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Item A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR STEAM NO CONTEXTO DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E DAS TECNOLOGIAS ROBÓTICAS(Universidade Estadual do Paraná, 2024/05/16) RODRIGUES, Gesinelly Kellen dos Santos; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/5945893190459692; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; MOSQUERA, Jonathan Andrés ; http://lattes.cnpq.br/5366052042545474; OLIVEIRA, Caroline Oenning de ; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; PAIVA, Etiane Ortiz ; http://lattes.cnpq.br/0254124494971741A Educação Ambiental Crítica (EAC) tem como proposta promover a transformação da realidade social, contrapondo-se à produção capitalista, tendo em vista a grande exploração dos recursos naturais para o fomento da produção de bens e serviços para satisfazer o consumo exacerbado da sociedade em prol do conforto ou pseudoconforto. Neste enfoque, a abordagem STEAM e a Robótica apresentam-se como possibilidades de abordagens inovadoras e eficazes para integrar a EAC ao currículo escolar. Em razão disso, propomos como objeto de investigação, a abordagem STEAM, à luz dos pressupostos da EAC, articulada à Robótica e outras disciplinas correlatas, visando uma abordagem interdisciplinar. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar a relevância do STEAM e da Robótica como estratégias para o ensino da EAC, destacando seus benefícios e potenciais, aplicações práticas em relação às questões ambientais que impactam a comunidade escolar e os alunos participantes do estudo. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa com objetivos exploratórios e descritivos, utilizando a observação participante como modalidade de pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários em formato de formulários e relatos textuais dos protótipos robóticos, envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual do município de Nova Esperança, Paraná. Para análise do corpus empregou-se a Análise de Conteúdo (AC) de Laurence Bardin, dentre outras contribuições teóricas. Como resultado, identificamos a frequência de termos e expressões ligados a EAC como “Cidadania”, “Consumo e Consumo Consciente”, “Compromisso/engajamento”, “Degradação”, “Exploração/explorar/Capitalismo”, “Problema socioambiental”, “Sustentabilidade socioambiental”, “Transformação “socioambiental”, entre outros, dos quais, mostraram de forma clara a evolução do pensamento dos alunos de forma crítica e engajada. Dessa forma, obtivemos uma compreensão de forma positiva a ascensão da EAC, por intermédio do método STEAM e da Robótica, estratégia que permitiu aos discentes o desenvolvimento do diálogo, da cidadania e da criticidade, aspectos que contribuíram para a transformação do pensamento dos alunos em relação às questões ambientais. Além disso, foi criado um produto pedagógico no formato de Sequência Didática (SD), com intuito de guiar e apoiar outros professores a desenvolver por meio do ensino de Robótica a EAC. A experiência não se limitou apenas no campo dos objetivos da pesquisa, mas inspirou alunos a se tornarem agentes de mudança contribuindo positivamente para um mundo em transformação. Esperamos que esta pesquisa contribua para estudantes, professores e pesquisadores, inspirando a realização de outros trabalhos na mesma linha de investigação.Item A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO E OS POSSÍVEIS REFLEXOS DA SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR(Universidade Estadual do Paraná, 2020/07/28) OLIVEIRA, Elaine Toná de; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/9846791763588825; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; MESA, María Rocio Pérez ; https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0000963518; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350A Educação Ambiental (EA) revela, ainda hoje, uma fragilidade diante da promoção de práticas fragmentadas, descontextualizadas e pontuais na educação formal. A coexistência das correntes conservadora e crítica da EA, somadas a deficiente formação inicial oferecida ao professor quanto aos temas ambientas, a superficialidade teórica acerca da EA, a dificuldade de seleção de materiais, além do campo de disputas no qual está inserida a escola, são apontados como os motivos para a não consolidação da EA na Educação Básica (EB) no país. Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento torna-se o principal mecanismo orientador obrigatório para a EB, o que refletirá nas ações pedagógicas para a EA nos próximos anos. Observou-se uma tendência de silenciamento da EA nas versões da BNCC para Educação Infantil (EI) e Ensino Fundamental (EF). Isto posto, o presente estudo buscou responder os questionamentos: Como está constituída a EA na BNCC para o EM? Que concepções fundamentaram sua construção? Defende uma EA conservadora ou crítica? A quem está endereçada? Poderá contribuir para a superação da visão fragmentada e reducionista acerca dos problemas socioambientais nos ambientes escolares? A pesquisa teve por objetivo analisar o conteúdo, promover reflexões e evidenciar qual o espaço e abordagem da EA na BNCC, delimitando-se ao trecho voltado ao EM. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2016). As palavras-chave buscadas no documento foram “educação ambiental”, “ambiental”, “conservação ambiental”, “contextualização ambiental”, “ordem ambiental”, “socioambiental”, “ética socioambiental”, “sustentabilidade socioambiental”, “desenvolvimento sustentável”, “consciência socioambiental” e “sustentabilidade”. Constatou-se que o termo EA não foi mencionado nenhuma vez no recorte do documento e que as palavras-chave mais citadas contemplam as categorias socioambiental e de sustentabilidade. Comprovou-se a tendência de silenciamento da EA também na etapa do EM, demonstrando que a restrição ocorreu em todo o conteúdo da BNCC. Verificou-se uma preferência pela perspectiva da sustentabilidade em detrimento aos pressupostos da EA crítica, representando um alinhamento das políticas públicas de educação aos compromissos firmados com as organizações internacionais que conceberam o conceito de desenvolvimento sustentável. A distribuição das palavras-chave não é equitativa no documento concentrando-se nas áreas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, demonstrando uma valorização da concepção disciplinar no tratamento da EA, fato considerado um retrocesso frente as legislações anteriores que orientam uma abordagem interdisciplinar. A BNCC para o EM revelou-se como um exemplo de conservadorismo dinâmico, por apresentar-se como um documento inovador e adequado as demandas atuais no processo formativo, porém na prática efetiva-se como um conjunto de orientações voltado a manutenção da estrutura desigual, injusta e predatória. Conclui-se que a EA é tratada de maneira limitada, ao ser entendida como um mecanismo utilitarista com a finalidade de promover atitudes conservacionistas e recursistas, o que aponta a necessidade de os educadores posicionarem-se como verdadeiros sujeitos de seu fazer pedagógico mediante uma ação reflexiva de todos os elementos que compõem o processo formativo.Item A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E A PRÁTICA DOCENTE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/28) SILVA, Patrícia Francisco da; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/5180512080026714; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; FILHO, Josê Cândido de Souza ; http://lattes.cnpq.br/3257433508202176; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350A Educação Ambiental (EA) tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de hábitos sustentáveis e socioambientais, devendo, portanto, estar presente, de forma articulada e contínua, na educação formal, em todos os seus níveis e modalidades. Nesse contexto, a