Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MENDES, Claudinei Magno Magre"

Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    A AQUISIÇÃO DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR E O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO COMPLEXO: DOIS CAMINHOS EM BUSCA DA TOTALIDADE PERDIDA E DA “CABEÇA BEM-FEITA”
    (Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/07) SILVA, Salete da; MENDES, Claudinei Magno Magre; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/3282202486682906; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da ; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058
    A presente pesquisa busca investigar a interdisciplinaridade como uma das alternativas viáveis para confrontar a visão fragmentada e reducionista do conhecimento, em busca da totalidade perdida. Investigaremos, também, a teoria da complexidade de Morin, analisando os princípios que a fundamentam, verificando qual é a sua contribuição para a construção da proposta interdisciplinar. Será discutido, ainda, qual é o perfil necessário para o educador que deseja trabalhar nessa perspectiva, contextualizando este elemento a uma análise das bases filosóficas e teóricas que orientam o trabalho desenvolvido no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino- PPIFOR, voltado para a Formação Docente Interdisciplinar, desenvolvido pela UNESPAR, Campus de Paranavaí. As implicações desse novo paradigma na formação dos professores, rumo a uma sociedade do conhecimento, precisam ser consideradas, no sentido de se obter um novo redimensionamento da função destes profissionais. Fundamentados pelos estudos realizados, faremos a análise de três dissertações, produzidas por alunos da turma I, ano 2013, do referido Mestrado, buscando descobrir se a interdisciplinaridade foi abordada, qual foi a abordagem apresentada e a relevância que foi dada ao tema. Para o desenvolvimento de nosso trabalho, optamos pela pesquisa bibliográfica e documental, sendo que, para o referencial teórico, escolhemos nos fundamentar em Moraes (1997), que indica que o foco de nosso estudo é de natureza construtivista, interacionista, sócio-cultural e transcendente, considerando que o conhecimento deve ser compreendido como um processo que está sempre em construção, pela ação do indivíduo no mundo e do sujeito sobre o objeto, em um processo dialético, pelo qual o homem transforma a si mesmo e ao outro, por meio da interação com o mundo físico e social e com a sua própria realidade. Nesta trajetória humana, o sujeito deve sempre buscar superar-se, transcender-se, entrar em comunhão com a totalidade indivisível, compreendendo se como parte integrante do universo. Constatamos que professores e alunos do PPIFOR abraçaram este desafio, no sentido de empreenderem discussões e pesquisas (e por que não práticas?), que os conduzam pelos caminhos da interdisciplinaridade, no exercício do pensamento complexo sobre o conhecimento. Estas ações representam orientações a serem seguidas, na atualidade, na busca da formação integral do homem, do sujeito consciente da sua condição humana e identidade terrena. Em nossa visão, esta aí a essência da ―cabeça-bem-feita‖, apregoada por Morin.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    A LITERATURA INFANTIL DE MONTEIRO LOBATO COMO PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020/02/27) BISCOLA, Talita Gabriela Alda; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/3052579143993080; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski ; http://lattes.cnpq.br/9214555519844880; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060
    A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Educação, História e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar – PPifor, e busca investigar em que medida o livro de Literatura Infantil A Geografia de Dona Benta (2013) do autor Monteiro Lobato (1882/1948), pode ser utilizado como um recurso didático no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), contribuindo com o processo de ensino/aprendizagem, de maneira que os conteúdos adquiram significados no cotidiano dos discentes, estando em acordo com o que é proposto pela BNCC. O objetivo geral é propor o uso da Literatura Infantil como um recurso didático para o Ensino de Geografia. Os objetivos específicos são: Compreender o papel que a Literatura exerce na construção do Conhecimento Geográfico; Entender a mensagem que Monteiro Lobato buscava disseminar pelo seu livro A Geografia de Dona Benta; Demonstrar como e em quais momentos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) A Geografia de Dona Benta pode ser melhor utilizada. Para a realização da