Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED
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Navegando Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED por Autor "BOVO, Marcos Clair"
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Item A paisagem e a valorização do espaço urbano: o Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-10) SILVA, Cassio Henrique; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; http://lattes.cnpq.br/5609437726981335; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; OLIVEIRA, Tarcisio Dorn de; http://lattes.cnpq.br/1493478586678556A paisagem possibilita a análise do espaço por meio da combinação dos elementos naturais, socioeconômicos e culturais. Percebida como materialização das relações do ser humano com a natureza, está ligada diretamente aos padrões de uso e ocupação do solo. Além disso, o conceito de paisagem é complexo, abrange diversas concepções, portanto, as discussões nunca se esgotam. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, e tem um caráter interdisciplinar, dialogando com a Geografia, Arquitetura e Urbanismo, História e Economia. Dessa forma, a pesquisa objetiva analisar a influência da paisagem na valorização multidimensional do espaço urbano circundante ao Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão – PR. Nesse sentido, a pesquisa adota o método misto, com abordagem qualiquantitativa, com análises realizadas à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. O embasamento teórico foi obtido por meio de livros, capítulos de livros, dissertações, artigos científicos publicados em periódicos online, documentos, Leis e decretos municipais. O trabalho de campo foi realizado em duas etapas: 1) levantamento da estrutura física e registro fotográfico do parque; 2) Coleta de dados, utilizando o questionário como instrumento de pesquisa, o qual inclui questões abertas e fechadas. Os resultados apontam que, desde a implementação do parque, a região passou por inúmeras transformações na paisagem circunvizinha, em especial, na expansão da malha urbana. Nesse viés, a paisagem do parque é utilizada pelo mercado imobiliário para vender loteamentos de alto padrão, referenciando os aspectos de qualidade de vida proporcionados pelas áreas verdes urbanas. As formas de valorização identificadas estão relacionadas ao conforto térmico e aos valores estético, psicológico, econômico, histórico, cultural, ambiental e ecológico. Ademais, as principais formas de utilização do parque estão relacionadas à prática de esportes ao ar livre, caminhada ou corrida, descanso e relaxamento. Os moradores indicaram vários aspectos de valorização da região, sendo o mais citado a cobertura vegetal, mas também apontaram os aspectos de desvalorização, como o assoreamento do lago, ligado à beleza cênica do parque, e eventuais inconvenientes experimentados como resultado de morar nas proximidades do parque, como o alto fluxo de pessoas frequentando a região aos finais de semana. Portanto, a população reconhece o Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira como uma paisagem que proporciona benefícios físicos e mentais, que se configura como um espaço de socialização de grande potencial econômico, histórico e cultural, o principal cartão postal de Campo Mourão com elevados graus de valorização.Item A praça e o ciclista: espaço público, lazer e qualidade de vida em Umuarama-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/15) FERREIRA, Jéfersson Gabriel Alves; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/0511335252303977; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; TÖWS, Ricardo Luiz; FERNANDES, Carlos Alexandre MolenaA rápida evolução do processo de urbanização no Brasil e no mundo tem proporcionado desafios para implantar e desenvolver ações em áreas públicas que visam ao desenvolvimento social e de qualidade de vida. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal em Umuarama-PR, destacando os usos e as funções desempenhadas por esse espaço público. Para tanto, elencamos as seguintes questões de pesquisa: a) espaços públicos como: as praças podem se constituir espaços de convivência potencialmente significantes para a prática do ciclismo? b) quais equipamentos/manutenções são necessários para se criar socialmente um ponto de encontro que fortaleça a identidade dos ciclistas umuaramenses? c) esses espaços públicos contribuem para o desenvolvimento físico, emocional e social que estão voltados à qualidade de vida da população umuaramense? O aporte metodológico é constituído de pesquisa quali-qualitativa e exploratória, tendo por base as categorias de