abordagem de temas, pela escola, sob essa perspectiva, é um dos possíveis caminhos para a formação de cidadãos com atitudes e valores éticos voltados à consciência ambiental. Sendo assim, devido à importância do tema para a sociedade contemporânea, esta pesquisa tem como proposta identificar se a EA foi comtemplada na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na fase final do Ensino Fundamental, em três instituições públicas estaduais do noroeste do Paraná. A investigação ocorreu entre os meses de fevereiro a julho de 2020. Para a realização da pesquisa as principais fontes foram os Livros Registros de Classe On Line (LRCO), sendo que as palavras chave buscadas em tais documentos foram “educação ambiental”, “conservação ambiental”, “conservação dos recursos naturais”, “preservação ambiental”, “impactos ambientais”, “saneamento ambiental”, “socioambiental”, “sustentabilidade”, “desenvolvimento sustentável” e “meio ambiente”. As palavras-chave foram escolhidas por representarem temas estratégicos para a abordagem da EA crítica. O escopo de verificação é composto pelos registros do LRCO de três instituições estaduais da região noroeste do Paraná, nas disciplinas de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências e Inglês. Aplicando a Análise de Conteúdo de Bardin, obtivemos 4.110 registros, dentre os quais certificou-se que o termo EA não foi mencionado nem uma vez nas aulas ministradas. Foi averiguado, também, que a distribuição das palavras-chave não é homogênea entre as disciplinas da grade curricular, concentrando-se em Ciências, Geografia e História. Diante disso, constata-se um retrocesso frente à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), que orienta a perspectiva inter-, multi- e transdisciplinar para promover a EA crítica. Os registros do LRCO revelaram que os conteúdos abordados no espaço escolar do EF da EJA ainda trazem consigo correntes conservadoras, reducionistas e disciplinares da EA, indicando que este tema ainda é tratado de maneira limitada e pontual, em apenas três componentes curriculares: Ciências, Geografia e História.Item A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA – UM PANORAMA DO ENSINO EAD NO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2022/02/24) SANTOS, Grazielli Harumi Igarashi dos; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/1137841394929627; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; MELO, Mauricio A. Custódio de ; http://lattes.cnpq.br/7987388810561744; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa documental sobre os cursos de Licenciatura em Física com vagas disponíveis no Estado do Paraná. O intuito é subsidiar as discussões sobre a formação do professor de Física. Assumimos como premissa que a formação inicial do professor contribui para a qualidade do processo ensino e aprendizagem e, portanto, a matriz curricular, carga horária, estágio supervisionado, impactam o trabalho docente. Devido ao aumento da oferta de vagas dos cursos EAD para formação inicial docente, como verificamos nesta pesquisa, este viés formativo deve receber mais atenção. Os cursos EAD foram implantados como possíveis soluções para a democratização do acesso ao nível superior. Para isto, estes cursos são levados a municípios menores, onde a população não tem acesso a estrutura física de uma universidade, mas, por meio de tutorias, podem fazer um curso superior. Este processo de democratização, de fato, elevou o porcentual de professores formados na modalidade EAD em todas as áreas do conhecimento. Para embasar nossas discussões, esta dissertação discorre sobre as complexidades que envolvem a formação docente de Física e o processo de ensino. Como metodologia de pesquisa, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas envolvidas, o processo histórico do ensino de Ciências, com ênfase na Física e os cursos EAD, utilizamos o site “e-MEC” para identificar as instituições superiores que ofertam Licenciatura em Física com vagas no Estado do Paraná. A partir destes dados, buscamos nos sites de cada instituição, dados relevantes, como por exemplo, matriz curricular, carga horária, estágio supervisionado. Os resultados apontam que a ausência de professores formados em Física – Licenciatura, não pode ser justificada pela falta de oferta de vagas, pelo contrário. Os resultados obtidos aqui mostram que o número de vagas é suficiente para suprir a demanda. É possível, como relatado pela literatura, que a escassez de professores de Física se deve ao elevado índice de evasão dos licenciandos devido a complexa desconexão entre os conteúdos formativos e a prática docente. De fato, como foi verificado aqui, em todos os cursos com vagas disponíveis no estado do Paraná, as disciplinas e os conteúdos são fragmentados, desconectados entre si e com as metodologias didáticas. Os resultados mostram também alta heterogeneidade para os currículos e estágio supervisionado, tanto em conteúdo quanto em carga horária. Longe de esgotar este tema, mas é preciso que os órgãos competentes fiscalizem, acompanhem e busquem a consolidação de estratégias mais eficientes e adequadas para a formação docente. E, isto em consonância com os resultados de pesquisas acadêmicas.Item A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA(Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/23) OLIVEIRA, Caroline Oenning; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas ; http://lattes.cnpq.br/3227131664005073; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O cenário do século XXI consiste de uma época em que os avanços da ciência e tecnologia influenciam de forma evidente o mundo e as ações humanas. Com o desenvolvimento de aparatos tecnológicos cada vez mais sofisticados e que permitem maior mobilidade, é possível romper barreiras geográficas e temporais e ter acesso à informação a qualquer hora e lugar. O uso destes equipamentos, também torna possível aproximar o processo de aprendizagem à realidade cotidiana das gerações nascidas e/ou crescidas na era da informação, bem como tornar esta atividade agradável, lúdica e estimulante, como ocorre com os games. Tendo em vista essa plausibilidade, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de um software aplicativo multiplataforma interativo com características gamificadas com a temática a Anatomia e Fisiologia Humana, a fim de apoiar o processo ensino-aprendizagem, e verificar seus efeitos e sua aceitabilidade no âmbito educacional, por meio de seu emprego com discentes da Educação Básica e Superior. Para tanto, o desenvolvimento do aplicativo contou com a contribuição de profissionais do ramo de Informática, que se pautaram no uso de variadas tecnologias de suporte na programação do software. Sendo assim, foram utilizados: Framework de Desenvolvimento Multiplataforma Ionic 2, Framework Angular 2, Linguagem TypeScript, HTML e CSS, NodeJS, Apache Cordova, SDK do Android e Editor Atom. A metodologia de desenvolvimento do trabalho respaldou-se em estudos de caráter aplicado, constituindo-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa. O estudo de caráter aplicado consistiu de usos do software em três Instituições de Ensino e o método de coleta e análise dos dados pautou-se na utilização de questionários prévios e subsequentes às utilizações do aplicativo, de temáticas correspondentes aos conteúdos fundamentais do sistema digestório e cardiovascular humano, além dos questionários de aceitabilidade. Como resultado, obtivemos o aplicativo educativo BioMais, disponibilizado de forma livre e gratuita, capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem para a temática de Anatomia e Fisiologia Humana. Inferimos, a partir de análises de questionários após o uso do software desenvolvido, que os discentes das instituições envolvidas que utilizaram do instrumento obtiveram um índice de acertos de 181,3%, defronte à 33,6% em relação aos sujeitos