Navegando por Autor "ZANATTA, Shalimar Calegari"
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Item A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA(Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/27) MOREIRA, Gabrieli Alemida; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/6374098761333776; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Hercilia Alves Pereira De Carvalho; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194; Hederson Aparecido De Almeida; http://lattes.cnpq.br/2944423437536574A inadequada formação científica dos alunos, evidenciada pelo baixo desempenho em avaliações internacionais e pela dificuldade em conectar conceitos científicos com os fenômenos do cotidiano têm sido foco de vários estudos, ao longo dos últimos anos. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consiste em verificar quais metodologias didático-pedagógicas e quais conteúdos de Química têm sido apontados como eficientes para promover a Alfabetização Científica (AC) dos alunos do Ensino Médio. Como metodologia para a coleta de dados e constituição do corpus da pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica e, posteriormente, uma análise bibliométrica, por meio do software Bibliometrix. Foram identificados 14 artigos na base de dados Scopus, em revistas indexadas, seguindo critérios de relevância, alinhamento temático e citação global. Este material sofreu nova busca no Bibliometrix, a fim de ampliar as informações sobre o corpus, com a intenção de coletar informações mais abrangentes sobre o tema. Os trabalhos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), o que viabilizou a identificação de tendências metodológicas e conteúdos recorrentes. Os resultados das análises indicam que as metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (APB), a Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), o Ensino por Investigação (EI) e o uso de Textos Literários de Divulgação Científica (TLDC) demonstram maior potencial para fomentar a AC. Estas abordagens incentivam a argumentação, a resolução de problemas e a reflexão crítica, o que permite aos alunos compreenderem a relevância da Química para resolver questões sociais, ambientais e tecnológicas. Em relação aos conteúdos, verificou-se a presença de temas relacionados a mudanças climáticas, poluição ambiental e segurança alimentar. Isto sugere que deve haver investimentos na formação docente, para a disseminação de sólidos conhecimentos interdisciplinares, que podem auxiliar na promoção da AC do estudante de Química.Item A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA – UM PANORAMA DO ENSINO EAD NO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2022/02/24) SANTOS, Grazielli Harumi Igarashi dos; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/1137841394929627; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Mauricio A. Custódio de Melo; http://lattes.cnpq.br/7987388810561744; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa documental sobre os cursos de Licenciatura em Física com vagas disponíveis no Estado do Paraná. O intuito é subsidiar as discussões sobre a formação do professor de Física. Assumimos como premissa que a formação inicial do professor contribui para a qualidade do processo ensino e aprendizagem e, portanto, a matriz curricular, carga horária, estágio supervisionado, impactam o trabalho docente. Devido ao aumento da oferta de vagas dos cursos EAD para formação inicial docente, como verificamos nesta pesquisa, este viés formativo deve receber mais atenção. Os cursos EAD foram implantados como possíveis soluções para a democratização do acesso ao nível superior. Para isto, estes cursos são levados a municípios menores, onde a população não tem acesso a estrutura física de uma universidade, mas, por meio de tutorias, podem fazer um curso superior. Este processo de democratização, de fato, elevou o porcentual de professores formados na modalidade EAD em todas as áreas do conhecimento. Para embasar nossas discussões, esta dissertação discorre sobre as complexidades que envolvem a formação docente de Física e o processo de ensino. Como metodologia de pesquisa, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas envolvidas, o processo histórico do ensino de Ciências, com ênfase na Física e os cursos EAD, utilizamos o site “e-MEC” para identificar as instituições superiores que ofertam Licenciatura em Física com vagas no Estado do Paraná. A partir destes dados, buscamos nos sites de cada instituição, dados relevantes, como por exemplo, matriz curricular, carga horária, estágio supervisionado. Os resultados apontam que a ausência de professores formados em Física – Licenciatura, não pode ser justificada pela falta de oferta de vagas, pelo contrário. Os resultados obtidos aqui mostram que o número de vagas é suficiente para suprir a demanda. É possível, como relatado pela literatura, que a escassez de professores de Física se deve ao elevado índice de evasão dos licenciandos devido a complexa desconexão entre