Navegando por Autor "ZANATTA, Shalimar Calegari"
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Item A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA(Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/27) MOREIRA, Gabrieli Alemida; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/6374098761333776; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; CARVALHO, Hercilia Alves Pereira De ; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194; ALMEIDA, Hederson Aparecido De ; http://lattes.cnpq.br/2944423437536574A inadequada formação científica dos alunos, evidenciada pelo baixo desempenho em avaliações internacionais e pela dificuldade em conectar conceitos científicos com os fenômenos do cotidiano têm sido foco de vários estudos, ao longo dos últimos anos. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consiste em verificar quais metodologias didático-pedagógicas e quais conteúdos de Química têm sido apontados como eficientes para promover a Alfabetização Científica (AC) dos alunos do Ensino Médio. Como metodologia para a coleta de dados e constituição do corpus da pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica e, posteriormente, uma análise bibliométrica, por meio do software Bibliometrix. Foram identificados 14 artigos na base de dados Scopus, em revistas indexadas, seguindo critérios de relevância, alinhamento temático e citação global. Este material sofreu nova busca no Bibliometrix, a fim de ampliar as informações sobre o corpus, com a intenção de coletar informações mais abrangentes sobre o tema. Os trabalhos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), o que viabilizou a identificação de tendências metodológicas e conteúdos recorrentes. Os resultados das análises indicam que as metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (APB), a Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), o Ensino por Investigação (EI) e o uso de Textos Literários de Divulgação Científica (TLDC) demonstram maior potencial para fomentar a AC. Estas abordagens incentivam a argumentação, a resolução de problemas e a reflexão crítica, o que permite aos alunos compreenderem a relevância da Química para resolver questões sociais, ambientais e tecnológicas. Em relação aos conteúdos, verificou-se a presença de temas relacionados a mudanças climáticas, poluição ambiental e segurança alimentar. Isto sugere que deve haver investimentos na formação docente, para a disseminação de sólidos conhecimentos interdisciplinares, que podem auxiliar na promoção da AC do estudante de Química.Item A BNCC DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE QUÍMICA NO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2023/04/28) CALDAS, Gabriel Ribeiro; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/7311564282985230; ARAÚJO, Renan Bandeirante de ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; TOLEDO, Cezar de Alencar Arnaut de ; http://lattes.cnpq.br/2085468611285004; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O conhecimento químico instituiu-se como fundamental para o avanço técnico e científico na modernidade, sendo essencialmente incorporado aos processos de desenvolvimento industrial em todo mundo. No capitalismo, o Ensino de Química progride a partir do vínculo entre o conhecimento químico e os processos produtivos, em outras palavras, pode-se compreender que o Ensino de Química avança em consonância com o desenvolvimento técnico-científico. Sendo assim, este trabalho visa situar o Ensino de Química na sua correlação com o desenvolvimento econômico brasileiro de modo a compreender os fatores de desarticulação entre a Ciência, em especial, a Química, e o processo formativo na Educação Básica através de um estudo de caso da rede estadual de educação do Paraná. Nesse sentido, a questão orientadora que guia a presente dissertação de mestrado refere se à desarticulação da disciplina de Química nos currículos formativos referenciados pela BNCC. Tendo em vista essa problemática o presente estudo tem por objetivo analisar o processo histórico de desenvolvimento do Ensino de Química e suas relações com os diferentes projetos de desenvolvimento nacional ao longo dos séculos XX e XXI. O caminho metodológico percorrido fundamentou-se em uma revisão bibliográfica e documental de carácter qualitativo. A análise possibilitou demonstrar que a inserção dos ideais neoliberais e mercadológicos na educação descaracterizaram a disciplina de Química, secundarizando seus conhecimentos quais assumem, nos currículos norteados a partir da BNCC, uma natureza adjutória das demais Ciências.Item A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO E OS POSSÍVEIS REFLEXOS DA SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR(Universidade Estadual do Paraná, 2020/07/28) OLIVEIRA, Elaine Toná de; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/9846791763588825; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; MESA, María Rocio Pérez ; https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0000963518; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350A Educação Ambiental (EA) revela, ainda hoje, uma fragilidade diante da promoção de práticas fragmentadas, descontextualizadas e pontuais na educação formal. A coexistência das correntes conservadora e crítica da EA, somadas a deficiente formação inicial oferecida ao professor quanto aos temas ambientas, a superficialidade teórica acerca da EA, a dificuldade de seleção de materiais, além do campo de disputas no qual está inserida a escola, são apontados como os motivos para a não consolidação da EA na Educação Básica (EB) no país. Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento torna-se o principal mecanismo orientador obrigatório para a EB, o que refletirá nas ações pedagógicas para a EA nos próximos anos. Observou-se uma tendência de silenciamento da EA nas versões da BNCC para Educação Infantil (EI) e Ensino Fundamental (EF). Isto posto, o presente estudo buscou responder os questionamentos: Como está constituída a EA na BNCC para o EM? Que concepções fundamentaram sua construção? Defende uma EA conservadora ou crítica? A quem está endereçada? Poderá contribuir para a superação da visão fragmentada e reducionista acerca dos problemas socioambientais nos ambientes escolares? A pesquisa teve por objetivo analisar o conteúdo, promover reflexões e evidenciar qual o espaço e abordagem da EA na BNCC, delimitando-se ao trecho voltado ao EM. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2016). As palavras-chave buscadas no documento foram “educação ambiental”, “ambiental”, “conservação ambiental”, “contextualização ambiental”, “ordem ambiental”, “socioambiental”, “ética socioambiental”, “sustentabilidade socioambiental”, “desenvolvimento sustentável”, “consciência socioambiental” e “sustentabilidade”. Constatou-se que o termo EA não foi mencionado nenhuma vez no recorte do documento e que as palavras-chave mais citadas contemplam as categorias socioambiental e de sustentabilidade. Comprovou-se a tendência de silenciamento da EA também na etapa do EM, demonstrando que a restrição ocorreu em todo o conteúdo da BNCC. Verificou-se uma preferência pela perspectiva da sustentabilidade em detrimento aos pressupostos da EA crítica, representando um alinhamento das políticas públicas de educação aos compromissos firmados com as organizações internacionais que conceberam o conceito de desenvolvimento sustentável. A distribuição das palavras-chave não é equitativa no documento concentrando-se nas áreas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, demonstrando uma valorização da concepção disciplinar no tratamento da EA, fato considerado um retrocesso frente as legislações anteriores que orientam uma abordagem interdisciplinar. A BNCC para o EM revelou-se como um exemplo de conservadorismo dinâmico, por apresentar-se como um documento inovador e adequado as demandas atuais no processo formativo, porém na prática efetiva-se como um conjunto de orientações voltado a manutenção da estrutura desigual, injusta e predatória. Conclui-se que a EA é tratada de maneira limitada, ao ser entendida como um mecanismo utilitarista com a finalidade de promover atitudes conservacionistas e recursistas, o que aponta a necessidade de os educadores posicionarem-se como verdadeiros sujeitos de seu fazer pedagógico mediante uma ação reflexiva de todos os elementos que compõem o processo formativo.Item A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E A PRÁTICA DOCENTE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/28) SILVA, Patrícia Francisco da; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/5180512080026714; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; FILHO, Josê Cândido de Souza ; http://lattes.cnpq.br/3257433508202176; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350A Educação Ambiental (EA) tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de hábitos sustentáveis e socioambientais, devendo, portanto, estar presente, de forma articulada e contínua, na educação formal, em todos os seus níveis e modalidades. Nesse contexto, a abordagem de temas, pela escola, sob essa perspectiva, é um dos possíveis caminhos para a formação de cidadãos com atitudes e valores éticos voltados à consciência ambiental. Sendo assim, devido à importância do tema para a sociedade contemporânea, esta pesquisa tem como proposta identificar se a EA foi comtemplada na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na fase final do Ensino Fundamental, em três instituições públicas estaduais do noroeste do Paraná. A investigação ocorreu entre os meses de fevereiro a julho de 2020. Para a realização da pesquisa as principais fontes foram os Livros Registros de Classe On Line (LRCO), sendo que as palavras chave buscadas em tais documentos foram “educação ambiental”, “conservação ambiental”, “conservação dos recursos naturais”, “preservação ambiental”, “impactos ambientais”, “saneamento ambiental”, “socioambiental”, “sustentabilidade”, “desenvolvimento sustentável” e “meio ambiente”. As palavras-chave foram escolhidas por representarem temas estratégicos para a abordagem da EA crítica. O escopo de verificação é composto pelos registros do LRCO de três instituições estaduais da região noroeste do Paraná, nas disciplinas de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências e Inglês. Aplicando a Análise de Conteúdo de Bardin, obtivemos 4.110 registros, dentre os quais certificou-se que o termo EA não foi mencionado nem uma vez nas aulas ministradas. Foi averiguado, também, que a distribuição das palavras-chave não é homogênea entre as disciplinas da grade curricular, concentrando-se em Ciências, Geografia e História. Diante disso, constata-se um retrocesso frente à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), que orienta a perspectiva inter-, multi- e transdisciplinar para promover a EA crítica. Os registros do LRCO revelaram que os conteúdos abordados no espaço escolar do EF da EJA ainda trazem consigo correntes conservadoras, reducionistas e disciplinares da EA, indicando que este tema ainda é tratado de maneira limitada e pontual, em apenas três componentes curriculares: Ciências, Geografia e História.Item A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA, FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PRESENTES NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS, COM SEDE NO NORTE CENTRAL E NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ(Universidade EStadual do Paraná, 2017/03/29) SANTINELO, Paulo Cesar Canato; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/4332776593365591; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; MENEZES, Sezinando Luiz ; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350Refletir sobre o currículo e a formação inicial de professores de ciências da natureza (física, química e biologia) nos remete a um espaço em que existem muitos e profundos embates. Nessa perspectiva nos colocamos em um campo de estudos que é complexo e desafiador, pois envolve muitas ideologias e modos de pensar. As diferentes linhas ideológicas, em determinadas situações, podem se convergir e até mesmo se complementar, porém na maioria dos casos são antagônicas, exigindo, dessa forma, uma atenção especial na abordagem das peculiaridades de cada uma delas, buscando, evitar que se incorram erros primários de interpretação. Sabendo que as ideologias dominantes em relação ao processo formativo no ensino superior perpassam os documentos reguladores e norteadores do trabalho docente, o debate sobre o currículo e a formação inicial de professores definitivamente é necessário. É certo que a existência de um currículo forte e consistente permite a formulação de documentos coerentes e que podem determinar a qualidade dos cursos superiores. Partindo do princípio que as ementas norteiam o processo formativo dos diferentes cursos das instituições de ensino superior, devemos pensá-las e repensá-las constantemente. Uma das diversas discussões relevantes em relação ao currículo dos cursos de física, química e biologia na atualidade, e que é objetivo central de estudo deste trabalho, refere-se à inserção de conteúdos que abordam a epistemologia da ciência. Pensar epistemologicamente nos leva a uma análise histórica e filosófica da ciência e sobre a busca e construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, o enfoque é dado no processo de formação do conhecimento, tanto ao longo da história da humanidade quanto da vida escolar e universitária, saindo, assim, de uma visão restritiva do estudo do conteúdo pelo conteúdo. Isso inverte consideravelmente o significado dado às licenciaturas, que muitas vezes são vistas como uma segunda categoria em relação ao bacharelado, e leva à formação