que não fizeram uso do software. Assim, reconhecemos que o mesmo se constitui de um instrumento educacional capaz de apoiar, catalisar e ampliar o processo de ensino aprendizagem, beneficiando significativamente a apropriação dos conhecimentos. Além disso, em relação à aceitabilidade do software, relevando todas as categorias de satisfação e probabilidade analisadas, cerca de 80,1% das atribuições apresentaram-se positivas pelos usuários, caracterizando-se como um alto índice de aceitabilidade pelos sujeitos envolvidos. Portanto, concluímos que o instrumento e a estratégia gamificada do software desenvolvido consiste de um meio de sintonizar a educação com a realidade dos nativos digitais, em que as tecnologias se encontram inarredáveis, em resposta aos múltiplos desafios da sociedade da informação.Item A POTENCIALIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTE SOBRE O PONTO DE VISTA DE PROFESSORES(Universidade Estadual do Paraná, 2022/05/04) TIBURCIO, Giuliano Alencar; BORGES, Fábio Alexandre; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; http://lattes.cnpq.br/3356056908167229; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/8627096749357373; BORGES, Fábio Alexandre ; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales ; http://lattes.cnpq.br/3356056908167229; LORIN, João Henrique ; http://lattes.cnpq.br/0393135551387526; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Considerando a importância do ensino de Arte ao propor o conhecimento e o desenvolvimento criativo, cultural e crítico de maneira única por meio de suas linguagens (artes visuais, música, teatro e dança), e em como os recursos tecnológicos podem contribuir com o professor para aprimorar suas metodologias e práticas de ensino da disciplina, esta dissertação se apresenta em torno do seguinte objetivo geral: investigar a compreensão dos(as) professores(as) acerca das potencialidades do uso de tecnologias digitais no ensino de Arte. Como delineamento teórico-metodológico, a pesquisa será pautada no conceito denominado Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK, na sigla em inglês), que consiste em um arcabouço teórico desenvolvido para entender e descrever os diferentes tipos de conhecimentos que um professor que utiliza pedagogicamente tecnologias possui. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores(as) da disciplina de Arte, que foram gravadas em vídeo e transcritas na íntegra. Participaram das entrevistas cinco professores(as) que ministram aulas na disciplina de Arte em escolas da Educação Básica do estado do Paraná. Entre outras temáticas, os(as) professores(as) entrevistados(as) foram perguntados(as) acerca do seu entendimento em relação às tecnologias educacionais e o seu ponto de vista em relação ao uso de tecnologias digitais para o apoio no ensino dos conteúdos pertinentes à disciplina de Arte. Para análise dos dados, pautou-se na Análise de Conteúdo de Roque Moraes (1999), com o delineamento em cinco etapas: preparação, unitarização, descrição, categorização e análise. Como resultados, os entrevistados, de maneira geral, legitimam a relevância das tecnologias para que possam ampliar as possibilidades de ensino dos conteúdos de Arte, apresentando experiências significativas neste contexto, sendo necessário, ainda, para ampliar tais possibilidades, um maior investimento em tecnologias digitais de qualidade por parte das instituições de ensino, além de formação adequada para que os professores possam utilizar tais recursos pedagogicamente em sala de aula.Item ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES HUMANAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/04/06) BRAGA, Flávia Tatiane Ruiz; GOMES, Paulo César; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; http://lattes.cnpq.br/9474153918734520; GOMES, Paulo César ; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de; http://lattes.cnpq.br/9128093573466760; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Reivindicar a Mídia-Educação enquanto construção de uma consciência emancipada, libertadora e transformadora da sociedade e seus fenômenos decorre da dialogicidade de áreas e campos de conhecimento distintos: a Comunicação e a Educação. Sabe-se que compreender os fenômenos decorrentes das mídias, sua expressão cultural e que a produção e o uso dessas ferramentas são fundamentais para conviver e compreender o mundo contemporâneo. Nesse aspecto, a Mídia- Educação tem papel fundamental na inserção e transformação social na história recente, em especial, em meio a desinformação, discurso de ódio e Fake News. De outro lado, a escola e os educadores têm papel imprescindível na emancipação dos sujeitos e na formação de cidadãos compromissados com o convívio social, respeitoso e democrático, bem como com o desenvolvimento da criticidade e de práticas que contribuam com a leitura crítica dos meios e da possibilidade de que aprendizes tornem-se também produtores desses conteúdos de mídia. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar, por meio de uma Análise de Visual de Conteúdo, representações do “ser humano” presentes em uma coleção de livros didáticos do Ensino Médio da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, coleção de uso corrente em escolas públicas do Estado do Paraná. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa em Educação que, a partir de uma proposta de Análise Documental e de Análise Visual de Conteúdo, procurou categorizar e analisar fenômenos sociais expressos e coletados a partir da produção imagética da coleção de livros didáticos para o Ensino Médio, dos autores Leandro Godoy, Rosana Maria Dell’Agnolo e Wolney C. Melo, publicados pela Editora FTD na edição de 2020. A pesquisa tem como aporte teórico autores que publicam acerca da Mídia-Educação tais como: Belloni, Buckingham, Siqueira, Hall, Silverstone, Cauduro, Kellner etc., bem como autores que pleiteiam uma educação emancipadora e crítica como Paulo Freire, Marilena Chauí, dentre outros. Os resultados evidenciam uma predominância em imagens do gênero masculino: homem branco (caucasiano), em geral, representado em profissões valorizadas socialmente (médicos, empresários, intelectuais, dentre outras). O gênero feminino foi representado como: donas de casa, a cuidar do filho doente, como estudantes, como pesquisadoras, como médica e até como pessoa idosa. Os resultados evidenciam a importância de ser abordada a representação dos gêneros sexuais e suas etnias com equidade e igualdade.Item ANÁLISE DOS RECURSOS VISUAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS(Universidade Estadual de Paraná, 2024/09/27) SILVA, Ana Flávia Meurer; ROYER, Marcia Regina; OLIVEIRA, Caroline Oenning de; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/1024981540217790; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; OLIVEIRA, Caroline Oenning de ; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; BORILLE, Josi Mariano ; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715; UJIIE, Najela Tavares ; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878Os livros didáticos desempenham um papel importante na Educação, cujo conteúdo neles presente, incluindo as imagens, é fundamental para facilitar a compreensão do estudante. Recursos visuais são amplamente utilizados, especialmente nos livros didáticos dos componentes curriculares das Ciências da Natureza, como Biologia, Química e Física onde a interdisciplinaridade da Educação Ambiental é frequentemente abordada. Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar as especificidades dos recursos visuais relacionados à Educação Ambiental nos livros didáticos da área da Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizados no Ensino Médio da Educação Básica no Estado do Paraná, e como esses recursos visuais representam diferentes correntes da Educação Ambiental. A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise qualitativa de natureza documental, examinando uma coleção de seis livros didáticos desenvolvidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) – FTD Educação, edição de 2020, dos autores Leandro Godoy, Rosana Dell’Agnolo e Wolney C. Melo. Esses livros são utilizados ao longo dos três anos do Ensino Médio. A partir de uma Análise Visual de Conteúdo, foram identificados os tipos predominantes de recursos visuais, as mensagens transmitidas e as correntes da Educação Ambiental representadas. Análise da qual se percebeu uma predominância significativa para o uso de fotografias, categorizadas em quatro contextos: demonstração, explicação, informação e resumo. Assim, mediante essa percepção de contextos, foi preciso criar subcategorias explicativas para cada um desses usos segundo a mensagem que estes contextos apresentam. Desta forma, analisamos que no contexto demonstração, a mensagem que teve a maior frequência foi a de fauna e/ou flora do meio ambiente, destacando a biodiversidade do planeta; no contexto explicação, a mensagem que obteve maior frequência foi a presença do homem no meio ambiente, salientando as atividades realizadas no dia a dia pelo mesmo; o contexto informação, a mensagem com maior frequência foi a energia renovável e não renovável, enfatizando os dados apresentados sobre os diferentes tipos de energia e; o contexto resumo, que evidencia a fauna e/ou flora, no intuito de resumir os grupos dos seres vivos. Resultando que, no contexto da Educação Ambiental, a maior parte das imagens reflete uma perspectiva naturalista, indicando que as representações visuais nesses livros enfatizam ambientes naturais e temas ecológicos, em consonância com a corrente naturalista da Educação Ambiental.Item ANIMAÇÃO, HISTÓRIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA INTRODUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO NA INFÂNCIA(Universidade Estadual do Paraná, 2020/12/14) FERREIRA, Letícia; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/9663749396311050; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; OLIVEIRA, André Luís de ; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478O Ensino de Ciências (EC) nas séries iniciais é compreendido pelo ensino das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cuja instrução disciplinar para o público infantil requer cuidados epistemológicos e didáticos essenciais para não mistificar o saber científico e a própria Ciência. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) apresentam-se com frequência no ambiente escolar e no cotidiano dos estudantes como mecanismos facilitadores de ensino, além disso, a infância é marcada por momentos de apreciação de desenhos animados, sob grande influência dessas mídias digitais. Pensando nesses aspectos, o presente estudo teve como objetivo analisar o desenho animado De Onde Vem? como possibilidade de transposição didática (TD) e introdutória aos conceitos de Ciências para estudantes integrantes do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal do Noroeste do Paraná. Para isso, evidenciamos o modo pelo qual os alunos, em específico do 3° ano, representam seus conhecimentos a respeito da natureza da Ciência e das suas contribuições para a sociedade após estudos e influências audiovisuais de um episódio da série em decorrência de uma sequência didática desenvolvida de modo remoto. A constituição de dados que sucedeu essa prática é caracterizada pelos momentos de ilustrações e respostas a questionários, que possibilitaram a apresentação de uma proposta didática para o EC em relação à História da Ciência (HC) e seus instrumentos/fenômenos pelo uso da animação. Os dados empíricos foram interpretados quali e quantitativamente e as representações pictóricas criadas pelos alunos foram evidenciadas pela análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que tanto a animação específica quanto a HC e suas aplicações ao seu ensino influenciam o raciocínio científico infantil, tal fato foi exposto pelas próprias crianças ao apresentarem perspectivas singulares acerca do assunto trabalhado e ao identificarem a contribuição dessa área para o momento atual, baseado em uma crise epidêmica. Indicativos apontaram para uma possível associação dos episódios da animação aos conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o EC das séries iniciais, sendo considerados em ações didáticas pela ótica da pedagogia histórico-cultural e da TD.Item APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES SOBRE CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO(Universidade Estadual do Paraná, 2025/04/23) SILVA, Rodrigo Polo Calazan da; ROYER, Marcia Regina; OLIVEIRA, Caroline Oenning de; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/2666426786768219; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; OLIVEIRA, Caroline Oenning de; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; MENDES, Luiz Otávio Rodrigues ; http://lattes.cnpq.br/8661805143319375; PAIVA, Etiane Ortiz ; http://lattes.cnpq.br/0254124494971741O cenário educacional contemporâneo enfrenta o desafio de formar cidadãos críticos e atuantes frente às complexas questões socioambientais do século XXI. Neste contexto marcado por crises ecológicas e desigualdades estruturais, a Educação Ambiental Crítica emerge como abordagem essencial para superar visões reducionistas e promover uma compreensão sistêmica das relações sociedade natureza. Sob este enfoque, o objetivo deste estudo consistiu em evidenciar as percepções de estudantes do Ensino Médio ao participarem de aulas na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares sobre Consumo e Produção Sustentáveis. A metodologia adotada caracterizou-se como pesquisa aplicada de natureza qualitativa, desenvolvida em uma escola pública paranaense com 27 discentes do 2° ano do Ensino Médio. A intervenção consistiu na elaboração e aplicação de uma Sequência Didática Interdisciplinar de seis módulos, integrando a interdisciplinaridade. O processo investigativo utilizou como instrumentos: questionários diagnósticos e avaliativos, observação participante, análise documental das produções discentes e registros em diário de campo. Os dados obtidos foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa, com base na análise de conteúdo, permitindo identificar categorias emergentes, padrões de comportamento e recorrências nas falas e produções dos participantes, o que possibilitou uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos observados no contexto educacional estudado. Como principais resultados, destacam-se a significativa evolução conceitual dos estudantes, que passaram de uma compreensão fragmentada para uma visão mais alinhada com um perspectiva crítica e sistêmica das questões ambientais; o desenvolvimento de projetos práticos como horta comunitária sustentável e produção de papel artesanal, que demonstraram a capacidade dos alunos em articular teoria e prática; e a constatação de que a abordagem interdisciplinar potencializou a compreensão das múltiplas dimensões da sustentabilidade. Os dados revelaram que 78% dos participantes ampliaram sua capacidade de análise crítica sobre problemas socioambientais após a intervenção. O estudo conclui que a integração entre Aprendizagem Baseada em Projetos no contexto da Educação Ambiental Crítica constitui uma estratégia pedagógica proeminente para superar a fragmentação do conhecimento escolar; promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas reais; e desenvolver competências essenciais para atuação cidadã no século XXI. O elevado índice de engajamento (82%) e as produções dos estudantes comprovam o potencial transformador desta abordagem, que se mostra adequada para conectar a educação formal aos desafios da contemporaneidade.Item AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE PANDEMIA SARS-COV-2 2020-2021: UM ESTADO DA