Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI por Autor "Ana Carla Oliveira Garcia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Estresse visual associado à dificuldade de leitura: contribuições à formação docente.(Universidade Estadual do Paraná, 20/09/2022) ALDA, Érica Jamal da Silva; HUMMEL, Eromi Izabel; Eliane Paganini da Silva; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478; http://lattes.cnpq.br/0729013084742634; http://lattes.cnpq.br/4645830987850009; HUMMEL, Eromi Izabel; http://lattes.cnpq.br/0729013084742634; Eliane Paganini da Silva; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478; Gilmar de Carvalho Cruz; http://lattes.cnpq.br/2305518769010186; Ana Carla Oliveira Garcia; http://lattes.cnpq.br/2065933643890848A pesquisa se propôs a identificar a compreensão dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) a respeito do estresse visual a fim de nortear a elaboração de um material educativo que promova conhecimentos aos professores do município de Londrina-Paraná, acerca da temática. A presente pesquisa foi realizada em três etapas: 1) Levantamento bibliográfico com o intuito de definir as características do estresse visual; 2) Identificação do conhecimento a respeito do tema por meio de questionário enviado aos professores que atuam em sala de Recursos professores do município de Londrina-Paraná; 3) Produção de um E-Book com conteúdos de informação sobre o estresse visual (síndrome de Irlen), o material contém instruções para uma possível identificação e orientações sobre a intervenção com esses alunos. Para responder aos objetivos da pesquisa adotou-se a pesquisa bibliográfica, de campo com caráter descritivo. Para o desenvolvimento do material foi relevante a contribuição dos professores das salas de recursos multifuncionais. Esse material tem por objetivo apoiar o trabalho pedagógico, permitindo que o professor especializado e o professor de sala de aula comum, por meio do ensino colaborativo, realizem os encaminhamentos e as intervenções necessárias para o aluno que apresenta os sintomas e características do estresse visual.