Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo - PPG CINEAV
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo - PPG CINEAV por Assunto "Artes"
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Item CONTE-ME SUA HISTÓRIA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO(Universidade Estadual do Paraná, 17/12/2020) SILVA, Eduardo Antonio Ramos; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/4527159431649347; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; BAGGIO, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; KRUGER, Cauê; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508Essa dissertação é o resultado de aproximadamente três anos de experiências trocadas com jovens do ensino médio de uma instituição de ensino pública da cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, denominada Escola Estadual Sagrada Família. Essas experiências foram potencializadoras da realização de uma pesquisa artísticaprocessual, cujo resultado foi a produção dessa escrita acadêmica, assim como a realização de um filme documentário. Os seis jovens estudantes na época foram selecionados a partir de suas histórias de vida –, proposta metodológica tomada de empréstimo das ciências sociais e aplicada em sala de aula –, que foram relatadas em uma carta escrita por alguns no começo de 2018 e por outros no começo de 2019. Essas cartas, portanto, constituíram-se como o ponta pé inicial dos desígnios assumidos posteriormente, visto que despertaram em mim um sentimento de empatia. Meus interesses principais com a pesquisa se moveram entre dois polos: o primeiro deles era entender as idiossincrasias de cada um desses estudantes e que por meio desse projeto eles (as) pudessem se expressar de uma maneira mais espontânea, ou seja, nos limites das dificuldades práticas dessa proposta, falassem com um grau de interferência menor do que o convencional; e o segundo propósito era experienciar aquilo que se passaria “em torno da câmera” (ROUCH, 1961), tornando esses estudantes também companheiros (as) no processo de realização. Para alcançar os objetivos propostos dialoguei com as teorias do campo temático do cinema documental em suas interfaces com as ciências sociais, a história, a educação e as artes, pois o cinema aqui é tratado como linguagem artística (SUPPIA, 2015, p. 118). Esses diálogos e/ou discussões teóricas se sucedem, principalmente, nos três primeiros capítulos da dissertação, enquanto no quarto capítulo me ocupo do tratamento de questões referentes às especificidades da criação do documentário, incluindo as imprevisibilidades do processo. Considero, no entanto, que embora no quarto capítulo eu descreva e avalie a sua realização, é fundamental o visionamento do resultado, o filme propriamente dito, para cotejá-lo com os relatos do processo, tendo em vista que eles se complementam no curso dos eventos. Esses encaminhamentos podem facilitar o entendimento do leitor e espectador no que tange a relação estética e ética estabelecida entre aquele que propôs o projeto (eu/professor) e aqueles que o aceitaram (eles e elas/estudantes), visto que foi após a conclusão dessas duas etapas que avaliei criticamente sua realização e busquei deixar vestígios de reflexão e reflexividade (COESSENS, 2014, p. 02).Item SOBRETUDO: DISCURSO, IMAGINÁRIO E FIGURINO EM A BELA DA TARDE, DE LUIS BUÑUEL(Universidade Estadual do Paraná, 10/12/2020) SAUTHIER, Helio Ricardo; VASCONCELOS, Beatriz Ávila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; http://lattes.cnpq.br/1814623528566340; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; SILVA, Amábilis de Jesus da; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; FISCHER, Sandra; http://lattes.cnpq.br/0161776649502273O objeto de estudo desta pesquisa centra atenção na visualidade da personagem Séverine em A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967), filme dirigido pelo cineasta espanhol Luis Buñuel e com figurinos criados pelo estilista francês Yves Saint Laurent. A leitura em perspectiva discursiva foi realizada com foco no figurino dessa personagem icônica, para discutir tal visualidade enquanto um discurso que atualiza representações da mulher casta e da mulher profana na iconografia da história da arte ocidental. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como do tipo descritiva, na qual trago como referência concepções de discurso desenvolvidas na perspectiva da Análise de Discurso Francesa (AD), especialmente num viés foucaultiano, no sentido de investigar a memória discursiva e a intericonicidade materializadas em Séverine e que compõem seus sentidos. Também lanço mão do método para análise fílmica fundamentado em fotogramas e do cruzamento de imagens da história da arte ocidental, para evidenciar as formações discursivas, a memória discursiva e a intericonicidade que inscrevem formações imaginárias no corpo da mulher e interagem no processo de (re)-produção de identidades. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a visualidade de Séverine remonta a um longo processo de construção icônica advinda especialmente do Classicismo e do Renascimento e que foi amplamente explorada pelos campos discursivos do cinema e da moda, influenciando as formações imaginárias e identitárias que costuram o sujeito pós-moderno à estrutura social e às formas pelas quais somos representados ou interpretados nos sistemas culturais.