ARTE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/12/19) JUNIOR, Valdemar Arneiro; ROYER, Marcia Regina; BORILLE, Josi Mariano; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/3191869860642858; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; BORILLE, Josi Mariano ; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715; STENTZLER, Marcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; MOSQUERA, Jonathan Andrés; http://lattes.cnpq.br/5366052042545474A cada dia, ensinar tem-se mostrado um novo desafio e diante da paralização da educação formal pela Pandemia de Covid-19, retomaram-se as discussões acerca dos métodos e recursos educacionais e é nesse panorama em que as metodologias Ativas (MA) se mostraram com um grande potencial para esses tempos de insegurança. Neste trabalho objetiva-se identificar como as metodologias Ativas foram aplicadas, discutir o seu uso e compreender a utilização dessas metodologias no ensino fundamental e ensino médio da educação básica do Brasil, durante o ensino remoto das disciplinas de biologia, ciências, física e química, em um contexto de isolamento proveniente da pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, de acordo com os relatos de artigos, dissertações e teses. Assim, para o período entre 2020 a 2021, foram selecionados 15 trabalhos, dez artigos científicos e cinco dissertações a partir de pesquisas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nas plataformas Google scholar, Scielo e no portal de periódicos da Capes. A pesquisa apresenta-se como sendo uma abordagem bibliográfica, com delineamento do tipo estado da arte, de natureza qualitativa. Por meio da análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2016), Francisco, Alexandrino e Queiroz (2015), Megid Neto (1999) e Moraes (1999), trabalhou-se as informações obtidas nas fontes selecionadas e na busca de analisar criticamente o conjunto de dados. O levantamento concentrou-se nos trabalhos que abordam o uso de metodologias ativas no ensino fundamental e médio na Educação básica do Brasil durante a Pandemia de Sars-Cov-2, nas disciplinas de Biologia, Ciências, Física e Química. Os termos utilizados na pesquisa ajudaram a interpretar os focos temáticos de maior incidência dentro da área de Ensino e separando-se, de acordo com o ano da publicação, disciplina, Metodologia aplicada e os principais recursos utilizados. Os resultados mostraram para a Disciplina de Ciências, em acordo com Nascimento, Benedetti e Santos (2020), Pereira, Gomes e Guedes (2021), Santos, Almeida e Leal (2021) e Silva, Souza e Morais (2021), que houve a prevalência da Gamificação e utilização de Vídeos, enquanto, segundo Fialho (2021), Schimdt (2021) e Souza et al. (2021), Debates e Pesquisas, Peer Instruction (PI) e o Aprendizado baseado em problemas (ABP), foram as Metodologias que se sobressaíram nas Disciplinas do ensino médio. Estes resultados sinalizam para necessidade de pesquisas voltadas para as metodologias ativas e a necessidade de olhar com atenção para as ferramentas adotadas e refletir como aprimora-las, bem como o desenvolvimento de soluções para o ensino-aprendizagem. As metodologias ativas mostraram-se efetivas para o ensino da disciplina de ciências no ensino fundamental e para o ensino das disciplinas de biologia, física e química no ensino médio da educação básica do Brasil. E com isso, a valorização e inserção das metodologias ativas nas ações pedagógicas da escola são imprescindíveis para realizar interlocuções com os saberes científicos, pois com as metodologias ativas têm-se uma possibilidade de caminho diferenciado aos docentes quanto à maior interação e participação dos discentes e podem ser as ferramentas que levem a um ensino mais autônomo, seja em tempos de isolamento ou presencialmente.Item AS TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS EM ENSINO DE BIOLOGIA: UM RECORTE TEMPORAL DE 2013 A 2018(Universidade Estadual do Paraná, 2019/10/23) PETIK, Valéria Cristina Ferrari; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/8161318283323898; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; LORO, Alexandre Paulo ; http://lattes.cnpq.br/6110225167735475; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O processo ensino aprendizagem de Ciências tem sido objeto de pesquisa dada a importância do avanço tecnológico para a vida moderna. Neste trabalho objetiva-se identificar as principais tendências deste processo como relatadas por artigos publicados em revistas indexadas, teses e dissertações disponíveis na rede mundial de computadores para a área especifica de Biologia. Neste sentido, para um período entre 2013 a 2018, foram selecionados cinco periódicos com Qualis A1 ou A2, como classificados no quadriênio 2013-2016, dissertações e teses na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa se apresenta como sendo de natureza quali-quantitativa, pois por meio da análise de conteúdo, trabalhamos as informações obtidas nas fontes selecionadas, procurando analisar criticamente o conjunto de dados, supondo que eles se complementem e são necessários para explicar a realidade estudada. Assim utilizando as categorias: principais focos temáticos, subárea da Ciência privilegiada, distribuição geográfica do local de realização do trabalho, instituições as quais os autores dos trabalhos estão vinculados e nível escolar no qual as pesquisas foram realizadas. Os resultados mostram um aumento no volume de publicações científicas, caracterizadas pelo aumento do número de programas de pós-graduação no país e na consolidação de programas já existentes. Foram analisados 346 artigos e 181 dissertações e teses, dentre os quais se destacou como principal foco a formação de conceitos (19,5%), sendo que a maioria das pesquisas foram realizadas no ensino superior (218). Quanto às subáreas, a Biologia foi privilegiada, e “outros” (41%), voltados para o ensino de Ciências, e não especificamente ao conteúdo da Biologia, seguida pela educação ambiental (12%). A concentração de publicação na área de ensino de Ciências e Biologia ocorreu na região sudeste do país (41,17%). Quanto às instituições de ensino e pesquisa, as quais os autores estão vinculados, destaca-se a Unesp (42%). Estes resultados sinalizam para necessidade de pesquisas voltadas para o ensino de Biologia para outras regiões brasileiras e voltadas para a Educação Infantil, Educação a Distância (EAD), e Educação de Jovens e Adultos (EJA).Item BLENDER 3D OPEN SOURCE: PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA AO ENSINO DE BOTÂNICA(Universidade Estadual do Paraná, 2016/07/21) DEMIZU, Fabiana Silva Botta; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/8616720476558911; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; COSTA, Yandre Maldonado e Gomes da ; http://lattes.cnpq.br/5111623148244343; NAGASHIMA, Lucila Akiko ; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646O uso das tecnologias na educação, em especial a Internet e o computador, tem se ampliado nesse novo cenário do século XXI. Dentre essas tecnologias que atendem ao sistema educacional como um todo, é possível destacar aquelas que fornecem interatividade entre os docentes e discentes. Neste trabalho, desenvolvemos um aplicativo interativo composto por imagens tridimensionais produzidas com o software Blender 3D open source e com a inserção de atividades propostas no moodle. Apresentamos um software livre e gratuito com a finalidade de apoiar o ensino e a aprendizagem de conceitos fundamentais de botânica, sendo esses propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Na perspectiva de buscar delimitações, bem como potencializar ações, o objetivo geral desta pesquisa foi a criação de um aplicativo educacional interativo com imagens em 3ª dimensão, na área estrutural e funcional de botânica, visando a uma nova metodologia para o Ensino Médio. Culminou-se, portanto, abordar o uso de tecnologias na formação