Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES por Autor "ALVES, RICARDO HENRIQUE AYRES"
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Item Arte Contemporânea. Estigma. Perseguição Política. DNA de DAN. Maikon K.(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/25) MOSCO, Wanderson Barbieri; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/7372431828732263; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; GRUNER, Clóvis; http://lattes.cnpq.br/4400370278287507; ALVES, RICARDO HENRIQUE AYRES; http://lattes.cnpq.br/7515345224876748A presente pesquisa foi realizada com o intuito de analisar a criação, o percurso e as polêmicas que envolveram a obra DNA de DAN; produzido pelo artista curitibano Maikon K em 2012 o trabalho passou por perseguição política após apresentações em julho e outubro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi realizada uma busca por fontes primárias, majoritariamente encontradas em repositórios na internet. Já com o intuito de embasar questões técnicas a respeito de temas relativos ao processo criativo como o uso do corpo e o fato de o performer estar nu em sua apresentação, foi feito um levantamento de literatura especializada. Para isso foram abordadas questões como o uso do corpo na arte de performance, a objeção de moralistas em tornar relevante trabalhos artísticos que possuam nu masculino, além de relacionar peculiaridades da arte contemporânea. Assim, analisa-se, a partir da realização de um trabalho nu e de como esse trabalho foi recebido, a forma como os trabalhos que abordem, direta ou indiretamente, temas de gênero e sexualidade afetam a recepção da arte no público conservador. Incluindo a tentativa de associar esses produtores com crimes como pedofilia e intolerância religiosa, entre outros. Os resultados dessa pesquisa apontam para o uso do discurso conservador como arma política e de freio contra avanços sociais conquistados por grupos minoritários nas últimas décadas. Essas campanhas difamatórias contribuíram para ampliar a estigmatização da arte produzida por pessoas LGBTQIA+ que, para manteremse em atividade, precisaram se adaptar e resistir a essas reações de forma poética e combativa.Item IMAGENS DE SÃO SEBASTIÃO: A CONSTRUÇÃO DE UMA ICONOGRAFIA QUEER(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/24) MADLENER, Francine; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/1531732379555547; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; ALVES, RICARDO HENRIQUE AYRES; http://lattes.cnpq.br/7515345224876748; CAMARGO, Marcos Henrique; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367A presente pesquisa investiga a representação de São Sebastião, mártir da igreja católica, que a partir do período Moderno se torna explicitamente parte da iconografia homoerótica presente até o momento na arte contemporânea. A pesquisa busca entender como São Sebastião se tornou um ícone e patrono não-oficial da comunidade gay. Partindo da ideia de que a representação do mártir durante o Renascimento já continha implicitamente um apelo erótico, vendo que certas escolhas estéticas na imagem do santo tendem a uma erotização do corpo jovem masculino, a expressão de prazer na inflição de dor e restrição física e uma aparência andrógina de São Sebastião. Assim, teríamos uma apropriação mútua do homoerotismo pela igreja católica e uma apropriação de artistas gays de um santo? Esta iconografia ainda se repete na obra de vários artistas brasileiros contemporâneos. Pretende-se fazer um levantamento de diferentes artistas que se apropriaram da imagem de São Sebastião – já fora de um contexto artístico exclusivamente cristão.