Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED por Assunto "Educação, Município, Formação continuada, Professores"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Formação continuada de professores: cursos, projetos educacionais e impactos na rede municipal de Campo Mourão/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/14) DE CARVALHO, Sara Julia Rodrigues; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; FRANÇA, Fabiane Freire; PINHEIRO, Marcos SorrilhaA educação é fundamental no processo de formação humana integral e apresenta-se como importante ferramenta de desenvolvimento social. Tanto é essencial, que está estampada no rol dos Direitos Sociais do art. 6º da Constituição Federal, sendo abordada também pelo art. 205 da mesma Carta, onde consta que se trata de um direito de todos e um dever do Estado e da família. Diante disso, o Governo Federal, Estados e Municípios desenvolvem políticas públicas educacionais diversas, conforme as competências atribuídas pela Constituição. Entre as políticas públicas e demais ações implementadas pelos entes públicos, aquelas voltadas à formação continuada de professores têm se destacado, visto que a atuação do docente em sala de aula é fator determinante na qualidade da educação. Nesta conjuntura, a presente pesquisa aborda a educação sob as perspectivas jurídica, sociológica e da gestão pública, e tem como escopo investigar as ações implementadas pelo município de Campo Mourão/PR entre os anos de 2017 e 2020, voltadas à oferta de cursos de formação continuada de professores e projetos atrelados às formações. Para isso, os procedimentos metodológicos adotados foram a revisão bibliográfica, com pesquisa teórica em livros, artigos científicos, legislações e outros; a análise documental, com a coleta de dados junto a órgãos municipais e sua respectiva análise; e a pesquisa de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professores, diretor e gestores do município. A pesquisa é exploratória quanto aos objetivos e possui caráter qualitativo quanto à abordagem. A partir dos levantamentos realizados através dos procedimentos citados, pretendeu-se formar um diagnóstico, identificando os pontos fortes, as fragilidades e eventuais problemáticas que envolvem a formação continuada de professores no município. Desta forma, pautando-se nas perspectivas de 03 (três) professoras, 01 (um) diretor e 04 (quatro) gestoras, pretendeu-se analisar os possíveis impactos das ações implementadas em prol da formação continuada e averiguar a eficiência e eficácia da atuação do município de Campo Mourão/PR, analisando se suas ações estão aptas a atender as demandas educacionais amplamente consideradas. Com isso, esperou-se dar uma devolutiva ao município de Campo Mourão/PR, a fim de que este tenha acesso à uma ampla perspectiva sobre a formação continuada de professores, viabilizando um eventual aprimoramento e/ou ajuste nas ações propostas.