O processo de revisão e edição da Sonata de Concierto (Op. 109) para violão solo de Jaime Zenamon
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Data
2023-07-25
Autores
Orientadores
Programa
PPGMUS
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta pesquisa tem como foco desenvolver a revisão e edição da Sonata de Concierto (Op. 109) para violão solo de Jaime Mirtenbaum Zenamon. Compositor, violonista e regente, Zenamon foi um dos responsáveis pela criação do curso fundamental de violão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, no final da década de 1970. Composta em 2001, a Sonata de Concierto é uma obra representativa no catálogo de Zenamon, sendo sua única sonata para violão solo, que, apesar de já ter sido estreada, não foi publicada e sequer gravada comercialmente. O processo de revisão e edição foi sempre conduzido em acordo com o compositor, envolvendo ajustes pontuais como: alteração de notas; correções de erros tipográficos na partitura original; atualização de fórmulas de compasso; além de estratégias de digitações e articulações. Com o intuito de promover maior circulação da obra no cenário do violão, a pesquisa resultou não só em uma nova edição da partitura como também em uma gravação, registrando as reflexões e soluções propostas neste estudo.
Descrição
The focus of this research is to develop a revision and edition of the Sonata de Concierto (Op. 109) for solo guitar by Jaime Mirtenbaum Zenamon. Composer, guitarist, and conductor, Zenamon was one of those responsible for creating the fundamental guitar course at Escola de Música e Belas Artes do Paraná, in Curitiba, Brazil, at the end of the 1970s. Composed in 2001, Sonata de Concierto is a representative work in Zenamon's catalog, being his only sonata for solo guitar, which, despite having already been premiered, has not been published or even recorded commercially. The revision and editing process was always carried out in agreement with the composer, involving specific adjustments such as: notes alterations; correcting typographical errors in the original score; updating time signature formulas; as well as fingering and articulation strategies. In order to promote greater circulation of the work in the guitar scene, the research resulted not only in a new edition of the score but also in a recording, applying the reflections and solutions proposed in this study.
Esta pesquisa tem como foco desenvolver a revisão e edição da Sonata de Concierto (Op. 109) para violão solo de Jaime Mirtenbaum Zenamon. Compositor, violonista e regente, Zenamon foi um dos responsáveis pela criação do curso fundamental de violão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, no final da década de 1970. Composta em 2001, a Sonata de Concierto é uma obra representativa no catálogo de Zenamon, sendo sua única sonata para violão solo, que, apesar de já ter sido estreada, não foi publicada e sequer gravada comercialmente. O processo de revisão e edição foi sempre conduzido em acordo com o compositor, envolvendo ajustes pontuais como: alteração de notas; correções de erros tipográficos na partitura original; atualização de fórmulas de compasso; além de estratégias de digitações e articulações. Com o intuito de promover maior circulação da obra no cenário do violão, a pesquisa resultou não só em uma nova edição da partitura como também em uma gravação, registrando as reflexões e soluções propostas neste estudo.
Esta pesquisa tem como foco desenvolver a revisão e edição da Sonata de Concierto (Op. 109) para violão solo de Jaime Mirtenbaum Zenamon. Compositor, violonista e regente, Zenamon foi um dos responsáveis pela criação do curso fundamental de violão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, no final da década de 1970. Composta em 2001, a Sonata de Concierto é uma obra representativa no catálogo de Zenamon, sendo sua única sonata para violão solo, que, apesar de já ter sido estreada, não foi publicada e sequer gravada comercialmente. O processo de revisão e edição foi sempre conduzido em acordo com o compositor, envolvendo ajustes pontuais como: alteração de notas; correções de erros tipográficos na partitura original; atualização de fórmulas de compasso; além de estratégias de digitações e articulações. Com o intuito de promover maior circulação da obra no cenário do violão, a pesquisa resultou não só em uma nova edição da partitura como também em uma gravação, registrando as reflexões e soluções propostas neste estudo.
Palavras-chave
Jaime Zenamon, Sonata de Concierto, edição de partituras, práticas interpretativas, violão solo