Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo - PPG CINEAV
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo - PPG CINEAV por Autor "BAGGIO, Eduadrdo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item DOCUMENTÁRIO MILITANTE NA AMÉRICA LATINA E O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO FILME BOM DIA PRESIDENTE OU O CORAÇÃO DA BRASILEIRA(Universidade Estadual do Paraná, 2025-06-24) José Eduardo Silva Pereira; Eduardo Tulio Baggio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; http://lattes.cnpq.br/9174303100077901; BAGGIO, Eduadrdo; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; NOGUEIRA, Juslaine Abreu; http://lattes.cnpq.br/5283169846765859; GRUNER, Clóvis Mendes; http://lattes.cnpq.br/4400370278287507Este trabalho situa-se em uma interface de simultaneidade entre a pesquisa acadêmica e a realização cinematográfica documental. O objetivo desta dissertação foi desenvolver subsídios teóricos e referenciais para encaminhar a finalização de um filme documentário de longa metragem, que se encontra na etapa da montagem. Em um primeiro movimento, investigamos características ético-estéticas de um corpus de “documentários de orientação militante” latino-americanos, examinando como as obras se aproximam ou se afastam de parâmetros conceituais desenvolvidos a partir das reflexões teóricas de cineastas e pesquisadores(as). As obras que compõem o corpus são: Comício: São Paulo a Luis Carlos Prestes (1945), Tire Dié 1962), Araya (1959), A Batalha de Chile (1975 1979), A Classe Roceira (1985) e Martírio (2016). Em um segundo movimento, analisamos criticamente e desenvolvemos o processo de criação do documentário de longa-metragem Bom Dia Presidente ou o Coração da Brasileira, sob duas diferentes perspectivas. Na primeira perspectiva, apresentamos uma Crítica Ecológica das Tomadas em cinema documentário, utilizando uma analogia com conceitos da Ecologia Evolutiva, de modo a provocar uma reflexão teórico-crítica acerca dos modos como foram feitas as tomadas em Bom Dia Presidente ou o Coração da Brasileira. Por fim, na segunda perspectiva, a partir de coleta e organização de documentos de criação, seguimos alguns procedimentos analíticos do processo de criação artística como “redes”, conforme proposto por Cecília Salles em seu livro Redes de Criação (2006). Nossa investigação aponta que um documentário intensifica a sua orientação militante conforme aumenta o seu compromisso com os coletivos das lutas sociais em que se engaja. Assim, a forma fílmica resulta da mediação artística deste compromisso, ou seja, se apresenta mais como uma consequência do compromisso de luta, do que como um propósito artístico em si.Item O CINEMA PARAMÉTRICO EM MICHAEL HANEKE: UMA ANÁLISE DE 71 FRAGMENTOS DE UMA CRONOLOGIA DO ACASO(Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-27) Mateus Augusto Breda Colpani; Eduardo Baggio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; http://lattes.cnpq.br/6261327968784867; BAGGIO, Eduadrdo; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; GARCIA, Alexandre; http://lattes.cnpq.br/3895949501024669; DAMASCENO, Alex; http://lattes.cnpq.br/8620263171962896Esta dissertação propõe uma análise estilística do cinema de Michael Haneke, com foco no conceito de cinema paramétrico, tendo como objeto de estudo o filme 71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso (1994). O cinema de Haneke, caracterizado por uma estética rigorosa e uma abordagem crítica à sociedade contemporânea, é investigado à luz dos princípios da teoria neoformalista do cinema, especialmente os conceitos de cinema paramétrico delineados por David Bordwell e Kristin Thompson. O primeiro capítulo é dedicado a definir o conceito de estilo e sua evolução ao longo da história do cinema, estabelecendo os limites e particularidades das nuances características de Michael Haneke. Em seguida, a pesquisa aprofunda o conceito de cinema paramétrico e as gradações de importância estilística que esse método de narração implica, abordando também aspectos como a fragmentação e as constelações de personagens, elementos recorrentes tanto nesse tipo de narração quanto na obra do cineasta. Por fim, a análise de 71 Fragmentos de uma Cronologia do Acaso exemplifica de que modo Haneke articula mecânicas paramétricas dentro de sua obra, bem como às relaciona com o enredo e com suas manifestações políticas. A dissertação examina a estrutura do filme, o uso de elipses, repetição de motivos visuais e sonoros, além de outros elementos estilísticos que subvertem as convenções do cinema clássico.