os conteúdos formativos e a prática docente. De fato, como foi verificado aqui, em todos os cursos com vagas disponíveis no estado do Paraná, as disciplinas e os conteúdos são fragmentados, desconectados entre si e com as metodologias didáticas. Os resultados mostram também alta heterogeneidade para os currículos e estágio supervisionado, tanto em conteúdo quanto em carga horária. Longe de esgotar este tema, mas é preciso que os órgãos competentes fiscalizem, acompanhem e busquem a consolidação de estratégias mais eficientes e adequadas para a formação docente. E, isto em consonância com os resultados de pesquisas acadêmicas.Item A IMPLANTAÇÃO DA BNCC NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS(Universidade Estadual do Paraná, 2017/11/08) BRANCO, Emerson Pereira; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/4292143465844004; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Andrea Paesano Júnior; http://lattes.cnpq.br/6072625760455113; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646No presente trabalho, apresentamos uma discussão sobre as políticas neoliberais e suas influências sobre o sistema educacional, destacando as reformas educacionais brasileiras. O fato é que nem sempre estas interferências são explícitas e a comunidade escolar consciente delas. No entanto, trata-se de um tema que interfere na construção da sociedade e, portanto, atinge direta ou indiretamente toda a população brasileira, porém, muitas vezes, os principais envolvidos, alunos e professores não participam efetivamente das discussões que requerem seu protagonismo. Assim, esta pesquisa, de cunho qualitativo, fundamentou-se na leitura de documentos e artigos pertinentes para subsidiar nossas discussões acerca das reformas educacionais, destacando a atual reforma, que é a implantação de uma base nacional comum e como ela refletirá na organização curricular da escola, na formação do professor, no trabalho docente e na vida dos educandos. Destaca-se que o principal objetivo para a implantação da Base Nacional Comum Curricular é o de promover a reformulação curricular da Educação Básica, norteando os conteúdos e as práticas do professor, o que, na verdade, já se tentou fazer com a implantação dos Parâmetros Curriculares. A proposta inicial seria atender a Constituição Federal que prevê a efetivação de um Sistema Nacional de Educação, amparado pelo Regime de Colaboração entre a União, os Estados e os Municípios. Como resultado preliminar, observamos que os temas: Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio e as alterações na legislação educacional estão interligados entre si e diretamente vinculados às políticas neoliberais. Constata-se também que a real necessidade de se implantar um documento curricular nacional orientador do sistema educacional é a de incorporar, além das políticas públicas nacionais, as influências de organismos internacionais na formulação das propostas educacionais para o Brasil. Essas influências conduzem para a pedagogia do “aprender a aprender”, a qual ressalta a formação para a vida social, produtividade e formação do próprio indivíduo que, na verdade, agregam valores e ideologias neoliberais, de interesse do capital.Item A METODOLOGIA STEAM COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA(Universidade Estadual do Paraná, 2020/11/30) ROBERTO, Gisele Rodrigues Durigan; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/8674079723638932; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Hercília Pereira Carvalho; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194; Renan Bandeirante de Araujo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263Nessa dissertação, é apresentada uma proposta didático-metodológica para o ensino da Matemática e suas Tecnologias, pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A execução da referida proposta, baseada na pesquisa qualitativa, levou-nos a perceber que a Modelagem Matemática e os princípios da Educação STEAM, podem satisfazer a Aprendizagem Significativa como requerida por Ausubel. Nosso principal objetivo foi estabelecer uma metodologia de ensino apropriada aos desafios do século XXI, equilibrando adequadamente as funções do professor e do aluno durante o processo ensino e aprendizagem. A Educação STEAM, acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, foi divulgada pelos Estados Unidos na década de 90 como a solução do processo educacional para o século XXI. Isto porque a Educação STEAM favorece a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos, visando o desenvolvimento criativo e a autonomia do aluno na solução de problemas sociais. Como resultado, nossa proposta reconhece e afirma que o professor é o agente transmissor do conhecimento acumulado pela humanidade, mesmo diante de metodologias que priorizam a dinamicidade do aluno e abordam conteúdos específicos voltados aos problemas contemporâneos. Assim, a proposta didático metodológica aqui apresentada é desenvolvida na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), totalizando