e consolidação de uma identidade forte, que certamente possibilita um novo olhar sobre o ensino de ciências da natureza. Para tanto, neste trabalho investigativo de natureza qualiquantitativa, o desenvolvimento se deu por meio da técnica de levantamento de documentação indireta, com pesquisa e análise crítica documental de arquivos públicos, disponibilizados pelo MEC e pelas instituições de ensino pesquisadas, e por meio de pesquisa e revisão bibliográfica. Destacamos, contudo, que a presença da epistemologia, e principalmente a epistemologia da ciência, ainda é muito discreta nos currículos dos cursos estudados, fragilizando, assim, o processo de formação inicial de professores e tornando precária a efetividade de sua aplicação no contexto escolar.Item A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA – UM PANORAMA DO ENSINO EAD NO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2022/02/24) SANTOS, Grazielli Harumi Igarashi dos; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/1137841394929627; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; MELO, Mauricio A. Custódio de ; http://lattes.cnpq.br/7987388810561744; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa documental sobre os cursos de Licenciatura em Física com vagas disponíveis no Estado do Paraná. O intuito é subsidiar as discussões sobre a formação do professor de Física. Assumimos como premissa que a formação inicial do professor contribui para a qualidade do processo ensino e aprendizagem e, portanto, a matriz curricular, carga horária, estágio supervisionado, impactam o trabalho docente. Devido ao aumento da oferta de vagas dos cursos EAD para formação inicial docente, como verificamos nesta pesquisa, este viés formativo deve receber mais atenção. Os cursos EAD foram implantados como possíveis soluções para a democratização do acesso ao nível superior. Para isto, estes cursos são levados a municípios menores, onde a população não tem acesso a estrutura física de uma universidade, mas, por meio de tutorias, podem fazer um curso superior. Este processo de democratização, de fato, elevou o porcentual de professores formados na modalidade EAD em todas as áreas do conhecimento. Para embasar nossas discussões, esta dissertação discorre sobre as complexidades que envolvem a formação docente de Física e o processo de ensino. Como metodologia de pesquisa, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas envolvidas, o processo histórico do ensino de Ciências, com ênfase na Física e os cursos EAD, utilizamos o site “e-MEC” para identificar as instituições superiores que ofertam Licenciatura em Física com vagas no Estado do Paraná. A partir destes dados, buscamos nos sites de cada instituição, dados relevantes, como por exemplo, matriz curricular, carga horária, estágio supervisionado. Os resultados apontam que a ausência de professores formados em Física – Licenciatura, não pode ser justificada pela falta de oferta de vagas, pelo contrário. Os resultados obtidos aqui mostram que o número de vagas é suficiente para suprir a demanda. É possível, como relatado pela literatura, que a escassez de professores de Física se deve ao elevado índice de evasão dos licenciandos devido a complexa desconexão entre os conteúdos formativos e a prática docente. De fato, como foi verificado aqui, em todos os cursos com vagas disponíveis no estado do Paraná, as disciplinas e os conteúdos são fragmentados, desconectados entre si e com as metodologias didáticas. Os resultados mostram também alta heterogeneidade para os currículos e estágio supervisionado, tanto em conteúdo quanto em carga horária. Longe de esgotar este tema, mas é preciso que os órgãos competentes fiscalizem, acompanhem e busquem a consolidação de estratégias mais eficientes e adequadas para a formação docente. E, isto em consonância com os resultados de pesquisas acadêmicas.Item A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA(Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/23) OLIVEIRA, Caroline Oenning; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas ; http://lattes.cnpq.br/3227131664005073; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O cenário do século XXI consiste de uma época em que os avanços da ciência e tecnologia influenciam de forma evidente o mundo e as ações humanas. Com o desenvolvimento de aparatos tecnológicos cada vez mais sofisticados e que permitem maior mobilidade, é possível romper barreiras geográficas e temporais e ter acesso à informação a qualquer hora e lugar. O uso destes equipamentos, também torna possível aproximar o processo de aprendizagem à realidade cotidiana das gerações nascidas e/ou crescidas na era da informação, bem como tornar esta atividade agradável, lúdica e estimulante, como ocorre com os games. Tendo em vista essa plausibilidade, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de um software aplicativo multiplataforma interativo com características gamificadas com a temática a Anatomia e Fisiologia Humana, a fim de apoiar o processo ensino-aprendizagem, e verificar seus efeitos e sua aceitabilidade no âmbito educacional, por meio de seu emprego com discentes da Educação Básica e Superior. Para tanto, o desenvolvimento do aplicativo contou com a contribuição de profissionais do ramo de Informática, que se pautaram no uso de variadas tecnologias de suporte na programação do software. Sendo assim, foram utilizados: Framework de Desenvolvimento Multiplataforma Ionic 2, Framework Angular 2, Linguagem TypeScript, HTML e CSS, NodeJS, Apache Cordova, SDK do Android e Editor Atom. A metodologia de desenvolvimento do trabalho respaldou-se em estudos de caráter aplicado, constituindo-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa. O estudo de caráter aplicado consistiu de usos do software em três Instituições de Ensino e o método de coleta e análise dos dados pautou-se na utilização de questionários prévios e subsequentes às utilizações do aplicativo, de temáticas correspondentes aos conteúdos fundamentais do sistema digestório e cardiovascular humano, além dos questionários de aceitabilidade. Como resultado, obtivemos o aplicativo educativo BioMais, disponibilizado de forma livre e gratuita, capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem para a temática de Anatomia e Fisiologia Humana. Inferimos, a partir de análises de questionários após o uso do software desenvolvido, que os discentes das instituições envolvidas que utilizaram do instrumento obtiveram um índice de acertos de 181,3%, defronte à 33,6% em relação aos sujeitos que não fizeram uso do software. Assim, reconhecemos que o mesmo se constitui de um instrumento educacional capaz de apoiar, catalisar e ampliar o processo de ensino aprendizagem, beneficiando significativamente a apropriação dos conhecimentos. Além disso, em relação à aceitabilidade do software, relevando todas as categorias de satisfação e probabilidade analisadas, cerca de 80,1% das atribuições apresentaram-se positivas pelos usuários, caracterizando-se como um alto índice de aceitabilidade pelos sujeitos envolvidos. Portanto, concluímos que o instrumento e a estratégia gamificada do software desenvolvido consiste de um meio de sintonizar a educação com a realidade dos nativos digitais, em que as tecnologias se encontram inarredáveis, em resposta aos múltiplos desafios da sociedade da informação.Item A IMPLANTAÇÃO DA BNCC NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS(Universidade Estadual do Paraná, 2017/11/08) BRANCO, Emerson Pereira; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/4292143465844004; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; JÚNIOR, Andrea Paesano ; http://lattes.cnpq.br/6072625760455113; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646No presente trabalho, apresentamos uma discussão sobre as políticas neoliberais e suas influências sobre o sistema educacional, destacando as reformas educacionais brasileiras. O fato é que nem sempre estas interferências são explícitas e a comunidade escolar consciente delas. No entanto, trata-se de um tema que interfere na construção da sociedade e, portanto, atinge direta ou indiretamente toda a população brasileira, porém, muitas vezes, os principais envolvidos, alunos e professores não participam efetivamente das discussões que requerem seu protagonismo. Assim, esta pesquisa, de cunho qualitativo, fundamentou-se na leitura de documentos e artigos pertinentes para subsidiar nossas discussões acerca das reformas educacionais, destacando a atual reforma, que é a implantação de uma base nacional comum e como ela refletirá na organização curricular da escola, na formação do professor, no trabalho docente e na vida dos educandos. Destaca-se que o principal objetivo para a implantação da Base Nacional Comum Curricular é o de promover a reformulação curricular da Educação Básica, norteando os conteúdos e as práticas do professor, o que, na verdade, já se tentou fazer com a implantação dos Parâmetros Curriculares. A proposta inicial seria atender a Constituição Federal que prevê a efetivação de um Sistema Nacional de Educação, amparado pelo Regime de Colaboração entre a União, os Estados e os Municípios. Como resultado preliminar, observamos que os temas: Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio e as alterações na legislação educacional estão interligados entre si e diretamente vinculados às políticas neoliberais. Constata-se também que a real necessidade de se implantar um documento curricular nacional orientador do sistema educacional é a de incorporar, além das políticas públicas nacionais, as influências de organismos internacionais na formulação das propostas educacionais para o Brasil. Essas influências conduzem para a pedagogia do “aprender a aprender”, a qual ressalta a formação para a vida social, produtividade e formação do próprio indivíduo que, na verdade, agregam valores e ideologias neoliberais, de interesse do capital.Item A METODOLOGIA STEAM COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA(Universidade Estadual do Paraná, 2020/11/30) ROBERTO, Gisele Rodrigues Durigan; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/8674079723638932; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; CARVALHO, Hercília Pereira ; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194; ARAÚJO, Renan Bandeirante de ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263Nessa dissertação, é apresentada uma proposta didático-metodológica para o ensino da Matemática e suas Tecnologias, pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A execução da referida proposta, baseada na pesquisa qualitativa, levou-nos a perceber que a Modelagem Matemática e os princípios da Educação STEAM, podem satisfazer a Aprendizagem Significativa como requerida por Ausubel. Nosso principal objetivo foi estabelecer uma metodologia de ensino apropriada aos desafios do século XXI, equilibrando adequadamente as funções do professor e do aluno durante o processo ensino e aprendizagem. A Educação STEAM, acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, foi divulgada pelos Estados Unidos na década de 90 como a solução do processo educacional para o século XXI. Isto porque a Educação STEAM favorece a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos, visando o desenvolvimento criativo e a autonomia do aluno na solução de problemas sociais. Como resultado, nossa proposta reconhece e afirma que o professor é o agente transmissor do conhecimento acumulado pela humanidade, mesmo diante de metodologias que priorizam a dinamicidade do aluno e abordam conteúdos específicos voltados aos problemas contemporâneos. Assim, a proposta didático metodológica aqui apresentada é desenvolvida na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), totalizando oito momentos didáticos, os quais incluem a preparação de canteiros; plantio de hortaliças e leguminosas; colheita e elaboração de pratos saudáveis.Item ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA “LIXO” NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO(Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/28) TRINDADE, Daniela Jéssica; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; http://lattes.cnpq.br/2563971056950077; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas ; http://lattes.cnpq.br/3227131664005073; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O trabalho com a Educação Ambiental se configura como um tema relevante nos livros didáticos, devido à sua importância para a formação de uma consciência crítica nos estudantes, devendo servir para motivá-los para a mudança de atitudes pessoais e na implementação de ações que disseminem, a toda a sociedade, noções para a preservação do planeta, uma vez que os recursos naturais são finitos e a recuperação destes pode se tornar praticamente impossível. No que concerne ao Livro Didático, ele é um dos recursos mais utilizados nas salas de aula, pelo fato de, atualmente, por meio do PNLD, estar acessível a professores e alunos e, quando eficientes, contribuírem para a boa qualidade da educação, orientando os conteúdos que serão ensinados e as metodologias que serão adotadas pelo professor. No que diz respeito aos saberes da Química, é possível afirmar que estes são importantes para o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos processos que envolvem o meio ambiente, sendo que, tais conhecimentos, empregados para o trabalho na Educação Ambiental, propiciam aos estudantes o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o exercício da cidadania. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, considerando o tema “Lixo” e sua abordagem nos Livros Didáticos de duas coleções de Química do Ensino Médio, seguindo a Análise Documental, como referencial para a verificação dos resultados. Para nossa investigação, selecionamos a palavra “Lixo” como marcador da posição dos autores sobre um tema amplo, que supõe-se, deve ser tratado, diretamente, pela Educação Ambiental. Constatou-se, ao final da investigação, que os Livros Didáticos SM1, SM2 e SM3 apesar de estarem voltados para a Educação Ambiental, estabelecendo um debate significativo sobre a temática “Lixo”, falham ao não valorizar os conhecimentos científicos, fato que contribui para o esvaziamento dos conteúdos curriculares. Em relação à coleção PC1, PC2 e PC3, esta apresenta como objetivo principal a abordagem da Educação Ambiental, como tema transversal, entretanto, propõe de forma superficial os conteúdos referentes a este assunto, delimitando-se à exposição do tema, sem uma discussão/reflexão mais aprofundada sobre o mesmo. É fundamental considerar que cabe a todos os professores, independente da disciplina que lecionam, estarem cientes da importância de se abordar as questões ambientais em suas aulas, realizando a integração destes conteúdos com outras disciplinas, visando ao enriquecimento da temática trabalhada.Item AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA - PR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO ENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA)(Universidade Estadual do Paraná, 2016/10/26) COSTA, Eliane Picão da Silva; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/3013403140821637; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas ; http://lattes.cnpq.br/3227131664005073; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto ; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591As descobertas da Ciência caminham ladeadas pelas Tecnologias que revolucionam paradigmas e interferem de modo direto na vida das pessoas. Se pela curiosidade nata do homem ou pela necessidade de sobrevivência, o fato é que ambas não mostram fronteiras. Nossa humanidade é capaz de criar vacinas para salvar vidas na mesma proporção que é capaz de construir bombas atômicas para dizimar a espécie humana como a conhecemos. Entre esses dois extremos que encerram uma reta, há infinitos pontos. Porém, o desenvolvimento tecnológico deve ocorrer em harmonia com os limites dos recursos naturais e para o bem da humanidade. Coube à escola o papel de formar cidadãos críticos, reflexivos, ativos, capazes de interpretar as descobertas científicas num contexto histórico, filosófico, cultural, social, político e econômico. De acordo com as políticas públicas da educação, essa consciência deve ser inserida pela Educação Ambiental. Este trabalho investigou quais são as concepções que os professores de Física, Química e Biologia do Ensino Médio têm sobre o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e como elas interferem no seu trabalho pedagógico para promover a Educação Ambiental. Os participantes dessa pesquisa foram 11 professores que representam a totalidade dos docentes que atuam nas duas escolas que possuem ensino médio do município; sendo uma da rede estadual e outra particular de ensino, do município de Nova Esperança, situado a noroeste do Estado do Paraná. Os professores responderam um questionário semi-estruturado pautado na pesquisa qualitativa. Em linhas gerais, a análise das respostas mostrou que os professores não foram adequadamente qualificados para trabalhar com a Educação Ambiental na perspectiva do enfoque CTSA, levando-os a uma concepção inadequada dos conceitos envolvidos, o que definimos como concepções alternativas. Como exemplo, muitos ainda têm como premissa que a Ciência e a Tecnologia só trazem benefícios à sociedade. Tais constatações, além de se constituírem em entraves para o aprendizado dos estudantes, ainda apontam os limites da prática docente para promover um ensino adequado, voltado para as questões ambientais.Item AS TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS EM ENSINO DE BIOLOGIA: UM RECORTE TEMPORAL DE 2013 A 2018(Universidade Estadual do Paraná, 2019/10/23) PETIK, Valéria Cristina Ferrari; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/8161318283323898; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; LORO, Alexandre Paulo ; http://lattes.cnpq.br/6110225167735475; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O processo ensino aprendizagem de Ciências tem sido objeto de pesquisa dada a importância do avanço tecnológico para a vida moderna. Neste trabalho objetiva-se identificar as principais tendências deste processo como relatadas por artigos publicados em revistas indexadas, teses e dissertações disponíveis na rede mundial de computadores para a área especifica de Biologia. Neste sentido, para um período entre 2013 a 2018, foram selecionados cinco periódicos com Qualis A1 ou A2, como classificados no quadriênio 2013-2016, dissertações e teses na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa se apresenta como sendo de natureza quali-quantitativa, pois por meio da análise de conteúdo, trabalhamos as informações obtidas nas fontes selecionadas, procurando analisar criticamente o conjunto de dados, supondo que eles se complementem e são necessários para explicar a realidade estudada. Assim utilizando as categorias: principais focos temáticos, subárea da Ciência privilegiada, distribuição geográfica do local de realização do trabalho, instituições as quais os autores dos trabalhos estão vinculados e nível escolar no qual as pesquisas foram realizadas. Os resultados mostram um aumento no volume de publicações científicas, caracterizadas pelo aumento do número de programas de pós-graduação no país e na consolidação de programas já existentes. Foram analisados 346 artigos e 181 dissertações e teses, dentre os quais se destacou como principal foco a formação de conceitos (19,5%), sendo que a maioria das pesquisas foram realizadas no ensino superior (218). Quanto às subáreas, a Biologia foi privilegiada, e “outros” (41%), voltados para o ensino de Ciências, e não especificamente ao conteúdo da Biologia, seguida pela educação ambiental (12%). A concentração de publicação na área de ensino de Ciências e Biologia ocorreu na região sudeste do país (41,17%). Quanto às instituições de ensino e pesquisa, as quais os autores estão vinculados, destaca-se a Unesp (42%). Estes resultados sinalizam para necessidade de pesquisas voltadas para o ensino de Biologia para outras regiões brasileiras e voltadas para a Educação Infantil, Educação a Distância (EAD), e Educação de Jovens e Adultos (EJA).Item EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS PRÁTICAS NO ENSINO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2016 A 2020(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/30) OLIVEIRA, Naiara Martins de; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/7799835501267432; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; MESA, Maria Rocio Perez ; https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0000963518; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350A Educação Ambiental (EA) é um meio para transmissão de valores éticos, atitudes e construção de sujeitos responsáveis com as questões socioambientais. Tendo em vista a importância da EA para formação dos estudantes no processo educacional, percebemos a necessidade de se compreender se as práticas pedagógicas têm sido significativas no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo tem como objetivo de analisar as pesquisas de EA no ensino formal, em teses e dissertações, no período de 2016 a 2020, com ênfase em averiguar as principais tendências e concepções de EA para contribuição na formação crítica do sujeito. Utilizamos como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica de teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com publicações afins ao tema proposto, nos últimos cinco anos, efetuando a busca pelas palavras-chave “educação ambiental” e “ensino”. Após a seleção das publicações, obtivemos um total de 152 documentos que formaram o corpus para análise de conteúdo, realizando a categorização, análise crítica dos dados e comparação com algumas pesquisas que foram referências para este trabalho. Os resultados mostram que as regiões sul e sudeste do Brasil apresentam os maiores percentuais em publicação, e as universidades públicas têm sido representativas nas pesquisas acadêmicas, contudo averiguamos a diminuição de defesas de teses e dissertações no último ano. Ademais, os Programas de pós-graduação Strictu Sensu tiveram como áreas dominantes a educação e o ensino. As realizações das atividades voltadas à EA tiveram maior percentual no Ensino Médio; em segundo lugar, no Ensino Fundamental, confirmando-se a tendência que permanece quanto aos espaços que EA tem atingindo. Constatamos maior defasagem no ensino superior e na Educação Infantil, realidade que precisa ser modificada, uma vez que a EA deve estar em todos os níveis de ensino. Sobre as áreas do conhecimento, temos um elevado percentual das ciências da natureza com a inserção das disciplinas de ciências, biologia, geografia e química, denotando-se a facilidade em se realizar conexões com a EA. Contudo, é necessário que a inserção da EA ocorra em todas as áreas, de maneira interdisciplinar, para que este tipo de educação seja efetivo e passível de gerar impactos na realidade. Por fim, averiguamos que as principais abordagens educacionais estão voltadas às concepções sociointeracionista e construtivista, voltadas à educação e à formação do sujeito, o que convergem com as principais correntes de EA práxica e crítica, demonstrando a superação da visão da EA apenas ecologista, para uma visão ampliada da realidade. Portanto, ressaltamos que, para que haja a construção de uma sociedade que priorize os aspectos socioambientais, não podemos fazer pequenos ajustes na EA, mas reelaborá-la por completo.Item EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS GESTORES E PROFESSORES?(Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/21) VITURI, Lívia Mariusso; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/3794681614450837; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; CEDEÑO, Elias Francisco Amórtegui ; http://lattes.cnpq.br/0411663031807691; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350A Educação Ambiental (EA) objetiva formar cidadãos centrados na conscientização, capacidade de avaliação, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências e, ainda, aponta propostas pedagógicas com a participação de educandos. Assim, o educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais, fundamentadas em conhecimento cientifico, acumulado pela humanidade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é investigar como as concepções e a formação docente, interferem na sua prática pedagógica em sala de aula para promover a educação ambiental nas escolas municipais da região Noroeste do Paraná, microrregião de Paranavaí. O público alvo investigado foi professores e gestores dos anos inicias de escolas públicas municipais das cidades de Guairaçá, Planaltina do Paraná, Loanda, Itaúna do Sul, Alto Paraná, Terra Rica, Tamboara, Cruzeiro do Sul, Paranavaí, Paraíso do Norte, Inajá, Santo Antônio do Caiuá, Marilena e São João do Caiuá. O instrumento de coleta de dados se deu por um questionário criado em formato on-line. Para complementar esta pesquisa, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD) intitulada “impactos ambientais” para auxiliar o professor com as questões em sala. A SD está direcionada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF). A análise dos dados do questionário ocorreu de forma qualitativa, através de categorização. Ao analisar os resultados do estudo com os professores e gestores, obtivemos 57 participantes. Os dados evidenciam que a maioria dos professores e gestores não tiveram contato com a EA na sua formação. Porém, os resultados indicam que os pesquisados apresentam clareza e coerência nos conceitos relacionados a EA. Ademais, registra-se que eles utilizam diversas estratégias como aulas de campo, atividades práticas, entre outros. Abordaram que as maiores dificuldades em suas práticas pedagógicas é a falta de recursos, espaço e tempo. Somado a isto, evidenciou-se que a EA é timidamente abordada na formação continuada, sendo, portanto, necessário investir na formação docente para alavancar este processo formativo. Por fim, para contribuir com a abordagem da EA em sala de aula, elaboramos a proposta da SD aos professores e que ao executar junto aos educandos, possam resgatar valores, princípios e principalmente contribuir para que os estudantes desenvolvam atitudes conscientes e críticas relacionadas ao meio ambiente.Item EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE(Universidade Estadual do Paraná, 07/04/2022) PROMOCENA, Igor Fernando Basílio; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/4952584511756196; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; BRINATTI, André Mauricio ; http://lattes.cnpq.br/6646179684977811; CARVALHO, Hercilia Alves Pereira de ; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa documental sobre as escolas Waldorf. O objetivo foi investigar se a pedagogia Waldorf é um possível caminho para promover a Educação Ambiental, EA para a sustentabilidade, como viés da EA crítica. As políticas públicas educacionais apontam, por meio de documentos norteadores, que a EA deve ser promovida em todas as séries e em todas as disciplinas. No entanto, estes documentos não apontam quais procedimentos metodológicos legitimam a Educação Ambiental. E, como aponta a literatura pertinente, nas escolas regulares, esta formação é deficitária. De modo geral, a apresentação dos conteúdos é fragmentada, desconexa e equivocada. Assim, pesquisamos as matrizes curriculares, as