Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo - PPG CINEAV
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo - PPG CINEAV por Autor "ALVES, Ricardo Henrique Ayres"
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Item AMADOR.EX.OBRA: UMA LONGA COLAGEM EM VÍDEO E SEUS PROCESSOS ARTÍSTICOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/23) SANTANA, João Miguel Gonçalves; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; http://lattes.cnpq.br/9636119654996095; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; ALVES, Ricardo Henrique Ayres; http://lattes.cnpq.br/7515345224876748Esta dissertação é um objeto complementar da vídeo colagem de longa-metragem AMADOR.EX.OBRA. Ambos os trabalhos foram apresentados por mim como objetos de colagem na linha de pesquisa de Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo no PPG-Cineav (UNESPAR). Eles contêm apropriação de trabalhos de outros autores que servem como base de leitura para o aproveitamento da proposta de trabalho de escrita e artística. São fiéis quanto à qualidade de resolução que tive acesso. A dissertação é um relato de processo de antes e depois de eu adentrar a instituição acadêmica e que resultou no trabalho de experimentação em vídeo de 88 minutos, anexado aqui numa coleção de imagens que antecedem o texto, mas são parte dele. O capítulo 1 é uma introdução que se desenvolve como breve explicação, contextualização da minha produção de subjetividade e intenções artísticas como discente em retorno à instituição acadêmica. O capítulo 2 é uma aproximação com teorias diversas para falar sobre como meu corpo gay foi educado a ter um olhar narcísico com a cultura do vídeo em tempos de Internet. O capítulo 3 trata da assimilação do processo criativo na concepção do vídeo AMADOR.EX.OBRA com relatos de processo, intervenção artística e teórica. Ao final são apresentados os créditos de coautoria, assim como as referências bibliográficas acessadas durante o aproveitamento total do curso de mestrado. Este é um trabalho que não pretendeu elucidar questões e sim fazê-las em contato com parte do campo das Artes na cidade de Curitiba-Pr.Item VÍDEO E PERFORMANCE: ENTRE MEU CORPO E A PAISAGEM AO REDOR(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/26) MEDEIROS, Livia Keiko Nagao de; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; http://lattes.cnpq.br/5312440197995128; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; MENDES, Maria Cristina; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; ALVES, Ricardo Henrique Ayres; http://lattes.cnpq.br/7515345224876748; ANDRÉ, Richard Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1798165095642353A pesquisa tem como tema o vídeo, a performance e a paisagem habitada com um corpo feminino. Fundamenta-se em meus processos criativos e, também, considera artistas contemporâneos, especialmente do audiovisual, pertinentes à pesquisa. Tem o objetivo de analisar processos artísticos das produções em videoperformance, articulados a experiências pessoais, poéticas, históricas e sociais em que estão inseridas. Pretende-se compreender o alcance da paisagem, a partir de uma série de experimentos que usam meu corpo gravado pelo vídeo, para poder olhar a mim mesma (conhecer ou reconhecer) e enxergar os outros (meu corpo como um outro). Com a escrita de narrativas autobiográficas, a dissertação dá a ver os processos criativos destes corpos em experimentação, suas relações, suas identidades nas paisagens, suas origens, seus pertencimentos. É também uma reflexão sobre os processos de construção de uma forma de continuidade entre um corpo performático e suas posições no mundo. Ela define especialmente meu corpo-paisagem-vídeo de mulher latinoamericana, brasileira com descendência japonesa. Para tanto, são consideradas contribuições de Lucy Lippard e Mel Bochner sobre a desmaterialização da arte; Linda Montano e Christine Mello sobre a performance e a videoperformance; Bell Hooks e Glória Anzaldúa sobre ancestralidade e pertencimento; Milton Santos sobre paisagem e Le Breton sobre os processos de desaparecimento de si.