investigação, foram efetuadas pesquisas de caráter bibliográfico e documental. O suporte teórico inicial do estudo se baseia nas reflexões dos autores Monteiro (2002), Lajolo (1981, 1988, 1999, 2009, 2018), Zilberman (2003), Vasconcellos (1982) e Penteado (2011). No decorrer do trabalho foi possível verificar que a Literatura pode ser utilizada como um complemento no ensino de Geografia, não como a sua única fonte, e que seu uso requer cuidados, pois os conhecimentos dos livros de Literatura são datados. A revisão dos trabalhos demonstrou que o uso da Literatura Geral e Infantil como recurso didático auxilia na aprendizagem dos discente em diversas disciplinas. A abordagem sobre a vida de Monteiro Lobato e o contexto histórico e político do período em que foi escrita A Geografia de Dona Benta possibilitou o entendimento acerca das mensagens e intenções do autor para o entendimento do seu conteúdo. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, espera se que o ensino de Geografia leve o aluno a pensar espacialmente, o que também ocorre pela Literatura. Assim, considerou-se válido o uso do livro proposto como um recurso didático, pois ele permite pensar espacialmente e realizar analogias entre os conteúdos científicos e a vida cotidiana dos discentes, ao fazer aproximações pela fantasia.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    AS REFLEXÕES DE AGOSTINHO EM DE MAGISTRO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
    (Universidade Estadual do Paraná, 2016/08/22) ERZINGER, Tatiane Palmiéri; MENDES, Claudinei Magno Magre; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/7456889184582816; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; OLIVEIRA, Terezinha ; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Sezinando Luis Menezes; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758
    Esta dissertação tem como objetivo examinar as possibilidades da obra de Agostinho, especialmente De Magistro, para a reflexão acerca da formação docente. Examinando os problemas e os diagnósticos da educação no Brasil da atualidade, acreditamos que, para a solução, pelo menos em parte, da formação docente, duas são as atitudes a serem tomadas. A primeira, a formação continuada; a segunda, que faz parte, em certos aspectos, da primeira, é a leitura dos clássicos. Daí nos valermos da obra De Magistro como um texto que pode estimular a reflexão acerca da função docente. Para o exame da obra de Agostinho, estudaremos o contexto da incisiva atuação do cristianismo na reconstrução e no desenvolvimento da Europa Ocidental após a derrocada do Império Romano, a partir do retomada de momentos distintos, mas complementares e extremamente relevantes não só para a época, como também para os dias atuais, procurando, assim, constituir uma base para refletirmos sobre a formação que temos provido na atualidade, bem como a inexpressividade de indivíduos e instituições formadoras sobre a nossa sociedade. Também pretendemos evidenciar aspectos pedagógicos de Agostinho e como ocorria o processo ensino-aprendizagem entre ele e seu filho. O mestre da igreja conclamava o educador a ter amor à sua profissão, lecionar com dedicação e compromisso. Posto isso, cabe ressaltar que elegemos o autor em destaque, porque a educação agostiniana incentivava a formação integral e estimulava o domínio do conhecimento como uma condição da boa aprendizagem, por meio de atitudes que demandavam compromisso e autonomia. Destacamos a obra De Magistro, tendo em vista o homem e sociedade cristã agostiniana. Em seguida, a partir desse entendimento, buscaremos identificar a expressividade da formação docente que auxilie uma prática com o compromisso e responsabilidade com o processo educativo. Para tanto, os escritos de Agostinho (1973), Gilson (2010), Novaes Filho (2009), Le Goff (2005), Duby (1982), Guizot (1999), Nunes (1978), Gatti e Barreto (2009), entre outros, nos auxiliarão a conhecer os benefícios da leitura dos clássicos na constituição de um professor pesquisador e a entender a contribuição da obra agostiniana, De Magistro, para a formação docente. Assim sendo, acreditamos que a abrangência do presente estudo é bastante salutar, tanto para nosso aprimoramento pessoal, quanto para a reflexão de questões sociais e educativas do momento vigente.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LETRAS PORTUGUÊS: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO PARANÁ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2019/02/21) ZAPPIELO, Fabíola Grasiele; MENDES, Claudinei Magno Magre; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/4354496195650223; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; SHIMAZAKI, Elsa Midori ; http://lattes.cnpq.br/9372609347074339; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; MORI, Nerli Nonato Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0771300635766380; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058
