade do FICA, a dissertação apresenta diferentes abordagens conceituais de meio ambiente e suas representações sociais; as classificações de educação ambiental; além dos usos do audiovisual na educação ambiental; o debate do cinema ambiental como gênero cinematográfico e a importância dos festivais de cinema temáticos sobre meio ambiente. Foram analisadas as mediações culturais no FICA de 2016 e 2018, atentando-se aos projetos Se Liga no FICA e no FICA Atitude, a partir de documentos (catálogos e editais de chamamento público) e dos vinte e sete filmes produzidos. Concluiu-se que a mediação cultural do cinema ambiental na escola reproduz a dicotomia entre cinema e meio ambiente/educação ambiental. Conforme a metodologia e/ou proposta pedagógica adotada, as representações sociais e apreensões de meio ambiente se distinguem. A experiência estética é potencializada quando a dimensão artística do cinema é centralizada.