de professores, relacionando-as ao ensino; descrever o processo de construção do aplicativo educacional; apresentação das contribuições metodológicas que o aplicativo pode proporcionar ao ensino e; análise da avaliação dos resultados deste material. Assim, para a realização do estudo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e, posteriormente, a pesquisa de caráter aplicado e de observação, bem como o uso do aplicativo nas turmas de ensino técnico do ensino médio do Instituto Federal do Paraná, Campus de Paranavaí. A fundamentação teórica foi motivada no uso da tecnologia sobre o material instrucional, a fim de questionar as potencialidades deste como um possibilitador de aprendizagem significativa, do conteúdo de botânica, relacionado ao conteúdo curricular do ensino médio. Durante os estudos apresentados, a pesquisa ocorreu em quatro seções: na primeira, mencionamos o papel das tecnologias na educação, no ensino de Ciências abrangendo a biologia e a botânica, em que apresentamos, de forma sintetizada, uma contextualização histórica a respeito da inserção da tecnologia destinada à educação e à formação docente no cenário brasileiro no início do século XXI; em seguida, apontamos as TICs no sistema educacional, enfatizando o compartilhamento de informações tecnológicas que contribuirão para o ensino-aprendizagem; na terceira seção, descrevemos a metodologia direcionada dos conteúdos propostos no aplicativo, e por último, foram desenvolvidos uma análise de dados. Diante dos resultados obtidos a partir da aplicação do software durante as atividades realizadas, poder-se-á dizer que, o uso da ferramenta é capaz de contornar as dificuldades apresentadas, possibilitando aos estudantes desenvolver habilidades necessárias para o uso da nova metodologia.Item CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/02/28) MENDONÇA, Viviane Fernandes; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/5539174002818559; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; ANASTÁCIO, Zélia Ferreira Caçador ; http://lattes.cnpq.br/9701215931000356; JÚNIOR, Airton José Vinholi ; http://lattes.cnpq.br/2760856258795941O Ensino de Biologia Molecular é cercado de conceitos abstratos de difícil aquisição e retenção pelos estudantes. A demanda por um Ensino Médio que proporcione aos estudantes formação que atenda às necessidades de uma sociedade que cresce científica e tecnologicamente abre discussões acerca de estratégias pedagógicas que permitam aos jovens uma formação de qualidade. Como proporcionar aos jovens uma Aprendizagem Significativa? A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa proposta por Marco Antonio Moreira contribui para a aprendizagem significativa do Dogma Central da Biologia Molecular? Considerando a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e implementar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre o Dogma Central da Biologia Molecular com o intuito de investigar sua contribuição para a Aprendizagem Significativa de estudantes da primeira série do ensino médio. Trata se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, definida como um estudo de caso. A implementação ocorreu em um colégio estadual do município de Paranavaí, no Paraná, com 30 alunos da primeira série do Novo Ensino Médio nas aulas do componente curricular Biologia. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários pré e pós-teste, gravações em áudio, diário de campo e de mapa conceitual inicial e final. A análise de dados ocorreu conforme a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que a implementação desta unidade de ensino demandou um tempo prolongado em comparação a uma abordagem mais tradicional. Entretanto, revelou que os materiais utilizados foram potencialmente significativos, uma vez que foram capazes de dialogar, de maneira apropriada e relevante, com os conhecimentos prévios dos estudantes. A análise apontou, também, alterações cognitivas a partir da implementação da sequência didática, ao obter evidências da Diferenciação Progressiva e Reconciliação Integrativa, que são princípios da Aprendizagem Significativa. Além disso, observou-se a captação de novos significados relacionados ao Dogma Central da Biologia Molecular, em 83,3% dos participantes da pesquisa. Somados a isso, 40% dos estudantes demonstraram capacidade de explicar o conhecimento, enquanto 23,3% dos estudantes demonstraram a capacidade de aplicar os conhecimentos em novas situações problemas. Recomenda-se, portanto, a adoção dessa unidade de ensino aos professores de Biologia que vislumbram como resultado de sua ação docente uma aprendizagem que tenha significado e compreensão.Item EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS PRÁTICAS NO ENSINO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2016 A 2020(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/30) OLIVEIRA, Naiara Martins de; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/7799835501267432; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; MESA, Maria Rocio Perez ; https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0000963518; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350A Educação Ambiental (EA) é um meio para transmissão de valores éticos, atitudes e construção de sujeitos responsáveis com as questões socioambientais. Tendo em vista a importância da EA para formação dos estudantes no processo educacional, percebemos a necessidade de se compreender se as práticas pedagógicas têm sido significativas no processo de ensino e aprendizagem. Este estudo tem como objetivo de analisar as pesquisas de EA no ensino formal, em teses e dissertações, no período de 2016 a 2020, com ênfase em averiguar as principais tendências e concepções de EA para contribuição na formação crítica do sujeito. Utilizamos como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica de teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com publicações afins ao tema proposto, nos últimos cinco anos, efetuando a busca pelas palavras-chave “educação ambiental” e “ensino”. Após a seleção das publicações, obtivemos um total de 152 documentos que formaram o corpus para análise de conteúdo, realizando a categorização, análise crítica dos dados e comparação com algumas pesquisas que foram referências para este trabalho. Os resultados mostram que as regiões sul e sudeste do Brasil apresentam os maiores percentuais em publicação, e as universidades públicas têm sido representativas nas pesquisas acadêmicas, contudo averiguamos a diminuição de defesas de teses e dissertações no último ano. Ademais, os Programas de pós-graduação Strictu Sensu tiveram como áreas dominantes a educação e o ensino. As realizações das atividades voltadas à EA tiveram maior percentual no Ensino Médio; em segundo lugar, no Ensino Fundamental, confirmando-se a tendência que permanece quanto aos espaços que EA tem atingindo. Constatamos maior defasagem no ensino superior e na Educação Infantil, realidade que precisa ser modificada, uma vez que a EA deve estar em todos os níveis de ensino. Sobre as áreas do conhecimento, temos um elevado percentual das ciências da natureza com a inserção das disciplinas de ciências, biologia, geografia e química, denotando-se a facilidade em se realizar conexões com a EA. Contudo, é necessário que a inserção da EA ocorra em todas as áreas, de maneira interdisciplinar, para que este tipo de educação seja efetivo e passível de gerar impactos na realidade. Por fim, averiguamos que as principais abordagens educacionais estão voltadas às concepções sociointeracionista e construtivista, voltadas à educação e à formação do sujeito, o que convergem com as principais correntes de EA práxica e crítica, demonstrando a superação da visão da EA apenas ecologista, para uma visão ampliada da realidade. Portanto, ressaltamos que, para que haja a construção de uma sociedade que priorize os aspectos socioambientais, não podemos fazer pequenos ajustes na EA, mas reelaborá-la por completo.Item EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS GESTORES E PROFESSORES?(Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/21) VITURI, Lívia Mariusso; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/3794681614450837; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; CEDEÑO, Elias Francisco Amórtegui ; http://lattes.cnpq.br/0411663031807691; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350A Educação Ambiental (EA) objetiva formar cidadãos centrados na conscientização, capacidade de avaliação, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências e, ainda, aponta propostas pedagógicas com a participação de educandos. Assim, o educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais, fundamentadas em conhecimento cientifico, acumulado pela humanidade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é investigar como as concepções e a formação docente, interferem na sua prática pedagógica em sala de aula para promover a educação ambiental nas escolas municipais da região Noroeste do Paraná, microrregião de Paranavaí. O público alvo investigado foi professores e gestores dos anos inicias de escolas públicas municipais das cidades de Guairaçá, Planaltina do Paraná, Loanda, Itaúna do Sul, Alto Paraná, Terra Rica, Tamboara, Cruzeiro do Sul, Paranavaí, Paraíso do Norte, Inajá, Santo Antônio do Caiuá, Marilena e São João do Caiuá. O instrumento de coleta de dados se deu por um questionário criado em formato on-line. Para complementar esta pesquisa, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD) intitulada “impactos ambientais” para auxiliar o professor com as questões em sala. A SD está direcionada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF). A análise dos dados do questionário ocorreu de forma qualitativa, através de categorização. Ao analisar os resultados do estudo com os professores e gestores, obtivemos 57 participantes. Os dados evidenciam que a maioria dos professores e gestores não tiveram contato com a EA na sua formação. Porém, os resultados indicam que os pesquisados apresentam clareza e coerência nos conceitos relacionados a EA. Ademais, registra-se que eles utilizam diversas estratégias como aulas de campo, atividades práticas, entre outros. Abordaram que as maiores dificuldades em suas práticas pedagógicas é a falta de recursos, espaço e tempo. Somado a isto, evidenciou-se que a EA é timidamente abordada na formação continuada, sendo, portanto, necessário investir na formação docente para alavancar este processo formativo. Por fim, para contribuir com a abordagem da EA em sala de aula, elaboramos a proposta da SD aos professores e que ao executar junto aos educandos, possam resgatar valores, princípios e principalmente contribuir para que os estudantes desenvolvam atitudes conscientes e críticas relacionadas ao meio ambiente.Item EDUCAÇÃO AMBIENTAL VIVENCIAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO: REVERDEJANDO O APRENDER(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/04) ALVES, Luciana; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/4169260531961588; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; OLIVEIRA, Caroline Oenning de ; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; FILHO, José Cândido de Souza ; http://lattes.cnpq.br/3257433508202176Diante da atual conjuntura da vida ocidental urbana, marcada por um ritmo acelerado de produção e o elevado uso de tecnologias digitais, estudos vêm apontando um profundo distanciamento do ser humano em relação ao meio ambiente, sendo que, este afastamento e as consequências advindas deste processo se tornaram alvo de discussões por diversos pesquisadores, que alertam sobre os impactos negativos deste fenômeno para a saúde da população, especialmente, a de crianças e adolescentes, no que tange ao seu desenvolvimento físico, mental e emocional. Dessa forma, levando em conta as diversas abordagens que sistematizam o campo da Educação Ambiental, no contexto escolar, e acreditando que, por meio dela, podemos sensibilizar os alunos para a importância do meio ambiente, do bem-estar físico, mental e emocional que a vivência na natureza pode nos propiciar, delimitamos como objeto desta pesquisa a Educação Ambiental Vivencial (EAV) no contexto de uma Escola do Campo. Como objetivo geral buscamos investigar os fundamentos, a concepção e a abordagem da Educação Ambiental Vivencial. Esta pesquisa se classifica como qualitativa, descritiva, aplicada, que foi desenvolvida por meio de um estudo de caso e revisão bibliográfica. Ela foi realizada em uma turma de alunos do 5º ano, de uma Escola do Campo, do município de Nova Esperança, PR. Quantos às técnicas para coleta de dados, a partir da implementação do método Aprendizado Sequencial, de Joseph Cornell, utilizamos a observação participante, o registro em um diário de campo, fotografias, bem como, desenhos e textos produzidos pelos alunos. Para a análise, nos valemos do relatório descritivo crítico, instrumento que costuma ser utilizado para a conclusão dos estudos de caso. Como resultado, podemos afirmar que a aplicação das vivências favoreceu a reconexão dos alunos com a natureza, despertando neles o sentimento de pertencimento e ampliando a concepção de Meio Ambiente que a maioria apresentou, inicialmente. A Educação Ambiental Vivencial, com suas diversas possibilidades, abre um espaço desafiador para um repensar de práticas sociais e sobre o papel dos professores como educadores ambientais, função que vai além da transmissão dos conhecimentos técnico-científicos, pois propõe o desenvolvimento de valores humanísticos, aspectos afetivos e pensamentos mais críticos, que conduzem à percepção do meio ambiente global e local, assim como, da interdependência das questões que se apresentam na atualidade, que requerem nossa participação na busca de alternativas viáveis para minimizá-las. Resta indicar a urgência no estabelecimento de programas de formação para os educadores ambientais, pois será a partir da ação de professores/cidadãos conscientes e criticamente capacitados que conseguiremos disseminar as bases da EAV.Item ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS POR MEIO DE PROJETO PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS(Universidade Estadual do Paraná, 2020/12/07) SANTOS, Janaina Alves de Góis; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/4816800409228774; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; OLIVEIRA, André Luís de ; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; BORGES, Fábio Alexandre ; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311O processo educativo tem sofrido modificações inerentes da sociedade em transformação. Assim, apontar novas possibilidades que valorizem o letramento científico, a contextualização e a compreensão do mundo natural, demonstra ser um panorama de ensino recomendável para a educação científica e formação cidadã do indivíduo. Por essa razão, este estudo é de cunho qualitativo e buscou responder ao seguinte questionamento: de que modo o processo de ensino e aprendizagem na abordagem de projetos apresenta-se como uma alternativa didática, viável e dinâmica para o ensino de Ciências e, simultaneamente, como a prática pedagógica, a mediação docente e os procedimentos de ensino são fatores determinantes no desenvolvimento dos aprendizes com Deficiência Intelectual? Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo evidenciar como a aprendizagem por meio de projeto pode ser enriquecedora no ensino de Ciências para Deficientes Intelectuais (DI), discentes que apresentam alteração no desenvolvimento cognitivo, comportamento adaptativo e socioafetivo. Para a constituição de dados, executamos uma intervenção pedagógica interdisciplinar, com 10 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre 16 a 45 anos, de uma escola especializada, conveniada a Secretaria Estadual de Educação do Paraná e mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Essa intervenção fundamentou se nos pressupostos teórico-metodológicos dos projetos descritos por autores contemporâneos e pesquisas que utilizaram projetos na prática pedagógica. O enfoque do tema pautava-se na disciplina de Ciências, contudo, estabelecemos conexões com as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte e uma área articulada do currículo da EJA, a Unidade Ocupacional de Produção. Como instrumento de coleta, utilizamos um conjunto de atividades pedagógicas adequadas à perspectiva de projetos e às especificidades dos estudantes. O desenvolvimento do projeto ‘Plantas, sua importância para os seres vivos’ fortaleceu nossos argumentos de que os aprendizes, alicerçados na contextualização com a vida diária, podem desenvolver a comunicação, levantamento de hipóteses e busca de soluções para situações problema, bem como, no âmbito cognitivo, atenção, concentração, sequência lógica das experiências vividas e os novos conceitos estudados. Relatamos as concepções dos discentes acerca do tema e possibilitamos a ampliação da sua visão cultural e do mundo natural a partir de vídeos, capturas fotográficas, leituras compartilhadas e autônomas, prática de germinação de sementes e culinária e, por fim, análise descritiva dos dados. Dessa forma, os estudantes expressaram compreensão progressiva dos conceitos científicos, ciclo de vida e processos vitais, correlacionados ao objeto de conhecimento: as plantas. Os resultados registrados por meio das observações, trabalhos dos estudantes e registros do diário de campo reafirmaram a necessidade de uma educação que favoreça o desenvolvimento histórico, cultural, acadêmico e social destes estudantes. Ainda, no que diz respeito a área socioafetiva, ficou clara a motivação, autonomia, criatividade, engajamento e espírito cooperativo dos participantes. O uso de projetos mostrou-se favorável para a assimilação dos conteúdos curriculares por meio de diferentes práticas sociais, haja vista que os estudantes se tornam corresponsáveis pelo seu aprendizado e participantes da construção do conhecimento. Concluímos, assim, que utilização de projetos pode ser uma via metodológica flexível, podendo adequar-se às especificidades e conjunturas do contexto educacional, inclusive em um período de pandemia.Item ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA PESSOAS IDOSAS A PARTIR DO USO DO SOROBAN(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/26) AGUILAR, Silvana Regina; NOVAK, Maria Simone Jacomini; BORGES, Fábio Alexandre; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/7914558487080570; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; BORGES, Fábio Alexandre ; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; MENEZES, Marcus Bessa de ; http://lattes.cnpq.br/7719250848803909; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Atualmente, constata-se a ocorrência de uma mudança demográfica em nosso país, havendo um aumento na expectativa de vida, e, por consequência, o envelhecimento da população. Esse quadro gera a necessidade de proporcionar aos idosos as condições de envelhecer mantendo sua autonomia. Durante o processo de vida, o ser humano passa por fases distintas, nas quais diferentes habilidades são desenvolvidas, aprimoradas e, em determinadas etapas/condições, também podem ser perdidas. Por muito tempo, acreditou-se que, depois da infância, a anatomia do cérebro era imutável. Com o desenvolvimento da Neurociência e surgimento de tecnologias avançadas, novos panoramas se configuraram e a plasticidade cerebral foi comprovada. Diante de tal contexto, o objetivo dessa pesquisa foi discutir o impacto do uso do Soroban como ferramenta para a estimulação cognitiva de pessoas idosas. O trabalho fundamenta-se, teoricamente, em estudos científicos que evidenciam que o potencial plástico neural pode continuar ocorrendo até a velhice, e que o estímulo/treinamento pode minimizar o declínio cognitivo associado à idade. Os participantes da pesquisa integram um grupo assistido pela Secretaria de Ação Social de um município da Região Norte do Paraná. A produção dos dados ocorreu por meio da realização de encontros semanais de sessenta minutos, nos quais foram desenvolvidas atividades envolvendo cálculos matemáticos, com uso do Soroban. Os resultados apontados são decorrentes da realização de uma análise qualitativa dos processos de operacionalização do Soroban desenvolvidos durante os encontros. Como resultados, obtivemos evidências de que a realização de cálculos a partir do uso do Soroban caracteriza-se como uma importante ferramenta a ser utilizada no processo de estimulação cognitiva de pessoas idosas, contribuindo para a manutenção de competências como a concentração, raciocínio e engajamento dos sujeitos com a atividade.Item INVESTIGAÇÃO SOBRE A ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O QUE DIZEM OS PERIÓDICOS BRASILEIROS(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/29) ACHERMANN, Mônica Tortorelli Winche; ROYER, Marcia Regina; FLÔR, Daniela Eloise; http://lattes.cnpq.br/7560936930373791; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/6060398259514657; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; BORILLE, Josi Mariano ; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715O movimento STEAM, principiado nos Estados Unidos da América na década de 1990, se popularizou em vários países como uma tendência educacional que articulou disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Essa abordagem pedagógica, atrelou-se aos desafios globais sociais e ambientais, ressignificando o aprendizado e subsidiando as demandas por habilidades e conhecimentos imprescindíveis para a formação acadêmica do século XXI. Entender e contextualizar, historicamente, quais foram os fatores que motivaram o surgimento deste movimento é um elo entre o estado da arte e a prospecção de cenários vindouros. Diante disso, como problema de pesquisa procurou-se saber como a abordagem STEAM está sendo aplicada no ensino brasileiro. Portanto, este trabalho, de natureza mista quali-quantitativa, por meio da pesquisa do estado da arte e da análise de Bardin, investiga a variabilidade contextual em que o STEAM foi utilizado como abordagem pedagógica. Para efetivação deste estudo e levantamento de dados utilizou-se a base de dados do Google Acadêmico, no qual foram aplicadas as palavras-chave: “STEM”, “STEAM”, “STEM e EDUCAÇÃO e BRASIL e ENSINO” e “STEAM e EDUCAÇÃO e BRASIL e ENSINO” e também a base de dados do Programa de Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. A partir desse levantamento, foi possível inferir que nos resultados dos trabalhos analisados, a aplicação da abordagem STEAM apontou benefícios e possibilidades para uma inovação no ensino. Evidenciou-se também desafios e limitações como a falta de ferramentas e materiais adequados, espaços propícios para o desenvolvimento de projetos e, principalmente, a falta de capacitação dos professores. Todos esses fatores dificultam a implantação de ações interdisciplinares em nosso país. Conclui-se, que a abordagem STEAM tem sido aplicada em todas as regiões do Brasil nos diversos níveis do ensino, apresentando resultados positivos que permite que essa abordagem seja somada a novos projetos no ensino brasileiro. Desse modo, questões como formação docente, incentivos e valorização seja para STEAM, seja para qualquer outra tendência educacional, devem ser tratados com prioridade. A aplicação da abordagem STEAM como uma prática pedagógica inovadora em diferentes contextos educacionais e culturais, contribui no processo de ensino e aprendizagem, pois essa abordagem traz como pressuposto, um currículo contextualizado com o mundo real, menos disciplinar, incorporando elementos da tecnologia que vivenciamos.