Navegando por Autor "MENDES, Claudinei Magno Magre"
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Item A AQUISIÇÃO DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR E O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO COMPLEXO: DOIS CAMINHOS EM BUSCA DA TOTALIDADE PERDIDA E DA “CABEÇA BEM-FEITA”(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/07) SILVA, Salete da; MENDES, Claudinei Magno Magre; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/3282202486682906; Claudinei Magno Magre Mendes; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; Sani de Carvalho Rutz da Silva; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058A presente pesquisa busca investigar a interdisciplinaridade como uma das alternativas viáveis para confrontar a visão fragmentada e reducionista do conhecimento, em busca da totalidade perdida. Investigaremos, também, a teoria da complexidade de Morin, analisando os princípios que a fundamentam, verificando qual é a sua contribuição para a construção da proposta interdisciplinar. Será discutido, ainda, qual é o perfil necessário para o educador que deseja trabalhar nessa perspectiva, contextualizando este elemento a uma análise das bases filosóficas e teóricas que orientam o trabalho desenvolvido no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino- PPIFOR, voltado para a Formação Docente Interdisciplinar, desenvolvido pela UNESPAR, Campus de Paranavaí. As implicações desse novo paradigma na formação dos professores, rumo a uma sociedade do conhecimento, precisam ser consideradas, no sentido de se obter um novo redimensionamento da função destes profissionais. Fundamentados pelos estudos realizados, faremos a análise de três dissertações, produzidas por alunos da turma I, ano 2013, do referido Mestrado, buscando descobrir se a interdisciplinaridade foi abordada, qual foi a abordagem apresentada e a relevância que foi dada ao tema. Para o desenvolvimento de nosso trabalho, optamos pela pesquisa bibliográfica e documental, sendo que, para o referencial teórico, escolhemos nos fundamentar em Moraes (1997), que indica que o foco de nosso estudo é de natureza construtivista, interacionista, sócio-cultural e transcendente, considerando que o conhecimento deve ser compreendido como um processo que está sempre em construção, pela ação do indivíduo no mundo e do sujeito sobre o objeto, em um processo dialético, pelo qual o homem transforma a si mesmo e ao outro, por meio da interação com o mundo físico e social e com a sua própria realidade. Nesta trajetória humana, o sujeito deve sempre buscar superar-se, transcender-se, entrar em comunhão com a totalidade indivisível, compreendendo se como parte integrante do universo. Constatamos que professores e alunos do PPIFOR abraçaram este desafio, no sentido de empreenderem discussões e pesquisas (e por que não práticas?), que os conduzam pelos caminhos da interdisciplinaridade, no exercício do pensamento complexo sobre o conhecimento. Estas ações representam orientações a serem seguidas, na atualidade, na busca da formação integral do homem, do sujeito consciente da sua condição humana e identidade terrena. Em nossa visão, esta aí a essência da ―cabeça-bem-feita‖, apregoada por Morin.Item AS REFLEXÕES DE AGOSTINHO EM DE MAGISTRO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE(Universidade Estadual do Paraná, 2016/08/22) ERZINGER, Tatiane Palmiéri; MENDES, Claudinei Magno Magre; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/7456889184582816; Claudinei Magno Magre Mendes; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; Terezinha Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Sezinando Luis Menezes; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758Esta dissertação tem como objetivo examinar as possibilidades da obra de Agostinho, especialmente De Magistro, para a reflexão acerca da formação docente. Examinando os problemas e os diagnósticos da educação no Brasil da atualidade, acreditamos que, para a solução, pelo menos em parte, da formação docente, duas são as atitudes a serem tomadas. A primeira, a formação continuada; a segunda, que faz parte, em certos aspectos, da primeira, é a leitura dos clássicos. Daí nos valermos da obra De Magistro como um texto que pode estimular a reflexão acerca da função docente. Para o exame da obra de Agostinho, estudaremos o contexto da incisiva atuação do cristianismo na reconstrução e no desenvolvimento da Europa Ocidental após a derrocada do Império Romano, a partir do retomada de momentos distintos, mas complementares e extremamente relevantes não só para a época, como também para os dias atuais, procurando, assim, constituir uma base para refletirmos sobre a formação que temos provido na atualidade, bem como a inexpressividade de indivíduos e instituições formadoras sobre a nossa sociedade. Também pretendemos evidenciar aspectos pedagógicos de Agostinho e como ocorria o processo