Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo - PPG CINEAV
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo - PPG CINEAV por Autor "BAGGIO , Eduardo Tulio"
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Item CÓPIA FULEIRA: ESTÉTICA VHS NO CINEMA CONTEMPORÂNEO E O PROCESSO CRIATIVO DO FILME "DUBLÊ DE NAMORADO"(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/24) PEREIRA , Christopher Faust; BAGGIO , Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; http://lattes.cnpq.br/6298040813186190; BAGGIO , Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; FILHO, Osmar Gonçalves dos Reis; http://lattes.cnpq.br/1880465509972947O VHS (Video Home System) é um suporte videográfico, criado nos anos 1970, que foi extremamente popular para a distribuição de filmes durante as décadas de 1980 e 1990, por meio do aparelho do videocassete, revolucionando, tecnológica e culturalmente, a maneira de se consumir audiovisual. Além disso, por seu baixo custo, acessibilidade e praticidade de manuseio, ainda que apresentasse baixa qualidade técnica, o formato VHS também foi muito utilizado como suporte de captação de imagens. Esta dissertação apresenta, no seu primeiro capítulo, um contexto histórico e cultural do VHS e do videocassete para, no segundo capítulo, traçar um breve panorama contemporâneo de vinte filmes narrativos de ficção feitos, entre 2009 e 2019, com imagens captadas no formato VHS ou tratadas em pós-produção para emularem o aspecto técnico do VHS. O objetivo é investigar, tendo como base três categorizações propostas em relação ao passado, o que levou esses cineastas a optarem, em seus processos artísticos, pela estética do VHS, um suporte defasado na contemporaneidade. Num segundo momento, a partir do terceiro capítulo, a pesquisa acompanha o meu processo criativo durante a realização de Dublê de Namorado, longa-metragem narrativo de ficção, do gênero comédia, que emula a estética VHS no aspecto técnico de sua imagem. Inicialmente, discorro sobre os contextos que levaram à realização do filme. Na sequência, partindo do conceito-base de realizar Dublê de Namorado como uma cópia fuleira de um filme e usando como fonte minhas anotações durante o período de produção, apresento um relato analítico das motivações para as escolhas de roteiro e direção, observando resultaram no filme pronto.