A questão da técnica na música eletroacústica e a relação criativa nas estéticas contemporâneas

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Data
2025-08-14
Programa
PPGMUS
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta pesquisa buscou investigar as conexões entre a música eletroacústica e as estéticas contemporâneas, explorando as suas interseções históricas, influências mútuas e impactos na criação musical por meio de técnicas de síntese sonora e processamento eletrônico. O objetivo foi o de compreender a relação homem máquina nos processos da criação musical com ênfase no imaginário construído pela relação criativa entre músico e instrumento-máquina como articulador e mediador entre tradição e contemporaneidade. O método envolveu um debate bibliográfico acerca da criação musical, investigando a imprevisibilidade do instrumento na performance, a dificuldade da criação sonora no meio natural através da interferência humana, previsibilidade do modus operandi no modo tradicional, conforto e aversão às novas possibilidade criativas, controle dos instrumentos contemporâneos e também os dilemas na criação e performance musical coletiva. O método de investigação foi feito com comparação da obra Red Bird de Trevor Wishart e também Lumière Noire de Bernard Parmegiani e cruzado com as composições do autor. Os experimentos foram realizados no LaMuSA, utilizando os sintetizadores modulares arp 2600, nêutron e k2, da Behringer. A análise dos resultados teve como objetivo, construir um panorama crítico das interseções entre música eletroacústica e a relação nas estéticas contemporâneas, além de explorar os dilemas da previsibilidade e controle na criação musical enriquecendo o debate teórico e assim oferecendo novas perspectivas práticas.
Descrição
This research aimed to investigate the connections between electroacoustic music and contemporary aesthetics, exploring their historical intersections, mutual influences, and impacts on musical creation through techniques of sound synthesis and electronic processing. The objective was to understand the human-machine relationship in musical creation processes, with emphasis on the imaginary shaped by the creative interaction between musician and machine-instrument as an articulator and mediator between tradition and contemporaneity. The methodological approach involved a bibliographic discussion on musical creation, examining the unpredictability of instruments in performance, the challenges of sound creation in natural environments under human interference, the predictability of traditional modus operandi, the comfort and resistance toward new creative possibilities, the control of contemporary instruments, as well as the dilemmas in collective musical creation and performance. The research method included a comparative analysis of Trevor Wishart’s Red Bird and Bernard Parmegiani’s Lumière Noire, intertwined with the author’s own compositions. The experiments were conducted at LaMuSA, employing modular synthesizers such as the ARP 2600, Neutron, and K2 by Behringer. The analysis of the results aimed to construct a critical overview of the intersections between electroacoustic music and its relations within contemporary aesthetics, while also exploring the dilemmas of predictability and control in musical creation, thereby enriching theoretical debate and offering new practical perspectives.
Esta pesquisa buscou investigar as conexões entre a música eletroacústica e as estéticas contemporâneas, explorando as suas interseções históricas, influências mútuas e impactos na criação musical por meio de técnicas de síntese sonora e processamento eletrônico. O objetivo foi o de compreender a relação homem máquina nos processos da criação musical com ênfase no imaginário construído pela relação criativa entre músico e instrumento-máquina como articulador e mediador entre tradição e contemporaneidade. O método envolveu um debate bibliográfico acerca da criação musical, investigando a imprevisibilidade do instrumento na performance, a dificuldade da criação sonora no meio natural através da interferência humana, previsibilidade do modus operandi no modo tradicional, conforto e aversão às novas possibilidade criativas, controle dos instrumentos contemporâneos e também os dilemas na criação e performance musical coletiva. O método de investigação foi feito com comparação da obra Red Bird de Trevor Wishart e também Lumière Noire de Bernard Parmegiani e cruzado com as composições do autor. Os experimentos foram realizados no LaMuSA, utilizando os sintetizadores modulares arp 2600, nêutron e k2, da Behringer. A análise dos resultados teve como objetivo, construir um panorama crítico das interseções entre música eletroacústica e a relação nas estéticas contemporâneas, além de explorar os dilemas da previsibilidade e controle na criação musical enriquecendo o debate teórico e assim oferecendo novas perspectivas práticas.
Palavras-chave
Música eletroacústica, tecnologia, composição musical, estéticas contemporâneas
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