Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI por Autor "ALVARO MARTINS FERNANDES JUNIOR"
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Item Da sala de recursos para a cultura maker: formando estudantes para o século XXI.(Universidade Estadual do Paraná, 2024-07-26) CASAGRANDE, Keli; VIEIRA, Leociléa Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0063909006157307; http://lattes.cnpq.br/5337435731425536; VIEIRA, Leociléa Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0063909006157307; FARIAS, Elizabeth Regina StreisKy de; http://lattes.cnpq.br/8009305295212594; ALVARO MARTINS FERNANDES JUNIOR; http://lattes.cnpq.br/4687363695453133A pesquisa proposta considera a temática da cultura maker e sua aplicabilidade nas Salas de Recursos de Aprendizagem e Multifuncionais para o favorecimento das aprendizagens. Para atender às demandas do século XXI, tem se evidenciado a necessidade de mudanças no cenário educacional, destacando práticas pedagógicas inovadoras capazes de envolver os estudantes em contextos reais de aprendizagem, possibilitando autonomia discente e envolvimento em processos criativos. Contudo, há dificuldades na inclusão deste processo devido à falta de recursos físicos e de formação específica de docentes. O estudo objetivou-se em analisar a viabilidade da aplicabilidade da cultura maker nas Salas de Recursos; descrever a cultura maker no ambiente educacional; contextualizar sobre as Salas de Recursos (Multifuncionais e de Aprendizagem) e conhecer a aproximação dos professores em relação à cultura maker. Justifica-se como objeto de pesquisa por sua relevância e contemporaneidade, visando estimular o interesse por sua aplicabilidade prática, promovendo o enriquecimento do ambiente educacional por meio de metodologias diferenciadas. A metodologia adotada nesta pesquisa está fundamentada nos princípios da investigação teórico-bibliográfica e estudo de caso, é de natureza quali-quantitativa, com um enfoque exploratório-descritivo. Realizouse uma busca bibliográfica utilizando fontes como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library On-line (Scielo), Instituto de Educação Ciências, Google Acadêmico e o Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A coleta de dados aconteceu por meio de um questionário on-line semiestruturado, direcionado aos professores das Salas de Recursos de Aprendizagem e das Salas de Recursos Multifuncionais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Para a análise e interpretação dos dados coletados, empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que a maioria dos professores das salas de recursos acredita na viabilidade da cultura maker para promover a aprendizagem e desenvolver habilidades como a criatividade, a autonomia, a atenção, a concentração, a memória e a resolução de problemas. No entanto, destacam-se os desafios como a falta de recursos materiais e a necessidade de formação contínua dos professores.Item Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologias Digitais: estratégias para práticas inclusivas.(Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-26) MENDES, Vera Elis; VIEIRA, Leociléa Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0063909006157307; http://lattes.cnpq.br/6343931444184442; VIEIRA, Leociléa Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0063909006157307; ALVARO MARTINS FERNANDES JUNIOR; http://lattes.cnpq.br/4687363695453133; CIRINO, Roseneide Maria Batista; http://lattes.cnpq.br/4251118936692913A presente proposta de pesquisa investiga práticas pedagógicas inclusivas a partir da integração entre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) nos anos iniciais do ensino fundamental. Para atender às exigências contemporâneas de uma educação mais equitativa, a proposta destaca a importância de metodologias que valorizem a diversidade, favorecendo a personalização do ensino, a autonomia dos estudantes e a superação de barreiras à aprendizagem. No entanto, ainda existem desafios na efetivação dessas práticas, especialmente no que se refere à adaptação curricular e ao uso pedagógico das tecnologias. A pesquisa objetivou analisar de que forma a abordagem do DUA, mediada pelas TDIC, pode contribuir para o planejamento inclusivo e para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes em sala de aula comum. Justifica-se pela relevância e atualidade da temática, contribuindo para o enriquecimento do ambiente educacional por meio de estratégias inovadoras e acessíveis. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem teóricobibliográfica e pesquisa de campo, desenvolvida em uma escola municipal de Paranaguá (PR), com a participação de quatro professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Realizou-se uma busca bibliográfica em fontes como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para análise e interpretação dos dados, utilizouse a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, permitindo identificar práticas pedagógicas que favorecem a aprendizagem e a participação de todos os estudantes. Os resultados indicam que a articulação entre TDIC e DUA amplia as possibilidades de acesso ao currículo, estimula a criatividade, a concentração e a construção de sentidos diversos. Como recurso educacional, foi elaborado um e-book contendo sugestões de práticas pedagógicas e recursos digitais alinhados aos princípios do DUA e às potencialidades tecnológicas, contribuindo com a construção de um ambiente de aprendizagem acessível, interativo e inclusivo.