Navegando por Autor "SILVA, Rosângela Trabuco Malvestio da"
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Item AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DA BNCC SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL(Universidade Estadual do Paraná, 2022/08/18) PAIXÃO, Adélia; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/7205506386407874; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; SAITO, Heloisa Toshie Irie ; http://lattes.cnpq.br/2902881020655837; SILVA, Rosângela Trabuco Malvestio da ; http://lattes.cnpq.br/6348015771508371Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre “Educação, História e Formação de professores” do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí. Também está vinculada à linha denominada “Estado, Organismos Internacionais e Educação Básica” do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Estado, Políticas e Educação cadastrado no DGP-CNPq. A abordagem escolhida como tema para dissertação é um estudo sobre Afetividade e Educação a partir de uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Iniciais do Ensino fundamental sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. O objetivo do estudo é investigar como a BNCC entende a afetividade na educação a partir do trabalho docente e da perspectiva de aprendizagem das crianças. Por conseguinte, tenta responder à seguinte questão: como a afetividade está fundamentada na BNCC para o trabalho docente com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Parte-se da premissa que a afetividade é importante na educação, desde que tenha os seus fundamentos em uma teoria crítica capaz de possibilitar aos sujeitos o processo de apropriação da cultura, historicamente produzida pela humanidade. Justifica-se tal estudo pelo fato de que, ao utilizar os documentos da política educacional nacional, os professores posicionam o seu trabalho na direção dos conteúdos e buscam desenvolver os valores necessários para o desenvolvimento cognitivo da criança, voltados para a realidade e a dinâmica social. O trabalho foi realizado por intermédio de estudos bibliográficos e de pesquisa documental, tendo como principais fontes os Documentos promulgados pelo Ministério da Educação (MEC), em especial a BNCC para o ensino fundamental (BRASIL, 2017). Os resultados alcançados apontam que a concepção de afetividade contida na BNCC está representada pelo desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais a partir das quais o indivíduo aumentará sua capacidade de autonomia para sobreviver na sociedade informatizada e no mercado do trabalho. A educação proposta pela BNCC perde o foco da formação humana pela aquisição do conhecimento científico e volta as suas ações para uma concepção mercadológica de educação que visa à eficiência, à produtividade e à competitividade, priorizando a manutenção e a reprodução do capitalismo e da atual forma de organização social. Por isso, nas relações entre professor e aluno, o papel da afetividade não pode ser descartado, pois ela funciona como fator preponderante na vontade de aprender das crianças, garantindo uma aprendizagem de qualidade e não apenas a memorização ou a mera reprodução de conteúdos voltados para as práticas do saber fazer.Item O LÚDICO NA BNCC PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL(Universidade Estadual do Paraná, 2023/12/22) MOLIN, Tamires de Souza; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/8324456292369036; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; FURLAN, Marta Regina ; http://lattes.cnpq.br/8423465824507075; SILVA, Rosângela Trabuco Malvestio da ; http://lattes.cnpq.br/6348015771508371; UJIIE, Nájela Tavares ; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre “Educação, História e Formação de professores” do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí. Também está vinculada à linha “História da Infância e Educação Infantil no Brasil” do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Estado, Políticas e Educação – GEPEHPE, cadastrado no DGP-CNPq. A abordagem escolhida como tema para dissertação é um estudo sobre a concepção de lúdico na Base Nacional Comum curricular (BNCC) para a Educação Infantil à luz da Teoria Histórico Cultural. Dessa forma, propôs-se como objetivo geral do estudo investigar e compreender a concepção de lúdico na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Para alcançá-lo foram delineados os seguintes objetivos específicos: entender as contribuições do lúdico para a Educação Infantil a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural; identificar qual a formação que o documento propõe para a Educação das crianças pequenas; analisar de que maneira a BNCC aborda a importância do lúdico na Educação Infantil, com o intuito de esclarecer em que medida o documento trabalha o brincar como abordagem de experiências para o desenvolvimento da criança. Metodologicamente o processo investigativo adotado no estudo é de natureza qualitativa mediada por fontes bibliográficas e documentais. Em função disso, o movimento que se faz no estudo mostra a importância do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem, pois, o lúdico é o meio pelo qual a