    A Libras é disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e fonoaudiologia, a partir da promulgação da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Esta obrigatoriedade fez com que surgisse uma inquietação acerca de como a disciplina vem sendo ofertada nos cursos de licenciatura em Letras Português, dada a importância que os professores de Língua Portuguesa exercem sobre o ensino desta língua na modalidade escrita para o surdo. Com efeito, o objetivo geral da referida pesquisa é analisar os planos de ensino da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura em Letras Português, com o propósito de verificar as concepções dadas a essa disciplina. Como aporte teórico, numa perspectiva socioantropológica, fizemos uma visitação na história do surdo, apresentando, desde a antiguidade até a contemporaneidade, os diversos momentos pelos quais os surdos vivenciaram, até chegar ao que hoje a legislação determina. Em seguida, apontamos a Libras como língua de modalidade gestual-visual, e que deve ser utilizada na educação do surdo como sua primeira língua. Justificamos o uso da Libras como língua materna do surdo destacando a visualidade do surdo no processo de apropriação do conhecimento escolar, por meio do letramento, tendo em vista uma educação bilíngue. Defendemos a formação do professor na disciplina de Libras ofertada pelas Instituições de Ensino Superior como essencial para que esta educação bilíngue seja efetiva. Por essa razão, optamos por fazer tal investigação. Para isso, selecionamos seis instituições de ensino superior do estado do Paraná e analisamos seus planos de ensino. Verificamos os seguintes itens dos planos de ensino: a ementa, objetivos geral e específicos, a carga horária, os conteúdos programáticos, a avaliação e as bibliografias básicas e complementares. Após as análises, concluímos que não há homogeneidade entre as instituições investigadas no que diz respeito ao objetivo da disciplina. Identificamos que há o cumprimento da legislação na oferta da disciplina. No entanto, este cumprimento com a Lei não está sendo satisfatório para uma qualidade na formação do professor que atuará na inclusão do aluno surdo nas salas de aula regulares de ensino.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    EDUCAÇÃO E TRABALHO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/04/23) IWASSE, Lilian Fávaro Alegrâncio; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/7432731201234850; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; http://lattes.cnpq.br/4862416685441579; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196
    A presente pesquisa, vinculada à Linha de pesquisa Formação docente interdisciplinar e ao Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, teve como objetivo compreender o processo de expansão da escola pública de modo a demonstrar a intrínseca relação entre as mudanças na área da educação e as transformações do mundo do trabalho, bem como as questões relativas à tese do aprender a aprender e o lema “Educação para Todos”. Para alcançar esse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram traçados: contextualizar historicamente a educação quanto ao seu processo de expansão e massificação; compreender os processos produtivos adotados no país após a década de 1930 (Taylorismo, Fordismo e Toyotismo) e a relação destes com a educação; analisar como os organismos multilaterais influenciam as políticas públicas educacionais para a educação brasileira; apreender como a relação que envolve mundo do trabalho e políticas públicas (nacionais e internacionais) incide sobre a formação e o trabalho docentes. Procurou-se apreender as políticas de expansão/acumulação do capital brasileiro na contemporaneidade e a processualidade dialética da relação entre a educação, o mercado de emprego e a força de trabalho. Esta pesquisa, assim, pauta-se na fundamentação e na análise de estudos bibliográficos e documentais. Discorre-se sobre a expansão da educação escolar pública, processo iniciado na década de 1930 que acompanhou a industrialização brasileira entre as décadas de 1950 e 1970, até o advento das políticas neoliberais a partir de 1990. Na esteira da análise, as políticas públicas relacionadas aos paradigmas industriais, em atendimento às diretrizes dos organismos multilaterais, incidiram na concepção sobre a formação docente, procurando ressignificar o perfil do professor e a formação necessária, as suas condições pedagógicas, materiais e a infraestrutura disponibilizada para o exercício do trabalho docente.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ: LIMITES E POTENCIALIDADES NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03
