Guitarra e timbre: um olhar sobre o uso dos efeitos sonoros na obra de Fred Frith

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Data
2025-08-15
Programa
PPGMUS
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a investigação e o aprofundamento acerca da utilização dos efeitos sonoros (Zölzer et al., 2002) na música produzida com a guitarra elétrica (Turner, 2015), buscando compreender a influência destes em composições de diferentes ambientes musicais, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, que funcionarão como uma forma de catalogação para a observação dos tipos de dispositivos de efeitos e das obras historicamente relevantes que deles se utilizaram, em um primeiro momento. A abordagem sobre tais modulações sonoras será feita pela ótica de Clark e Chalmers (1998) e Flusser (2012), segundo a qual os objetos que as proporcionam são vistos como contendo programações e formas de uso específicas, que possibilitam (e/ou delimitam) pensamentos musicais que, sem eles, não existiriam. Dessa forma, sugere-se um ambiente exploratório, viabilizando ao guitarrista/compositor novos argumentos através dos pedais de efeito na busca por materiais composicionais, transformando as modulações sonoras em elementos essenciais e indissociáveis das músicas que criam, por afetarem a maneira como se visualizam os caminhos e possibilidades para o som na guitarra aumentada (Lahdeoja et al., 2010), instrumento expandido pelos meios tecnológicos. Tais possibilidades e variações timbrísticas com efeitos sonoros serão abordadas no terceiro capítulo do trabalho, com maior especificidade, em composições do quarteto de guitarras de Fred Frith, que, observadas pela ótica dos efeitos sonoros em associação ao timbre e às possibilidades técnicas (Castello Branco, 2012), podem sugerir novas potencialidades ao instrumento.
Descrição
The present work aims to investigate and further explore the use of sound effects (Zölzer et al., 2002) in music produced with the electric guitar (Turner, 2015), seeking to understand their influence on compositions across different musical contexts, through bibliographical and documentary research. This research will serve as a form of cataloging for the observation of types of effects devices and the historically relevant works that have employed them, at an initial stage. The approach to such sound modulations will be conducted through the perspective of Clark and Chalmers (1998) and Flusser (2012), according to whom the objects that enable them are seen as containing specific programmings and modes of use, which allow (and/or constrain) musical thoughts that would not exist without them. In this sense, an exploratory environment is suggested, enabling the guitarist/composer to develop new arguments through effects pedals in the search for compositional materials, turning sound modulations into essential and inseparable elements of the music they create, as they affect the way paths and possibilities for sound are envisioned in the augmented guitar (Lahdeoja et al., 2010), an instrument expanded by technological means. Such possibilities and timbral variations with sound effects will be addressed in greater detail in the third chapter of this work, specifically in compositions by Fred Frith’s guitar quartet, which—observed through the lens of sound effects in association with timbre and technical possibilities (Castello Branco, 2012)—may suggest new potentialities for the instrument.
O presente trabalho tem como objetivo a investigação e o aprofundamento acerca da utilização dos efeitos sonoros (Zölzer et al., 2002) na música produzida com a guitarra elétrica (Turner, 2015), buscando compreender a influência destes em composições de diferentes ambientes musicais, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, que funcionarão como uma forma de catalogação para a observação dos tipos de dispositivos de efeitos e das obras historicamente relevantes que deles se utilizaram, em um primeiro momento. A abordagem sobre tais modulações sonoras será feita pela ótica de Clark e Chalmers (1998) e Flusser (2012), segundo a qual os objetos que as proporcionam são vistos como contendo programações e formas de uso específicas, que possibilitam (e/ou delimitam) pensamentos musicais que, sem eles, não existiriam. Dessa forma, sugere-se um ambiente exploratório, viabilizando ao guitarrista/compositor novos argumentos através dos pedais de efeito na busca por materiais composicionais, transformando as modulações sonoras em elementos essenciais e indissociáveis das músicas que criam, por afetarem a maneira como se visualizam os caminhos e possibilidades para o som na guitarra aumentada (Lahdeoja et al., 2010), instrumento expandido pelos meios tecnológicos. Tais possibilidades e variações timbrísticas com efeitos sonoros serão abordadas no terceiro capítulo do trabalho, com maior especificidade, em composições do quarteto de guitarras de Fred Frith, que, observadas pela ótica dos efeitos sonoros em associação ao timbre e às possibilidades técnicas (Castello Branco, 2012), podem sugerir novas potencialidades ao instrumento.
Palavras-chave
guitarra elétrica, efeitos sonoros, timbre musical, composição, Fred Frith
Citação
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