atividades práticas realizadas e a logística do processo ensino e aprendizagem para crianças de 6 a 13 anos das escolas Waldorf. Também identificamos onde se localizam. Utilizamos como fonte de pesquisa primária, os dados disponíveis no site da Federação das Escolas Waldorf do Brasil. Os resultados mostram que estas escolas, presentes em 11 estados brasileiros, utilizam a ecopedagogia para promover a EA. Os currículos das escolas Micael de Fortaleza – CE e João Guimarães Rosa de Ribeirão Preto -São Paulo, por serem mais detalhados, foram analisados. As análises apontam que a pedagogia Waldorf valoriza a educação para a sustentabilidade por meio de práticas lúdicas e concretas, além de uma abordagem holística dos conteúdos com ênfase nas Artes. O espaço físico destas escolas privilegiam práticas que valorizam a terra e incentivam vivências com o meio ambiente. A estrutura organizacional das escolas incentiva a participação da comunidade escolar que, por meio das associações mantenedoras, tomam decisões conjuntas. Por fim, podemos dizer que as escolas Waldorf apresentam condições favoráveis para promover a EA crítica com ações para a sustentabilidade.Item ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO E NEOLIBERALISMO: ANÁLISE CRÍTICA DO PNE 2014-2024 E DO PL Nº 2614/24(Universidade Estadual do Paraná, 2025/02/27) HEIDRICH, Maria Jaqueline Giovanini; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/3560586573311074; ARAÚJO, Renan Bandeirante de ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; IWASSE, Lilian Fávaro Alegrâncio ; http://lattes.cnpq.br/7432731201234850A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Formação Docente Interdisciplinar e ao Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná. O estudo analisa criticamente o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 2024 e o Projeto de Lei nº 2614/24, que propõe o PNE 2024-2034, com ênfase na qualidade da aprendizagem e no financiamento educacional, comparando-os no contexto político, econômico e ideológico atual para identificar suas implicações para a educação pública nacional. A pesquisa examina o processo de expansão educacional no Brasil, evidenciando sua relação com os modelos produtivos hegemônicos (taylorismo, fordismo e toyotismo) e a consolidação do tecnicismo educacional. Além disso, investiga a influência de organismos multilaterais na formulação das políticas educacionais brasileiras, particularmente no que diz respeito à adaptação da educação às demandas do capitalismo contemporâneo. O estudo também discute o impacto das políticas de austeridade fiscal no financiamento da educação, analisando como a limitação de investimentos públicos e a priorização do ajuste fiscal afetam a implementação das metas educacionais. Metodologicamente, o estudo baseia-se em análise bibliográfica e documental, adotando uma abordagem dialética para compreender as interações entre educação, mercado de trabalho e acumulação de capital. A dissertação também discute as políticas públicas educacionais desde o processo de industrialização brasileiro, nas décadas de 1950 1970, até as reformas neoliberais dos anos 1990 e seus desdobramentos na atualidade. A análise crítica do PL nº 2614/24, revela as diretrizes que orientam a formulação do novo Plano Nacional de Educação, permitindo identificar possíveis avanços e retrocessos em relação ao PNE 2014-2024. Os resultados indicam que as políticas educacionais permanecem subordinadas à lógica da empregabilidade e da inserção dos jovens da escola pública no mercado de trabalho precarizado. Sob a influência do capital, essas políticas estruturam currículos tecnicistas, centrados no desenvolvimento de competências e habilidades mensuráveis, alinhados a avaliações de larga escala. Paralelamente, o financiamento educacional é restringido pela manutenção de políticas de austeridade fiscal, que limitam os investimentos na área e reforçam a lógica da eficiência gerencialista na gestão da educação. Esse modelo gerencial transfere para as unidades escolares a responsabilidade pelos resultados educacionais, sem garantir condições estruturais adequadas para o cumprimento das metas estabelecidas. Esse enfoque utilitarista, incorporado nas políticas educacionais, no planejamento escolar, nos currículos e na prática docente, reduz a concepção de qualidade da educação à satisfação de demandas imediatas do mercado, afastando se de uma perspectiva mais ampla de qualidade social e cultural, voltada para a emancipação humana.Item INVESTIGAÇÃO SOBRE A ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O QUE DIZEM OS PERIÓDICOS BRASILEIROS(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/29) ACHERMANN, Mônica Tortorelli Winche; ROYER, Marcia Regina; FLÔR, Daniela Eloise; http://lattes.cnpq.br/7560936930373791; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/6060398259514657; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; BORILLE, Josi Mariano ; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715O movimento STEAM, principiado nos Estados Unidos da América na década de 1990, se popularizou em vários países como uma tendência educacional que articulou disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Essa abordagem pedagógica, atrelou-se aos desafios globais sociais e ambientais, ressignificando o aprendizado e subsidiando as demandas por habilidades e conhecimentos imprescindíveis para a formação acadêmica do século XXI. Entender e contextualizar, historicamente, quais foram os fatores que motivaram o surgimento deste movimento é um elo entre o estado da arte e a prospecção de cenários vindouros. Diante disso, como problema de pesquisa procurou-se saber como a abordagem STEAM está sendo aplicada no ensino brasileiro. Portanto, este trabalho, de natureza mista quali-quantitativa, por meio da pesquisa do estado da arte e da análise de Bardin, investiga a variabilidade contextual em que o STEAM foi utilizado como abordagem pedagógica. Para efetivação deste estudo e levantamento de dados utilizou-se a base de dados do Google Acadêmico, no qual foram aplicadas as palavras-chave: “STEM”, “STEAM”, “STEM e EDUCAÇÃO e BRASIL e ENSINO” e “STEAM e EDUCAÇÃO e BRASIL e ENSINO” e também a base de dados do Programa de Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. A partir desse levantamento, foi possível inferir que nos resultados dos trabalhos analisados, a aplicação da abordagem STEAM apontou benefícios e possibilidades para uma inovação no ensino. Evidenciou-se também desafios e limitações como a falta de ferramentas e materiais adequados, espaços propícios para o desenvolvimento de projetos e, principalmente, a falta de capacitação dos professores. Todos esses fatores dificultam a implantação de ações interdisciplinares em nosso país. Conclui-se, que a abordagem STEAM tem sido aplicada em todas as regiões do Brasil nos diversos níveis do