Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR
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As primeiras dissertações de mestrado foram defendidas na UNESPAR em 2015. Desde então, cada Programa de Pós-Graduação vinha hospedando os trabalhos em seu próprio site. Chegou a hora de a UNESPAR centralizar e coordenar a produção acadêmica dos Programas neste espaço. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR permite acesso coordenado e centralizado a essa produção, com mecanismos de busca e dados organizados. Em breve os trabalhos estarão acessíveis. No momento, o conteúdo eventualmente encontrado nesta página está disponível em caráter de teste.
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Item A FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS NA MEDIAÇÃO DE ESPECTADORES: O DITO E O QUE RESTA A DIZER(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/30) LUZ, Juliana. Correia; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/0643851715292605; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; NININ, ROBERTA; http://lattes.cnpq.br/1920667853739253; MEDEIROS, FÁBIO HENRIQUE NUNES; http://lattes.cnpq.br/9427658023758154O presente trabalho investigou potencialidades de fotografias de espetáculos teatrais como recurso pedagógico de mediação de espectadores de teatro, propondo a inserção de fotógrafo de espetáculos no setor das ações educativas e suas contribuições às atividades de mediação. Para tanto, adota-se como base teórica as contribuições de autores como Flávio Desgranges, Maria Lúcia Pupo, Roberta Ninin, Robson Rosseto, no que tange aos estudos que envolvem o espectador e a mediação teatral. Especialmente Susan Sontag, colabora na reflexão acerca das práticas fotográficas. Emidio Luisi, Filomena Chiaradia e entrevistas realizadas com fotógrafos da cena teatral curitibana, contribuem sobre as particularidades da fotografia de espetáculos. Com vistas à relativização das fronteiras entre obra e espectador, o fotógrafo de teatro e o espectador são analisados como partícipes da obra teatral no que se refere aos processos de mediação. A pesquisa de campo é baseada na metodologia de um estudo exploratório que tem como subsídio a fotografia de cena como disparador no desenvolvimento de procedimentos metodológicos de mediação teatral. As propostas de mediação foram desenvolvidas com os espectadores do espetáculo A casa que nunca habitei, realizado em Curitiba, em 2022. Como resultado desta investigação, uma proposta artístico/pedagógica de mediação teatral é apresentada com base nas fotografias, considerando como ocorrem os processos de fruição de espectadores, também partícipes da obra teatral, e o envolvimento do fotógrafo, localizando este profissional em uma perspectiva de espectador e mediador teatral.Item A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE O USO DO CINEMA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE OURINHOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/26) Silva, Julya Gonçalves da; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; http://lattes.cnpq.br/7447756447254136; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; SILVA, ANALÍGIA MIRANDA DA; http://lattes.cnpq.br/6440145397352380; MOMOLI, DANIEL BRUNO; http://lattes.cnpq.br/7701594143194418; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717A presente pesquisa tem como finalidade discutir sobre o uso do cinema no contexto escolar, enfatizando sua natureza como linguagem artística, frequentemente negligenciada. Dessa forma, este estudo tem como intuito analisar as possibilidades de apresentação de filmes no espaço educacional em diferentes áreas do conhecimento, pensando o cinema a partir dele mesmo e na sua interface com a escola. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo em cinco escolas públicas e estaduais do município de Ourinhos/SP, onde entrevistamos 12 educadores e educadoras que atuam nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo geral é investigar e analisar de que forma o cinema, está presente nas práticas pedagógicas de professores e professoras dos anos finais do ensino fundamental, de escolas públicas e estaduais do município de Ourinhos. A partir disso, levantamos a seguinte problemática: de que maneira as práticas pedagógicas de educadores e educadoras de diferentes componentes dos anos finais do ensino fundamental têm envolvido o cinema, nas escolas da cidade de Ourinhos? O referencial teórico e metodológico voltou-se para a leitura e análise das obras dos seguintes autores e autoras: Alain Bergala (2008), Adriana Fresquet (2013), Rosália Duarte (2002), Marcos Napolitano (2019), Paulo Freire (1996) e Rosa Maria Bueno Fischer (2008). Realizamos a análise dos dados por meio da abordagem de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). O estudo se classifica como bibliográfico, de natureza teóricoprática, com abordagem qualitativa e delineamento descritivo-explicativo. A pesquisa utilizou a leitura bibliográfica para construção do referencial teórico-analítico e entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados.Item À Luz de Bruel: O processo de criação, produção e difusão do documentário(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/04) SILVA, Dorotéia