    (Universidade Estadual do Paraná, 2015/11/23) SANTOS, Celso José dos; MENDES, Claudinei Magno Magre; OLIVEIRA, Eduardo David; http://lattes.cnpq.br/5201908900947666; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/4774266304230055; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; OLIVEIRA, Eduardo David ; http://lattes.cnpq.br/5201908900947666; CAMPOI, Isabela Candeloro ; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; SILVA, Ricardo Tadeu Caires ; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336
    Essa pesquisa registra os limites e potencialidade das Equipes Multidisciplinares instituídas nas unidades escolares de educação básica da Rede Estadual Pública de Educação no Noroeste do Paraná, como mecanismo de política pública de ação afirmativa educacional voltada para dar efetividade à Lei 10.639/03 e à Educação das Relações Étnico-Raciais. Foi desenvolvida sob o olhar de um pesquisador participante, militante sindical e do movimento social negro. A análise desse objeto iniciou com o processo histórico que produziu exclusão e o grave quadro de vulnerabilidade educacional da população negra, bem como processo de conquista de políticas públicas de ações afirmativas educacionais em favor da população negra paranaense, que culminaram na instituição das Equipes Multidisciplinares. O cerne da investigação, a partir do estudo de caso das equipes multidisciplinares do município de Paranavaí, possibilitou identificar elementos de limitação e de potencialidades dessas Equipes Multidisciplinares. O método de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica e de estudo de caso, contou com uma farta documentação obtida pelo Ministério Público do Paraná que desencadeou um Processo Administrativo para monitoramento da implementação da Lei 10.639/03 na educação paranaense, bem como junto à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, às Unidades Escolares, cujas Equipes foram investigadas e junto aos movimentos sociais afetos a essa causa. Numa abordagem interdisciplinar e multicultural crítica, o objeto foi investigado a partir de um referencial teórico articulando uma perspectiva histórica, crítica e multicultural, tendo a raça e classe como categorias fundantes no processo de formulação de políticas públicas educacionais para a população negra.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    O PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO 2014-2024: ANÁLISE DE UMA POLÍTICA DE ESTADO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2017/12/12) DUARTE, Juliana Calabresi Voss; MENDES, Claudinei Magno Magre; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/1957828466129051; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; http://lattes.cnpq.br/0385443872804624; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169
    O presente estudo objetiva realizar uma análise do Plano Nacional de Educação vigente e, para tanto, buscou-se investigar as metas contidas nesse documento procurando averiguar se as ações destinadas ao campo educacional – presentes no documento em estudo - estão sendo cumpridas conforme estabelecido pela lei que regulamenta o atual plano. Elegeu-se o Plano Nacional de Educação - PNE como objeto de estudo por se entender que este documento configura-se como uma Política de Estado a qual expressa as concepções de educação vigentes no país. O Plano em destaque foi instituído a partir da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, com vigência de dez anos. A partir deste estudo, destacam-se alguns problemas do campo educacional que pudessem justificar a necessidade de um documento de grande significado para a educação brasileira - como é o caso do Plano Nacional de Educação. No decorrer das reflexões, passa-se a compreender algumas motivações do PNE e alguns resultados do plano anterior, considerando que a protelação das metas e estratégias do PNE anterior continuaram a ser pauta de discussões do plano atual. Percebem-se na conjuntura, alguns interesses políticos que adiaram bastante a aprovação do atual documento, colocando em dúvida se a educação brasileira é realmente prioridade para o país. Para desenvolver a presente pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se um levantamento bibliográfico no direcionamento das discussões. Assim, realizou-se aqui a análise do PNE 2014-2024 que se expressa na Lei nº 13.005/2014 e de documentos que fazem o monitoramento do PNE