oito momentos didáticos, os quais incluem a preparação de canteiros; plantio de hortaliças e leguminosas; colheita e elaboração de pratos saudáveis.Item AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA - PR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO ENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA)(Universidade Estadual do Paraná, 2016/10/26) COSTA, Eliane Picão da Silva; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/3013403140821637; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira; http://lattes.cnpq.br/3227131664005073; Marilene Mieko Yamamoto Pires; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591As descobertas da Ciência caminham ladeadas pelas Tecnologias que revolucionam paradigmas e interferem de modo direto na vida das pessoas. Se pela curiosidade nata do homem ou pela necessidade de sobrevivência, o fato é que ambas não mostram fronteiras. Nossa humanidade é capaz de criar vacinas para salvar vidas na mesma proporção que é capaz de construir bombas atômicas para dizimar a espécie humana como a conhecemos. Entre esses dois extremos que encerram uma reta, há infinitos pontos. Porém, o desenvolvimento tecnológico deve ocorrer em harmonia com os limites dos recursos naturais e para o bem da humanidade. Coube à escola o papel de formar cidadãos críticos, reflexivos, ativos, capazes de interpretar as descobertas científicas num contexto histórico, filosófico, cultural, social, político e econômico. De acordo com as políticas públicas da educação, essa consciência deve ser inserida pela Educação Ambiental. Este trabalho investigou quais são as concepções que os professores de Física, Química e Biologia do Ensino Médio têm sobre o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e como elas interferem no seu trabalho pedagógico para promover a Educação Ambiental. Os participantes dessa pesquisa foram 11 professores que representam a totalidade dos docentes que atuam nas duas escolas que possuem ensino médio do município; sendo uma da rede estadual e outra particular de ensino, do município de Nova Esperança, situado a noroeste do Estado do Paraná. Os professores responderam um questionário semi-estruturado pautado na pesquisa qualitativa. Em linhas gerais, a análise das respostas mostrou que os professores não foram adequadamente qualificados para trabalhar com a Educação Ambiental na perspectiva do enfoque CTSA, levando-os a uma concepção inadequada dos conceitos envolvidos, o que definimos como concepções alternativas. Como exemplo, muitos ainda têm como premissa que a Ciência e a Tecnologia só trazem benefícios à sociedade. Tais constatações, além de se constituírem em entraves para o aprendizado dos estudantes, ainda apontam os limites da prática docente para promover um ensino adequado, voltado para as questões ambientais.Item EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE(Universidade Estadual do Paraná, 07/04/2022) PROMOCENA, Igor Fernando Basílio; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/4952584511756196; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; André Mauricio Brinatti; http://lattes.cnpq.br/6646179684977811; Hercilia Alves Pereira de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa documental sobre as escolas Waldorf. O objetivo foi investigar se a pedagogia Waldorf é um possível caminho para promover a Educação Ambiental, EA para a sustentabilidade, como viés da EA crítica. As políticas públicas educacionais apontam, por meio de documentos norteadores, que a EA deve ser promovida em todas as séries e em todas as disciplinas. No entanto, estes documentos não apontam quais procedimentos metodológicos legitimam a Educação Ambiental. E, como aponta a literatura pertinente, nas escolas regulares, esta formação é deficitária. De modo geral, a apresentação dos conteúdos é fragmentada, desconexa e equivocada. Assim, pesquisamos as matrizes curriculares, as atividades práticas realizadas e a logística do processo ensino e aprendizagem para crianças de 6 a 13 anos das escolas Waldorf. Também identificamos onde se localizam. Utilizamos como fonte de pesquisa primária, os dados disponíveis no site da Federação das Escolas Waldorf do Brasil. Os resultados mostram que estas escolas, presentes em 11 estados brasileiros, utilizam a ecopedagogia para promover a EA. Os currículos das escolas Micael de Fortaleza – CE e João Guimarães Rosa de Ribeirão Preto -São Paulo, por serem mais detalhados, foram analisados. As análises apontam que a pedagogia Waldorf valoriza a educação para a sustentabilidade por meio de práticas lúdicas e concretas, além de uma abordagem holística dos conteúdos com ênfase nas Artes. O espaço físico destas escolas privilegiam práticas que valorizam a terra e incentivam vivências com o meio ambiente. A estrutura organizacional das escolas incentiva a participação da comunidade escolar que, por meio das associações mantenedoras, tomam decisões conjuntas. Por fim, podemos dizer que as escolas Waldorf apresentam condições