Werner; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/2803624521035094; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; CAMARGO, Hertez Wendel.; http://lattes.cnpq.br/2778413245735367; BORGES, Paulo Humberto Porto; http://lattes.cnpq.br/3666391237095572; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717O memorial "À Luz de Bruel: O Processo de Criação, Produção e Difusão do Documentário" tem como objetivo apresentar o processo de criação e desenvolvimento do documentário de curta-metragem "À Luz de Bruel". Neste trabalho, apresento o desenvolvimento da ideia, do argumento e do roteiro, além das etapas de produção audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção, até a difusão do produto finalizado em festivais e mostras. O personagem principal do documentário é o iluminador paranaense Beto Bruel. Ao longo do documentário, são apresentados depoimentos de personalidades do teatro nacional e do próprio artista. Com relação aos aspectos específicos dos processos em torno do documentário "À Luz de Bruel", utilizo interlocuções com integrantes da equipe para obter informações precisas e detalhadas. A partir de uma pesquisa exploratória e revisão de literatura acerca do audiovisual e documentário, foi delineado o referencial teórico utilizado no presente trabalho. Autoras e autores como Manuela Penafria, Bill Nichols e Eduardo Coutinho contribuíram na área do documentário. Destaco ainda Chris Rodrigues, que, a partir de sua extensa bagagem na produção cinematográfica, possibilitou que alguns pontos importantes fossem delineados. Para a discussão da direção e fotografia, utilizei as contribuições de Sidney Lumet, entre outras autoras e autores, que foram importantes para o desenvolvimento deste memorial.Item A PERCEPÇÃO DIGITAL NA POÉTICA DE SERGIUS ERDELYI: SINESTESIA EM PROCESSO DE CRIAÇÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2023/07/28) Wozniack, Bruno Henrique; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/1940146888777859; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; BASBAUM, Sergio; http://lattes.cnpq.br/0777127477216804; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526WOZNIACK, Bruno H. A Percepção Digital na poética de Sergius Erdelyi: sinestesia em processo de criação. Dissertação - UNESPAR, Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba, 2023. A seguinte dissertação propõe analisar o processo criativo do artista Sergius Erdelyi (1919-2015), criando um método de análise que busca as similaridades entre suas obras que apresentam cunho sensorial sinestésico com as características do conceito de Percepção Digital de Basbaum (2005), intrinsecamente relacionado a arte, a sinestesia, a tecnologia digital emergente na cultura contemporânea e a percepção, para assim responder a seguinte pergunta: Como o conceito de Percepção Digital de Basbaum pode contribuir para uma investigação do processo criativo sinestésico e dos diversos experimentos interativos e multissensoriais que estão presentes na obra de Sergius Erdelyi? A pesquisa tem caráter exploratório e faz uma análise qualitativa com método bibliográfico e estudo de caso, que investiga e expõem o trabalho do artista como representação desta forma perceptiva apresentada pelo conceito, buscando ampliar a capacidade reflexiva sobre as produções artísticas, as perspectivas do estudo científico a respeito do tema, assim como o reconhecimento do artista.Item AGINDO A FILOSOFIA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/27) RIBEIRO, FERNANDO CESAR; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/4849444468933750; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; NETO, PAULO VIEIRA; http://lattes.cnpq.br/5651365091491667; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885Na presente dissertação defendo que desempenho uma reflexão filosófica por meio de minhas ações em performance. Para tal, apresento uma estrutura composta por preâmbulo, dois estudos principais, um estudo intermediário, além de uma pequena conclusão. No preâmbulo defino o terreno artístico e filosófico desta pesquisa, sendo a performance arte e a filosofia da ação de Paul Ricœur, respectivamente. No primeiro estudo, direciono-me ao exame de como e quando o agir se torna um filosofar a partir de uma investigação no campo da criação, na qual abordo obras, discuto e proponho novos conceitos como criação em processo, agir-filosofar e filosofar prático. Após introduzir o conceito de particulares básicos da performance arte no estudo intermediário, investigo o filosofar prático em duas etapas: a primeira relacionada à ação e a segunda aos demais particulares. A pesquisa abrange um período de dez anos de minha produção artística, delimitada entre os anos de 2010 e de 2019. Em todo o seu corpo apresento e discuto conceitos e teorias de filósofos como Paul Ricœur, Santo Agostinho, G. E. Anscombe, Hannah Arendt, J. L. Austin, Arthur Danto, Donald Davidson, J. Searle, P. F. Strawson, Charles Taylor, Paul Valéry e G. L. von Wright.Item Carto(Coreo)Grafias: Corpoterritório como Potência de Criação em Dança em Abya Yala(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/26) Omoto, Adriana