com o objetivo de acompanhar a execução das metas e estratégias contidas no PNE. Na primeira seção trata-se das políticas de educação e, em decorrência, o Plano Nacional de Educação; na segunda seção, abordam-se algumas fragilidades, expectativas e o processo de materialização do PNE; já na terceira, contempla-se o processo de monitoramento das metas do plano. Nesse processo de estudo, constatou-se que o PNE efetivou-se à luz das discussões da Conferência Nacional de Educação, porém nem tudo que fora proposto nessa conferência foi contemplado no plano. Existem muitos desafios para que todas as metas sejam realmente materializadas. Algumas caminham para sua concretização, outras estão à mercê de manobras políticas. Com a previsão de redução de investimentos na área educacional - em decorrência da PEC 55/2016 - muitas ações previstas no PNE parecem ameaçadas, pois, para se efetivarem, precisam de investimentos. Contudo, ainda se encontra no terceiro ano de vigência do plano e se espera que haja mudanças na conjuntura sócio-política econômica do país até o ano de 2024 e, consequentemente, haja melhoras nos resultados.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS E O ENSINO DE LEITURA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/11/10) GALEGO, Melissa Chirlei Silva; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/5710897136401536; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de ; http://lattes.cnpq.br/7642081335847897
    Este trabalho investiga a Leitura e o Ensino na Educação Básica a partir das Políticas e do Trabalho Docente numa perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Parte da problemática sobre a crise da leitura na escola, pensando em possibilidades de ensino para melhorar as práticas pedagógicas do professor. O estudo busca avaliar as propostas contidas na legislação da educação básica para o ensino de leitura, pois se trata de um assunto de cunho político educacional e de formação docente interdisciplinar. Com ênfase na leitura da realidade que é aquela que tem o propósito de levar a uma reflexão mais aprimorada, que proporciona uma visão crítica e o entendimento dos fatos históricos oriundos de diferentes épocas e contextos. Essa prática pedagógica é considerada como um dos aspectos essenciais para o desenvolvimento acadêmico e para a formação do cidadão. Sabe se, todavia, das dificuldades encontradas pelos professores para trabalhar com o processo de leitura na escola. Nossa pesquisa enfocou o sexto ano do ensino fundamental, por se tratar de um período no qual ocorre a ruptura de uma das fases do desenvolvimento humano, e no qual ocorrem mudanças de ambientes escolares. Trata-se, ainda, de um período letivo no qual se preparam os educandos para as avaliações nacionais e internacionais de desempenho escolar, como o IDEB e o PISA. Para tanto, este trabalho tem como objetivo realizar estudos bibliográficos e documentais, com intenção de refletir sobre as políticas e as estratégias de leitura realizadas no ambiente escolar a partir do final do século XX. Sobretudo, com o intuito de propiciar uma sugestão de possibilidade de ação docente para amenizar ou superar as dificuldades encontradas no ensino de leitura na escola. O texto está estruturado da seguinte maneira: Inicia-se com uma “Introdução”, apresentando a proposta contida em todo o trabalho. A seção dois aborda o “Contexto Histórico da Leitura no Brasil: Políticas e Legislação – a partir de 1988” enfatizando o contexto atual da leitura, para, em seguida, tratar exclusivamente, da história da leitura no Brasil. A seção três destaca “O Ensino de Leitura na Escola”, que discute a concepção de linguagem e leitura e, também, faz um enfoque da leitura nas Diretrizes Curriculares de Educação Básica: Língua Portuguesa da SEED-PR. A seção quatro expõe sobre “O Ensino de Leitura: Perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica” menciona estratégias de leitura escolar e sugestões de possibilidades de alternativas no ensino de leitura da proposta abordada. Diante dos resultados identificados, durante a realização deste trabalho, verificou-se que, por meio de novas ações docentes, pode ser possível um ensino de leitura que vise a uma formação acadêmica mais efetiva, que leve a uma visão de mundo mais emancipadora, para possibilitar aos alunos o acesso à cultura e aos conhecimentos sistematizados necessários para a participação na sociedade letrada, na qual todos estão inclusos. Os resultados do estudo apontaram que, mesmo diante de uma crise de leitura na escola, poderão ocorrer novas possibilidades de intervenções pedagógicas que contribuam para uma melhor formação humana.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    PROPOSTA DE ANÁLISE DA OBRA TRISTÃO E ISOLDA: VÍCIOS E VIRTUDES NA EDUCAÇÃO DO HOMEM DO MEDIEVO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021/05/25) BULGARELI, Paulo Sergio Souza; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/5580146718103728; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; GOMES, Paulo Cesar ; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132
