Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI por Assunto "Acessibilidade linguística. Surdos. SIGEduc. EJA."
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Item SIGEduc (Escola Digital): Desafios e Contribuições na perspectiva dos estudantes Surdos da Educação de Jovens e Adultos de Mossoró.(Universidade Estadual do Paraná, 11/11/24) OLIVEIRA, Jozilene Melo de Andrade; MOSQUERA, Carlos Fernando França; http://lattes.cnpq.br/3705543502063474; http://lattes.cnpq.br/0886668133237230; MOSQUERA, Carlos Fernando França; http://lattes.cnpq.br/3705543502063474; LEMOS, Suely Fernandes Coelho; http://lattes.cnpq.br/3530419552943210; ANSAY, Noemi Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216A pesquisa investiga a escola pública brasileira, envolve o Sistema Integrado de Gestão e Educação (SIGEduc) e estudantes Surdos de uma escola da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Mossoró, Rio Grande do Norte, durante a pandemia da Covid-19. Diante da problemática das barreiras comunicacionais para os estudantes Surdos em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), é válido refletir sobre a viabilidade desses recursos, quando eles carecem de acessibilidade em língua de sinais. Tais observações sustentam a hipótese de que a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é essencial para garantir o acesso igualitário ao conhecimento. Assim, origina-se a pergunta de partida: Como o SIGEduc (Escola Digital) e seus recursos contribuem para o trabalho docente colaborativo e favorecimento de experiências de aprendizagem com os estudantes Surdos na EJA em uma escola de Mossoró (RN)? O objetivo geral é analisar desafios e contribuições do SIGEduc como recurso de acessibilidade linguística na construção de um sistema inclusivo, a partir das perspectivas dos estudantes Surdos bilíngues e de um professor de uma escola da EJA Mossoró. Os objetivos específicos são: investigar os desafios e potencialidades do SIGEduc (Escola Digital) junto aos estudantes Surdos EJA/Mossoró; conhecer como o professor da EJA/Mossoró realiza o trabalho colaborativo SIGEduc (Escola Digital) junto aos estudantes Surdos; apontar, a partir da perspectiva do estudante Surdo da EJA/Mossoró, questões sobre acesso e acessibilidade à Escola Digital no processo de aprendizagens e a inclusão; elaborar como recurso educacional um Tutorial em Libras, proposto para colaborar com a autonomia do estudante Surdo. A abordagem metodológica é qualitativa (Minayo, 2014) de natureza descritivo-exploratória (Gil, 1999). O campo de pesquisa é uma escola da EJA em Mossoró, da rede pública estadual do RN. Os participantes da pesquisa são três estudantes Surdos e um professor da EJA/Mossoró, conforme descrito nos critérios de inclusão/exclusão. Optou-se, como instrumento de pesquisa, 10 perguntas semiestruturadas via entrevistas, aplicadas após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Para isso, contou-se com a presença do intérprete de Libras para mediar a comunicação durante a coleta de dados. Com os dados transcritos, utiliza-se, na tratativa do material, a Análise Temática (Braun; Clarke, 2006). Nas discussões e resultados, verifica-se que a Libras presente no SIGEduc possibilita ao estudante Surdo participar ativamente na plataforma complementar de ensino, ao manipular as informações de forma individual e coletiva, promovendo sua autonomia de forma colaborativa na construção do conhecimento. Por fim, paralelamente à dissertação, foi desenvolvido o recurso digital intitulado “Tutorial Bilíngue de Acesso ao SIGEduc (Escola Digital) (Libras/Português)”, como contribuição para o estudante Surdo da EJA/Mossoró.