ensino-aprendizagem entre ele e seu filho. O mestre da igreja conclamava o educador a ter amor à sua profissão, lecionar com dedicação e compromisso. Posto isso, cabe ressaltar que elegemos o autor em destaque, porque a educação agostiniana incentivava a formação integral e estimulava o domínio do conhecimento como uma condição da boa aprendizagem, por meio de atitudes que demandavam compromisso e autonomia. Destacamos a obra De Magistro, tendo em vista o homem e sociedade cristã agostiniana. Em seguida, a partir desse entendimento, buscaremos identificar a expressividade da formação docente que auxilie uma prática com o compromisso e responsabilidade com o processo educativo. Para tanto, os escritos de Agostinho (1973), Gilson (2010), Novaes Filho (2009), Le Goff (2005), Duby (1982), Guizot (1999), Nunes (1978), Gatti e Barreto (2009), entre outros, nos auxiliarão a conhecer os benefícios da leitura dos clássicos na constituição de um professor pesquisador e a entender a contribuição da obra agostiniana, De Magistro, para a formação docente. Assim sendo, acreditamos que a abrangência do presente estudo é bastante salutar, tanto para nosso aprimoramento pessoal, quanto para a reflexão de questões sociais e educativas do momento vigente.Item DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LETRAS PORTUGUÊS: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2019/02/21) ZAPPIELO, Fabíola Grasiele; MENDES, Claudinei Magno Magre; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/4354496195650223; Claudinei Magno Magre Mendes; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; Elsa Midori Shimazaki; http://lattes.cnpq.br/9372609347074339; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Nerli Nonato Ribeiro Mori; http://lattes.cnpq.br/0771300635766380; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058A Libras é disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e fonoaudiologia, a partir da promulgação da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Esta obrigatoriedade fez com que surgisse uma inquietação acerca de como a disciplina vem sendo ofertada nos cursos de licenciatura em Letras Português, dada a importância que os professores de Língua Portuguesa exercem sobre o ensino desta língua na modalidade escrita para o surdo. Com efeito, o objetivo geral da referida pesquisa é analisar os planos de ensino da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura em Letras Português, com o propósito de verificar as concepções dadas a essa disciplina. Como aporte teórico, numa perspectiva socioantropológica, fizemos uma visitação na história do surdo, apresentando, desde a antiguidade até a contemporaneidade, os diversos momentos pelos quais os surdos vivenciaram, até chegar ao que hoje a legislação determina. Em seguida, apontamos a Libras como língua de modalidade gestual-visual, e que deve ser utilizada na educação do surdo como sua primeira língua. Justificamos o uso da Libras como língua materna do surdo destacando a visualidade do surdo no processo de apropriação do conhecimento escolar, por meio do letramento, tendo em vista uma educação bilíngue. Defendemos a formação do professor na disciplina de Libras ofertada pelas Instituições de Ensino Superior como essencial para que esta educação bilíngue seja efetiva. Por essa razão, optamos por fazer tal investigação. Para isso, selecionamos seis instituições de ensino superior do estado do Paraná e analisamos seus planos de ensino. Verificamos os seguintes itens dos planos de ensino: a ementa, objetivos geral e específicos, a carga horária, os conteúdos programáticos, a avaliação e as bibliografias básicas e complementares. Após as análises, concluímos que não há homogeneidade entre as instituições investigadas no que diz respeito ao objetivo da disciplina. Identificamos que há o cumprimento da legislação na oferta da disciplina. No entanto, este cumprimento com a Lei não está sendo satisfatório para uma qualidade na formação do professor que atuará na inclusão do aluno surdo nas salas de aula regulares de ensino.Item EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ: LIMITES E POTENCIALIDADES NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03(Universidade Estadual do Paraná, 2015/11/23) SANTOS, Celso José dos; MENDES, Claudinei Magno Magre; OLIVEIRA, Eduardo David; http://lattes.cnpq.br/5201908900947666; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/4774266304230055; Claudinei Magno Magre Mendes; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; Eduardo David Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5201908900947666; Isabela Candeloro Campoi; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; Ricardo Tadeu Caires Silva; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336Essa pesquisa registra os limites e potencialidade das Equipes Multidisciplinares instituídas nas unidades escolares de educação básica da Rede