Sayuri; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; http://lattes.cnpq.br/5975122749992443; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; Renata Santos Roel; http://lattes.cnpq.br/7281815410210961; Barbara Leite Matias; http://lattes.cnpq.br/2749154842005009A partir da análise e desdobramentos da noção de Corpoterritório em contextos de criação artística, a pesquisa pretende proporcionar um olhar aprofundado e descolonizador com respeito às abordagens de alguns processos contemporâneos de criação em dança e performance na América Latina, refletindo sobre as implicações das territorialidades nos nossos corpos. Partindo desta análise, a proposta é identificar as misturas que nos compõem enquanto corpos latinos, como entendemos nossos universos subjetivos para o fazer artístico no contexto latino-americano e porque compreender o conceito de emancipação poderia ser uma forma de cruzar as linhas abissais que nos distanciam de referenciais da nossa própria história. A proposta da dissertação está vinculada também a um mapeamento carto(coreo)gráfico que ilustra, através das grafias de movimento (coreografia/composição) e grafias de territórios (cartografia), estratégias de diluição das fronteiras que nos separam enquanto criadoras(es) do e no Sul global.Item COISAS-RITUAIS: ESPAÇO, TEMPO E PRESENÇA EM PERFORMANCE ARTE(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/25) AMATO, Eduardo. Cardoso; SILVA, Amabilis de Jesus; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/4082979510642647; SILVA, Amabilis de Jesus; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; PELED, Yiftah; http://lattes.cnpq.br/6130136128034985; NORONHA, Fabio Jabur; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595Este memorial dissertativo lida com relatos de experiências vividas em workshops, oficinas, encontros de artistas, rodas de conversas e cursos de curta duração, objetivando sublinhar a possibilidade de uma formação que se dá a partir do contato com as estratégias de criação, metodologias e procedimentos de diferentes artistas da performance arte. Nesse sentido, os aportes de reflexões são constituídos por manifestos, feedbacks, pequenos escritos compartilhados, textos e artigos publicados pelos/as artistas, e os estudos de pesquisadores/as e críticos/as sobre suas obras. Embora as descrições visem a totalidade dos acontecimentos, há um recorte que intenta o aprofundamento em três eixos: o espaço, o tempo e a presença. Tais eixos também se interligam com a última parte da pesquisa, aquela que trata das lembranças de rituais judaicos vividos no meu cotidiano, considerando-as, de igual modo, constituintes da minha formação.Item CONHECIMENTO CORPORIFICADO: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO ENSINO SUPERIOR EM DANÇA(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/29) LIMA, Jenifer; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/8649985024909449; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; TRIDAPALLI, Gladistoni dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2924820297611148; SILVA, Rosemeri Rocha; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615O presente estudo apresenta narrativas de experiências autobiográficas de pessoas que vivenciaram diferentes momentos da história do segundo Curso Superior de Dança criado no Brasil, atualmente inserido na Universidade Estadual do Paraná – Unespar, na cidade de Curitiba, Paraná. As narrativas são articuladas com dados bibliográficos sobre as principais alterações ocorridas na organização curricular e nos processos de ingresso neste curso ao longo do tempo. A pesquisa é orientada metodologicamente pela fenomenologia hermenêutica e pelo Método Interpretativo Biográfico proposto por Max van Manen, com foco na coleta de dados de memórias corporificadas como pressuposto de produção de conhecimento na área das Artes. O estudo foi realizado com dezesseis pessoas com idades entre 21 anos e 75 anos, diferentes identidades gênero, etnia e condição socioeconômica, as quais atuaram ou atuam neste curso como docentes e/ou discentes em diferentes momentos, ao longo de suas quase quatro décadas de existência. Durante as entrevistas, foi solicitado que as pessoas participantes relatassem memórias de experiências (positivas e negativas) que considerassem mais relevantes, relativas ao processo de aproximação inicial de cada pessoa com a dança, da experiência do ingresso no curso, nos processos de ensino e aprendizagem, nas mudanças curriculares vivenciados ao longo do tempo, procurando evidenciar as subjetividades das sensações e emoções corporais mais vivas na memória de cada pessoa entrevistada, assumindo as narrativas tais como foram contadas, como discursos corporificados produzidos pela memória autobiográfica, em ressonância com abordagens propostas por Francisco Varela e António Damásio. O estudo revelou uma forte conexão entre as narrativas das experiências vividas pelos(as) participantes, as alterações curriculares e os processos seletivos de ingresso, particularmente no que se refere à acessibilidade e inclusão da diversidade corporal e de diferentes manifestações de dança no âmbito do curso ao longo do tempo.Item CONSTRUINDO OLHARES: PEQUENO GUIA DE AUDIOVISUAL PARA EDUCADORES(Universidade Estadual do Paraná, 2023/06/01) Machado Junior, Iveraldo C; CAMARGO, Marcos H; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/1639458627827952; CAMARGO, Marcos H; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; MENDES, MARIA CRISTINA; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780Vivemos em um mundo digital, com um grande fluxo de informações e conhecimentos que circulam na sociedade em rede, e com isso a produção e o consumo de audiovisual passou a fazer parte do nosso cotidiano. Diante disso, como a educação tem lidado com essa realidade? Construindo Olhares é uma proposta pedagógica que versa sobre audiovisual, cujo objetivo foi a produção de uma série de 3 episódios que apresenta uma introdução ao universo do audiovisual voltada a educadores que desejam utilizar essa ferramenta pedagógica em seus processos de ensino e aprendizagem. Navegando através da cibercultura, cinema, educação, a etapa de concepção, desenvolvimento e produção da série, analisa cada um dos episódios a partir de suas temáticas, escolhas estéticas e do processo de realização. Traz ao debate Paulo Freire, Bell Hooks, Pierre Lèvy, Manuel Castells, Marcos Camargo, Solange Stecz, Marília Franco e Cezar Migliorin, além de observar dados da pesquisa TIC Educação 2019, a fim de compreender mais sobre a relação entre educação e o uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula no Brasil. Para que os educadores possam contribuir na formação dos educandos, é crucial a compreensão dos elementos e técnicas que compõem a linguagem audiovisual, que tem a capacidade de trabalhar habilidades valiosas como a análise crítica, comunicação eficaz e a expressão criativa. Em um mundo cada vez mais conectado, onde a tecnologia e a comunicação têm um papel fundamental em nosso cotidiano, essas habilidades tornam-se fundamentais. Ao propor a experiência do trabalho com audiovisual, os professores possibilitam oportunidades na formação dos estudantes para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.Item CORPO, LINHA E HISTÓRIA: ESTUDO DO PROCESSO CRIATIVO EM DANÇA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/17) SPAGNOLO, Mariah Spagnolo; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; http://lattes.cnpq.br/3067471301103459; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; ROEL, Renata Santos; http://lattes.cnpq.br/7281815410210961; KRÜGER, CAUÊ; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508A presente pesquisa propõe um estudo reflexivo acerca dos processos de criação em dança, a partir do conceito de linha (INGOLD, 2007) no contexto do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da UNESPAR/FAP. Pretende-se compreender os princípios que direcionam um determinado processo criativo, e como as informações que constroem a obra são entendidas como índices de desenvolvimento do pensamento que, além de construírem sentidos dramatúrgicos, alimentam discussões teóricas e mobilizam os modos de entender e fazer dança. Este estudo de caráter teórico-prático utiliza os mapas de criação (SILVA, 2013) como estratégia metodológica de estruturação e revisitação, facilitando o acesso e o desdobramento do objeto de investigação. Esta pesquisa também se aproxima do conceito de "fazer-dizer" (SETENTA, 2008), abordado por Jussara Setenta, que considera a dança um tipo de fala do corpo, no sentido de uma comunicação que não somente transmite a informação, mas que a produz e ressignifica. A abordagem somático-performativa (FERNANDES, 2014a) aparece como suporte para defender a prática como pesquisa e a arte enquanto área de conhecimento, já que este estudo foi conduzido pelo processo criativo, que resultou em dois solos autorais em dança. A linha, para além do objeto de estudo, é também a lógica que estrutura esta pesquisa e guia a prática criativa.Item CORPOS LONA E UM CIRCO DE MIL MULHERES(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/26) PRADO, Marina de Almeida; SILVA, Rosemeri Rocha; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; http://lattes.cnpq.br/5460085367396853; SILVA, Rosemeri Rocha; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; TUCUNDUVA, BRUNO BARTH PINTO; http://lattes.cnpq.br/4604344821447049Essa pesquisa surge de uma inquietude do e no corpo, de mulher, filha, mãe, professora, artista e pesquisadora. Tem como objetivo e desejo, compartilhar de forma poética, narrativas e memórias de mulheres de circo, atravessadas pelas memórias da autora dessa pesquisa. Considerando a importância de mulheres fazedoras de arte que representam e ocupam com seus corpos o cenário artístico e educacional, foram realizadas conversas sobre o ser mulher circense com cinco artistas convidadas, mediando com os estudos da historiadora circense Ermínia Silva (2007), com a pretensão de investigar e produzir materiais que reverberem essas memórias, histórias e saberes. Esse material será analisando a partir do olhar sobre “história” que tem o antropólogo britânico Tim Ingold (2012), com base na teoria do corpo sem órgãos do Filósofo Francês Gilles Deleuze e seu colaborador Félix Guattari (1997) e tateando os estudos sobre performatividade de gênero da autora