favoráveis para promover a EA crítica com ações para a sustentabilidade.Item INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/02/16) SILVA, Eliane Giselle; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/6314665922203353; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Laudileni Olenka; http://lattes.cnpq.br/1264841666035776; Hercilia Alves Pereira de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194Este trabalho investigou como o Mapa Conceitual (MC) tem sido utilizado pelos professores que ministram o componente curricular de Química no Ensino Médio. De acordo com Joseph D. Novak, o MC dá um caráter humanista à Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS), de Ausubel. Trata-se de um recurso metodológico que prioriza a hierarquização dos conceitos que compõem um tema ou uma área do conhecimento. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações como fonte de busca de trabalhos acadêmicos que satisfazem o critério aqui estabelecido: utilização do MC no ensino de química para aluno do EM. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, quali- quantitativa. Os resultados indicam que os MC são produzidos individualmente e coletivamente durante todo processo de ensino e aprendizagem, principalmente nos anos iniciais do Ensino Médio, nos conteúdos de ligações químicas e soluções.Item LANÇAMENTO DE FOGUETES - UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA(Universidade Estadual do Paraná, 2019/11/27) TORGAN, Demétrio Aquino; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/3452016248318562; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Michel Corci Batista; http://lattes.cnpq.br/4568162557688883; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Nesta pesquisa foi analisado como evoluiu a aprendizagem de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que foi planejada, desenvolvida e aplicada em torno do experimento de lançamento de foguetes construídos com garrafas PET. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel, com metodologia de investigação que se enquadra numa abordagem do tipo qualitativa, e fundamentada na experimentação em sala de aula. A coleta dos dados permitiu avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em questão com profundidade, e a partir de uma análise de comparação entre os mapas conceituais elaborados pelos alunos ao início e final da unidade de ensino, foi possível observar a evolução na quantidade de conceitos utilizados pelo aluno, nos níveis hierárquicos dos mapas conceituais, na quantidade de ligações e exemplos utilizados. Isso possibilitou evidenciarmos uma evolução na representação dos conceitos, nas relações conceituais e na dependência de significados entre os conceitos físicos envolvidos no experimento de lançamento de foguete PET. Os resultados nos permitiram concluir que existem evidências de que o experimento de lançamento de foguete PET é uma atividade potencialmente significativa ao ensino de conceitos Físicos relacionados ao currículo do oitavo ano do Ensino Fundamental e que pode trazer novas possibilidades para o Ensino de Física, motivando novas formas criativas de aprendizagem, incentivando a evolução conceitual dos alunos e aprimoramento da linguagem matemática utilizada na resolução de problemas.Item O ESTADO DA ARTE DA EDUCAÇÃO STEAM POR MEIO DO BIBLIOMETRIX(Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/22) FURTADO, Mariana Kosiba; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/1878886944753253; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Fernanda Arruda Nogueira Gomes da Silva; http://lattes.cnpq.br/7975299434600441; Neide de Almeida Lança Galvão Fávaro; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903A Educação STEAM, originária dos Estados Unidos da América, visa um ensino interdisciplinar que integre os conteúdos das ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes. Ao se tratar de uma discussão com bastante visibilidade pelo mundo, recebeu diferentes significados e releituras sem que houvesse um consenso, assim, a variedade de definições no campo da educação é dependente do contexto social, econômico e das perspectivas de quem a implementa. Atualmente, a Educação STEAM já é uma realidade no Brasil, sob diversas formas, sendo comumente denominada na literatura como abordagem ou metodologia STEAM. Esta pesquisa é relevante para compreender a produção acadêmica sobre a Educação STEAM em todo o mundo. O objetivo principal desta dissertação é de demonstrar o conhecimento global da Educação STEAM na base de dados Scopus. Desse modo, a metodologia de pesquisa fundamentou-se na revisão bibliográfica com base na bibliometria, que permitiu inferir informações quantitativas e qualitativas, com o auxílio da ferramenta Bibliometrix. Em síntese, a análise bibliométrica, revelou que as pesquisas sobre a Educação STEAM têm crescido exponencialmente nos últimos anos. Algumas abreviaturas foram descobertas na análise, como o sTEAM (metodologia dos anos 2000 envolvendo grupo, comunicação