ensino, apresentando resultados positivos que permite que essa abordagem seja somada a novos projetos no ensino brasileiro. Desse modo, questões como formação docente, incentivos e valorização seja para STEAM, seja para qualquer outra tendência educacional, devem ser tratados com prioridade. A aplicação da abordagem STEAM como uma prática pedagógica inovadora em diferentes contextos educacionais e culturais, contribui no processo de ensino e aprendizagem, pois essa abordagem traz como pressuposto, um currículo contextualizado com o mundo real, menos disciplinar, incorporando elementos da tecnologia que vivenciamos.Item INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/02/16) SILVA, Eliane Giselle; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/6314665922203353; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; OLENKA, Laudileni ; http://lattes.cnpq.br/1264841666035776; CARVALHO, Hercilia Alves Pereira de ; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194Este trabalho investigou como o Mapa Conceitual (MC) tem sido utilizado pelos professores que ministram o componente curricular de Química no Ensino Médio. De acordo com Joseph D. Novak, o MC dá um caráter humanista à Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS), de Ausubel. Trata-se de um recurso metodológico que prioriza a hierarquização dos conceitos que compõem um tema ou uma área do conhecimento. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações como fonte de busca de trabalhos acadêmicos que satisfazem o critério aqui estabelecido: utilização do MC no ensino de química para aluno do EM. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, quali- quantitativa. Os resultados indicam que os MC são produzidos individualmente e coletivamente durante todo processo de ensino e aprendizagem, principalmente nos anos iniciais do Ensino Médio, nos conteúdos de ligações químicas e soluções.Item JARDIM BOTÂNICO DE NOVA ESPERANÇA/PR COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA(Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/31) FRANÇA, Allexandder Fernandes; GOMES, Paulo César; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; http://lattes.cnpq.br/3313560740006400; GOMES, Paulo César ; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; FOSSALUZA, André Santachiara ; http://lattes.cnpq.br/3805159159913056; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O objetivo desta pesquisa foi investigar se a narrativa histórica de implantação do parque florestal urbano do município de Nova Esperança – Paraná, um espaço não- formal e a exploração de seus recursos naturais poderiam configurar-se na e para a promoção da Educação Ambiental Crítica. Buscamos investigar as narrativas históricas e o processo de implantação e formação do Parque Florestal Jardim Botânico (PFJB) e os recursos no município mencionado. Para nossas análises utilizamos o materialismo histórico-dialético de Marx como referencial teórico. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa do tipo documental e bibliográfica. As discussões decorrem da compreensão de Educação Ambiental Crítica tomadas a partir de autores como Loureiro (2012), Sorrentino (2003), Tozoni- Reis (2008), dentre outros. Os resultados apontam que as narrativas e documentos históricos analisados caracterizam a importância histórica no âmbito da constituição do parque – e do combate a uma grande erosão – se mostra condizente para promoção da Educação Ambiental Crítica. Essa perspectiva teórica tomada a partir dos recursos advindos desse local pode ser explorada e utilizada e conjunto com o acervo do parque para despertar a consciência crítica da preservação ambiental vislumbrando uma possibilidade de Educação Ambiental Crítica.Item JUVENTUDE E TRABALHO: A QUESTÃO DO ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO(Universidade Estadual do Paraná, 2022/09/29) SEGANTINE, Débora Baptista da Rocha; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/1910554762282471; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão ; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; ALMEIDA, Rodrigo Davi de ; http://lattes.cnpq.br/9524251326442540; FONSECA, Sergio Cesar da ; http://lattes.cnpq.br/5760026330157184; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O abandono escolar é um problema que está presente em todas as etapas da Educação Básica brasileira, mas que se acentua no Ensino Médio, conforme se pode observar através das taxas de rendimento escolar publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Apesar dos índices oficiais de abandono escolar nesta etapa terem diminuído nos últimos anos, esse fenômeno é um entrave ao cumprimento das proposições do Plano Nacional de Educação (PNE) de universalizar o atendimento escolar. Nesse cenário, a presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí, tem como objetivo investigar as relações entre o abandono escolar, a nova estrutura curricular do Novo Ensino Médio com base na BNCC e seu vínculo com o mundo do trabalho contemporâneo. A fim de alcançar este objetivo, foi eleita a pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo, e sob a luz do materialismo histórico-dialético, procurou-se analisar o abandono escolar no Ensino Médio no Brasil entre os anos 2000 e 2020. Na busca por compreender o fenômeno abandono escolar e suas motivações, foi investigado o conceito de juventude, termo que deve ser pluralizado para juventudes, uma vez que contempla uma categoria social composta por jovens de diferentes identidades construídas em contextos históricos, culturais e sociais díspares. A pesquisa revelou também que o Ensino Médio, ainda que permeado de reformas educacionais, historicamente mostra se dual e excludente, tem a finalidade de preparar a classe dominante para a entrada no ensino superior e a camada popular para fomentar força de trabalho para suprir a demanda do mercado de emprego, o que se evidencia pela proposta de uma formação baseada em competências socioemocionais. A BNCC, que rege o Novo Ensino Médio, substancia uma formação alienada, negadora do acesso aos conteúdos científicos em prol do desenvolvimento de competências necessárias para a resolução de problemas cotidianos. Por fim, conclui-se que a nova estrutura curricular do Novo Ensino Médio, através dos Itinerários Formativos, a princípio, pode vir ao encontro dos anseios das juventudes que compõem a última etapa da Educação Básica, sobretudo dos jovens da camada mais pauperizada do proletariado que frequenta as escolas públicas e que, em tese, vislumbram a possibilidade futura de melhores condições salariais e de trabalho. Por outro lado, considerando que a questão socioeconômica se mostrou como a principal determinante para o abandono escolar, é possível que, para suprir suas necessidades de sobrevivência no complemento da renda familiar, manter-se na escola pode não ser a primeira opção