Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES por Autor "ARAUJO, DENIZE CORREA"
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Item CINEMA DOCUMENTÁRIO PARANAENSE: A TRANSPOSIÇÃO DA LITERATURA AO CINEMA DE EM BUSCA DE CURITIBA PERDIDA, O LEGADO DO PIRATA ZULMIRO E RAINHA DE PAPEL(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/29) SILVEIRA, Estevan Alexandre; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/5933082368738416; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937; ARAUJO, DENIZE CORREA; http://lattes.cnpq.br/2170696630653079; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367Desde que foi inventado, o cinema conquistou mentes e corações por meio de seu potencial de produzir histórias e narrativas, sendo que grande parte da produção cinematográfica foi realizada a partir de inspiração em obras literárias. As adaptações e as transposições cinematográficas são maneiras diferentes de contar uma história, tornando-se opções importantes para a criatividade artística. Nesta pesquisa, no contexto Literatura e Cinema, abordar-se-á a práxis da transposição fílmica das obras: Em busca de Curitiba perdida, transposição do conto de Dalton Trevisan; O legado do pirata Zulmiro, com base em duas obras de autoria de Marcos Juliano Ofenbock; e Rainha de papel, inspirado na vida e em poemas de Efigênia Rolim.Para tanto, refletese, também, sobre Cinema e Educação, de modo a desvelar as relações entre o texto verbal e o texto cinematográfico, com vistas a contribuir com as possibilidades de mediação fílmica no contexto escolar. Nesse diapasão, nesta pesquisa, como referencial teórico, são relevantes estudos de Alain Bergala, Jesús Martín-Barbero, Marília Franco, dentre outros. Por fim, como apêndice, apresenta-se uma síntese sobre a produção do documentário paranaense realizado entre os anos de 2000 e 2020.Item FIGURINO EM OBRAS FÍLMICAS: UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS DE CRIAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE FIGURINO NOS FILMES A TÍMIDA LUZ DE VELA DAS ÚLTIMAS ESPERANÇAS E CURITIBA ZERO GRAU(Universidade Estadual do Paraná, 2021-05-03) SANTOS, TANIA; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/4649491295311970; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; ARAUJO, DENIZE CORREA; http://lattes.cnpq.br/2170696630653079; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563Neste trabalho, de caráter analítico e bibliográfico, objetiva-se investigar aspectos de criação e de produção de figurino em obras cinematográficas, mais especificamente, no contexto do cinema brasileiro, a partir da análise dos filmes A tímida luz de velas das últimas esperanças (2012), direção de Jackson Antunes, e Curitiba zero grau, (2010), direção de Elói Pires Ferreira. O primeiro foi realizado sem verbas provenientes de leis de incentivo à cultura, e o segundo, foi produzido com recursos oriundos do prêmio estadual de Cinema e Vídeo do Paraná. Destarte, pretende-se, também, refletir sobre a implicação da disponibilização de recursos para a produção de figurino no processo de criação das roupas e adereços necessários para as vivências ficcionais das personagens. Nesse diapasão, tornam-se relevantes estudos teóricos sobre cinema, com ênfase na direção de arte e figurino, dentre os quais, de André Bazin, Iafa Britz, Jane Barnwell, Marcel Martin, Pam Cook, Sidney Lumet e Vera Hamburger. Por fim, analisam-se os figurinos dos filmes A tímida luz de velas das últimas esperanças (2012) e Curitiba zero grau, (2010), cujas análises, em termos metodológicos, se constituem como estudo de caso, por abarcar entrevistas com os diretores e a reflexão sobre a experiência da figurinista – autora desta dissertação –, relativas ao processo de criação e de produção dos figurinos desses longasmetragens. Assim, no primeiro capítulo apresentam-se noções conceituais sobre o departamento da direção de arte no contexto da produção audiovisual; no segundo, articulam-se estudos teóricos e práticos inerentes aos processos de criação e produção de figurino em obras fílmicas; e, no terceiro capítulo, analisam-se os figurinos de dois filmes brasileiros, nos quais a autora atuou como figurinista.