e cooperação no ambiente virtual) e o i-STEAM (mesma ideia de integração entre as áreas STEAM). Em paralelo, a inclusão da letra “A” no acrônimo STEM ainda é motivo de discussão atualmente, às vezes para atribuí la à educação artística, às vezes para direcionar as ciências humanas. As pesquisas apontam que a perspectiva ideal para a Educação STEAM é uma transição para o campo transdisciplinar, de forma que os dois lados de STEM+A sejam considerados.Item PEER INSTRUCTION: DISCUSSÕES QUE PERMEIAM A FORMAÇÃO REFLEXIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS(Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/31) DUARTE, Bruna Marques; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/7237406150714469; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Andrea Paesano Júnior; http://lattes.cnpq.br/6072625760455113; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646Este trabalho objetiva discutir alguns aspectos relevantes para o Ensino de Ciências, enfatizando o ensino de Física. Como parte integrante deste contexto, apresentamos e discutimos os resultados da aplicação do método Peer Instruction ou PI, idealizado por um professor de Física da Universidade de Harvard, Eric Mazur. O referido método evidencia as concepções espontâneas dos estudantes em conflito com as concepções ditas científicas. Portanto, conhecer essas concepções espontâneas ou alternativas é parte fundamental para o sucesso da aplicação desse método. Neste trabalho, o público alvo foram os acadêmicos do último ano do curso de Ciências - Licenciatura Plena da UNESPAR - campus de Paranavaí. Assim, além de identificar quais são as concepções alternativas destes alunos sobre os conteúdos de eletrostática e eletricidade, também discutimos como essas concepções podem interferir na atividade profissional deles. Inserido nesse contexto, apresentamos uma discussão sobre o ensino de Ciências no Brasil e a importância da epistemologia da Ciência no processo ensino-aprendizagem de forma a contextualizar o Método Peer Insctruction, correlacionado-o com a prática metodológica comumente empregada. O trabalho é de campo, possuindo um intuito quanti-qualitativo, e seus levantamentos de dados ocorreram por meio de aplicação de questionários e observações. A análise dos resultados é representada por gráficos que mostram a porcentagem de acertos antes e depois da aplicação do método. Esses dados forneceram subsídio para o cálculo do ‘ganho’ (g) obtido, conforme apresentado pelo autor do método. Os resultados mostraram que os índices de ganho alcançados são compatíveis com a literatura existente sobre o assunto, afirmando o sucesso do método para o ensino conceitual. As análises dos resultados permitem considerar que o método pode ser utilizado para promover o processo de formação reflexiva que deve ser instalada desde a formação profissional dos futuros professores.Item PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS NO TRABALHO DO PROFESSOR DO ESTADO DO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/02) RAMOS, Luciana Rodrigues; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/0120368177626953; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Renan Bandeirante De Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Carolina Batista Israel; http://lattes.cnpq.br/6475608295644477A rápida expansão das tecnologias digitais e a emergência das plataformas educacionais têm reconfigurado significativamente as práticas pedagógicas e a gestão educacional. As plataformas, impulsionadas pela lógica neoliberal, transformam a educação em um serviço mercantilizado, prioriza eficiência na lógica capitalista e extirpa a autonomia pedagógica. Dada a extensão das interferências, podemos dizer que estamos vivendo um processo de “plataformização” da educação. Discutir este processo, implica em discutir, entre outras questões, abordagens gerenciais, onde a supervisão e o controle são amplificados e, por isso, não podem ser ignorados. Assim, esta pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e analítica, traz um levantamento bibliográfico, que subsidiou a elaboração de um questionário para professores do Estado do Paraná, cujas respostas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os 76 questionários respondidos pelos professores indicam que a plataformização compromete a qualidade do ensino e do trabalho docente. Os professores apontam a necessidade de revisar políticas educacionais para garantir equidade, autonomia pedagógica e o bem-estar dos educadores. Além disso, a falta de preparo dos alunos para lidar com essas tecnologias específicas e a pressão sobre os professores para cumprir metas de desempenho também são preocupações importantes. Somado a isto, a precária infraestrutura da internet das escolas estaduais, a necessidade de criar condições adequadas para que todos os alunos possam se beneficiar das oportunidades digitais e a precária ou ausente formação docente, também são preocupações de destaque entre os professores participantes. Diante