criança cria as representações do mundo real, aprende, desenvolve suas capacidades psíquicas, apropriando-se e expressando-se com o mundo de coisas e objetos históricos e socialmente produzidos pela cultura humana. A discussão foi realizada a partir dos Documentos promulgados pelo Ministério da Educação (MEC), em especial a BNCC para a Educação Infantil (Brasil, 2017), e de textos de estudiosos referendados da Teoria Histórico-Cultural como Vigotski, Leontiev, Elkonin. Os resultados alcançados apontam que a BNCC para a Educação Infantil foi pensada como forma do próprio sistema em formar desde a primeira infância as crianças para se adaptarem à sociedade e a desenvolver competências, para atender aos interesses das classes dominantes. Sendo também essa, uma fase preparatória para o competitivo mercado de trabalho do sistema de produção capitalista, deixando de formar na criança uma consciência crítica. Evidencia-se, assim, que a BNCC estabelece uma Educação voltada para a valorização das experiências das crianças com seus pares para se desenvolverem. Nisso, perde-se o foco para a formação humana e a formação do pensamento crítico. Diante desse processo, espera-se que este estudo contribua para a ressignificação do lúdico na BNCC para a Educação Infantil. Pois, é na brincadeira que reside a base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança as aprendizagens mais complexas. O lúdico é educativo e sua importância está em reconhecer que a infância tem uma cultura lúdica, que dispõe de ferramentas que fomentam o aprendizado e o pleno desenvolvimento para a vida.Item VÍDEOS INFANTIS NO YOUTUBE: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DA CRIANÇA(Universidade Estadual do Paraná, 2024/09/30) BASSETTO, Rebeca Barbosa; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/9422386418486546; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; SILVA, Rosângela Trabuco Malvestio da ; http://lattes.cnpq.br/6348015771508371; PEREIRA, Cássia Regina Dias; http://lattes.cnpq.br/0247177328518148Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre Educação, Ensino e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Acadêmico em Ensino – Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí. O estudo realiza uma discussão sobre os vídeos infantis disponíveis no YouTube e sua influência no desenvolvimento psíquico das crianças. Apoia-se nos fundamentos da Teoria Crítica a partir do pensamento de autores como Theodor W. Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) que, baseados na concepção materialista-histórica e tentando explicar a influência da mídia sobre o comportamento das pessoas na sociedade industrial, criaram o termo “Indústria Cultural”. Além da Teoria Crítica, o estudo também se utiliza das categorias da Teoria Histórico-Cultural para explicar como ocorre o desenvolvimento psíquico na infância, por intermédio dos postulados do psicólogo soviético Lev Vygotsky (1896-1934) e seus colaboradores. Apesar das mudanças ocasionadas na forma de organização social, por meio da economia e da política mundial, o final do século XX e o início do século XXI foram marcados por um desenvolvimento tecnológico acelerado que impulsionou, sobremaneira, a forma de os indivíduos se relacionarem com as informações de modo rápido e instantâneo. Esse frenético consumo de conteúdo na internet absorve uma boa parte do tempo das pessoas, adultos e crianças estão cada dia mais direcionando seu foco atencional para as redes de distribuição das novas tecnologias visuais. Nesta pesquisa destacamos as transmissões do canal Youtube direcionadas ao público infantil. As escolas, por sua vez, passaram a competir com esse universo de informações com o qual a criança se comunica. A facilidade e precocidade do acesso aos meios digitais feitos pelas crianças tem despertado preocupação entre pais e educadores. Essa apreensão se deve ao fato da necessidade de entender em que medida essas informações podem repercutir no desenvolvimento psíquico delas. Por essa razão, esta pesquisa busca responder à seguinte questão, a saber: Quais são as influências dos vídeos infantis veiculados no youtube para o desenvolvimento psíquico das crianças? O objetivo geral deste estudo é analisar a influência dos vídeos infantis veiculados no Youtube no desenvolvimento psíquico da criança, recorrendo a essas duas teorias, anteriormente citadas. Para a realização dos estudos, têm-se como base os pressupostos do materialismo histórico e dialético que concebem que um objeto não pode ser compreendido fora de seu contexto socioeconômico e político. Por conseguinte, para a compreensão desse fenômeno e para a realização da síntese de múltiplas determinações do nosso objeto de estudos, organizamos o desenvolvimento do texto em três seções. Os resultados deste estudo reafirmam a importância de uma mediação consciente e criteriosa por parte de pais, educadores e da sociedade em geral. O YouTube e outras plataformas digitais desempenham um papel significativo no cotidiano das crianças e, por isso, a supervisão do que é consumido e a busca por conteúdos mais educativos e menos comerciais são fundamentais para garantir um desenvolvimento psíquico saudável.