Judith Butler (2018). Pretende-se dar voz a um termo que apresento nesta pesquisa, intitulado “Corpos Lona”, com o propósito de justificar um corpo como metáfora de uma lona em movimento, ligado às mulheres de circo. A partir do firmar desse termo, narro como foi o processo de criação da obra artística “Um circo de mil mulheres”, criada a partir dessa pesquisa de mestrado e que nos conta em movimento, o que discorro em palavras aqui. Para chegar a um recorte conclusivo, será posto em narrativas cruzadas, todas as conversas, o termo proposto corpos lona, a obra artística e uma vivência pessoal da autora, dentro de um circo tradicional. Reforçando que a memória é um dispositivo de resistência, e que a partir do momento em que revivemos e rememoramos, podemos transformar nosso entorno, construindo o presente atualizado a partir das lembranças corporalizadas.Item CRÍTICA DE ARTE E VANGUARDA NO BRASIL – ANOS 1960(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/25) FRANSOLINO, MILENA; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/8559212139993307; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; REIS, PAULO R. O.; http://lattes.cnpq.br/7123959718032577; KAMINSKI, ROSANE; http://lattes.cnpq.br/0588374677778245A crítica de arte brasileira, a partir de meados do século XX, apropria-se de um lugar mais influente na discussão em torno da arte de vanguarda feita em terras nacionais. Frente ao autoritarismo do Estado a partir do golpe de 1964, artistas e críticos passaram a assumir posições mais contundentes e críticas diante da realidade brasileira. Dos artistas, esperava-se uma maior comunicação com o espectador e que a arte se tornasse mais acessível, a partir do retorno da figuração, dos objetos e da utilização de materiais diversos, muitas vezes precários, que faziam alusão à situação social de um país subdesenvolvido. A crítica trazia ao debate assuntos como o subdesenvolvimento, a ditadura, a indústria cultural e o anti-imperialismo. A ordem do dia era, então, a tomada de posição perante a realidade nacional e uma arte comprometida com o seu tempo. As mudanças na realidade sociopolítica afetaram diretamente a produção dos artistas e, por consequência, o exercício crítico no Brasil – o campo intelectual passou a desempenhar um papel de resistência contra o governo autoritário. Nesse sentido, esta pesquisa se ancora principalmente em textos escritos por reconhecidos críticos de arte entre os anos de 1965 e 1968 para buscar compreender de que forma se deu a discussão acerca da arte de vanguarda no Brasil. Pretende-se, sobretudo, acompanhar a noção pública de vanguarda na arte brasileira através de textos escritos em torno das exposições que traziam artistas percebidos como vanguardistas pela crítica e, por fim, interpretar as variações e especificidades dos conceitos de vanguarda no Brasil conforme operados pelos críticos dentro do recorte temporal aqui proposto. Esta dissertação não se propõe a discutir um conceito de arte de vanguarda único e acabado; pretende-se compreender, ao invés disso, as variadas concepções do que seria uma arte de vanguarda para os críticos em exercício no Brasil dos anos 1960.Item CURADORIA DO ESPAÇO: UMA PROPOSTA EDUCATIVA EM CONTEXTO DRAMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/23) OBATA, Junior Ken Iti; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/4015411773069222; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; VALE, FLÁVIA JANIASKI; http://lattes.cnpq.br/2394281053017478; PEREIRA, DIEGO DE MEDEIROS; http://lattes.cnpq.br/7952493975205748A presente pesquisa busca contribuir com a prática pedagógica de professores no âmbito da educação infantil, por meio da curadoria do espaço em contexto dramático. Entende-se por curadoria do espaço o cuidado na seleção de um espaço, integrando as materialidades e as linguagens que compõem esse espaço educativo, considerando-o como um educador. Ao criar este ambiente que busca convidar crianças a brincarem, se relacionarem, interagirem, socializarem e construírem conhecimento por meio da linguagem teatral, proporcionando aprendizagens derivadas da experiência. A ausência de materialidade ao compor um contexto dramático pode limitar as possibilidades lúdicas da criança durante a prática experimental. Além disso, a escolha intencional da prática educativa orienta a linguagem predominante na expressão e codificação das crianças, influenciando suas aprendizagens e desenvolvimento. Para abordar essas questões, foi estruturado um esquema metodológico denominado “Tríade da Experiência Dramática”, a estratégia de planejamento na criação do contexto dramático, considera três elementos fundamentais em sua concepção: a curadoria do espaço, a ação dramática do/a professor/a e os indutores dramáticos. A partir deste esquema metodológico, busca- se promover práticas educacionais influenciadas pelo conhecimento do Teatro e suas implicações no desenvolvimento infantil. A metodologia de pesquisa para a coleta de dados foi a pesquisa participante, realizada por meio da observação participante, registros de áudio e imagens. Esses registros documentaram as interações das crianças em contextos dramáticos propostos, sendo analisados qualitativamente. A