Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED
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Navegando Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED por Assunto "Educação. Direitos Humanos. Literatura Negra Feminina. Conceição Evaristo. Contos."
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Item Direitos Humanos e Literatura: propostas de trabalho com contos de Conceição Evaristo na educação básica(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) SANTOS, Danieli Cássia dos; COQUEIRO, Wilma dos Santos; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/0827605814490673; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; ZUKOSKI, Ana Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/6633946411492536; FELIPE, Delton Aparecido; http://lattes.cnpq.br/1673979833356158; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001Esta pesquisa tem como objetivo, compreender como as questões raciais e de gênero podem ser discutidas na escola, por meio da literatura negrofeminina de Conceição Evaristo. A partir de contos que integram a coletânea Olhos d'água (2014), da escritora Conceição Evaristo, busca-se ampliar a visibilidade da literatura negrofeminina no âmbito da educação básica. A proposta focaliza a intrínseca relação entre literatura, sociedade e educação, considerando as interseccionalidades de classe, raça e gênero, especialmente no que concerne à incidência da violência contra a mulher, notadamente a mulher negra nas periferias urbanas. Nesse contexto, esta pesquisa se fundamenta em discussões interdisciplinares sobre a história social do povo negro no Brasil, a ocupação dos espaços de marginalização social por essa população, do feminismo negro interseccional, bem como na análise da historiografia literária brasileira que marginalizou e continua a marginalizar escritores(as) negros(as). Adicionalmente, a pesquisa aborda a proposta de ensino com base na estética da recepção e nos princípios dos direitos humanos. O objetivo é promover, por meio da elaboração de sequências didáticas, discussões relevantes acerca das temáticas presentes nos contos da coletânea, no contexto do ensino de literatura. Isso é feito com a finalidade de proporcionar aos estudantes da rede básica de ensino textos literários que estimulem o pensamento crítico e a reflexão. No que diz respeito à metodologia adotada, esta pesquisa envolve uma análise interdisciplinar dos contos da coletânea, fundamentada no referencial teórico mencionado. Essa análise culmina na elaboração de atividades de ensino que exploram a representação literária sob uma perspectiva interdisciplinar e dialógica, conectando-a aos direitos humanos e à condição dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Portanto, o propósito deste estudo é contribuir para o ensino de literatura na rede básica de maneira sensível às questões contemporâneas que permeiam a sociedade atual.