    A pesquisa acontece por meio da análise da obra de cavalaria O Romance de Tristão e Isolda, lenda celta reescrita pelo autor Joseph Bédier (1884-1938), que demonstra uma grande contribuição sobre o pensamento e as ações da sociedade medieval do século XII. O trabalho tem como objetivo principal compreender a formação do homem por meio das virtudes, tendo como enfoque principal o Amor como uma delas, pois, assim, entende a formação moral e ética, para uma vida em sociedade que busca o bem comum. Para essa análise, baseamo-nos em Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) e São Tomás de Aquino (1225-1274). Diante do desenvolvimento do estudo, trabalhamos por meio da História Social indicada por March Bloch (1886-1944), sendo ele a base fundamentadora nas relações filosóficas, cultural e social que se relacionam ao contexto das novelas de cavalaria findadas no período Medieval, uma vez que, ao desenvolver o estudo sobre tais textos, conseguimos compreender o pensamento e ações do ser humano em diferentes épocas. A análise sobre o contexto histórico dos períodos é responsável por nos demonstrar fatos que comprovem as ações dos Homens. Para essa apreciação, contamos com o diálogo entre autores como Jacques Le Goff (1924-2014) e Georges Duby (1919-1996), que trazem sua dedicação em estudar e compreender questões do medievo, seja nos costumes ou, até mesmo, nas relações sociais, que consideramos relevantes para assim compreender nossas relações do hoje, mas, principalmente, sobre a historiografia retratada na obra de Bédier. Logo, por fim da pesquisa, trabalhamos com um capítulo em específico para compreender a importância das obras clássicas para o ensino, pensando, diretamente, em uma forma de educar que não se baseia apenas em conteúdo. Nesse trabalho, buscou-se o cuidado de pensar em uma formação social, na qual a criança é educada para poder compreender os conteúdos científicos propostos no currículo escolar, mas, que atrelado a esse ensino, seja desenvolvida uma educação moral, ética e virtuosa, para que sejam desenvolvidos de forma crítica e consigam se desenvolver em uma sociedade direcionados para o bem coletivo, defendidos por Aristóteles em Ética a Nicômaco (1991) e São Tomás de Aquino com a Suma Teológica (2012) e Virtudes Morais (2015)
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    UMA ANÁLISE DO ENSINO NO SÉCULO XIII A PARTIR DE UM ESTUDO DA OBRA CLÁSSICA O ROMANCE DA ROSA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2016/08/22) BATISTA, Viviane da Silva; PERIN, Conceição Solange Buttion; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/1271151080789859; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; OLIVEIRA, Terezinha ; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196
    Este estudo tem por objetivo a análise do comportamento social dos homens dos séculos XIII e XIV e do ensino que eles recebiam na Idade Média. Para tanto, se vale do contexto histórico, bem como da interpretação e estudo do clássico francês O Romance da Rosa (2001), escrito por Guillaume de Lorris e Jean de Meun. A problematização atentou-se à influência religiosa no saber medieval, às transformações advindas do comércio e às relações entre fé e razão que conduziram o homem a uma nova concepção de mundo, perpassando também por uma reflexão acerca dos pecados capitais vinculados à natureza do homem medieval, estabelecendo ainda um paralelo com a noção entre certo e errado para a sociedade contemporânea. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade e a importância dos clássicos literários no ensino crítico, bem como na formação humana. O método de pesquisa empreendido foi de cunho histórico e nos levou a concluir que o homem medieval sentia-se confuso em relação às transformações sociais, econômicas e intelectuais, e que os ensinamentos necessários para a superação das adversidades poderiam ser encontrados na literatura produzida no próprio período de transição. A produção clássica e literária, como é o caso da obra analisada, instiga o imaginário ao mesmo tempo em que discute os aspectos sociais, ensinando o homem a se portar, conhecer e agir socialmente perante os valores que configuram-se historicamente.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão