Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo - PPG CINEAV
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo - PPG CINEAV por Autor "ACCIOLY, Bianca Grabaski"
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Item O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA VIDEOARTE ‘MARLENE’: UM OLHAR SOBRE A (IM)PERMANÊNCIA DO CORPO EM PAISAGENS PESSOAIS E MATERIAIS.(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/03) ACCIOLY, Bianca Grabaski; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/0436280657845754; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; MENDES, Maria Cristina; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; Oliva, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/7233265063148235; ANDRÉ, Richard Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1798165095642353A dissertação intitulada “O processo de criação da videoarte ‘Marlene’: um olhar sobre a (im)permanência do corpo em paisagens pessoais e materiais”, tem por objetivos principais refletir e analisar como se dá o processo de criação autoral em videoarte, a partir de possíveis escolhas, recortes e atos teóricos vislumbrados em poéticas reiteradas. O percurso analítico e investigativo apoia-se no tipo de pesquisa qualitativa e indutiva e, como abordagem metodológica, utiliza a Crítica de Processos, visto que, o processo de construção artística da obra de arte e o reconhecimento dos métodos, materiais e anotações empregados pelos artistas são essenciais para o estudo processual da poética autoral. Parte-se das seguintes questões norteadoras: 1) De que forma e com que meios é possível verificar a relação entre corporeidades femininas, presenças, ausências e memórias materiais e imateriais em um percurso como criadora de poéticas audiovisuais? 2) Como a investigação se reveste do conceito de paisagens pessoais e dos acasos em suas obras audiovisuais? 3) De que forma ocorre o registro e o recorte analítico no processo de criação videográfica? O foco e objeto empírico da investigação é o processo criativo da videoarte ‘Marlene’ (2023), optando-se por um estudo de caso com o intuito de perceber, descrever, analisar e interpretar a situação/fenômeno, associado à Revisão de Literatura sobre o tema videoarte. O referencial teórico encontra-se ancorado nos pressupostos de Philippe Dubois, Christine Mello e Arlindo Machado para se reportar às audiovisualidades videográficas, Fayga Ostrower, para dar conta dos conceitos acaso, percepção e formas de expressividade nas artes e Cecília de Almeida Salles no que se refere à Crítica de Processos.