análises: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e que foram desenvolvidas a partir das seguintes etapas: observação in loco das estruturas existentes nas praças; aplicação de questionários com questões semiestruturadas aos ciclistas e aos moradores do entorno da Praça Portugal. Os resultados da pesquisa indicam as potencialidades e estratégias para a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal, enquanto espaço público voltado ao lazer e atividades físicas, permitindo maior usabilidade, convivência, formação indenitária e qualidade de vida.Item A ressignificação da prática pedagógica do professor egresso do PDE/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) DE MELO, Sérgio Corrêa; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; http://lattes.cnpq.br/3931038687291017; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; SFORNI, Marta Sueli de Faria; CALSA, Geiva Carolina; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel RodriguesO objetivo geral da pesquisa foi investigar, numa perspectiva interdisciplinar, ancorada em leituras, estudos e pesquisas advindo da Teoria da Complexidade, a percepção dos professores da Rede Estadual de Educação do Paraná, jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, quanto às possíveis transformações na sua prática docente, após sua participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), atendendo, assim, ao objetivo central do programa que é alcançar uma melhoria no processo de ensino e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Os participantes principais da pesquisa foram 50 professores egressos do programa, que responderam um questionário semi-aberto, online, feito na plataforma Survey Monkey. Foram entrevistados também gestores e pedagogos que atuavam nas mesmas escolas de origem dos professores arrolados na pesquisa. A complexidade que envolve o tema, o contexto, os participantes da pesquisa e a necessidade de analisar o problema de modo holístico, evitando, assim, visões unilaterais, ou apontar apenas resultados numéricos e estatísticos, demandou a convivência entre diferentes paradigmas de pesquisa, em vigência na Ciência Contemporânea. Assim, a pesquisa interdisciplinar, de base quali-quantitativa, orientou o olhar do pesquisador que, ao interpretar os dados, buscou por fatores contextuais – internos e externos – pelas influências e pressões, todos emersos das vozes dos participantes da pesquisa e sustentados teoricamente por pesquisadores, estudiosos e educadores de diferentes áreas do conhecimento. Entre várias constatações, destacam-se: a) a percepção de trabalho docente apresentada pelos participantes é polissêmica, com sentidos plurais; b) a fonte principal que informa sua prática pedagógica são seus saberes experienciais, seguidos dos advindos do PDE/PR; c) os professores egressos ainda sentem dificuldades em lidar com alguns problemas oriundos de fatores internos e externos, tais como desinteresse, indisciplina, carga horária pequena de horas-atividade, que têm interferido de maneira significativa na ressignificação da sua prática docente; d) a relação professor-PDEpratica pedagógica pode ser comparada a um rizoma. A pesquisa possibilitou ainda ao pesquisador um aprofundamento horizontal e holístico na área de formação de professores, com foco no PDE/PR, e uma definição particular de trabalho docente que se configura como um conjunto de saberes, experiências, modelos (des)construídos ao longo de carreira, vislumbrados ou não na sua prática pedagógica, e que constituem sua identidade, sua marca como profissionais da educação.Item A verticalização urbana de Campo Mourão – Paraná (1970-2015): análise dos agentes produtores do espaço urbano(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/07) MORIGI, Josimari de Brito; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4206555646389878; BOVO, Marcos Clair; ENDLICH, Angela Maria; MEZZOMO, Frank AntonioA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de verticalização urbana na cidade de Campo Mourão-PR. Para tanto, delimitou-se como recorte temporal o período que se estende da década de 1970 ao ano de 2015. A escolha desse período justifica-se pelo fato de que o primeiro edifício mais alto da cidade foi inaugurado no início da década de 1970, e a partir de então foram construídos diversos edifícios mais altos, constituídos por diversos pavimentos. Investigou-se ainda, verificar a forte atuação do Estado e dos promotores imobiliários, que vêm contribuindo para diversas transformações (morfológicas) na paisagem urbana mourãoense. Adotaram-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, entrevistas e o levantamento de dados junto à Prefeitura Municipal, ao Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, às imobiliárias e aos edifícios. Também se utilizou o referencial técnico, isto é, a elaboração de mapas, gráficos e tabelas e as respectivas análises dos mesmos. Para melhor compreensão da verticalização urbana trabalhou-se com alguns conceitos da verticalização urbana e com alguns instrumentos relacionados ao planejamento urbano, tais como a legislação. Adotou-se uma ótica interdisciplinar com intuito de estabelecer uma articulação entre diversas áreas do conhecimento científico. Desse modo, muito embora a Geografia tenha sido o ponto de partida, buscou-se subsídios na História, na Arquitetura, na Economia, no Urbanismo, na Sociologia, na Engenharia e no Direito. Muitas cidades brasileiras obtiveram um crescimento econômico e um aumento populacional expressivo nas últimas décadas, resultando na ampliação horizontal e vertical do espaço urbano para atender a essa demanda. Cabe salientar que, diversas cidades, mesmo apresentando áreas desocupadas dentro de seus limites urbanos ou mesmo possuindo espaços horizontais, situados ao entorno da área urbana, que podem ser ocupados, o processo de verticalização está sendo muito impulsionado. Isto é decorrente, principalmente, do desenvolvimento econômico alcançado pelas cidades, do forte aquecimento do setor imobiliário e também da valorização do solo urbano, sobretudo, nas áreas centrais das cidades e em suas adjacências. A verticalização urbana mostra-se presente em Campo Mourão desde a década de 1950, sendo inicialmente marcada pela construção de edifícios menores destinados sobretudo para as atividades comerciais. Com o passar do tempo novos edifícios foram sendo construídos, inclusive os mais altos da cidade, e os mesmos foram destinados principalmente, para a habitação. Verificou-se que a década de 1980 foi o período em que a verticalização se mostrou mais intensa em Campo Mourão, pois foram construídos mais de 30 edifícios acima de 4 pavimentos. Tal fato está relacionado a forte atratividade de investidores que viram na referida cidade boas oportunidades de auferir lucros. A concentração de edifícios na área central da cidade está ligada a própria lei do zoneamento urbano que indica as áreas que podem abrigar edifícios e o porte dos mesmos, e também porque as áreas centrais são mais valorizadas por conta da infraestrutura e da localização e, por conseguinte, atraem maiores investimentos, especialmente para a construção de edifícios maiores e mais modernos, os quais são destinados para uma população de maior poder aquisitivo.Item Biblioteca pública universitária: reflexões e diagnóstico das bibliotecas da Universidade Estadual do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) SILVA, Liane Cordeiro da Silva; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/6892986719901676; BOVO, Marcos Clair; OLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de; MORAES, Marcos Antonio de; MELLO, Cleverson MolinariAs bibliotecas universitárias estão pautadas nos processos organizacionais, na flexibilidade, na eficiência, no acesso à informação e na produção do conhecimento, possibilitam orientar seus leitores quanto à utilização da informação para a sua formação acadêmica, cultural e intelectual que buscam entendimento por meio de um enfoque interdisciplinar. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as bibliotecas universitárias dos campi da Universidade Estadual do Paraná tendo por base a percepção dos gestores, dos agentes administrativos, professores e discentes com relação aos serviços e à infraestrutura das bibliotecas. Nesse contexto, a pesquisa apresenta as seguintes indagações: a) quais as qualidades percebidas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação da Unespar quanto aos serviços prestados na biblioteca universitária?; b) quais aspectos precisam ser melhorados e/ou ações precisam ser implementadas para potencializar a qualidade dos serviços das bibliotecas no atendimento às necessidades específicas de informações requeridas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação?; e c) quais as qualidades percebidas em relação à quantidade do acervo, atendimento, treinamentos, políticas, processos, serviços, tecnologias de informação e infraestrutura das bibliotecas? Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados utilizou-se questionários que foram aplicados aos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, num total de oitocentos e cinquenta e oito questionários, e aos docentes cento e vinte e oito participantes dos campi da Unespar para averiguar a frequência, a satisfação o espaço físico e mobiliário e serviços oferecidos pelas bibliotecas, além da infraestrutura, e da acessibilidade e também entrevistas semiestruturadas com os gestores e agentes universitários – bibliotecários de cada campi, e uma entrevista com a reitora, totalizando quinze entrevistas, todas realizadas via Google Meet. Dentre os resultados destacamos a necessidade da ampliação dos espaços físicos das bibliotecas; melhoria e adequação dos mobiliários; renovação constante do acervo; melhoria no sinal de internet e wifi; e aquisição de novas tecnologia como computadores.Item Cultura e identidades culturais no campo: diversidade e pertencimento da juventude em um colégio do campo de Roncador/P(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/04) OLIVEIRA, Julio Rodrigues de; BOVO, Marcos Clair; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/2474643637903471; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FOESTSCH, Alcimara Aparecida; REDIN, EzequielA cultura é um elemento riquíssimo para conhecer a história e a identidade de um povo, consiste em marcas que as pessoas carregam de sua existência em um determinado tempo e espaço, como exemplos: objetos, valores, crenças, hábitos, costumes, estilos. Também apresenta um grau de importância ao desenvolvimento social da coletividade histórica, por se apresentar como um reflexo da sua própria organização social. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva mostrar o resultado da análise das mudanças da identidade cultural da juventude residente no Campo, destacando a influência da globalização e mídias digitais a partir da ótica da Educação do Campo. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa exploratória, por meio de análise bibliográfica e documental da categoria Educação de Campo, levantamento de dados quantiqualitativos das instituições escolares da modalidade Campo na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, aplicação de questionários semiestruturados aos professores(as), equipe gestora e pedagógica e estudantes de uma Instituição Escolar do Campo que oferta o Ensino Médio. Os resultados da pesquisa contribuem para a expansão de discussões sobre essa temática, estimulando novas estratégias para que os(as) estudantes sintam-se pertencidos(as), tendo em vista que a juventude residente no campo é caracterizada por uma identidade cultural única, exclusiva, que mescla elementos culturais de seus antepassados, alinhados com as “novidades”, tecnologias e o mundo “pop” contemporâneo, tal como se encontram estudantes que se autointitulam caipiras ou agroboys, além de grupos culturais que são influenciados pelos elementos locais, perpassados pela globalização, de maneira que essas identidades culturais sejam reconhecidas, valorizadas e incorporadas aos processos educativos de modo a contribuir para que os(as) estudantes atuem como agentes transformadores na realidade local e regional das quais fazem parte.Item Espaços públicos, lazer e qualidade de vida na cidade de Umuarama - Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-11) PEREIRA, Danilo Cesar; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4591377131226063; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; LOBODA, Carlos RobertoA discussão acerca do espaço público tem surgido como um tema de grande relevância na sociedade contemporânea. O espaço público tem sido objeto de estudo, análise e reflexão de diversos campos do saber, dentre eles: geografia, história, sociologia e educação física, cada um procurando compreender suas complexidades por meio de abordagens interdisciplinares que exploram tanto suas nuances particulares quanto sua integridade conceitual. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar o uso dos espaços públicos voltados às práticas de lazer e de promoção de qualidade de vida na cidade de Umuarama. Mais especificamente, buscamos analisar os espaços públicos: Bosque Uirapuru, Praça Dr. Antônio Morais Barros e Lago Tucuruvi, bem como a apropriação da população na utilização destes ambientes. Para tanto, levantamos o seguinte questionamento: Os espaços públicos podem, de fato, se constituir em espaços de convivência com potencialidades significativas para a prática do lazer e, consequentemente, promover a qualidade de vida e o desenvolvimento físico e social? Para a realização da pesquisa adotou-se os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa quali-quantitativa e descritiva, pesquisa bibliográfica e pesquisa in loco. Para a avaliação da qualidade de vida, utilizou-se o questionário WHOQOL-bref elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que nos forneceu um perfil mais global das condições e expectativas em relação à vida dos participantes da pesquisa. Participaram da amostra da pesquisa um total de 150 indivíduos, a saber: 50 usuários do Bosque Uirapuru, 50 usuários da Praça Dr. Antônio Morais Barros e 50 usuários do Lago Tucuruvi. Esta amostra caracteriza-se como um recorte da realidade estudada, onde a partir dos dados coletados pudemos ter uma descrição das ações, interesses e necessidades dos indivíduos envolvidos na pesquisa. Os resultados mostram que o Bosque Uirapuru e a Praça Dr. Antônio Morais de Barros cumprem a sua função enquanto espaço público e que o Lago Tucuruvi tem cumprido a sua função parcialmente. Porém vale ressaltar que todos os espaços públicos objetos do estudo apresentam elementos ligados às atividades sociais, culturais, simbólicas, ambientais, funcionais e econômicas. Apresentam, também, estrutura, equipamentos e mobiliários urbanos que contribuem significativamente para a prática do lazer e da promoção da saúde, bem como alguns que necessitam de maior cuidado e manutenção por parte da administração pública. Os usuários dos espaços públicos são em sua maioria jovens e adultos que realizam práticas como a caminhada, corrida, alongamentos, exercícios físicos, práticas esportivas, contato com a natureza e momentos de lazer na busca de benefícios à melhora da qualidade de vida, além de se conectarem com a história e cultura local. Quanto a qualidade de vida, os resultados indicam predominantemente uma percepção positiva dos participantes da pesquisa, na qual essa percepção pode ser atribuída em grande parte à presença e ao uso dos espaços públicos, que desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. Sugerimos algumas propostas para criação de ambientes inclusivos, acessíveis e que atendam às necessidades da população, bem como a contratação de profissionais de Educação Física para a melhoria das ações desenvolvidas nos espaços públicos, com o intuito de suprir as necessidades dos indivíduos que utilizam os locais para a realização de suas práticas de lazer com vistas à promoção da saúde.Item O Transporte Público como um Direito à Cidade: o desafio da Política Pública em Campo Mourão - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/28) OLVIEIRA, Joab Jacometti de; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/1135552069292190; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; GIMENES, Éder Rodrigo; TÖWS, Ricardo Luiz; OLIVEIRA, Tarcísio Dorn deO ato de discutir e planejar o transporte público urbano esteve e ainda está presente na pauta da sociedade contemporânea, atingindo gestores públicos, empresas, organizações civis e a comunidade em geral. Com o crescimento das cidades, surge a necessidade do transporte público municipal, garantindo que a população da periferia tenha acesso aos demais bairros e ao centro, democratizando a cidade e suas funções sociais. Desse modo, é necessário buscar mecanismos e projetos que amenizem e solucionem os problemas ligados à mobilidade urbana, como sendo um direito à cidade. A pesquisa teve por objetivo analisar o transporte público coletivo do município de Campo Mourão-PR, evidenciando os desafios das políticas públicas de mobilidade urbana como um direito à cidade. Para tanto, discutimos a importância do transporte público coletivo enquanto uma política pública, analisando a documentos oficiais, artigos científicos, teses e dissertações que apresentam o ônibus enquanto ferramenta de democratização e desenvolvimento urbano. A pesquisa, de caráter quanti-qualitativa, além do levantamento de referencial bibliográfico, também desenvolveu a aplicação de questionário aos usuários do transporte público coletivo do município, evidenciando a opinião pública sobre o atual modelo adotado no município, buscando refletir sobre possíveis melhorias e aprimoramentos no transporte público, evidenciando leis, modelos, políticas públicas e a opinião do recorte apresentado. Com o desenvolvimento da pesquisa percebemos que o transporte público coletivo teve avanços, entretando ainda existem diversos desafios e problemáticas que necessitam de atenção e melhorias. Os resultados da pesquisa indicam que ainda hoje o transporte público coletivo é utilizado, na maioria das vezes, apenas para deslocamentos ligados ao trabalho e por pessoas que não possuem veículo próprio, sendo considerado uma segunda alternativa para mobilidade urbana. Desta forma, destacamos a importância de investimentos no segmento, trazendo centralidade e prioridade na utilização do ônibus, enquanto uma ferramenta democrática e sustentável para as cidades da atualidade.