deste contexto, é essencial repensar o sistema educacional paranaense no sentido de priorizar o desenvolvimento integral dos alunos e garantir acesso igualitário a uma educação de qualidade por meio da capacitação docente, sem a cobrança do uso das plataformas. Podemos destacar, como resultado final, que o tema em tela é recente e deve receber mais atenção dos pesquisadores, levando em consideração todos personagens envolvidos: governo, comunidade escolar, resultados de pesquisas e pesquisadores.Item UMA DISCUSSÃO DO PAPEL DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS(Universidade Estadal do Paraná, 2016/12/02) LEIRIA, Talisson Fernando; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/6329805276519041; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Breno Ferraz de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2082288775452202; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646Este trabalho apresenta uma discussão sobre o uso das atividades experimentais como estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, com ênfase no ensino de Física e a correlação dessa metodologia com a formação do professor no contexto das políticas neoliberais da educação. Partimos do pressuposto que toda metodologia pedagógica está pautada numa crença epistemológica do professor a respeito da ciência e no contexto social, político, econômico e cultural. De acordo com os livros didáticos, a Física é uma Ciência empirista-indutivista tendo o Método Científico o único caminho possível para a evolução da Ciência. Essa visão fundamenta as metodologias da pedagogia tradicional, que se opõem as concepções epistemológicas do século XX. Assim, o professor utiliza a memorização e a reprodução do conhecimento numa sequência linear e progressiva, como num processo de adestramento de acordo com a Concepção Neoliberal na Educação. Este comportamento é reproduzido na literatura vigente por meio de artigos que retratam as metodologias das atividades experimentais numa visão unilateral do conhecimento. Nesse contexto, a qualidade do processo ensino e aprendizagem permeia a postura reflexiva do professor que deve estar atento a essas questões em sua prática pedagógica. Assim, espera-se que este trabalho possa guiar reflexões da prática pedagógica vigente dos professores de Ciências e Física.Item UMA PROPOSTA STEAM NO CONTEXTO DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL(Universidade Estadual do Paraná, 2020/05/29) CARVALHO, Rodrigo da Silva; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/4563874150854606; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Hercília Pereira Carvalho; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194O processo de ensino-aprendizagem em Ciências se constitui o maior desafio entre todas áreas do saber. Além das dificuldades inerentes aos processos de ensino e de aprendizagem, a Ciência, especificamente, está inserida no contexto do desenvolvimento tecnológico e, portanto, econômico, o que torna seus saberes intricados numa rede mais complexa entre políticas fragmentárias e nem sempre explicitas. Assim, discutir o processo de ensino-aprendizagem em Ciências tem se tornado cada vez mais necessário. É nesse contexto que este trabalho se insere. Apresentamos uma discussão sobre temas considerados relevantes ao processo de ensino-aprendizagem de Ciências e, como resultado, apresentamos uma proposta didático-metodológica. Essa proposta tem o desafio de buscar o equilíbrio entre os papéis do aluno e do professor como agente transmissor do conhecimento no contexto da Educação STEAM (acrônimo formado pelas iniciais dos nomes, em inglês, das disciplinas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A Educação STEAM foi divulgada inicialmente pelos Estados Unidos na década de 90 como a solução do processo educacional para o século XXI, em que a criatividade e autonomia do aluno são parâmetros importantes. A proposta didático-metodológica aqui desenvolvida está pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (TAS) e apresentada na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com 05 momentos didáticos, os quais incluem a construção de um carrinho de luz.Item UMA PROPOSTA STEAM: TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA(Universidade Estadual do Paraná, 2019/06/26) DOURADO, Jordana Alves de Queiroz; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/2502500822169338; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Hercília Alves Pereira; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o professor de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, fundamentada na interdisciplinaridade como interpretada pela Educação STEAM, pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa. A Educação STEAM (acrônimo formado pelas iniciais dos nomes, em inglês, das disciplinas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) tem sido divulgada pelos Estados Unidos como uma possível solução do processo educacional para o século XXI. O STEAM valoriza as metodologias