Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES por Autor "CAMARGO, Marcos H"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item CONSTRUINDO OLHARES: PEQUENO GUIA DE AUDIOVISUAL PARA EDUCADORES(Universidade Estadual do Paraná, 2023/06/01) Machado Junior, Iveraldo C; CAMARGO, Marcos H; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/1639458627827952; CAMARGO, Marcos H; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; MENDES, MARIA CRISTINA; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780Vivemos em um mundo digital, com um grande fluxo de informações e conhecimentos que circulam na sociedade em rede, e com isso a produção e o consumo de audiovisual passou a fazer parte do nosso cotidiano. Diante disso, como a educação tem lidado com essa realidade? Construindo Olhares é uma proposta pedagógica que versa sobre audiovisual, cujo objetivo foi a produção de uma série de 3 episódios que apresenta uma introdução ao universo do audiovisual voltada a educadores que desejam utilizar essa ferramenta pedagógica em seus processos de ensino e aprendizagem. Navegando através da cibercultura, cinema, educação, a etapa de concepção, desenvolvimento e produção da série, analisa cada um dos episódios a partir de suas temáticas, escolhas estéticas e do processo de realização. Traz ao debate Paulo Freire, Bell Hooks, Pierre Lèvy, Manuel Castells, Marcos Camargo, Solange Stecz, Marília Franco e Cezar Migliorin, além de observar dados da pesquisa TIC Educação 2019, a fim de compreender mais sobre a relação entre educação e o uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula no Brasil. Para que os educadores possam contribuir na formação dos educandos, é crucial a compreensão dos elementos e técnicas que compõem a linguagem audiovisual, que tem a capacidade de trabalhar habilidades valiosas como a análise crítica, comunicação eficaz e a expressão criativa. Em um mundo cada vez mais conectado, onde a tecnologia e a comunicação têm um papel fundamental em nosso cotidiano, essas habilidades tornam-se fundamentais. Ao propor a experiência do trabalho com audiovisual, os professores possibilitam oportunidades na formação dos estudantes para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.