pesquisa foi concentrada em quatro estratégias implementadas com crianças de quatro a seis anos na Educação Infantil durante o ano de 2023, em uma instituição de ensino particular em Curitiba-PR. A coleta de dados ocorreu in loco nas aulas da Oficina de Teatro ministrada pelo pesquisador, professor e autor desta pesquisa. O aporte teórico da pesquisa é fundamentado em diversos autores como António Damásio, Diego Pereira, Flávia Janiaski, Jorge Larrosa, Loris Malaguzzi, Manuel Jacinto Sarmento, Marcos Camargo, Peter Slade e William Corsaro. Os resultados indicam a possibilidade de experimentação em outros contextos do esquema metodológico da Tríade da Experiência Dramática como proposta educativa para crianças de quatro a seis anos de idade.Item IMAGENS DE SÃO SEBASTIÃO: A CONSTRUÇÃO DE UMA ICONOGRAFIA QUEER(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/24) MADLENER, Francine; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/1531732379555547; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; ALVES, RICARDO HENRIQUE AYRES; http://lattes.cnpq.br/7515345224876748; CAMARGO, Marcos Henrique; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367A presente pesquisa investiga a representação de São Sebastião, mártir da igreja católica, que a partir do período Moderno se torna explicitamente parte da iconografia homoerótica presente até o momento na arte contemporânea. A pesquisa busca entender como São Sebastião se tornou um ícone e patrono não-oficial da comunidade gay. Partindo da ideia de que a representação do mártir durante o Renascimento já continha implicitamente um apelo erótico, vendo que certas escolhas estéticas na imagem do santo tendem a uma erotização do corpo jovem masculino, a expressão de prazer na inflição de dor e restrição física e uma aparência andrógina de São Sebastião. Assim, teríamos uma apropriação mútua do homoerotismo pela igreja católica e uma apropriação de artistas gays de um santo? Esta iconografia ainda se repete na obra de vários artistas brasileiros contemporâneos. Pretende-se fazer um levantamento de diferentes artistas que se apropriaram da imagem de São Sebastião – já fora de um contexto artístico exclusivamente cristão.Item LANCHONETE<>LANCHONETE UMA PRÁTICA EM ARTE, POLÍTICA E EDUCAÇÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2023/12/14) KRINSKI, LAILANA; Bandeira, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/8420424224147550; Bandeira, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; HONORATO, Cayo; http://lattes.cnpq.br/8539725380344782; JUNG, Milla; http://lattes.cnpq.br/3437923035152043; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844Esta pesquisa disserta sobre a proposta artística Lanchonete<>Lanchonete, criada pela artista e ativista Thelma Vilas Boas. A reflexão abrange o contexto da virada social e virada pedagógica na arte, a partir de um recorte centrado na autora britânica Claire Bishop e seus interlocutores, principalmente quanto às relações estabelecidas entre arte, política e educação defendidas por Jacques Rancière, Paulo Freire e Luis Camnitzer. Este trabalho investiga como tal prática coloca em questão os processos pedagógicos tradicionais e o estatuto da arte em sua relação de aproximação e distanciamento com as discussões trazidas pelos autores. O recorte foi delimitado a partir da experiência em arte e educação que ocorreu em 2019 na Lanchonete<>Lanchonete, seus possíveis desdobramentos e sua continuidade em 2022 e 2023. Desenhada como um estudo de caso, a pesquisa contribui com o levantamento documental sobre o projeto Lanchonete<>Lanchonete e sua relação com o debate sobre a virada pedagógica no contexto brasileiro, bem como amplifica os significados construídos para que possam ser compartilhados com a comunidade. A fundamentação principal se concentra na contribuição de autores como Claire Bishop, Grant Kester, Jacques Rancière, Paulo Freire e Luis Camnitzer. Entre as metodologias de investigação, destacam-se uma revisão bibliográfica sobre o contexto e a opção pelo método cartográfico para os processos de análise. Conclui-se que Lanchonete<>Lanchonete pode ser pensada a partir das teorias da virada social e virada pedagógica. Apresentamos também como a Lanchonete<>Lanchonete participa das discussões internacionais sobre trabalhos de cunho participativo e como seus processos e diretrizes respondem às críticas levantas a respeito daquelas teorias.Item NARRATIVAS CORPÓREAS: O ESTÍMULO COMPOSTO NA MEDIAÇÃO DE PRÁTICAS TEATRAIS ACESSÍVIS JUNTO A ESTUDANTES CEGOS E COM BAIXA VISÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2024/03/28) LAURENTINO, Mariane de Cássia; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/0142806294050418; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; MENEGAZ, WELLINGTON; http://lattes.cnpq.br/4339892040710332; PINHEIRO, LUCAS; http://lattes.cnpq.br/9869389697175337A presente dissertação objetiva (re) visitar a metodologia do Estímulo Composto, desenvolvida por John Somers enquanto uma possibilitadora da construção de narrativas, abordando processos de achegamento para com as práticas teatrais, junto a pessoas cegas e com baixa visão. Para tal, tenciona-se analisar e conversar com