didáticas ativas, ou seja, as metodologias que colocam o aluno no centro do processso ensino aprendizagem. No Brasil, a Educação STEAM é ainda tímida, mas as metodologias ativas têm recebido papel de destaque, principalmente no processo ensino aprendizagem de Ciências. Porém, alguns pesquisadores alertam para os efeitos negativos quando essas metodologias expropriam o papel do professor como transmissor do conhecimento. Neste sentido, desenvolver uma proposta metodológica que respeita o ponto de inflexão entre o papel do professor e do aluno no contexto da metodologia STEAM, é um desafio. Assim, desenvolvemos uma proposta didática utilizando os pilares da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a qual valoriza o papel do professor como agente responsável pelo conhecimento. Como resultado, apresentamos a proposta utilizando o tema “Tomografia Computadorizada” pela importância que ele tem para a eficácia nos diagnósticos médicos, pela presença no cotidiano da maioria dos nossos alunos e por fazer parte do desenvolvimento tecnológico. Salientamos que este trabalho não representa o fim das discussões sobre metodologias para o ensino de Ciências, mas com certeza estabelecerá o inicio de um longo debate do processo educacional.Item Uma proposta UEPS para o ensino da Física Moderna: cálculo da constante de Planck utilizando LEDs(Universidade Estadual do Paraná, 2023/12/15) MAQUERA, Alexandre Gabriel; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/5321002560753988; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Marcelo Alves de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4635095436301041; Hercília Alves Pereira de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194O ensino da Física Moderna, no Ensino Médio, apresenta desafios incomensuráveis, primeiro pela própria natureza dos fenômenos envolvidos e depois pela dificuldade do professor em realizar atividades experimentais que possam comprovar as teorias aceitas pela comunidade científica. A Física Moderna abrange a descrição do movimento de partículas que se deslocam com velocidades superiores a 10% da velocidade da luz. Neste universo microscópico, os fenômenos são peculiares e completamente diferentes dos fenômenos observados no nosso cotidiano e descritos pelas leis da Física Clássica. No entanto, é impensável nosso mundo, de hoje, sem os conceitos da Física Moderna. Os LEDs (Light Emitting Diode), com amplas aplicações tecnológicas, são um bom exemplo disto. De modo geral, os LEDs são semicondutores capazes de emitir luz visível e as explicações deste fenômeno são explicados pela Física Moderna. Neste contexto, este trabalho é o resultado de uma pesquisa que partiu do seguinte questionamento: como ensinar conceitos da Física Moderna para o aluno do Ensino Médio? Como resultado, elaboramos uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS), a qual, inclui uma atividade experimental, de fácil execução, onde se obtêm valores próximos da constante de Planck. Porém, é importante ressaltar que como resultado final, este trabalho, não mostra apenas, a elaboração de um roteiro de atividades para ensinar Física Moderna, mas também discute a formação docente.Item UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DO SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL II(Universidade Estadual do Paraná, 2023/05/26) MEIRA, Juceli Stela Volpato; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/8477926855854114; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Zelia Ferreira Caçador Anastácio; http://lattes.cnpq.br/9701215931000356; Adriana da Silva Fontes; http://lattes.cnpq.br/0948799905374439Este trabalho é o resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Formação docente PPIFOR da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Trata-se da elaboração e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, denominada UEPS, para estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental II. A UEPS se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, ou TAS e objetiva promover a aprendizagem significativa, AS dos conteúdos relacionados ao tema: “solo”. Como apontado pela Base Nacional Comum Curricular, BNCC, o tema “solo” é interdisciplinar e se relaciona com a saúde pública, meio ambiente, manutenção e preservação da vida, sustentabilidade, entre outros. Assim, num primeiro momento utilizamos a pesquisa bibliográfica para subsidiar os pressupostos teóricos para elaboração da UEPS e, posteriormente a pesquisa ação para avaliar os resultados da aplicação da mesma, na turma escolhida. Os resultados apontam que a TAS é uma teoria de aprendizagem eficiente para promover a AS e, consequentemente promover o letramento científico, LC caracterizado pela formação crítica sobre os valores ambientais. Os alunos mostraram ter assimilado as principais preocupações com o manejo do solo para manutenção de suas propriedades físicas, químicas e biológicas e, como estas propriedades estão relacionadas com o desenvolvimento tecnológico e econômico.