Estadual Pública de Educação no Noroeste do Paraná, como mecanismo de política pública de ação afirmativa educacional voltada para dar efetividade à Lei 10.639/03 e à Educação das Relações Étnico-Raciais. Foi desenvolvida sob o olhar de um pesquisador participante, militante sindical e do movimento social negro. A análise desse objeto iniciou com o processo histórico que produziu exclusão e o grave quadro de vulnerabilidade educacional da população negra, bem como processo de conquista de políticas públicas de ações afirmativas educacionais em favor da população negra paranaense, que culminaram na instituição das Equipes Multidisciplinares. O cerne da investigação, a partir do estudo de caso das equipes multidisciplinares do município de Paranavaí, possibilitou identificar elementos de limitação e de potencialidades dessas Equipes Multidisciplinares. O método de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica e de estudo de caso, contou com uma farta documentação obtida pelo Ministério Público do Paraná que desencadeou um Processo Administrativo para monitoramento da implementação da Lei 10.639/03 na educação paranaense, bem como junto à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, às Unidades Escolares, cujas Equipes foram investigadas e junto aos movimentos sociais afetos a essa causa. Numa abordagem interdisciplinar e multicultural crítica, o objeto foi investigado a partir de um referencial teórico articulando uma perspectiva histórica, crítica e multicultural, tendo a raça e classe como categorias fundantes no processo de formulação de políticas públicas educacionais para a população negra.Item O PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO 2014-2024: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA DE ESTADO(Universidade Estadual do Paraná, 2017/12/12) DUARTE, Juliana Calabresi Voss; MENDES, Claudinei Magno Magre; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/1957828466129051; Claudinei Magno Magre Mendes; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; Mário Luiz Neves de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0385443872804624; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169O presente estudo objetiva realizar uma análise do Plano Nacional de Educação vigente e, para tanto, buscou-se investigar as metas contidas nesse documento procurando averiguar se as ações destinadas ao campo educacional – presentes no documento em estudo - estão sendo cumpridas conforme estabelecido pela lei que regulamenta o atual plano. Elegeu-se o Plano Nacional de Educação - PNE como objeto de estudo por se entender que este documento configura-se como uma Política de Estado a qual expressa as concepções de educação vigentes no país. O Plano em destaque foi instituído a partir da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, com vigência de dez anos. A partir deste estudo, destacam-se alguns problemas do campo educacional que pudessem justificar a necessidade de um documento de grande significado para a educação brasileira - como é o caso do Plano Nacional de Educação. No decorrer das reflexões, passa-se a compreender algumas motivações do PNE e alguns resultados do plano anterior, considerando que a protelação das metas e estratégias do PNE anterior continuaram a ser pauta de discussões do plano atual. Percebem-se na conjuntura, alguns interesses políticos que adiaram bastante a aprovação do atual documento, colocando em dúvida se a educação brasileira é realmente prioridade para o país. Para desenvolver a presente pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se um levantamento bibliográfico no direcionamento das discussões. Assim, realizou-se aqui a análise do PNE 2014-2024 que se expressa na Lei nº 13.005/2014 e de documentos que fazem o monitoramento do PNE com o objetivo de acompanhar a execução das metas e estratégias contidas no PNE. Na primeira seção trata-se das políticas de educação e, em decorrência, o Plano Nacional de Educação; na segunda seção, abordam-se algumas fragilidades, expectativas e o processo de materialização do PNE; já na terceira, contempla-se o processo de monitoramento das metas do plano. Nesse processo de estudo, constatou-se que o PNE efetivou-se à luz das discussões da Conferência Nacional de Educação, porém nem tudo que fora proposto nessa conferência foi contemplado no plano. Existem muitos desafios para que todas as metas sejam realmente materializadas. Algumas caminham para sua concretização, outras estão à mercê de manobras políticas. Com a previsão de redução de investimentos na área educacional - em decorrência da PEC 55/2016 - muitas ações previstas no PNE parecem ameaçadas, pois, para se efetivarem, precisam de investimentos. Contudo, ainda se encontra no terceiro ano de vigência do plano e se espera que haja mudanças na conjuntura sócio-política econômica do país até o ano de 2024 e, consequentemente, haja melhoras nos resultados.