diferentes perspectivas, passando pelas contribuições sobre o conceito de experiência de pesquisadores como John Dewey e Jorge Larrosa Bondía, assim como, a metodologia do Drama, fundamentado nos estudos de Beatriz Cabral e do Jogo Dramático de Peter Slade, passando ainda pelos trabalhos em mediação teatral de Flávio Desgranges, Robson Rosseto, Juliana Partyka e Ney Wendell. E é inspirado em Larrosa e seu conceito de sujeito da experiência que surge o personagem Zulmiro, o pirata em Curitiba. Persona real, ponto de partida para a criação do pacote de estímulo das experiências expostas nesta pesquisa e que, ganha vida ao entrelaçar- se com as histórias de estudantes cegos e com baixa visão, em idade adulta, que frequentam o Centro de Atendimento de Educação Especializado, mantido pelo Instituto Paranaense de Cegos - IPC, na cidade de Curitiba. Por conseguinte, o presente estudo, pretende compreender, como mediar movimentos que propiciem um achegar do corpo cego e baixa visão para com as práticas teatrais, convergindo o processo Drama e o jogo teatral. Ampliando, dessa forma, as relações e os repertórios das pessoas com deficiência visual para os signos teatrais, por meio de processos aproximadores como atravessamentos, travessias e (re) construção de práticas que, assim como, o peiratês de Larrosa Bondía, se perpassam por inquietações e deslocamentos.Item O CORPO TRANSBORDA EM CORPO: A IMAGINAÇÃO SIMBÓLICA NA CRIAÇÃO DO CORPO-ESCULTÓRICO(Universidade Estadual do Paraná, 2023/07/13) DE MARCO, ISABELA PICHETH; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/4046312410414842; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; WEIDLE, CARINA; http://lattes.cnpq.br/6548636842227816; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844O corpo transborda em corpo consiste no processo de criação do corpo-escultórico, a partir da técnica de moldagem de meu próprio corpo. Este fazer possui em seu cerne o transbordar, exceder, extravasar e romper os limites impostos a este corpo, assim como aqueles que se assemelham a ele. Neste memorial, procuro trazer tanto os aspectos tradicionais escultóricos investigados, que são friccionados e distendidos no ato da criação, quanto os aspectos conceituais que submergem dos processos anteriores - paralelamente a observação das aproximações e afastamentos das práticas e criações de outros artistas. O entendimento de corpo, a partir da perspectiva da teoria corpomídia; o uso da vivência do corpo da mulher enquanto substrato para a prática da criação, a partir da teoria da prática de si; e, por fim, o entendimento e atravessamento dos aspectos anteriores dentro de um recorte e partilha de imagens do imaginário coletivo, por meio de produção e retroalimentação de imagens simbólicas, formam as reflexões conceituas exploradasItem O CORRE DAS MINA DA PIXAÇÃO: A PRESENÇA FEMININA NAS RUAS COMO ATO DE SUBVERSÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/25) OLIVEIRA, Eduarda Gritten; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/5615518643073110; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; SIMÃO, Giovana Terezinha; http://lattes.cnpq.br/5443472238467447; BRUM LEITE GUSMÃO PINHEIRO, LARISSA; http://lattes.cnpq.br/0522237231215775A pixação, entendida como uma prática simbólica, geralmente realizada a partir da cultura periférica, consiste em uma manifestação estética e poética. Essa atividade artística continua sendo mal compreendida pela sociedade brasileira em geral e é considerada crime ambiental pelo Estado, de acordo com o artigo 65 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Provavelmente, por ser uma manifestação oriunda da periferia, as(os) artistas pixadoras(es), por sua condição de classe, recebem ameaças e ataques recorrentes. Nesta pesquisa, desejo explorar o pixo com um recorte específico: a pixação com engajamento social, pois pode ser realizada com as mais diversas finalidades e não necessariamente o engajamento social ou político. A partir deste objeto, existe aqui uma questão, o apagamento e a exclusão de mulheres pixadoras, que ocorrem dentro do próprio movimento. Essas artistas, além de sofrerem com os problemas sociais que a pixação traz, também lidam com situações de sexismo recorrentes dentro do campo da arte, nos meios acadêmicos e nas ruas. Diante desse quadro, essa pesquisa pretende analisar casos de 5 pixadoras, cada uma de uma região do Brasil, sendo sul, da cidade de Ponta Grossa, a artista Selva, sudeste, da cidade de São Paulo, a artista Jack Parceiros, do centro-oeste, da cidade de Gama, Distrito Federal, a artista Sapeka, da região norte, Manaus, a artista Injha e nordeste, de São Luís do Maranhão, a artista Trama. A hipótese do provável apagamento de pixadoras nos meios artísticos e acadêmicos será investigada por meio da sistematização e da análise de fontes e, para a construção deste trabalho de pesquisa, serão catalogados e elencados relatos das artistas, materiais audiovisuais (documentários e filmes), podcasts, textos de internet, relatos de pichadores masculinos, entre outros. Tais fontes serão cruzadas com a historiografia específica do tema, aqui entendida como o conjunto de dissertações, teses e artigos acadêmicos sobre pixação no Brasil. No âmbito teórico, esta pesquisa cruza, coteja e problematiza a teoria do sociólogo Pierre Bourdieu acerca das relações de poder e consagração simbólica no campo da arte com autoras feministas brasileiras, punks, negras, de periferia e acadêmicas, como Mikki Kendall, Virginie Despentes, bell hooks e Heloisa Buarque de Hollanda com ênfase no lugar social da mulher. Em termos historiográficos, a pesquisa privilegia os estudos de gênero e das mulheres na história das artes visuais, com destaque para os textos de Linda Nochlin, Gabriela Miranda Marques, Whitney Chadwick e Tamar Garb. No âmbito metodológico, a investigação baseia-se em pesquisa historiográfica de ordem bibliográfica e documental, com ênfase no cruzamento discursivo entre fontes textuais e iconográficas.Item O Objeto como Narrativa de Memória(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/10) SANTOS, Kelly Saraiva; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/6028119071748259; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; CAMARGO, Marcos Henrique; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; LOUSA, TERESA; http://lattes.cnpq.br/6929643155766414; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807Este Memorial é o resultado de uma pesquisa realizada com objetos de memória de um acervo pessoal. O objetivo geral desta pesquisa foi ressignificar os objetos de grande valor sentimental que estavam guardados em caixas para serem expostos a um ambiente onde tomassem forma de obra de arte e pudessem ser apreciadas por diferentes olhares. Vários objetivos específicos foram traçados: selecionar esses objetos para a criação de um ensaio fotográfico; catalogar fotografias da antiga moradia; pesquisa com a técnica de impressão 3D; estruturar as formas de planta baixa; readequar o espaço para acomodar os objetos de memória; e estruturar um livro de artista como um dos processos de criação, em busca de novas formas. O problema de investigação partiu do seguinte questionamento: como as memórias dos objetos de um acervo pessoal motivadas por uma mudança podem ser transformadas em objeto de estudo e matéria-prima criativa? Como resultado do estudo, houve uma reorganização dos objetos: alguns ganharam lugar de destaque na nova casa, enquanto outros foram acomodados em caixas de papelão e, conforme sua utilidade aparece na rotina diária, são levados de uma casa a outra. Neste memorial, descrevo a importância do ateliê do artista, que é um espaço mágico onde muitas obras de arte são planejadas e criadas. Como inovação ou contribuição ao fazer artístico, pude enxergar nos objetos sua utilidade e beleza estética, o que me despertou o interesse de realizar um levantamento gráfico a fim de verificar meios de transformá-los em objetos artísticos, ou na arte final que compõe este estudo. A metodologia utilizada incluiu a investigação e aplicação de técnicas como gravura e frottage, dando continuidade ao livro de artista. O resultado foi uma forma de display que acomodou as placas das imagens reveladas na impressora 3D, cobertas por acrílico. Esse trabalho culminou em uma exposição que entrou na categoria de livro de artista. Foi investigado dentro da metodologia escolhida a etnografia como experimento poético, ou seja, a auto etnografia é um método baseado em três orientações: a orientação metodológica, a orientação cultural e a orientação do conteúdo. Assim busco trazer memórias e objetos pessoais para o centro de uma pesquisa onde a matéria prima pode ser obra de arte, objeto de estudo criativo. Vale ressaltar que é importante continuar com a pesquisa, ampliando os formatos de composição dos objetos de memória.Item O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/31) LIMA, Rafaela Calil Mussi; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/4373506265751042; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; FAXINA, Elson; http://lattes.cnpq.br/0672272862905804; http://lattes.cnpq.br/4437145596805207; RIGO TRAMUJAS, PAULAEssa pesquisa analisa as potencialidades do uso do podcast como ferramenta midiática audiovisual de ensino e aprendizagem em espaços educativos. Considerando a ferramenta como uma mídia em constante crescente no Brasil, e entre o público jovem, de acordo com dados da AbPod (Associação Brasileira de Podcasters), ainda encontra-se uma lacuna nos estudos e pesquisas que amparam o uso do podcast como recurso pedagógico. A partir dessas considerações, esta pesquisa ampara-se nos estudos teóricos de (Jesus, 2014) e (Freire, 2014), sobre o uso da ferramenta no contexto escolar. A pesquisa também faz revisão de literatura de teóricos como: (Lévy, 1998), (Hall, 2006), (Jenkins, 2009), (Prensky, 2011) sobre a cultura da convergência no ciberespaço e na pós-modernidade, bem como a afinidade das novas gerações para as novas tecnologias. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é analisada como sustentação para as diretrizes e competências que devem ser adquiridas por alunos durante a fase escolar da educação básica. Espera-se que esta pesquisa discuta o potencial educativo da ferramenta podcast, bem como auxilie professores e alunos no processo de formação continuada para novas mídias, em um espaço multimídia.